Questões de Concursos Técnico de Nível Superior Economista

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21Q248846 | Matemática, Elementos da função do 1grau, Técnico de Nível Superior Economista, BNB, ACEP

Uma operadora de telefonia celular tarifa o minuto de ligação em R$ 0,30 e oferece os seguintes planos:

. Plano A: o cliente paga a quantia fixa de R$ 45,00, convertida em créditos para ligações e, excedendo os minutos correspondentes, paga a tarifa adicional de R$ 0,10 por minuto.

. Plano B: o cliente paga a quantia fixa de R$ 60,00 convertida em créditos para ligações e paga a tarifa adicional de R$ 0,05 por minuto excedente.

Assim, é INCORRETO deduzir desta descrição dos planos que:

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22Q249467 | Economia, Microeconomia, Técnico de Nível Superior Economista, BNB, ACEP

A respeito do equilíbrio geral é INCORRETO afirmar que:

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23Q248883 | Português, Técnico de Nível Superior Economista, TCE MG, FCC

Texto associado.

Atenção: As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto que segue.

A curiosidade das crianças

O escritor tcheco Milan Kundera, em seu mais famoso romance, "A Insustentável Leveza do Ser", presta uma homenagem à curiosidade das crianças: "De fato, as únicas questões realmente sérias são aquelas que até uma criança pode formular. Elas são as questões sem resposta. Uma questão sem resposta é uma barreira intransponível. Em outras palavras, são as questões sem resposta que definem as limitações das possibilidades humanas, as que descrevem as fronteiras da existência humana".

Que adulto nunca se deparou com uma criança fuzilando perguntas, "Por que isso? Mas por que aquilo?" Pena que tantos adultos tenham esquecido que, quando eram crianças, também perguntaram, aflitos, sobre os mistérios do mundo, da vida e da morte, e façam tão pouco esforço para responder às perguntas dos filhos, sobrinhos ou netos: "Pai, por que o céu é azul? O que acontece de dia com as estrelas? O que faz elas brilharem? Será que existe vida em outros planetas? Como a vida surgiu aqui? O que aconteceu com a vovó, depois que ela morreu? Quando você vai morrer?" "Ah, sei lá, filho! Pára de ficar fazendo perguntas. Vai jogar bola, vai!"

Esta semana dei uma palestra na escola de meu filho de 13 anos. Na realidade, não consegui dar a palestra. Um dia antes, o professor sugeriu que cada um dos alunos me desse uma pergunta por escrito, algo que quisessem saber sobre astronomia ou física. Resultado: recebi cem perguntas, todas relevantes, sobre assuntos de ponta em astrofísica.

Foi uma das melhores experiências da minha carreira como professor. Primeiro, pelo privilégio de poder falar para 50 crianças e jovens, com idades entre 10 e 14 anos. Segundo, pelo entusiasmo contagiante que emanava deles. Era possível sentir a eletricidade no ar, o interesse pelos assuntos, a curiosidade enorme de entender os mistérios do Universo, a tentativa de dar sentido à vida, de pô-la em contexto dentro da visão do mundo científico.

Como disse o físico I. I. Rabi, os cientistas são os "Peter Pans" da sociedade: querem permanecer crianças, curiosos, perguntando-se sobre os mistérios do mundo. De minha parte, decidi que, a cada vez que sentir a chama falhar, visitarei uma escola e conversarei com as crianças.

(Marcelo Gleiser, Folha de S. Paulo, 04/02/07.)

Quanto à concordância verbal, a frase inteiramente correta é:

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24Q249465 | Economia, Macroeconomia, Técnico de Nível Superior Economista, BNB, ACEP

No modelo IS-LM para uma economia fechada, um aumento dos gastos do governo desloca a(as) função(ões):

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25Q249023 | Economia, Contabilidade Social, Técnico de Nível Superior Economista, BNB, ACEP

Para efeito de análise comparada, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) estabeleceu três principais categorias de medidas, uma para o nível "Baixo Desenvolvimento Humano", outra para o nível "Médio Desenvolvimento Humano" e uma terceira medida para "Alto Desenvolvimento Humano". Pergunta-se: Qual foi o intervalo considerado pelo PNUD para classificar a região no nível médio de desenvolvimento humano?

