Questões de Concursos Técnico de Laboratório Microbiologia

Resolva questões de Técnico de Laboratório Microbiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q688137 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

A urocultura deve ser realizada através de metodologia quantitativa. Considerando-se aspectos clínicos, sexo do paciente e o método de coleta de urina, diferentes contagens de UFC/mL de urina podem ser consideradas significativas. Em casos de cistite não complicada em mulheres, com isolamento de uropatógenos a partir de urina coletada por micção espontânea, a bacteriúria pode ser considerada relevante a partir da seguinte contagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q681493 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

O meio de cultura mais comumente utilizado para a realização de testes de sensibilidade aos antimicrobianos através do método de difusão é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q687640 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

Atualmente, existem vários meios seletivos de cultura disponíveis que podem apresentar diferentes finalidades. A opção que relaciona o meio de cultura e sua finalidade corretamente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q686362 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

Com relação à coloração de Zielh-Neelsen, assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) em cada afirmativa abaixo: ( ) A coloração de Zielh-Neelsen é um método rápido, muito utilizado para diagnóstico inicial e acompanhamento da eficácia do tratamento de tuberculose pulmonar. ( ) A coloração de Zielh-Neelsen é um método com alta especificidade para microbactérias. ( ) A coloração de Zielh-Neelsen apresenta a vantagem de ser um método com alta sensibilidade, ou seja, um resultado negativo exclui a presença de microbactérias no material analisado. ( ) Conforme padronizado pelo Ministério da Saúde, o resultado de um esfregaço de escarro corado por Zielh-Neelsen, onde se detecta maior que 10 bacilos/campo nos primeiros 20 campos analisados, deve ser interpretado e liberado como sendo positivo (+++) . ( ) No procedimento da coloração de Zielh-Neelsen, após a etapa de cobertura do esfregaço com o corante  azul de metileno, deve-se aquecer a parte inferior da lâmina, até emissão de vapores. A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q684059 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

Diferentes provas bioquímicas são utilizadas para a identificação laboratorial de enterobactérias. A opção correspondente a três gêneros dessa família que apresentam positividade para a produção de sulfeto de hidrogênio (H2S) é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q682036 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

Em relação ao diagnóstico laboratorial das duas espécies de Neisseria clinicamente mais importantes, considere as seguintes afirmativas: I Amostras clínicas suspeitas de conterem N. gonorrhoeae não devem ser transportadas em refrigeração. II Placas de semeadura primária de amostras clínicas suspeitas de conterem N. gonorrhoeae ou N. meningitidis devem ser incubadas em jarras com umidade e atmosfera de 5% de CO2. III As bactérias das espécies N. gonorrhoeae e N. meningitidis se apresentam como cocobacilos gram positivos intracelulares. IV Testes de oxidação de açúcares são utilizados no diagnóstico diferencial de espécies de Neisseria. Uma característica que diferencia N. gonorrhoeae de N. meningitidis é a capacidade que N. meningitidis apresenta de utilizar a maltose, diferentemente da N. gonorrhoeae, que apresenta resultado negativo para essa prova. Das afirmativas acima, apenas: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q683831 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

Em relação ao processamento de materiais clínicos oriundos do trato respiratório inferior, a opção correta é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q681275 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

A prova da catalase é rotineiramente utilizada para a discriminação inicial de cocos Gram positivos, sendo os resultados esperados para essa prova em relação às bactérias dos gêneros Staphylococcus, Enterococcus e Streptococcus, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q687163 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

Entre as espécies pertencentes ao gênero Staphylococcus citadas abaixo, aquela que apresenta resistência a novobiocina é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q694076 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

Diferentes procedimentos interferem para que a cultura de amostra de pele tenha um resultado confiável. Entre os procedimentos citados abaixo, o correto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q692555 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

Entre os testes de sensibilidade aos antimicrobianos, o método de difusão em agar é um dos mais rotineiramente utilizados pelos laboratórios de microbiologia. Em relação aos parâmetros que podem interferir na confiabilidade dos resultados obtidos por esse método, considere as seguintes afirmativas: I A espessura do meio de cultura distribuído em placas de Petri deve ser de cerca de 4 mm. II É recomendado que os frascos de discos de antimicrobianos sejam retirados do freezer ou geladeira 1 a 2 horas antes de serem utilizados, de modo a atingirem a temperatura ambiente. III Em placas de 150 mm de diâmetro podem ser colocados até 15 discos de antimicrobianos, para evitar sobreposição dos halos de inibição. IV Se um disco de antimicrobiano cair muito próximo à parede da placa de Petri, o mesmo poderá ser movido rapidamente para outra posição mais adequada, na superfície do agar. Das afirmativas acima, apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q687708 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

Um tubo contendo agar TSI (Tríplice Açúcar Ferro) inoculado com Pseudomonas aeruginosa, após incubação de 18-24h, a 35oC, se apresentará com o meio na base e no ápice, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q682340 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

Entre os equipamentos de proteção individual (EPI) utilizados no laboratório de microbiologia estão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q691558 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

A densidade da suspensão bacteriana a ser utilizada no método de disco-difusão deve ser comparada visualmente com um padrão de turbidez equivalente a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q692838 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

É recomendado que a semeadura de materiais clínicos em meios de cultura deve ser realizada do meio menos seletivo para o mais seletivo. De acordo com essa recomendação, a ordem correta de inoculação de uma amostra de lavado broncoalveolar nos meios discriminados nas opções dadas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q683120 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

O ciclo de autoclavação para uma esterilização eficaz mais empregado na rotina é o de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q691061 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

A fase pré-analítica é de suma importância para se obterem resultados confiáveis de uroculturas. Em relação aos procedimentos relacionados a essa fase, considere as seguintes afirmativas: I É recomendado um tempo mínimo de 1 hora de retenção vesical antes da coleta da urina para realização de urocultura. II É recomendado que o paciente evite a ingestão de muito líquido antes da coleta de urina para urocultura. III A coleta por micção espontânea deve ser realizada após criteriosa higiene genital, devendo se desprezar o jato inicial da urina, coletando-se o jato médio, sem interrupção do fluxo, em frasco estéril de boca larga. IV As amostras de urina podem ser congeladas por 24 – 48 horas, se as mesmas não puderem ser transportadas em até 2 horas para o processamento no laboratório. Das afirmativas acima, apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q683645 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

Cultura de orofaringe é um dos exames referentes ao trato respiratório superior mais solicitado ao laboratório de microbiologia. Entre os vários agentes bacterianos capazes de causar faringite, o mais frequente é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q687495 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

O microrganismo Bacillus anthracis está dentro da seguinte classe de risco biológico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q683658 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

Entre os testes de sensibilidade aos antimicrobianos, aquele que fornece resultados apenas qualitativos é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.