Questões de Concursos Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação

Resolva questões de Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q248604 | Informática, Concorrência, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Para as técnicas de controle de concorrência em Bancos de Dados, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q248867 | Redes de Computadores, Topologias, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

A topologia física de uma rede refere-se ao layout físico utilizado na instalação da mesma. Se um escritório possui 8 microcomputadores, os quais formam uma rede local através de conexões 10Base-T a um hub, a topologia física de sua rede é classificada como sendo em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q248736 | Sistemas Operacionais, Linux, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

O sistema operacional Linux apresenta uma série de comandos e utilitários que permitem controlar os recursos de multitarefa e multiusuário do sistema operacional. A associação INCORRETA entre um comando ou utilitário Linux e uma função que pode ser executada com este comando ou utilitário é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q249094 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Texto associado.

Memória
Potencial para o futuro


Treinar a memória equivale a treinar os músculos
do corpo ? é preciso usá-la ou ela atrofia. Há duas boas
maneiras para fazer isso: a primeira é a leitura, porque,
no instante em que se lê algo, ativam-se as memórias
visual, auditiva, verbal e lingüística. "A qualidade do que
se lê importa mais que a quantidade, porque gostar do
assunto gera interesse", diz o médico e pesquisador
Iván Izquierdo, diretor do Centro de Memória da Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A memória
sofre influência do humor e da atenção, despertada
quando existe interesse em determinado assunto ou
trabalho ? o desinteresse, ao contrário, é uma espécie
de "sedativo", que faz a pessoa memorizar mal. A outra
forma de deixar a memória viva é o convívio com
familiares e amigos, com quem se podem trocar idéias
e experiências. "Palavras cruzadas são inferiores à
leitura, mas também ajudam. Da mesma forma queouvir
uma música e tentar lembrar a letra ou visitar uma cidade
para onde já se viajou e relembrar os pontos mais
importantes", afirma Izquierdo.
É preciso corrigir o estilo de vida para manter a
memória funcionando bem. "Uma pessoa de 40 anos
só sofre de esquecimento se viver estressada e tiver
um suprimento de informações acima do que é capaz
de processar. Não dá para esperar o mesmo nível de
retenção de informação quando se lê um e-mail enquanto
se conversa ao telefone e é interrompido pela secretária.
É preciso dar tempo para o cérebro", explica o psiquiatra
Orestes Forlenza, da USP.
Segundo Barry Gordon, professor da Johns Hopkins
Medical Institution, a memória "comum" focaliza coisas
específicas, requer grande quantidade de energia mental
e tem capacidade limitada, deteriorando-se com a idade.
Já a "inteligente" é um processo que conecta pedaços
de memória e conhecimentos a fim de gerar novas
idéias. É a que ajuda a tomar decisões diárias,aquela
"luz" que se acende quando se encontra a solução de
um problema. Por exemplo: a comum esquece o
aniversário da mulher; a inteligente lembra o que poderia
ser um presente especial para ela. A comum esquece
o nome de um conhecido encontrado na rua; a
inteligente lembra o nome da mulher dele e onde ele
trabalha, pistas que acabam levando ao nome da
pessoa.

CLEMENTE, Ana Tereza; VEIGA, Aida. Receitas para a inteligência.
Revista Época. 31 out.2005. p.77-78.

No segundo parágrafo, a opinião do psiquiatra Orestes Forlenza em relação ao tópico frasal (afirmação inicial):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q248595 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Texto associado.

