Questões de Concursos: Técnico de Nível Superior Administração

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Técnico de Nível Superior Administração. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q676672 | Direito Administrativo, Controle da Administração, Técnico de Nível Superior Administração, UEPA, FADESP, 2020

O controle da administração pública é realizado por meio de um conjunto de mecanismos que permitem a vigilância, a orientação e a correção da atuação administrativa. Esse controle pode ser classificado como interno ou externo. É considerado um tipo de controle interno

12 Q675967 | Pedagogia, Técnico de Nível Superior Administração, UEPA, FADESP, 2020

Complete a sentença a seguir, tornando-a verdadeira, de acordo com o conceito expresso no Caderno 11 do Programa Profuncionário – Disciplinas de Formação Técnica em Secretaria. “Como outro elemento fundamental da gestão democrática, a transparência está intrinsecamente ligada à ideia de escola como espaço público. Face ao predomínio da lógica econômica em todos os setores sociais, em especial na educação, garantir a visibilidade da escola frente à sociedade, torna-se .”

13 Q672643 | Administração Geral, Técnico de Nível Superior Administração, UEPA, FADESP, 2020

A declaração da missão, visão e valores da organização são elementos essenciais na constituição de seu planejamento estratégico. Os conceitos associados a esses elementos são, respectivamente,

14 Q676406 | Matemática, Técnico de Nível Superior Administração, UEPA, FADESP, 2020

Texto associado.
As questões de números 21 a 24 foram elaboradas com base em informações apresentadas no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e estão relacionadas ao Município de São Roque. 
No ano de 2017, 22593 pessoas, no município, eram consideradas ocupadas, ou seja, estavam trabalhando. Sabendo-se que esse número correspondia a 25,5% da população do município, no referido ano, conclui-se, corretamente, que a população de São Roque, em 2017, era de

15 Q674159 | Matemática, Técnico de Nível Superior Administração, UEPA, FADESP, 2020

Texto associado.
As questões de números 21 a 24 foram elaboradas com base em informações apresentadas no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e estão relacionadas ao Município de São Roque. 
A razão entre o número de docentes que atuavam na Educação Infantil nos anos de 2017 e 2018, no município, era 14/17. Se em 2018 o número de professores que atuavam nesse segmento era maior em 66 docentes, em relação aos que atuavam em 2017, então é verdade que em São Roque, o número de docentes que atuavam na Educação Infantil, em 2018, era igual a

16 Q676153 | Matemática, Técnico de Nível Superior Administração, UEPA, FADESP, 2020

Texto associado.
Leia as informações a seguir, sobre energia, para responder às questões de números 25 e 26.

174.865.315 Energia usada no mundo hoje (MWh), da qual:

141.640.135 – De fontes não-renováveis (MWh)

33.225.180 – De fontes renováveis (MWh)

1.305.594.067.200 Energia solar atingindo a Terra hoje (MWh)

42.734.588 Petróleo extraído hoje (barris)

1.529.022.332.294 Petróleo restante (barris)

15.946 Dias para o fim do petróleo

1.099.935.457.860 Gás restante (boe)

57.891 Dias para o fim do gás

4.322.737.790.186 Carvão restante (boe)

149.060 Dias para o fim do carvão

(Disponível em: https://www.worldometers.info/br, em 17.10.2019, às 10h40)

Considerando-se o ano com 365 dias, a previsão para ocorrer o fim do petróleo no mundo é o ano de

17 Q676616 | Direito Administrativo, Técnico de Nível Superior Administração, UEPA, FADESP, 2020

Segundo a Lei nº 8666/93, contrato administrativo é “todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada”. Analise as afirmativas seguintes sobre os contratos administrativos: 
I – Por ocasião da identificação de cláusulas exorbitantes no contrato administrativo, o mesmo deverá ser anulado imediatamente. 
II – Contratos administrativos podem ser estabelecidos quando a parte contratante é uma organização com fins lucrativos e aciona o Estado para a execução de suas atividades. 
III – Em um processo licitatório, deverá fazer parte dos anexos do edital de licitação a minuta do contrato a ser firmado entre a Administração e o licitante vencedor. 
IV – A administração pública não poderá, em nenhuma hipótese, celebrar o contrato oriundo de licitação desconsiderando a ordem de classificação das propostas ou com terceiros estranhos ao procedimento licitatório, sob pena de nulidade. 
São corretas as afirmativas

