Início

Questões de Concursos Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes

Resolva questões de Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q250336 | Administração Financeira e Orçamentária, Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

De acordo com a Constituição Federal, o principal objetivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q250084 | Direito Administrativo, Agentes Públicos Disposições Constitucionais, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

O dever do agente público que decorre diretamente do princípio da indisponibilidade do interesse público, sendo inerente à função daquele que administra a coisa pública, denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q250527 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Em relação ao controle tecnológico de compactação e pavimentação, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q250196 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Em relação aos equipamentos de transporte utilizados em terraplenagem, mais especificamente sobre caminhões basculantes, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q250314 | Português, Pontuação, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Para que o fragmento abaixo seja coerente e gramaticalmente correto, é necessário inserir sinais de pontuação. Assinale a posição em que não deve ser usado o sinal de ponto, e sim a vírgula, para que sejam respeitadas as regras gramaticais. Desconsidere os ajustes nas letras iniciais minúsculas.

O projeto Escola de Bicicleta está distribuindo bicicletas de bambu para 4600 alunos da rede pública de São Paulo(A) o programa desenvolve ainda oficinas e cursos para as crianças utilizarem a bicicleta de forma segura e correta(B) os alunos ajudam a traçar ciclorrotas e participam de atividades sobre cidadania e reciclagem(C) as escolas participantes se tornam também centros de descarte de garrafas PET(D) destinadas depois para reciclagem(E) o programa possibilitará o retorno das bicicletas pela saúde das crianças e transformação das comunidades em lugares melhores para se viver.

(Adaptado de Vida Simples, abril de 2012, edição 117)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q249672 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

A norma DNER-ME-053/1994 do atual Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) prescreve o método de ensaio para se determinar a porcentagem de ligante betuminoso presente numa mistura asfáltica, sendo este método conhecido popularmente como ensaio do Rotarex. Segundo esta norma, o solvente recomendado para a extração do ligante da mistura é o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q250838 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

De acordo com a NORMA DNIT 031/2006 ES Pavimentos flexíveis Concreto asfáltico Especificação de serviço, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q484457 | Geografia, Geoprocessamento, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

A precisão com que as posições são determinadas, usando-se a constelação NAVSTAR/GPS, depende, fundamentalmente, de dois fatores: da geometria da configuração dos satélites e da precisão da medida. É correto afi mar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q250533 | Direito Administrativo, Organização da administração pública, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Quanto à sua posição estatal, o órgão que possui atribuições de direção, controle e decisão, mas que sempre está sujeito ao controle hierárquico de uma chefia mais alta, não tem autonomia administrativa nem financeira, denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q250979 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

A Classificação da frota de caminhões brasileira em função do número de eixos, do tipo de eixo, do enquadramento em veículo articulado e do Peso Bruto Total PBT está descrita a seguir. Marque a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q251013 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Sobre o Sistema de Projeção UTM, indique a opção correta quanto: ao número de fusos que o globo terrestre é dividido, à amplitude dos fusos a partir do meridiano de Greenwich, à amplitude das zonas de latitude, às latitudes limites e ao valor da constante K, no meridiano central do fuso.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q250809 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q250202 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Acerca do Processo de medição aplicado constante da Norma DNIT 107/2009 ES, Terraplenagem Empréstimos Especificações de Serviços, é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q250764 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Conforme a especificação de serviço DNIT 031/2006, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o agregado graúdo a ser empregado em serviços de pavimentação (produção de revestimento), deverá apresentar percentual de desgaste por Abrasão Los Angeles (DNER ME - 035/1998):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q250638 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Conforme as normas brasileiras, as emulsões asfálticas devem apresentar características físicas e químicas específicas para serem utilizadas em serviços de pavimentação, sendo estas características determinadas e avaliadas através da realização de ensaios. Sobre o tema, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q250842 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Pontos intermediários entre curvas de nível podem ser determinados através de diferentes métodos. O método que consiste em determinar os pontos de cota inteira e múltiplos da equidistância vertical por semelhança de triângulos é denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q250684 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Sobre os Modelos Numéricos de Terrenos (MNT), é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q249779 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

As operações sequenciais realizadas em uma usina de asfalto para produção de mistura a quente são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q483314 | Geografia, Geoprocessamento, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

As medições utilizando o posicionamento por satélites artificiais têm sido cada vez mais empregadas, sobre esta tecnologia, podemos afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q249740 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

O Ministério da Integração Nacional promoveu licitação na modalidade de concorrência a fim de por em execução a primeira etapa do projeto de Integração do Rio São Francisco.

O objeto da licitação consistia na construção de um aqueduto em concreto.

Em cláusula do edital do certame que disciplinava a comprovação de capacidade técnica pelos licitantes, exigia-se a comprovação de experiência na construção de aqueduto em concreto com 160 metros de extensão.

O diâmetro do aqueduto, as alturas dos pilares que o sustentam e demais detalhamentos da obra constavam do Anexo II do edital, denominado projeto básico e das fichas técnicas dos lotes de obras.

Determinado consórcio licitante logrou comprovar a capacidade técnica para a construção de aqueduto em concreto de 160 metros de extensão, porém não comprovou aptidão através de certidões e atestados de obras similares de complexidade tecnológica e operacional equivalente ou superior para a realização do objeto do certame tal como descrito no Anexo II do edital.

Em razão da inexistência da comprovação de capacidade técnica para a realização da obra a licitante, foi inabilitada pela comissão especial de licitação que conduzia o certame.

Tendo em mente o caso concreto acima narrado e as fontes do direito administrativo, analise as assertivas a seguir classificando-as como Verdadeiras(V) ou Falsas(F).

Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) Não há qualquer previsão editalícia quanto ao diâmetro do aqueduto ou as alturas dos pilares que o sustentam, o que impede a comissão de licitação de inabilitar o licitante por suposto não atendimento de tais requisitos.

( ) A Administração feriu o disposto no art. 41 da Lei n. 8.666/93 (princípio da vinculação ao edital).

( ) O edital licitatório não pode ser analisado sem os anexos e, muito importante, sem o projeto básico que prevê expressa e detalhadamente as medidas da obra.

( ) As obras e serviços somente poderão ser licitados quando houver projeto básico, aprovado pela autoridade competente, disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório, cumpridas as demais exigências legais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.