Questões de Concursos Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação

Resolva questões de Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q248754 | Engenharia de Software, Análise de Pontos de Função, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Um analista está tomando como base a metodologia de Pontos de Função para avaliar a complexidade de duas funcionalidades. A primeira é uma Entrada Externa (EE) com 14 TDs e 1 ARs, e a segunda funcionalidade é uma Saída Externa (SE) com 8 TDs e 3 ARs. Considerando que TD = Tipo de Dado (campo único, não repetido e reconhecido pelo usuário) e AR = Arquivos Referenciados, em termos de complexidade, como podem ser classificadas, respectivamente, estas funcionalidades?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q249268 | Redes de Computadores, Arquitetura TCP IP, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Para o modelo TCP/IP são feitas as afirmativas abaixo.

I - Os protocolos UDP e IP pertencem, respectivamente, às camadas Transporte e Inter-rede.

II - O protocolo SSL utilizado para fornecer trocas seguras de dados entre clientes e servidores está localizado na camada de Aplicativo do TCP/IP.

III - A máscara de sub-rede padrão para uma rede da classe C é 250.250.250.0.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q249269 | Informática, SQL, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

A linguagem SQL é um padrão utilizado para a manipulação de informações armazenadas em sistemas de bancos de dados relacionais. Para executar suas tarefas a linguagem SQL usa uma combinação de construtores em álgebra e cálculo relacional. Assinale a afirmativa INCORRETA sobre as cláusulas e operadores utilizados pela linguagem SQL.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q248504 | Sistemas Operacionais, Windows, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

A associação INCORRETA entre um comando ou utilitário do Windows XP Professional e uma função que pode ser executada com este comando ou utilitário é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q248512 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Texto associado.

Memória
Potencial para o futuro


Treinar a memória equivale a treinar os músculos
do corpo ? é preciso usá-la ou ela atrofia. Há duas boas
maneiras para fazer isso: a primeira é a leitura, porque,
no instante em que se lê algo, ativam-se as memórias
visual, auditiva, verbal e lingüística. "A qualidade do que
se lê importa mais que a quantidade, porque gostar do
assunto gera interesse", diz o médico e pesquisador
Iván Izquierdo, diretor do Centro de Memória da Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A memória
sofre influência do humor e da atenção, despertada
quando existe interesse em determinado assunto ou
trabalho ? o desinteresse, ao contrário, é uma espécie
de "sedativo", que faz a pessoa memorizar mal. A outra
forma de deixar a memória viva é o convívio com
familiares e amigos, com quem se podem trocar idéias
e experiências. "Palavras cruzadas são inferiores à
leitura, mas também ajudam. Da mesma forma queouvir
uma música e tentar lembrar a letra ou visitar uma cidade
para onde já se viajou e relembrar os pontos mais
importantes", afirma Izquierdo.
É preciso corrigir o estilo de vida para manter a
memória funcionando bem. "Uma pessoa de 40 anos
só sofre de esquecimento se viver estressada e tiver
um suprimento de informações acima do que é capaz
de processar. Não dá para esperar o mesmo nível de
retenção de informação quando se lê um e-mail enquanto
se conversa ao telefone e é interrompido pela secretária.
É preciso dar tempo para o cérebro", explica o psiquiatra
Orestes Forlenza, da USP.
Segundo Barry Gordon, professor da Johns Hopkins
Medical Institution, a memória "comum" focaliza coisas
específicas, requer grande quantidade de energia mental
e tem capacidade limitada, deteriorando-se com a idade.
Já a "inteligente" é um processo que conecta pedaços
de memória e conhecimentos a fim de gerar novas
idéias. É a que ajuda a tomar decisões diárias,aquela
"luz" que se acende quando se encontra a solução de
um problema. Por exemplo: a comum esquece o
aniversário da mulher; a inteligente lembra o que poderia
ser um presente especial para ela. A comum esquece
o nome de um conhecido encontrado na rua; a
inteligente lembra o nome da mulher dele e onde ele
trabalha, pistas que acabam levando ao nome da
pessoa.

CLEMENTE, Ana Tereza; VEIGA, Aida. Receitas para a inteligência.
Revista Época. 31 out.2005. p.77-78.

"É preciso corrigir o estilo de vida para manter a memória funcionando bem." (l. 21-22). Substituindo, no período acima, as orações reduzidas pelas desenvolvidas correspondentes, tem-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q248781 | Sistemas Operacionais, Linux, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Relacione os comandos utilizados no sistema Operacional Linux à sua respectiva descrição.

