Início

Questões de Concursos Técnico de Meio Ambiente

Resolva questões de Técnico de Meio Ambiente comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q804455 | Geologia, Técnico de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Nos projetos que utilizam SIG, a entrada de dados é uma das etapas mais importantes, pois nessa etapa é determinada a qualidade das informações armazenadas no banco de dados georreferenciado. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Os principais tipos de erros provenientes da digitalização via mesa digitalizadora são a intercessão das linhas e os polígonos abertos.

  1. ✂️
  2. ✂️

82Q725234 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Técnico de Meio Ambiente, Instituto Estadual de Meio Ambiente ES, CESPE CEBRASPE

O Brasil aparece no mundo em papel de destaque quanto à extração e ao beneficiamento de minério de ferro, sendo um importante exportador tanto de minério bruto quanto de lingotes de aço. Com relação a essa cadeia produtiva, julgue os itens seguintes.

A produção de aço inoxidável envolve a formação de ligas de ferro com metais nobres, tais como a platina e a prata, que diminuem a tendência à oxidação do ferro.

  1. ✂️
  2. ✂️

83Q804640 | Geologia, Técnico de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Os diferentes sistemas de informações geográficas (SIGs) disponíveis no mercado têm como principais funções o armazenamento e a integração de bases de dados, a análise espacial, as consultas, a recuperação e a visualização dos dados. Com relação ao uso do SIG, julgue os itens seguintes.

A descrição de todo fenômeno geográfico pode ser representada por pontos e linhas, associando-se ainda um rótulo especificando o que esse fenômeno significa.

  1. ✂️
  2. ✂️

84Q404060 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Técnico de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, quanto ao direito administrativo brasileiro.

Suponha que o chefe do Poder Executivo do estado do Espírito Santo promova a nomeação de servidor público para determinado cargo em comissão, de livre nomeação e exoneração. Quanto ao controle externo da atividade administrativa, competirá ao Tribunal de Contas da União a apreciação, para fins de registro, da legalidade desse ato de admissão de pessoal.

  1. ✂️
  2. ✂️

85Q818807 | Legislação Federal, Legislação Ambiental, Técnico de Meio Ambiente, Instituto Estadual de Meio Ambiente ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere a licenciamento ambiental, estudos de impacto ambiental (EIA) e relatórios de impacto ambiental (RIMA), julgue os itens seguintes.

Dois fatores são considerados para a avaliação do impacto ambiental: a importância e a magnitude do impacto. Considere uma situação em que a implantação de determinado empreendimento aumentará o nível médio de ruído, de 20 decibéis para 55 decibéis, e causará perda de vegetação natural. Nesse caso, a importância do impacto será pequena, da ordem de 35 decibéis, e a magnitude, em termos relativos, dependerá da quantidade de vegetação perdida.

  1. ✂️
  2. ✂️

86Q804309 | Geologia, Técnico de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Acerca das duas maiores classes comumente usadas para as representações computacionais de mapas, julgue os itens a seguir.

Em arquivos de dados do tipo rede, a parte gráfica é armazenada em forma de coordenadas vetoriais com a topologia arco-nó-polígono e os seus atributos não-gráficos são armazenados em um bando de dados.

  1. ✂️
  2. ✂️

87Q804330 | Geologia, Técnico de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

A radiação eletromagnética solar quando penetra na atmosfera terrestre processa uma série de interações com os seus constituintes, como os gases e as partículas atmosféricas suspensas, o que reduz a quantidade de energia que chega ao solo. No que se refere a essa interação, julgue os itens a seguir.

A interação da radiação eletromagnética com a atmosfera se processa, fundamentalmente, por mecanismos de absorção e espalhamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

88Q819493 | Legislação Federal, Legislação Ambiental, Técnico de Meio Ambiente, Instituto Estadual de Meio Ambiente ES, CESPE CEBRASPE

Os ecossistemas aquáticos continentais, costeiros e marinhos apresentam, cada qual, características específicas. Acerca das características desses ecossistemas, julgue os itens subseqüentes.

Os dispositivos de proteção à vegetação estabelecidos no Código Florestal brasileiro não objetivam a proteção de ambientes aquáticos costeiros, apenas protegem o solo e os ecossistemas aquáticos continentais.

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q444200 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Técnico de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Quanto ao direito constitucional brasileiro, julgue os itens seguintes.

Considere a seguinte situação hipotética.

Proficiente Serviços de Limpeza Ltda. solicitou à Secretaria da Receita Federal, por intermédio de requerimento fundamentado, certidão de regularidade de pagamento de tributos federais, visando instruir documentação a ser apresentada em procedimento de licitação. Após largo período de espera, seu pedido foi negado, sem qualquer explicação plausível.

Nessa situação, a Proficiente Serviços de Limpeza Ltda. pode impetrar habeas data para a obtenção da referida certidão.

  1. ✂️
  2. ✂️

90Q594812 | Química, Técnico de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

A produção de energia elétrica em centrais termelétricas envolve a produção de uma corrente de vapor d’água a altas temperaturas e pressões, a qual irá movimentar um gerador. O vapor é gerado em caldeiras onde a água líquida é aquecida pela queima de combustíveis. Considerando esse processo, julgue os itens seguintes.

