Questões de Concursos Técnico de Laboratório Microbiologia

Resolva questões de Técnico de Laboratório Microbiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q681362 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis, que continua sendo um grave problema de saúde pública. Com relação ao diagnóstico laboratorial da tuberculose assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) em cada afirmativa abaixo: ( ) O escarro e alguns outros materiais clínicos devem passar por tratamento químico prévio, antes de serem semeadas em meios de cultura. ( ) Os meios sólidos Lowesntein-Jesen ou Middlebrook 7H10 são utilizados para culturas de microbactérias. ( ) O sistema BACTECTM MGITTM 960 é um sistema automatizado para detecção de microbactérias em materiais clínicos, exceto sangue, baseado em emissão de fluorescência. ( ) A reação positiva ao teste tuberculínico é diagnóstico de tuberculose. A sequência correta, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q681620 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

Entre as espécies de Enterococcus citadas abaixo, aquelas que apresentam as características de motilidade e resistência intrínseca à vancomicina são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q687255 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

Em relação ao diagnóstico laboratorial de bactérias pertencentes ao gênero Streptococcus, considere as seguintes afirmativas: I Testes rápidos, baseados em imunoensaios, a partir de secreção de orofaringe, apresentam alta especificidade para detecção de antígenos de S. pyogenes, mas são menos sensíveis que a cultura dessa secreção em meio agar Sangue. II S. agalactiae apresentam beta-hemólíse, são bacitracina sensíveis e incapazes de hidrolisar o hipurato de sódio. III S. pneumoniae apresentam alfa-hemólise em agar sangue, são optoquina sensíveis e bile solúveis. Das afirmativas I, II e III, apenas: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q687261 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

A hemocultura é considerada o principal teste laboratorial para detecção de bacteremias. Em relação a hemoculturas, a opção correta é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q687272 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

Considere as seguintes afirmativas em relação às hemoculturas: I Normalmente, é recomendada a coleta de 2 a 3 amostras de sangue por paciente. II Uma hemocultura é definida como sendo uma amostra de sangue obtida de uma punção venosa que pode ser distribuída em um ou mais frascos de hemocultura. III A proporção sangue/meio de cultura deve ser de 1:5 a 1:10, independente do sistema a ser utilizado (manual ou automatizado). IV Os sistemas automatizados Bactec e Bact/Alert são baseados na detecção de CO2 proveniente do metabolismo dos microrganismos em crescimento no meio de cultura. Das afirmativas acima, apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q690088 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

Entre os meios líquidos de cultura citados abaixo, aquele que é utilizado para isolamento de Streptococcus a partir de amostras clínicas é o Caldo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q692408 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

De acordo com a RDC no306 de 2004 da ANVISA, os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) são classificados em cinco grupos (A-E). Segundo essa classificação, culturas de microrganismos, papel toalha e vidros de laboratório quebrados estariam dentro dos seguintes grupos de resíduos, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q691644 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

São algumas das condutas recomendadas a serem utilizadas em laboratório de nível 3 de biossegurança (NB-3):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q685257 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

Entre os diferentes agentes bacterianos capazes de causar infecções gastrointestinais, encontra-se o Campylobacter spp. Por ser fastidiosa, essa bactéria exige meios de cultura diferenciados para o seu crescimento. Entre os meios de cultura citados abaixo, aquele que pode ser utilizado em coproculturas para o isolamento de Campylobacter é o Meio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q683978 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

A coloração de auramina e rodamina é baseada na afinidade que esses fluorocromos apresentam pelos ácidos micólicos que compõem a parede celular das microbactérias. Em relação a essa coloração, é correto afirmar que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q686029 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

Em relação ao processamento de secreções genitais, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q693720 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

Em relação ao processamento do líquor no laboratório de microbiologia, é correto afirmar que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q682465 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

As cabines de segurança biológica utilizadas em laboratórios são classificadas em três classes: I, II e III. Em relação à classificação dessas cabines, considere as afirmativas abaixo: I Cabines da classe I oferecem proteção ao operador, ambiente e amostra. II Cabines da classe II do tipo A podem ser utilizadas em laboratórios com nível II ou III de biossegurança. III Cabines da classe II B2 apresentam 100% de exaustão, sem recirculação do ar, com duto voltado para o ambiente externo do laboratório. Das afirmativas acima: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q685039 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

Com relação aos procedimentos corretos que devem ser realizados em casos de acidentes no laboratório de microbiologia, assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) em cada afirmativa abaixo: ( ) No caso de derramamento de amostra biológica ainda não manipulada, a primeira atitude deve ser de isolamento da área, impedindo entrada no local por no mínimo 30 minutos. ( ) No caso de derramamento de cultura contendo microrganismos crescidos, a primeira atitude deve ser de isolamento da área, impedindo entrada no local por no mínimo 30 minutos. ( ) No caso de derramamento de cultura contendo microrganismos crescidos, a primeira atitude deve ser de derramar hipoclorito de sódio sobre o local e depois de pelo menos 10 minutos higienizar a área com papel absorvente e álcool. ( ) No caso de quebra de frasco contendo cultura crescida de microrganismos, a primeira atitude deve ser de isolamento da área, sem entrar no local por no mínimo 30 minutos. ( ) No caso de acidente dentro de cabine de segurança, a primeira atitude deve ser desligar a cabine e proceder a desinfecção da área do acidente, utilizando um desinfetante adequado e retirando o resíduo com papel absorvente. A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q688125 | Técnicas em Laboratório, Técnico de Laboratório Microbiologia, UFF, COSEAC, 2019

Haemophilus influenzae é uma das espécies clinicamente mais importante do gênero Haemophilus, relacionada com diferentes infecções em seres humanos. Em relação a H. influenzae, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.