Comando
I - rcp
II - od
III - su
IV - top

Descrição
(P) Permite mudar a ID para outro usuário.
(Q) Fornece informações para recursos do sitema, como carga do processador e uso de memória.
(R) Permite examinar o conteúdo de um arquivo binário.

A relação correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q249309 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Texto associado.

Memória
Potencial para o futuro


Treinar a memória equivale a treinar os músculos
do corpo ? é preciso usá-la ou ela atrofia. Há duas boas
maneiras para fazer isso: a primeira é a leitura, porque,
no instante em que se lê algo, ativam-se as memórias
visual, auditiva, verbal e lingüística. "A qualidade do que
se lê importa mais que a quantidade, porque gostar do
assunto gera interesse", diz o médico e pesquisador
Iván Izquierdo, diretor do Centro de Memória da Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A memória
sofre influência do humor e da atenção, despertada
quando existe interesse em determinado assunto ou
trabalho ? o desinteresse, ao contrário, é uma espécie
de "sedativo", que faz a pessoa memorizar mal. A outra
forma de deixar a memória viva é o convívio com
familiares e amigos, com quem se podem trocar idéias
e experiências. "Palavras cruzadas são inferiores à
leitura, mas também ajudam. Da mesma forma queouvir
uma música e tentar lembrar a letra ou visitar uma cidade
para onde já se viajou e relembrar os pontos mais
importantes", afirma Izquierdo.
É preciso corrigir o estilo de vida para manter a
memória funcionando bem. "Uma pessoa de 40 anos
só sofre de esquecimento se viver estressada e tiver
um suprimento de informações acima do que é capaz
de processar. Não dá para esperar o mesmo nível de
retenção de informação quando se lê um e-mail enquanto
se conversa ao telefone e é interrompido pela secretária.
É preciso dar tempo para o cérebro", explica o psiquiatra
Orestes Forlenza, da USP.
Segundo Barry Gordon, professor da Johns Hopkins
Medical Institution, a memória "comum" focaliza coisas
específicas, requer grande quantidade de energia mental
e tem capacidade limitada, deteriorando-se com a idade.
Já a "inteligente" é um processo que conecta pedaços
de memória e conhecimentos a fim de gerar novas
idéias. É a que ajuda a tomar decisões diárias,aquela
"luz" que se acende quando se encontra a solução de
um problema. Por exemplo: a comum esquece o
aniversário da mulher; a inteligente lembra o que poderia
ser um presente especial para ela. A comum esquece
o nome de um conhecido encontrado na rua; a
inteligente lembra o nome da mulher dele e onde ele
trabalha, pistas que acabam levando ao nome da
pessoa.

CLEMENTE, Ana Tereza; VEIGA, Aida. Receitas para a inteligência.
Revista Época. 31 out.2005. p.77-78.

Reescrevendo a passagem "A memória sofre influência do humor e da atenção, despertada quando existe interesse em determinado assunto ou trabalho ? " (l. 9-12), o sentido mantém-se em uma das opções. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q248552 | Informática, SQL Server, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Uma das tarefas que um administrador de um banco de dados realiza é o backup dos bancos de dados. No SQL Server 2000, para esta tarefa, o administrador conta com quatro tipos diferentes de procedimentos de backup, que estão disponíveis através da ferramenta Enterprise Manager. Assinale a opção que NÃO corresponde a um destes tipos de backup.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q248827 | Engenharia de Software, Análise Estruturada, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Para os diagramas utilizados na Análise Estruturada são feitas as afirmativas abaixo.

I - Se um DFD e um DTE estão em equilíbrio, cada fluxo de controle que sai na bolha de controle deve estar associado a uma condição apropriada no correspondente diagrama de transições de estado.

II - O interior de um processo de controle de um DFD pode ser modelado por um DTE o qual pode apresentar um ou mais níveis.

III - Os estados do DTE devem estar representados por relacionamentos no DER sendo esta uma condição necessária, porém não suficiente para o equilíbrio entre um DTE e um DER.

IV - Se houver um depósito no DFD que não apareça no DER, ou se houver um tipo de objeto ou um relacionamento no DER que não apareça no DFD, os diagramas não estão em equilíbrio.

V - Em um dicionário de dados a definição pedido = id + 1{item}5 + (vendedor), indica que o elemento pedido é formado pelo elemento id que é obrigatório, por um e no máximo cinco itens e pelo elemento vendedor que não é obrigatório.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.