Um dos problemas relacionados com a manutenção de caldeiras é o depósito de material sólido nas tubulações, formados a partir da precipitação de compostos dissolvidos na água. Para evitar esse problema, devem-se usar aditivos que estabilizam a dissolução desses compostos, evitando assim a sua precipitação.

  1. ✂️
  2. ✂️

91Q811213 | Legislação Federal, Lei n 4771 1965 Código Florestal, Técnico de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens à luz do código florestal e da legislação pertinente.

A reserva florestal legal identifica-se plenamente com as florestas nacionais, estaduais e municipais posto que são exclusivamente de domínio público e são estruturadas e delimitadas nos três níveis federativos.

  1. ✂️
  2. ✂️

92Q804726 | Geologia, Técnico de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Georreferenciamento de imagens refere-se ao processo de associar coordenadas de mapa, como as de uma carta topográfica, a dados de uma imagem. A partir dessa definição, julgue os itens subseqüentes.

Com apenas seis pontos de controle, é possível fazer um georreferenciamento da imagem usando um polinômio de segunda ordem.

  1. ✂️
  2. ✂️

93Q804758 | Geologia, Técnico de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

As imagens de sensoriamento remoto são atualmente o principal documento para levantamentos e monitoração das feições da superfície terrestre, sendo essenciais na elaboração de cartas temáticas como de vegetação, hidrografia, uso atual da terra etc. Considerando esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Quanto maior for o contraste espectral entre os alvos, maior será o poder de discriminação desses alvos, na banda espectral em análise.

  1. ✂️
  2. ✂️

94Q724926 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Técnico de Meio Ambiente, Instituto Estadual de Meio Ambiente ES, CESPE CEBRASPE

O segmento da indústria petroquímica é responsável por uma quantidade grande de produtos utilizados no dia-a-dia. Plásticos, tintas, medicamentos, cosméticos e borrachas são exemplos de produtos que possuem derivados desse setor industrial. Acerca dessa atividade industrial, julgue os itens a seguir.

A produção de monômeros, tais como eteno, propeno e buteno, para as indústrias de polimerização pode ser realizada pela compressão seguida de fracionamento de gases de refinaria.

  1. ✂️
  2. ✂️

95Q806168 | Legislação Federal, Lei 6938 1981, Técnico de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

A Lei n.º 6.938/1981, em seu art. 4.º, inciso VII, impõe ao poluidor a obrigação de indenizar pelos danos causados e recuperar o meio ambiente. A respeito da aplicação desse artigo, julgue o item seguinte.

A obrigação de indenizar os danos causados inscrita na referida lei depende da avaliação subjetiva da culpa do poluidor.

  1. ✂️
  2. ✂️

96Q804545 | Geologia, Técnico de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Na construção de um sensor imageador orbital, são considerados vários parâmetros de acordo com os interesses da aplicação desejada. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Na identificação de alvos de pequenas dimensões, quanto maior for a resolução espacial do sensor, mais bem definidas serão as imagens.

  1. ✂️
  2. ✂️

97Q725272 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Geografia, Técnico de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

A divisão do território brasileiro em biomas tem permitido ao Ministério do Meio Ambiente realizar debates específicos em torno de definições de políticas ambientais, considerando as particularidades de cada bioma. A realização de workshops sobre áreas prioritárias para conservação da biodiversidade por biomas e o mapeamento de remanescentes de cobertura vegetal também por biomas ilustram este fato.

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

O estado do Espírito Santo é caracterizado como possuidor de um único tipo de bioma e, portanto, teve sua biodiversidade debatida em apenas um dos workshops de áreas prioritárias para conservação da biodiversidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

98Q804507 | Geologia, Técnico de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Os diferentes sistemas de informações geográficas (SIGs) disponíveis no mercado têm como principais funções o armazenamento e a integração de bases de dados, a análise espacial, as consultas, a recuperação e a visualização dos dados. Com relação ao uso do SIG, julgue os itens seguintes.

Qualquer representação digital de variações contínuas do relevo no espaço possibilita a construção de um modelo digital do terreno.

  1. ✂️
  2. ✂️

99Q813086 | Legislação Federal, Legislação Ambiental, Técnico de Meio Ambiente, Instituto Estadual de Meio Ambiente ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere a licenciamento ambiental, estudos de impacto ambiental (EIA) e relatórios de impacto ambiental (RIMA), julgue os itens seguintes.

Dependendo das características do empreendimento e considerados os planos de controle ambiental, o prazo de validade da licença de instalação será de, no mínimo, quatro anos e, no máximo, de 10 anos. O prazo de validade da licença pode ser prorrogado, desde que não exceda o limite máximo.

  1. ✂️
  2. ✂️

100Q733728 | Direito Processual Penal, Citações e Intimações, Técnico de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Quanto ao procedimento nos crimes de responsabilidade de funcionários públicos, julgue o item abaixo.

Se a denúncia estiver em ordem, o juiz mandará autuá-la e determinará a citação do acusado para apresentar defesa preliminar por escrito no prazo de 15 dias. Caso o acusado não seja encontrado, será nomeado defensor para representálo. Essa notificação não caracteriza, na verdade, a citação.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.