Início

Questões de Concursos Técnico de Planejamento e Pesquisa

Resolva questões de Técnico de Planejamento e Pesquisa comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q414232 | Direito Ambiental, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

Com relação à política e gestão ambiental no Brasil, julgue os itens a seguir.

O Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), instituído pela Lei n.º 6.938/1981, é constituído pelos órgãos e entidades da União, dos estados, do Distrito Federal, dos municípios e pelas fundações instituídas pelo poder público, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental. Tem o CONAMA como órgão consultivo e deliberativo, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) como órgão central e o IBAMA como órgão executor.

  1. ✂️
  2. ✂️

182Q743290 | Economia, Inflação, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

Em relação às diferentes visões a respeito da política fiscal e monetária, julgue os itens de 104 a 106.

Uma diferença básica entre a curva de Philips aceleracionista (versão Friedman) e a curva de Philips vertical (versão Lucas) é que na primeira o governo ao adotar uma política monetária expansionista embora gere inflação, pode deslocar no curto prazo o desemprego para um nível abaixo da taxa natural, enquanto que na segunda perspectiva os efeitos sobre desemprego e produto são transitórios e ocorrem apenas se os agentes forem pegos de surpresa.

  1. ✂️
  2. ✂️

183Q650369 | Ciências Políticas, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, ESAF

O estudo das políticas públicas mostra que é possível haver diferentes arenas decisórias, caracterizando distintas modalidades de "políticas". Entre os enunciados abaixo, versando sobre este tema, assinale a única assertiva correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q745919 | Economia, Inflação, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

Com relação ao fenômeno de inflação crônica e elevada, e as experiências de planos de estabilização, julgue os itens subseqüentes.

Apesar de várias diferenças, uma das semelhanças entre o Plano Cruzado e o Plano Real foi a preocupação com a desindexação da economia, sendo no primeiro caso inspirado no "choque heterodoxo" (congelamento de preços e conversão dos salários pela média do passado) e no segundo caso na proposta de "moeda indexada" do chamado Plano Larida.

  1. ✂️
  2. ✂️

186Q443177 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais e Objetivos, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

A Constituição de 1988 foi o estuário do processo de construção no Brasil das bases de um sistema de proteção social universal e igualitário, na perspectiva dos modelos clássicos de Estado de Bem-Estar Social. Julgue os seguintes itens, relacionado à Carta de 1988.

Entre as principais conquistas da Carta de 1988, destaca-se o restabelecimento do Estado Democrático de Direito, a cidadania plena, e a introdução dos princípios do seguro social e da focalização das ações governamentais.

  1. ✂️
  2. ✂️

187Q738930 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

A discussão acerca do comportamento da economia no longo prazo e dos processos de desenvolvimento é fundamental para o desenho da política econômica em países mais pobres. Com relação ao comportamento da economia no longo prazo, julgue os itens a seguir.

Nos modelos neoclássicos de crescimento endógeno, os retornos decrescentes de escala associados à acumulação de capital colocam a economia em uma dinâmica de convergência para um estado estacionário de longo prazo.

  1. ✂️
  2. ✂️

188Q739025 | Economia, Estruturas de Mercado, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

Segundo o economista brasileiro Gílson de Lima Garófalo, pela Teoria do Consumidor, a microeconomia estuda a intenção dos indivíduos, com base em suas respectivas rendas, de se apropriarem de uma quantidade de bens que lhes propicie a maximização de suas satisfações, originando as procuras (individuais e agregadas) que se traduzirão em rendimentos para as firmas. Com base no exposto e considerando outros pressupostos gerais da microeconomia, julgue os itens a seguir.

A Teoria do Consumidor e a Teoria da Firma encontram um denominador comum na análise das bases para a determinação dos preços, pelo estudo do arcabouço econômico e da estrutura mercadológica.

  1. ✂️
  2. ✂️

189Q440003 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

Levando em consideração a estruturação da democracia e a reorganização da administração pública e do sistema federativo a partir da Constituição de 1988, julgue os itens a seguir.

As competências comuns previstas no artigo 23 da Constituição de 1988 comunicam que as matérias ali elencadas são de interesse comum de todos os entes da Federação e são, portanto, de responsabilidade dos três níveis de governo.