Memória
Potencial para o futuro


Treinar a memória equivale a treinar os músculos
do corpo ? é preciso usá-la ou ela atrofia. Há duas boas
maneiras para fazer isso: a primeira é a leitura, porque,
no instante em que se lê algo, ativam-se as memórias
visual, auditiva, verbal e lingüística. "A qualidade do que
se lê importa mais que a quantidade, porque gostar do
assunto gera interesse", diz o médico e pesquisador
Iván Izquierdo, diretor do Centro de Memória da Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A memória
sofre influência do humor e da atenção, despertada
quando existe interesse em determinado assunto ou
trabalho ? o desinteresse, ao contrário, é uma espécie
de "sedativo", que faz a pessoa memorizar mal. A outra
forma de deixar a memória viva é o convívio com
familiares e amigos, com quem se podem trocar idéias
e experiências. "Palavras cruzadas são inferiores à
leitura, mas também ajudam. Da mesma forma queouvir
uma música e tentar lembrar a letra ou visitar uma cidade
para onde já se viajou e relembrar os pontos mais
importantes", afirma Izquierdo.
É preciso corrigir o estilo de vida para manter a
memória funcionando bem. "Uma pessoa de 40 anos
só sofre de esquecimento se viver estressada e tiver
um suprimento de informações acima do que é capaz
de processar. Não dá para esperar o mesmo nível de
retenção de informação quando se lê um e-mail enquanto
se conversa ao telefone e é interrompido pela secretária.
É preciso dar tempo para o cérebro", explica o psiquiatra
Orestes Forlenza, da USP.
Segundo Barry Gordon, professor da Johns Hopkins
Medical Institution, a memória "comum" focaliza coisas
específicas, requer grande quantidade de energia mental
e tem capacidade limitada, deteriorando-se com a idade.
Já a "inteligente" é um processo que conecta pedaços
de memória e conhecimentos a fim de gerar novas
idéias. É a que ajuda a tomar decisões diárias,aquela
"luz" que se acende quando se encontra a solução de
um problema. Por exemplo: a comum esquece o
aniversário da mulher; a inteligente lembra o que poderia
ser um presente especial para ela. A comum esquece
o nome de um conhecido encontrado na rua; a
inteligente lembra o nome da mulher dele e onde ele
trabalha, pistas que acabam levando ao nome da
pessoa.

CLEMENTE, Ana Tereza; VEIGA, Aida. Receitas para a inteligência.
Revista Época. 31 out.2005. p.77-78.

Assinale a opção procedente em relação às idéias que o texto apresenta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q249369 | Português, Morfologia, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Texto associado.

Memória
Potencial para o futuro


Treinar a memória equivale a treinar os músculos
do corpo ? é preciso usá-la ou ela atrofia. Há duas boas
maneiras para fazer isso: a primeira é a leitura, porque,
no instante em que se lê algo, ativam-se as memórias
visual, auditiva, verbal e lingüística. "A qualidade do que
se lê importa mais que a quantidade, porque gostar do
assunto gera interesse", diz o médico e pesquisador
Iván Izquierdo, diretor do Centro de Memória da Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A memória
sofre influência do humor e da atenção, despertada
quando existe interesse em determinado assunto ou
trabalho ? o desinteresse, ao contrário, é uma espécie
de "sedativo", que faz a pessoa memorizar mal. A outra
forma de deixar a memória viva é o convívio com
familiares e amigos, com quem se podem trocar idéias
e experiências. "Palavras cruzadas são inferiores à
leitura, mas também ajudam. Da mesma forma queouvir
uma música e tentar lembrar a letra ou visitar uma cidade
para onde já se viajou e relembrar os pontos mais
importantes", afirma Izquierdo.
É preciso corrigir o estilo de vida para manter a
memória funcionando bem. "Uma pessoa de 40 anos
só sofre de esquecimento se viver estressada e tiver
um suprimento de informações acima do que é capaz
de processar. Não dá para esperar o mesmo nível de
retenção de informação quando se lê um e-mail enquanto
se conversa ao telefone e é interrompido pela secretária.
É preciso dar tempo para o cérebro", explica o psiquiatra
Orestes Forlenza, da USP.
Segundo Barry Gordon, professor da Johns Hopkins
Medical Institution, a memória "comum" focaliza coisas
específicas, requer grande quantidade de energia mental
e tem capacidade limitada, deteriorando-se com a idade.
Já a "inteligente" é um processo que conecta pedaços
de memória e conhecimentos a fim de gerar novas
idéias. É a que ajuda a tomar decisões diárias,aquela
"luz" que se acende quando se encontra a solução de
um problema. Por exemplo: a comum esquece o
aniversário da mulher; a inteligente lembra o que poderia
ser um presente especial para ela. A comum esquece
o nome de um conhecido encontrado na rua; a
inteligente lembra o nome da mulher dele e onde ele
trabalha, pistas que acabam levando ao nome da
pessoa.

CLEMENTE, Ana Tereza; VEIGA, Aida. Receitas para a inteligência.
Revista Época. 31 out.2005. p.77-78.

Assinale a opção cuja estrutura apresenta o verbo na voz ativa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q248858 | Engenharia de Software, Planejamento e Gerência de Projetos, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

O gerente de um projeto foi informado, por sua equipe, que uma determinada atividade de caminho crítico apresenta um valor esperado de 38 dias e existe cerca de 95,44% de chance de a mesma ser concluída entre 30 e 46 dias. Sabendo-se que foi utilizado PERT para as estimativas apresentadas, qual das opções a seguir apresenta, em dias, uma possível configuração para as estimativas otimista, mais provável e pessimista, respectivamente, para esta atividade?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q248870 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Texto associado.

