Questões de Concursos: Técnico de Perfuração e Poços Júnior

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Técnico de Perfuração e Poços Júnior. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q249856 | Química, Técnico de Perfuração e Poços Júnior, Petrobras, Petrobrás Técnico de Perfuração e Poços Júnior

Em uma bancada, têm-se dois balões volumétricos, o primeiro com uma solução contendo cloreto de potássio, totalmente dissolvido em água, e o segundo com cloreto de prata, parte dissolvida e parte na forma de nanocristais dispersos em água.

Sobre esses conteúdos, são feitas as seguintes afirmações: I - Ambos têm a mesma transparência em relação à luz visível.

II - Em ambos, os cloretos metálicos não podem ser separados totalmente da água por meio de fi ltração em papel filtro.

III - Em pelo menos um dos balões, a solução é saturada. Está correto APENAS o que se afirma em

22 Q250578 | Física, Técnico de Perfuração e Poços Júnior, Petrobras, Petrobrás Técnico de Perfuração e Poços Júnior

Na condução de fluidos, além do uso comum de sistemas de bombeamento, fazem-se necessários sistemas de tubulação e válvulas de controle de fluxo nessas mesmas tubulações, de modo a garantir a condução correta dos fluidos.

Os principais tipos de válvulas utilizados são:

23 Q545298 | Física, Técnico de Perfuração e Poços Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O que pode ocasionar o problema da cavitação em uma bomba centrífuga?

24 Q594313 | Química, Técnico de Perfuração e Poços Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma bureta de alta precisão foi calibrada para ser utilizada a 20 ºC. Esse equipamento foi utilizado durante um dia em um laboratório, onde a temperatura ambiente era constante e igual a 35 ºC. Em consequência disso,

25 Q592579 | Química, Técnico de Perfuração e Poços Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considerando-se que um determinado GLP, Gás Liquefeito de Petróleo, ou gás de cozinha, é composto em 100% de gás butano e foi comercializado em botijões com peso líquido de 13 kg, qual a quantidade de O2 , em kg de O2, necessária para a combustão completa do gás contido em um botijão? Dados: ( Massa atômica em g/mol, C=12; H=1; O=16 )

26 Q250326 | Física, Técnico de Perfuração e Poços Júnior, Petrobras, Petrobrás Técnico de Perfuração e Poços Júnior

Na maioria dos processos industriais, o deslocamento de fluidos se faz necessário de modo que materiais sejam transportados entre etapas de processo e, até mesmo, dentro de um processamento específico. Muitas das vezes, tais deslocamentos são feitos para vencer perdas de carga, como os deslocamentos de altura, por exemplo.
Quando se tem um fluido de baixa viscosidade, isento de sólido, e se deseja que a vazão seja alta e constante, utiliza-se uma bomba do tipo

27 Q545150 | Física, Técnico de Perfuração e Poços Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um tanque esfera é utilizado para armazenamento de um gás e recebe continuamente uma carga média de 525 kg/hr de produto. Este tanque possui uma válvula de alimentação e uma válvula de descarga, ambas de acionamento manual. A pressão interna desse tanque deve ser controlada para evitar uma elevação de pressão acima de valores que produzem riscos à operação e à segurança da planta e de seus operadores. Sabendo-se que a pressão máxima operacional desse tanque é de 100 psi, se a pressão atingir o valor de 95 psi, qual será o procedimento para controlar esse processo?

28 Q594824 | Química, Técnico de Perfuração e Poços Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A gasolina é um combustível fóssil e o seu calor de combustão é - 5.500 kJ/mol. Considerando a gasolina constituída exclusivamente de C8H18, o valor que mais se aproxima do calor máximo, em kJ, produzido pela queima de 1,0 L desse combustível é

Dados: densidade da gasolina = 0,7 kg/L M (C8H18) = 114 g/mol

30 Q546138 | Física, Técnico de Perfuração e Poços Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Com relação à radiação eletromagnética, considere as afirmativas abaixo. I - Radiação eletromagnética é uma onda na qual um campo magnético variável induz um campo elétrico também variável no tempo que, por sua vez, produz um campo magnético variável e assim sucessivamente se propagam as ondas eletromagnéticas. II - Radiação eletromagnética é uma onda eletromagnética de natureza mecânica que necessita de um meio material condutor para se propagar, uma vez que no vácuo, ou seja, na ausência de matéria, não há propagação. III - Radiação eletromagnética é uma onda de campos elétricos e magnéticos que oscilam longitudinalmente, ou seja na mesma direção de propagação, possuindo as mesmas características das ondas sonoras, que se propagam no vácuo a uma velocidade de 300 km/h. Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.