Início

Questões de Concursos Técnico de Laboratório Informática

Resolva questões de Técnico de Laboratório Informática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


91Q684831 | Matemática, Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Técnico de Laboratório Informática, UFGD, UFGD, 2019

Os irmãos João e Joaquim decidiram comprar um carro em parceria. Cada um reservará 40% do salário para pagar as prestações do financiamento, sem entrada. Cada um terá uma quantidade de dias no mês, para usar o carro, proporcional ao valor que paga da prestação. Considerando o mês de 30 dias, Joaquim ficará com o carro durante 12 dias. Sabendo que o valor da prestação paga por Joaquim é de R$ 800,00, podemos afirmar que o salário de João é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q248914 | Informática, SQL, Técnico de Laboratório Informática, UFF, UFF

Em relação à linguagem SQL, são três cláusulas da estrutura básica de uma expressão SQL:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q687607 | Informática, Técnico de Laboratório Informática, UFGD, UFGD, 2019

Texto associado.

Para responder a questão, considere que todos os programas mencionados foram instalados e configurados no modo padrão e podem estar na versão de 32 ou 64 bits. Nenhum recurso extra foi adicionado, tais como plug-ins, complementos, etc. Considere que o teclado, quando mencionado, encontra-se no padrão ABNT2 – PT-BR e também que o mouse está no modo padrão.


Microsoft Office e OpenOffice são duas suítes de aplicativos para escritório que contêm programas como: processador de texto, planilha de cálculo e apresentação eletrônica. Considerando essa definição, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q248636 | Engenharia de Software, UML, Técnico de Laboratório Informática, UFF, UFF

No tocante à UML, são diagramas utilizados nessa "linguagem" os abaixo relacionados, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q693051 | Redes de Computadores, Técnico de Laboratório Informática, UFF, COSEAC, 2019

Os streamings de vídeo são fluxos de mídia que são distribuídos nas redes por meio de um protocolo de forma muito rápida. O que garante a velocidade da transmissão dos dados e o protocolo utilizado são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q681692 | Redes de Computadores, Técnico de Laboratório Informática, UFGD, UFGD, 2019

Máscaras de sub-rede geralmente são representadas por uma combinação de 4 números entre 0 e 255, separados por pontos. Outra forma é por oito dígitos na notação hexadecimal ou também na notação binária. Assinale a alternativa em que a seguinte máscara de sub-rede 255.255.255.128 é representada em binário.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q248680 | Informática, Hardware, Técnico de Laboratório Informática, UFF, UFF

Em relação à montagem de microcomputadores, se, após a montagem, o micro não ligar e ficar emitindo diversos apitos, isto se deve provavelmente ao problema relacionado com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q681357 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Laboratório Informática, UFGD, UFGD, 2019

Texto associado.

ISSO É MUITA SABEDORIA

Quando _________ (verbo fazer) tudo para que nos_________ (verbo amar) e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não _________ (verbo obter) o amor, o afeto ou a ternura que _________ (verbo haver) solicitado, melhor será _________ (verbo desistir)e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue; outras vezes, nada _________ (verbo dar) e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho... o de mais nada fazer.

Disponível em: https://www.pensador.com/clarice_lispector_textos. Acesso em: 10 fev. 2019.


Assinale a alternativa que apresenta as formas corretas da conjugação dos verbos pedidos para completar as lacunas, estabelecendo harmonia entre o sujeito e o verbo empregado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q690345 | Informática, Técnico de Laboratório Informática, UFF, COSEAC, 2019

No grupo estilos do Microsoft Word 2010, ao apontar o mouse para o efeito desejado, este é mostrado diretamente no texto, sem necessidade de aplicar o efeito, de modo que, ao retirar o mouse do efeito, o trecho de texto automaticamente retorna ao seu modo anterior. Este comando é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q248565 | Informática, Processadores, Técnico de Laboratório Informática, UFF, UFF

Os microcomputadores PC Pentium trouxeram um avanço em relação aos modelos de processadores 486 anteriormente utilizados. Foi uma inovação dos PC Pentium em relação aos PC 486:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

101Q690749 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Laboratório Informática, UFGD, UFGD, 2019

Texto associado.

A MAIS POPULAR DAS DROGAS

Suzana Herculano-Houzel

O gosto é, francamente, ruim. Pergunte a qualquer criança de paladar inocente e ela lhe dirá que café é amargo que nem jiló. Mas depois que você é fisgado pelo aroma, o café rapidamente passa a ser presença constante em seu dia a dia. O que faz com que essa seja a beberagem psicoativa mais consumida do mundo?