Memória
Potencial para o futuro


Treinar a memória equivale a treinar os músculos
do corpo ? é preciso usá-la ou ela atrofia. Há duas boas
maneiras para fazer isso: a primeira é a leitura, porque,
no instante em que se lê algo, ativam-se as memórias
visual, auditiva, verbal e lingüística. "A qualidade do que
se lê importa mais que a quantidade, porque gostar do
assunto gera interesse", diz o médico e pesquisador
Iván Izquierdo, diretor do Centro de Memória da Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A memória
sofre influência do humor e da atenção, despertada
quando existe interesse em determinado assunto ou
trabalho ? o desinteresse, ao contrário, é uma espécie
de "sedativo", que faz a pessoa memorizar mal. A outra
forma de deixar a memória viva é o convívio com
familiares e amigos, com quem se podem trocar idéias
e experiências. "Palavras cruzadas são inferiores à
leitura, mas também ajudam. Da mesma forma queouvir
uma música e tentar lembrar a letra ou visitar uma cidade
para onde já se viajou e relembrar os pontos mais
importantes", afirma Izquierdo.
É preciso corrigir o estilo de vida para manter a
memória funcionando bem. "Uma pessoa de 40 anos
só sofre de esquecimento se viver estressada e tiver
um suprimento de informações acima do que é capaz
de processar. Não dá para esperar o mesmo nível de
retenção de informação quando se lê um e-mail enquanto
se conversa ao telefone e é interrompido pela secretária.
É preciso dar tempo para o cérebro", explica o psiquiatra
Orestes Forlenza, da USP.
Segundo Barry Gordon, professor da Johns Hopkins
Medical Institution, a memória "comum" focaliza coisas
específicas, requer grande quantidade de energia mental
e tem capacidade limitada, deteriorando-se com a idade.
Já a "inteligente" é um processo que conecta pedaços
de memória e conhecimentos a fim de gerar novas
idéias. É a que ajuda a tomar decisões diárias,aquela
"luz" que se acende quando se encontra a solução de
um problema. Por exemplo: a comum esquece o
aniversário da mulher; a inteligente lembra o que poderia
ser um presente especial para ela. A comum esquece
o nome de um conhecido encontrado na rua; a
inteligente lembra o nome da mulher dele e onde ele
trabalha, pistas que acabam levando ao nome da
pessoa.

CLEMENTE, Ana Tereza; VEIGA, Aida. Receitas para a inteligência.
Revista Época. 31 out.2005. p.77-78.

O texto estabelece entre memória/músculo do corpo e memória comum/memória inteligente relações que se caracterizam, respectivamente, pela:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q249127 | Informática, Conceitos Básicos, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Uma máquina possui instruções de 16 bits e endereços de 4 bits. Do conjunto total de instruções, 15 referenciam 3 endereços, 14 referenciam 2 endereços e 16 não apresentam referência a endereço. Qual é o número máximo de instruções que referenciam 1 endereço que esta máquina pode ter?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q248622 | Programação, Plataformas de desenvolvimento de sistemas WEB, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Sobre as tecnologias Internet são feitas duas afirmativas.
I - Um parser XML pode utilizar um _________ para validar um documento XML. _______ , por sua vez, é uma interface baseada em eventos que pode ser utilizada para escrever aplicações para ler dados contidos em um documento XML.
II - Arquivos ________ podem ser utilizados para transformar arquivos XML em HTML.

Para que as afirmativas acima sejam verdadeiras, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q248625 | Informática, SOAP, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Sobre os Serviços Web são feitas as seguintes afirmativas.

I - O SOAP pode ser transportado por protocolos como HTTP, SMTP e JMS.

II - Uma mensagem SOAP permite encapsular chamadas RPC.

III - Uma mensagem SOAP é um documento XML que pode conter três partes: o envelope, o cabeçalho e o corpo.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q248633 | Engenharia de Software, UML, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Para os diagramas utilizados na UML 2.0 são feitas as afirmativas abaixo.

I - No Diagrama de Classes é possível modelar o estereótipo das classes, o nível de visibilidade de seus atributos e a navegabilidade das associações entre as classes.

II - O Diagrama de Tempo unifica em um único diagrama os Diagramas de Seqüência e Interação da UML 1.4, sendo utilizado para especificar as restrições de tempo sobre mensagens enviadas e recebidas no decorrer de uma interação.

III - O Diagrama de Atividades permite definir pré e pós-condições associadas a ações do diagrama. As pré-condições definem o estado exigido do sistema quando a ação é invocada e as pós-condições especificam o estado exigido do sistema no término da ação.

