Início

Questões de Concursos Técnico de Promotoria

Resolva questões de Técnico de Promotoria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q747921 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Sobre a economia brasileira pós-Plano Real, considere as afirmativas abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):

( ) A abertura da economia ajudou a estabilização e aumentou os excedentes tanto dos produtores quanto dos consumidores, através do acesso a bens importados.

( ) A sobrevalorização da taxa de câmbio, necessária aos propósitos da estabilização, afetou tanto a balança comercial quanto o preço relativo de bens comercializáveis e não-comercializáveis.

( ) Um estímulo à movimentação dos fatores, em direção à produção de bens não-comercializáveis, foi verificado.

( ) A sobrevalorização cambial perdurou bem além do tempo que teria sido necessário como forma de induzir a credibilidade do plano.

( ) Não se fez muito em termos das condições para a retomada do crescimento, com exceção dos esperados efeitos de eficiência, oriundos da privatização e da abertura comercial.

A seqüência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q601267 | Biblioteconomia, Ciência da Informação, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

As necessidades de informação têm objetivos específicos a serem atendidos e por isso demandam buscas estratégicas de informação. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q819272 | Legislação Federal, Lei n 8742 1993 Organização da Assistência Social LOAS, Técnico de Promotoria, Ministério Público Estadual PB, COMPERVE

Quanto à competência do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), em conformidade com o art. 18 da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), considere as afirmativas abaixo, identificando com V a(s) competência(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):

( ) Normatizar as ações e regular a prestação de serviços de natureza pública e privada no campo da Assistência Social.

( ) Formular política para a qualificação sistemática e continuada de recursos humanos no campo da Assistência Social.

( ) Coordenar e articular as ações no campo da Assistência Social.

( ) Estabelecer diretrizes, apreciar e aprovar os programas anuais e plurianuais do Fundo Nacional de Assistência Social.

( ) Prestar assessoramento técnico aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios e às entidades e organizações da Assistência Social.

A seqüência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q393583 | Direito Administrativo, Poderes e Deveres do Administrador Público, Técnico de Promotoria, Ministério Público Estadual PB, COMPERVE

Quanto à sua natureza jurídica, o poder regulamentar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q812454 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

De acordo com os fins da Educação Nacional, estabelecidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei nº 9.394/96, o ensino será ministrado com base em alguns princípios. Nesse contexto, pode-se considerar como princípio(s) estabelecido(s) para o ensino:

I. Diversidade da qualificação e garantia de inserção no mercado de trabalho.

II. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

III. Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas.

IV. Respeito à liberdade e apreço à tolerância.

V. Separação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q747486 | Economia, Inflação, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

O imposto inflacionário representa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q618190 | Informática, Engenharia de Software, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Quanto aos diagramas de caso de uso (use case diagrams) na notação UML, pode-se afirmar:

I. Contêm, em geral, casos de uso, atores e relacionamentos de generalização, de dependência e de associação.

II. Podem ser usados para expressar os requisitos funcionais de um sistema.

III. Mostram um conjunto de objetos e seus relacionamentos num certo momento no tempo.

IV. Podem ser usados para modelar o contexto de um sistema.

V. Podem conter pacotes, anotações ou restrições.

Está correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q357313 | Contabilidade Geral, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Segundo a Lei Complementar nº 101/2000, o campo de aplicação da Contabilidade Pública é (são):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q324085 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

No início dos anos 1970, a tendência curricular dominante foi criticada por especialistas da área. Nesse contexto, pode-se afirmar que as principais críticas a essa tendência incidiam sobre:

I. Seu caráter instrumental e apolítico.

II. A supervalorização do planejamento na implementação e controle dos currículos.

III. O incentivo à adoção de procedimentos �científicos� de avaliação.

IV. Sua concepção de que educação e currículo estão envolvidos com o processo cultural.

V. Sua concepção de currículo como espaço de manifestação dos conflitos sociais.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q816932 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Técnico de Promotoria, Ministério Público Estadual PB, COMPERVE

Considere o seguinte fato:

Um repórter, escalado para a cobertura de um assassinato cometido por um jovem de 15 anos, a fim de assegurar a veracidade ao discurso jornalístico, apurou com precisão e rigor as informações, cumprindo, no exercício da sua função, com os preceitos básicos do jornalismo.

A respeito desse fato e de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q401856 | Direito Administrativo, Inexigibilidade, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

A Licitação é INEXIGÍVEL em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q416926 | Direito Civil, Bens, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Para efeitos legais, pode-se afirmar que são considerados bens móveis:

I. Direitos reais sobre objetos móveis.

II. Materiais provenientes da demolição de um prédio.

III. Direito à sucessão aberta.

IV. As edificações que, separadas do solo, mas conservando a sua unidade, forem removidas para outro local.

Está(ão) correta(s) apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q735559 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

É correto afirmar que, dentre os recursos criminais em geral, pode-se verificar a figura do recurso em sentido estrito, que será cabível da decisão, despacho ou sentença
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q324767 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

A formação continuada ganha hoje destaque, constituindo parte das condições de trabalho profissional. A esse respeito, pode-se considerar como formação continuada:

I. Prolongamento da formação inicial, visando ao aperfeiçoamento profissional teórico e prático, no próprio contexto de trabalho, e ao desenvolvimento de uma cultura geral mais ampla, para além do exercício profissional.

II. Encontros e palestras esporádicas.

III. Ações de formação dentro e fora da jornada de trabalho.

IV. Atividades realizadas fora do contexto social e escolar.

V. Formação feita na escola, a partir de situações trazidas de fora, independente dos saberes adquiridos pelos professores na situação de trabalho.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q397813 | Direito Administrativo, Inexigibilidade, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

A Licitação é DISPENSÁVEL:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q603740 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Bibliotheca Universalis, a primeira bibliografia, continha livros impressos na Europa, escritos em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q401386 | Direito Administrativo, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

É correto afirmar que a Administração Pública pode ser definida como um complexo de órgãos que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q323833 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Ao trabalhar na formação de lideranças com o objetivo de resgatar e/ou interferir nas relações sociais de cidadania, NÃO é função do educador:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q435485 | Direito Constitucional, Classificação e Aplicabilidade das Normas Constitucionais, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

As normas definidoras dos direitos e deveres individuais e coletivos, por determinação constitucional, são autoaplicáveis. Deduz-se, por conseguinte, que tais normas têm eficácia jurídica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q356498 | Contabilidade Geral, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

A Contabilidade Pública é conceituada como o ramo da Ciência Contábil que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.