  1. ✂️
  2. ✂️

190Q650953 | Ciências Políticas, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, ESAF

O surgimento e evolução do Estado ocidental moderno foi um processo multi-secular, não linear, sujeito a uma série de variações históricas. Porém é possível constatar algumas regularidades como as que se descrevem abaixo, das quais a única incorreta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q744660 | Economia, Estruturas de Mercado, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

Segundo quadros consagrados pela literatura econômica contemporânea, pode-se tomar como classificação básica de estruturas de mercado observáveis as situações de concorrência perfeita, de monopólio, de oligopólio e de concorrência monopolística. Com base nesses referenciais, julgue os itens que se seguem.

Nas estruturas de mercado oligopolistas, o produto pode ou não ser diferenciado, importando apenas que algumas empresas sejam responsáveis pela maior parte ou pela totalidade da produção.

  1. ✂️
  2. ✂️

192Q650213 | Ciências Políticas, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

As principais teorias contemporâneas do Estado derivam de duas matrizes: a weberiana e a marxista. Com relação a esses paradigmas, julgue os itens seguintes.

De acordo com as teorias neo-institucionalistas de matriz weberiana, os interesses da burocracia do Estado contemporâneo não podem ser distinguidos dos interesses da classe capitalista.

  1. ✂️
  2. ✂️

193Q746017 | Economia, Inflação, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, ESAF

Podem ser considerados fatores que explicam o insucesso do Plano Cruzado, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q747816 | Economia, Demanda, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

Segundo o economista brasileiro Gílson de Lima Garófalo, pela Teoria do Consumidor, a microeconomia estuda a intenção dos indivíduos, com base em suas respectivas rendas, de se apropriarem de uma quantidade de bens que lhes propicie a maximização de suas satisfações, originando as procuras (individuais e agregadas) que se traduzirão em rendimentos para as firmas. Com base no exposto e considerando outros pressupostos gerais da microeconomia, julgue os itens a seguir.

Conforme pressupostos da Lei Geral de Procura não se pode afirmar que a quantidade procurada de um bem ou serviço qualquer varia na razão inversa da variação de seus preços, mantidas as demais influências constantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

195Q320814 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, referentes ao setor educacional no Brasil.

O manifesto dos pioneiros da educação nova, publicado em 1932, defendia a tese de que, no regime político brasileiro, o Estado não poderia impedir que, graças à organização de escolas privadas de tipos diferentes, as classes mais privilegiadas assegurassem a seus filhos uma educação de classe determinada; mas estava no dever indeclinável de não admitir, dentro do sistema escolar do Estado, quaisquer classes ou escolas a que só tivesse acesso uma minoria, por privilégio exclusivamente econômico.

  1. ✂️
  2. ✂️

196Q651067 | Ciências Políticas, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, ESAF

Considerando a formação da agenda, a formulação e a implementação de políticas públicas, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q746074 | Economia, Interligação Entre Lado Real e Monetário, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos modelos teóricos de macroeconomia aberta, julgue os próximos itens. A trindade impossível identificada por Mundell refere-se à impossibilidade de combinar livre mobilidade de capital, taxa de câmbio flutuante e política monetária autônoma.
  1. ✂️
  2. ✂️

198Q745675 | Economia, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca da atual divisão internacional do trabalho. A presente divisão internacional do trabalho propiciou a alguns países emergentes, dentre eles o Brasil, o aumento de sua vulnerabilidade externa por meio da acumulação de reservas internacionais em níveis inéditos, permitindo que alguns autores se referissem ao período atual como sendo marcado pelo fim da restrição externa histórica desses países.
  1. ✂️
  2. ✂️

199Q739048 | Economia, Inflação, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

Em relação às diferentes visões a respeito da política fiscal e monetária, julgue os itens de 104 a 106.

Para defensores do regime de metas de inflação, embora este regime esteja baseado na concepção de não-neutralidade da moeda no longo prazo, ele permite uma "discricionariedade limitada" do banco central, fornecendo algum grau de liberdade para, por exemplo, evitar uma volatilidade maior do produto.

  1. ✂️
  2. ✂️

200Q747512 | Economia, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

Em relação aos conceitos essenciais da economia bancária e financeira, julgue os itens de 109 a 114.

Mercados financeiros são caracterizados pela existência de assimetria de informações, na medida em que um participante deste mercado com freqüência não sabe o suficiente sobre outro participante para tomar uma decisão mais precisa com respeito à transação. O risco moral (moral harzard) é um caso de informação assimétrica que ocorre antes que a transação financeira e decorre do fato de que o banco não consegue distinguir com precisão os bons dos maus tomadores; já a seleção adversa é o caso de informação assimétrica depois que a transação ocorre, em que tomadores individuais escolhem realizar projetos mais arriscados a taxa de juros maiores.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.