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26Q248523 | Raciocínio Lógico, Implicações lógicas, Técnico de Nível Superior Economista, BNB, ACEP

As três seqüências de números a seguir obedecem a uma lei de formação lógica. Determine o número ausente da última seqüência, indicado por um sinal de interrogação.

(12, 4, 15) (36, 9, 20) (21, ?, 35)

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27Q249558 | Matemática Financeira, Técnico de Nível Superior Economista, TCE MG, FCC

Um capital é aplicado à taxa de juros simples de 36% ao ano, durante 20 meses. Verifica-se que o correspondente montante é igual ao montante produzido por um outro capital no valor de R$ 50.000,00, aplicado durante um ano, à taxa de juros compostos de 8% ao semestre. O valor dos juros referente à primeira aplicação é igual a

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28Q249005 | Economia, Microeconomia, Técnico de Nível Superior Economista, BNB, ACEP

Indique a afirmativa INCORRETA.

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29Q249099 | Direito Administrativo, Técnico de Nível Superior Economista, TCE MG, FCC

A impugnação do instrumento convocatório da licitação por qualquer cidadão deve ocorrer até

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30Q249423 | Direito Administrativo, Técnico de Nível Superior Economista, TCE MG, FCC

Segundo a Lei no 8.987/95, na concessão de serviço público

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31Q249507 | Finanças, Técnico de Nível Superior Economista, TCE MG, FCC

O Brasil realizou intenso processo de privatização na década de 1990, o que foi considerado uma questão estratégica para diferentes governos. Sobre esse processo, é correto afirmar que

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32Q249301 | Finanças, Técnico de Nível Superior Economista, TCE MG, FCC

Com relação ao multiplicador keynesiano, é correto afirmar que,

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33Q248669 | Economia, Contabilidade Social, Técnico de Nível Superior Economista, BNB, ACEP

Aponte a alternativa INCORRETA.

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34Q248930 | Matemática Financeira, Técnico de Nível Superior Economista, TCE MG, FCC

Considere, na data de hoje, o desconto dos seguintes títulos: ? Uma duplicata de valor nominal igual a R$ 20.000,00, descontada 4 meses antes de seu vencimento, através de uma operação de desconto comercial simples com uma taxa de 2,5% ao mês. ? Uma outra duplicata, descontada 4 meses antes de seu vencimento, através de uma operação de desconto racional simples com uma taxa de 2% ao mês. Se os valores dos correspondentes descontos são iguais, então o valor nominal da segunda duplicata é

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35Q248906 | Finanças, Técnico de Nível Superior Economista, TCE MG, FCC

A abertura comercial no Brasil recebeu destaque a partir do momento em que se tornou uma meta explícita de governo. Porém, o processo de redução tarifária no comércio exterior iniciou-se anteriormente na gestão do presidente

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36Q249256 | Direito Constitucional, Técnico de Nível Superior Economista, TCE MG, FCC

A Constituição da República considera crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei,

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37Q249422 | Finanças, Técnico de Nível Superior Economista, TCE MG, FCC

Os dados sobre as necessidades de financiamento do Setor Público no Brasil indicam que nos anos 1990

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38Q248745 | Direito Administrativo, Técnico de Nível Superior Economista, TCE MG, FCC

Sobre os consórcios públicos, é correto afirmar que

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39Q248843 | Informática, Técnico de Nível Superior Economista, TCE MG, FCC

O Tribunal solicitou a formatação de um texto escrito em MS-Word 2000. Considerando que no texto formatado existem espaços entre linhas definidos como duplos, espaçamentos entre caracteres expandidos por dois pontos, posições em formato elevado por dez pontos e outras em rebaixado por 25 pontos, é correto que foram usadas apenas as funções de formatação de

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40Q248812 | Finanças, Técnico de Nível Superior Economista, TCE MG, FCC

A Curva de Phillips

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