Questões de Concursos Técnico de Nível Superior Comunicação Social

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11 Q673608 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

No processo de criação publicitária, o formato em que se estabelece a visualidade de
comunicação de uma instituição para ser usada em diversos suportes e plataformas
de propaganda é chamado de
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12 Q675633 | Jornalismo, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

Em uma festa estudantil no Campus Universitário da UFPA, à margem do rio Guamá,
um jovem estudante, no final da festa, foi tomar banho no rio e morreu afogado. A
forma mais adequada de gerenciar a comunicação, gerada por este fato, neste
momento de crise será
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13 Q675065 | Relações Públicas, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

Uma questão de importância fundamental da administração é gerenciar o processo
comunicativo das organizações em sua relação com o público, uma vez que são
relações complexas, pois as mensagens devem considerar diferentes públicos e
perfis.
Nesta perspectiva, pode-se afirmar que
I) o profissional de relações públicas tem a responsabilidade de manter a
credibilidade entre a organização e o seu público.
II) as relações públicas, como ciência, têm a finalidade de fazer a gestão da
comunicação entre uma organização e a sociedade com os objetivos de construir e
preservar a sua imagem.
III) o processo comunicativo das organizações, também conhecido como RP, tem
objetivos, antes de tudo, mercadológicos e financeiros, porque esta é a imagem
organizacional necessária para o mercado.
IV) o papel do profissional de relações públicas é a mediação do relacionamento
entre a organização e seus públicos.
Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
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14 Q674390 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

Entre os elementos de maior importância na cultura de consumo, na
contemporaneidade, está o posicionamento do consumidor, em grande parte, em
função da relação da produção das empresas com as comunidades tradicionais
produtoras de matérias-primas.
Esse modelo se consolida principalmente em função
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15 Q675150 | Jornalismo, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

Relacione as colunas a seguir:
1. Autoridade, personalidade ou outro ator social reúne a imprensa para falar sobre determinado
evento ou acontecimento.
2. Texto preparado por jornalista ou pela Assessoria de Imprensa, sobre assunto de interesse de
uma empresa ou Instituição, para ser enviado a mídia para divulgação.
3. Conjunto de material de divulgação de uma personalidade, organização, empresa, produzido por
Assessorias de Imprensa para divulgação na mídia.
4.Preparação do porta-voz para atendimento junto à mídia.
5. Atividade que busca a conquista de mídia espontânea para organizações e instituições junto às
empresas jornalísticas.
( ) Press kit
( ) Media training
( ) Entrevista coletiva
( ) Assessoria de Imprensa
( ) Release
A sequência, de cima para baixo,que expressa corretamente a correlação entre as duas colunas é
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16 Q676804 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

Entre as transformações trazidas pela revolução tecnológica na sociedade atual, está
a mudança nas relações espaço e tempo, quando houve a evolução do sistema
analógico para o sistema digital. Isto possibilitou formas de interatividade,
participação e colaboração em tempo-real que ficou conhecida como comunicação
digital, em outras palavras,
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17 Q674931 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

Na linguagem de rádio e de televisão, a entrevista é um elemento essencial para a
constituição da notícia.
Escolha, formas de abordagem e gravação fazem parte do protocolo do jornalista, ao
preparar o texto da notícia e sua apuração.
A fala do entrevistado, pessoa ou pessoas que presenciaram um acontecimento ou
que têm alguma informação sobre o fato gravado pelo repórter para a reportagem de
televisão é indicada no roteiro como
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18 Q674201 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

Relacione as colunas a seguir
1. Comunicação pública
2. Clipping
3. Imagem Institucional
4. Design gráfico
5. Nota oficial
( ) forma de comunicar visualmente um conceito ou uma ideia, por meio de técnicas
artísticas e publicitárias de visibilidade.
( ) visão do público sobre produtos, serviços e identidade de uma empresa.
( ) processo de acompanhamento da imagem de uma empresa junto a mídia por um
arquivo que registra as publicações sobre a empresa.
( ) comunicado público de empresa ou instituição sobre determinado evento que afeta
a sua relação com o público.
( ) instituições e processos de comunicação próprios da sociedade civil, que têm
natureza pública e interesse coletivo.
A sequência que expressa corretamente, de cima para baixo,a correlação entre as
colunas é
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19 Q675185 | Jornalismo, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

As correntes teóricas de comunicação no início do século XX, entre as décadas de 20
e de 60, conhecidas como Mass Communication Research,foram influenciadas
fortemente pela teoria matemática com a teoria da informação, pela sociologia e pela
psicologia, com atenção especial para o paradigma dos efeitos, que analisava a
influência da mídia sobre o público.
Entre essas teorias, destaca-se aquela que evidencia que a comunicação é um
processo de fluxos em dois níveis: o primeiro vai dos meios de comunicação aos
líderes de opinião, stakeholders, e o segundo nível vai dos líderes de opinião ao
público.
Esta teoria ficou conhecida como
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20 Q674401 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

O sistema de rádio e televisão brasileiro obedece a uma lógica fundamentalmente
estatal e pública, uma vez que as empresas que exploram os serviços de radiodifusão
são autorizadas a funcionar por uma concessão do Estado,previsto na Constituição
Brasileira de 1988. Nesse sentido, as concessões de radiodifusão são autorizadas
pelo(a)
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