IV - Juntos, os diagramas de Objetos e Comunicação descrevem como um sistema de software é instalado e executado no ambiente de processamento identificando as partes físicas do software e o ambiente necessário para execução.

V - Em um diagrama de Caso de Uso a generalização define os relacionamentos de herança entre os casos de uso ou entre os atores, enquanto que as associações indicam quais atores interagirão com os casos de uso do sistema.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q249154 | Informática, SQL Server, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

A ferramenta gráfica de gerenciamento do Microsoft SQL Server 2000, que permite aos administradores do sistema monitorar eventos de mecanismo do servidor, tais como comandos TRANSACT-SQL, conexão, falha ou desconexão de login e outros, visualizando um registro contínuo da atividade do servidor em tempo real, é o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q249438 | Informática, Banco de Dados, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Para os Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados Relacionais são feitas as seguintes afirmativas:

I - Segundo a propriedade de atomicidade para as transações, as mudanças aplicadas ao banco de dados por uma transação efetivada devem persistir no banco de dados, não devendo ser perdidas em razão de uma falha.

II - A árvore de execução de uma consulta representa os passos que o SGBDR realiza para obter os dados armazenados em uma ou mais tabelas, gerando o resultado esperado por um comando SQL que foi submetido.

III - Se um determinado campo de uma tabela apresenta repetições de valores, é possível definir para ele um índice primário, entretanto, não podemos definir para ele um índice clustering.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q248686 | Informática, Padrões de projeto, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Considere os padrões que podem ser utilizados em um projeto de software e relacione os padrões com suas respectivas intenções primárias.

Padrão
I - Bridge
II - Builder
III - Factory Method

Intenção primária
(P) Padrão estrutural cuja intenção é converter a interface de uma classe em outra interface, esperada pelos clientes, permitindo que classes com interfaces incompatíveis trabalhem em conjunto, o que, de outra forma, seria impossível.
(Q) Padrão estrutural cuja intenção é desacoplar uma abstração da sua implementação, de modo que as duas possam variar independentemente.
(R) Padrão de criação cuja intenção é separar a construção de um objeto complexo da sua representação de modo que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações.
(S) Padrão de criação cuja intenção é definir uma interface para criar um objeto, mas deixando as subclasses decidirem que classe instanciar. Ele permite adiar a instanciação para subclasses.

A relação correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q248953 | Engenharia de Software, Engenharia da Informação, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Para a Engenharia da Informação são feitas as afirmativas abaixo.

I - A Engenharia da Informação pode ser representada por uma pirâmide de faces distintas, sendo que a mais mutável delas é a de Requerimentos.

II - Durante a fase de Projeto os DFDs são derivados para Diagramas de Estrutura, que por sua vez, possibilitarão a obtenção de uma Especificação Física precisa do sistema.

III - A criação do protótipo, quando utilizado, é feita na fase de Planejamento.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q249215 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Relacione o conceito de Orientação a Objetos à sua respectiva descrição.

Conceito
I - Agregação
II - Coesão
III - Encapsulamento
IV - Herança

Descrição
(P) É uma medida que indica até que ponto as partes de um objeto admitem a finalidade única do objeto.
(Q) Tipo de associação que indica que um dos objetos participantes precisa desempenhar o papel de controlador do outro objeto.
(R) Relacionamento entre classes que permite a uma classe especializada (subclasse) ter acesso às características de uma classe generalizada (superclasse).

A relação correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q249480 | Redação Oficial, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Texto associado.