Uns dizem que é porque a cafeína - o componente estimulante para o cérebro - vicia. Outros garantem que não, já que o consumo da substância não costuma aumentar progressivamente - apesar de os usuários ’sentirem falta’ daquele cafezinho. Afinal, é droga ou não é? Se for, a cafeína deve ativar o sistema de recompensa (um conjunto de estruturas na porção frontal do cérebro cuja ativação parece ser suficiente para gerar prazer) e assim garantir que o comportamento associado - como fazer sexo, comer, ir ao cinema ou usar cocaína, maconha ou nicotina - será repetido sempre que possível.

Para a alegria dos adeptos de um cafezinho, um estudo preliminar de imageamento funcional do cérebro mostrou, em 1999, que a cafeína não causa ativação aparente do sistema de recompensa do cérebro nem em ratos nem em humanos que receberam o equivalente a três xícaras de café. Mas isso acaba de mudar. Com uma técnica muito mais sensível, que mede diretamente a ativação do sistema de recompensa por meio da liberação de dopamina no núcleo acumbente (uma das estruturas principais do sistema), um grupo de neurocientistas dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA mostrou em agosto de 2002 que a cafeína age como qualquer droga, sim - ao menos no cérebro de ratos.

Enquanto o sexo, a comida e qualquer outro divertimento levam o próprio cérebro a ativar seu sistema de recompensa, a cafeína, como outras drogas, parece dispensar intermediários e ligar diretamente o núcleo acumbente, ao despejar dopamina no sistema de recompensa afora. Não é uma ativação espetacular, tanto que não se traduz em mudanças metabólicas cerebrais visíveis no imageamento funcional, como as que acontecem com a cocaína, a maconha ou o álcool. Mas é bastante respeitável — e suficiente para fazer qualquer animal querer mais.

Se age como droga, por que são tão raras as pessoas que parecem genuinamente viciadas? Talvez a resposta seja simples: porque é muito difícil conseguir ficar completamente ‘a seco’, sem ingerir cafeína alguma. Essa substância hoje é onipresente, encontrada em bebidas, sobremesas e até em inocentes ’remédios’ para a gripe ou dor de cabeça. Como ninguém passa muito tempo longe da droga, os sintomas da abstinência raramente aparecem. E se aparecerem, é só dar uma chegadinha à esquina e tomar uma coca-cola...

Disponível em http://cienciahoje.org.br/coluna/a-mais-popular-das-drogas/. Acesso em: 20 mai. 2018


De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q685239 | Português, Morfologia, Técnico de Laboratório Informática, UFGD, UFGD, 2019

Texto associado.

MAS HÁ A VIDA.

Mas há a vida que é para ser intensamente vivida, há o amor. Há o amor. Que tem que ser vivido até a última gota. Sem nenhum medo. Não Mata.

LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo: crônicas.
Rio de Janeiro: Roco, 1999, p. 346.

O termo "mas" é uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q693615 | Informática, Técnico de Laboratório Informática, UFF, COSEAC, 2019

Konqueror e Mozilla Firefox são exemplos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q684394 | Sistemas de Informação, Técnico de Laboratório Informática, UFF, COSEAC, 2019

Texto associado.
Em relação à computação verde, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:
I A computação verde é o estudo e a prática de recursos de computação ecologicamente correta.
II A virtualização do data center é uma medida contrária à computação verde.
III Os roteadores e switches poderiam ser considerados ativos que aderem à computação verde.
As afirmativas I, II e III são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q248496 | Matemática, Frações e porcentagem, Técnico de Laboratório Informática, Prefeitura de Congonhas MG, CONSULPLAN

Em uma concessionária de veículos há carros de duas e quatro portas, sendo 25% destes, de quatro portas. Após serem vendidos alguns carros de duas portas verificou-se que 37,5% daqueles que continuaram no estacionamento eram de quatro portas. Marque a afirmativa verdadeira:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q248921 | Programação, Java, Técnico de Laboratório Informática, UFF, UFF

Analise as seguintes sentenças:

I Os applets são programas dinâmicos embutidos na estrutura do documento HTML e independem da máquina virtual Java (ambiente de execução) para funcionamento no navegador.