18 Q672814 | Português, Técnico de Nível Superior Administração, UEPA, FADESP, 2020

Texto associado.
A inveja

    Todo mundo conhece os sete pecados capitais e, por séculos, muita gente viveu sob o pêndulo da censura e da condenação moral por eventual cometimento de um desses pecados. Hoje em dia, quase ninguém mais dá tanta importância a eles, que mais parecem uma herança esquecida no passado medieval. Mas, ainda assim, um dos sete pecados encontra-se presente em quase todos nós; em uns mais, em outros menos: a inveja.
    Melanie Klein, uma das figuras centrais da história da psicanálise, realizou estudos sobre esse assunto e concluiu que a inveja é um sentimento negativo que o ser humano começa a desenvolver desde os primeiros tempos da infância e que, como regra geral, acompanha a pessoa por toda a vida. Ninguém gosta de admitir, mas todos nós, em algum momento, sentimos inveja de alguém, por uma razão ou outra. Segundo os especialistas, isso é natural.
    O problema são aquelas pessoas que, de tão invejosas, acabam por ficar cegas para as suas próprias potencialidades. São pessoas que dedicam a sua existência a admirar e desejar intensamente tudo o que pertence aos outros. Como não conseguem tomar para si as coisas ou qualidades dos outros, passam a desejar a destruição daquilo que tanto admiram. Daí a negatividade da inveja.
    Entre os inúmeros ditados que falam sobre a inveja, há um bem interessante: “Não grite a sua felicidade, pois a inveja tem sono leve”.
(João Francisco Neto. Diário da Região, 19.10.2019. Adaptado)

Na expressão “pêndulo da censura e da condenação moral”, o termo destacado está empregado em sentido

19 Q672846 | Matemática, Técnico de Nível Superior Administração, UEPA, FADESP, 2020

O valor de R$ 180,00 foi dividido entre Carlos, Renato e Alessandra, de modo que Alessandra recebeu o dobro do valor recebido por Carlos, e Renato recebeu R$ 51,00. Sendo assim, o valor que Alessandra recebeu, comparado ao valor recebido por Renato, é maior em

20 Q673017 | Português, Técnico de Nível Superior Administração, UEPA, FADESP, 2020

Texto associado.
Leia o texto, para responder às questões de números 11 a 17.

    Subi ao avião com indiferença, e como o dia não estava bonito, lancei apenas um olhar distraído a essa cidade do Rio de Janeiro e mergulhei na leitura de um jornal. Depois fiquei a olhar pela janela e não via mais que nuvens, e feias. Na verdade, não estava no céu; pensava coisas da terra, minhas pobres, pequenas coisas, uma aborrecida sonolência foi me dominando, até que uma senhora nervosa ao meu lado disse que “nós não podemos descer!” O avião já havia chegado a São Paulo, mas estava fazendo sua ronda dentro de um nevoeiro fechado, à espera de ordem para pousar. Procurei acalmar a senhora.
    Ela estava tão aflita que embora fizesse frio se abanava com uma revista. Tentei convencê-la de que não devia se abanar, mas acabei achando que era melhor que o fizesse. Ela precisava fazer alguma coisa, e a única providência que aparentemente poderia tomar naquele momento de medo era se abanar. Ofereci-lhe meu jornal dobrado, no lugar da revista, e ficou muito grata, como se acreditasse que, produzindo mais vento, adquirisse maior eficiência na sua luta contra a morte.
    Gastei cerca de meia hora com a aflição daquela senhora. Notando que uma sua amiga estava em outra poltrona, ofereci- -me para trocar de lugar, e ela aceitou. Mas esperei inutilmente que recolhesse as pernas para que eu pudesse sair de meu lugar junto à janela; acabou confessando que assim mesmo estava bem, e preferia ter um homem – “o senhor” – ao lado. Isto lisonjeou meu orgulho de cavalheiro: senti-me útil e responsável. Era por estar ali eu, um homem, que aquele avião não ousava cair. 
(Rubem Braga, Um braço de mulher. Os cem melhores contos brasileiros do século.)
A alternativa que reescreve passagem do texto de acordo com a norma-padrão de regência verbal é:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.