Memória
Potencial para o futuro


Treinar a memória equivale a treinar os músculos
do corpo ? é preciso usá-la ou ela atrofia. Há duas boas
maneiras para fazer isso: a primeira é a leitura, porque,
no instante em que se lê algo, ativam-se as memórias
visual, auditiva, verbal e lingüística. "A qualidade do que
se lê importa mais que a quantidade, porque gostar do
assunto gera interesse", diz o médico e pesquisador
Iván Izquierdo, diretor do Centro de Memória da Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A memória
sofre influência do humor e da atenção, despertada
quando existe interesse em determinado assunto ou
trabalho ? o desinteresse, ao contrário, é uma espécie
de "sedativo", que faz a pessoa memorizar mal. A outra
forma de deixar a memória viva é o convívio com
familiares e amigos, com quem se podem trocar idéias
e experiências. "Palavras cruzadas são inferiores à
leitura, mas também ajudam. Da mesma forma queouvir
uma música e tentar lembrar a letra ou visitar uma cidade
para onde já se viajou e relembrar os pontos mais
importantes", afirma Izquierdo.
É preciso corrigir o estilo de vida para manter a
memória funcionando bem. "Uma pessoa de 40 anos
só sofre de esquecimento se viver estressada e tiver
um suprimento de informações acima do que é capaz
de processar. Não dá para esperar o mesmo nível de
retenção de informação quando se lê um e-mail enquanto
se conversa ao telefone e é interrompido pela secretária.
É preciso dar tempo para o cérebro", explica o psiquiatra
Orestes Forlenza, da USP.
Segundo Barry Gordon, professor da Johns Hopkins
Medical Institution, a memória "comum" focaliza coisas
específicas, requer grande quantidade de energia mental
e tem capacidade limitada, deteriorando-se com a idade.
Já a "inteligente" é um processo que conecta pedaços
de memória e conhecimentos a fim de gerar novas
idéias. É a que ajuda a tomar decisões diárias,aquela
"luz" que se acende quando se encontra a solução de
um problema. Por exemplo: a comum esquece o
aniversário da mulher; a inteligente lembra o que poderia
ser um presente especial para ela. A comum esquece
o nome de um conhecido encontrado na rua; a
inteligente lembra o nome da mulher dele e onde ele
trabalha, pistas que acabam levando ao nome da
pessoa.

CLEMENTE, Ana Tereza; VEIGA, Aida. Receitas para a inteligência.
Revista Época. 31 out.2005. p.77-78.

Em relação à redação de correspondências oficiais, considere as afirmações abaixo.

I - As comunicações oficiais, incluindo as assinadas pelo Presidente da República, devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local da assinatura.

II - No ofício, além do nome e do cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação, deve-se incluir também o endereço.

III - No memorando, o destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q249485 | Engenharia de Software, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Para o MS-Project 2003 são feitas as afirmativas abaixo.

I - Permite a criação de Gráficos de Gantt.

II - A partir da Planilha de Recursos é possível definir a taxa padrão e a taxa padrão de hora extra para os recursos.

III - Através do Diagrama de Redes é possível associar recursos a tarefas, bem como, vincular tarefas.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q249250 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Texto associado.

Memória
Potencial para o futuro


Treinar a memória equivale a treinar os músculos
do corpo ? é preciso usá-la ou ela atrofia. Há duas boas
maneiras para fazer isso: a primeira é a leitura, porque,
no instante em que se lê algo, ativam-se as memórias
visual, auditiva, verbal e lingüística. "A qualidade do que
se lê importa mais que a quantidade, porque gostar do
assunto gera interesse", diz o médico e pesquisador
Iván Izquierdo, diretor do Centro de Memória da Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A memória
sofre influência do humor e da atenção, despertada
quando existe interesse em determinado assunto ou
trabalho ? o desinteresse, ao contrário, é uma espécie
de "sedativo", que faz a pessoa memorizar mal. A outra
forma de deixar a memória viva é o convívio com
familiares e amigos, com quem se podem trocar idéias
e experiências. "Palavras cruzadas são inferiores à
leitura, mas também ajudam. Da mesma forma queouvir
uma música e tentar lembrar a letra ou visitar uma cidade
para onde já se viajou e relembrar os pontos mais
importantes", afirma Izquierdo.
É preciso corrigir o estilo de vida para manter a
memória funcionando bem. "Uma pessoa de 40 anos
só sofre de esquecimento se viver estressada e tiver
um suprimento de informações acima do que é capaz
de processar. Não dá para esperar o mesmo nível de
retenção de informação quando se lê um e-mail enquanto
se conversa ao telefone e é interrompido pela secretária.
É preciso dar tempo para o cérebro", explica o psiquiatra
Orestes Forlenza, da USP.
Segundo Barry Gordon, professor da Johns Hopkins
Medical Institution, a memória "comum" focaliza coisas
específicas, requer grande quantidade de energia mental
e tem capacidade limitada, deteriorando-se com a idade.
Já a "inteligente" é um processo que conecta pedaços
de memória e conhecimentos a fim de gerar novas
idéias. É a que ajuda a tomar decisões diárias,aquela
"luz" que se acende quando se encontra a solução de
um problema. Por exemplo: a comum esquece o
aniversário da mulher; a inteligente lembra o que poderia
ser um presente especial para ela. A comum esquece
o nome de um conhecido encontrado na rua; a
inteligente lembra o nome da mulher dele e onde ele
trabalha, pistas que acabam levando ao nome da
pessoa.

CLEMENTE, Ana Tereza; VEIGA, Aida. Receitas para a inteligência.
Revista Época. 31 out.2005. p.77-78.

O último parágrafo é fundamentado na opinião de outro autor cuja argumentação estrutura-se basicamente por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.