II O XML tem a finalidade de implementar o transporte e o intercâmbio das informações via web e, similar à linguagem HTML, dispõe de atributos descritivos.

III O XML, diferentemente do HTML, não permite que os dados sejam identificados por tags.

Das sentenças acima, apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q683919 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Laboratório Informática, UFGD, UFGD, 2019

Texto associado.

Leia o texto a seguir.

O ESCRETE DE LOUCOS

[...]

Amigos, ninguém pode imaginar a frustração dos times europeus. Eles trouxeram, para 62, a enorme experiência de 58. Jogaram contra o Brasil na Suécia, trataram de desmontar o nosso futebol, peça por peça. Toda a nossa técnica e toda a nossa tática foram estudadas com sombrio élan. Sobre Garrincha, eis o que diziam os técnicos do Velho Mundo: — “Só dribla para a direita!” Era a falsa verdade que se tornaria universal. O próprio Pelé parecia um mistério dominado.

Após quatro anos de meditação sobre o nosso futebol, o europeu desembarca no Chile. Vinha certo, certo, da vitória. Havia, porém, em todos os seus cálculos, um equívoco pequenino e fatal. De fato, ele viria a apurar que o forte do Brasil não é tanto o futebol, mas o homem. Jogado por outro homem o mesmíssimo futebol, seria o desastre. Eis o patético da questão: — a Europa podia imitar o nosso jogo e nunca a nossa qualidade humana. Jamais, em toda a experiência do Chile, o tcheco ou o inglês entendeu os nossos patrícios. Para nos vencer, o alemão ou o suíço teria de passar várias encarnações aqui. Teria que nascer em Vila Isabel, ou Vaz Lobo. Precisaria ser camelô no largo da Carioca. Precisaria de toda uma vivência de botecos, de gafieira, de cachaça, de malandragem geral.

Aí está: — no Velho Mundo os sujeitos se parecem, como soldadinhos de chumbo. A dessemelhança que possa existir de um tcheco para um belga, ou um suíço, é de feitio os sul-americanos. Repito: o brasileiro é uma nova experiência humana.

O homem do Brasil entra na história com um elemento inédito, revolucionário e criador: a molecagem. Citei a brincadeira de Garrincha num final dramático de jogo. Era a molecagem. Aqueles quatro ou cinco tchecos, parados diante de Mané, magnetizados, representavam a Europa. Diante de um valor humano insuspeitado e deslumbrante, a Europa emudecia, com os seus túmulos, as suas torres, os seus claustros, os seus rios.

[...]

E mesmo fora do futebol, o europeu faz uma imitação da vida, enquanto que o brasileiro vive de verdade e ferozmente. Ninguém compreenderá que foi a nossa qualidade humana que nos deu esta Copa tão alta, tão erguida, de fronte de ouro. E mais: — foi o mistério de nossos botecos, e a graça das nossas esquinas, e o soluço dos nossos cachaças, e a euforia dos nossos cafajestes. Jogamos no Chile com ardente seriedade. Mas a última jogada de Mané, no adeus aos Andes, foi uma piada, tão linda e tão plástica. No mais patético das batalhas, o escrete soube brincar. Esse toque de molecagem brasileira é que deu à vitória uma inconcebível luz.

RODRIGUES, Nélson. A Pátria de Chuteiras. 2013. (Fragmento).


Assinale a alternativa que indica o gênero desse texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q693172 | Sistemas Operacionais, Técnico de Laboratório Informática, UFGD, UFGD, 2019

O Sistema Operacional (SO) de um computador é um dispositivo que tem as funções de fazer o gerenciamento entre o usuário e o computador, gerenciar recursos como dispositivos de entrada e saída e a memória, além de proceder com a instalação de programas. Um Sistema de Arquivos de um SO é uma organização de dados e metadados em um dispositivo de armazenamento. Existe atualmente uma grande variedade de sistemas de arquivos com os quais o Sistema Operacional Linux possui uma interface. Por meio destes sistemas de arquivos, é possível determinar como as informações serão estruturadas e gravadas no disco rígido. Cada alternativa a seguir apresenta um ipo de sistema de arquivo e uma descrição das características. Marque a alternativa que apresenta corretamente um sistema de arquivos e sua descrição.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q248830 | Sistemas Operacionais, Linux, Técnico de Laboratório Informática, UFF, UFF

Em relação ao Linux, NÃO é uma característica desse sistema operacional:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.