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Questões de Concursos Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes

Resolva questões de Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q249740 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

O Ministério da Integração Nacional promoveu licitação na modalidade de concorrência a fim de por em execução a primeira etapa do projeto de Integração do Rio São Francisco.

O objeto da licitação consistia na construção de um aqueduto em concreto.

Em cláusula do edital do certame que disciplinava a comprovação de capacidade técnica pelos licitantes, exigia-se a comprovação de experiência na construção de aqueduto em concreto com 160 metros de extensão.

O diâmetro do aqueduto, as alturas dos pilares que o sustentam e demais detalhamentos da obra constavam do Anexo II do edital, denominado projeto básico e das fichas técnicas dos lotes de obras.

Determinado consórcio licitante logrou comprovar a capacidade técnica para a construção de aqueduto em concreto de 160 metros de extensão, porém não comprovou aptidão através de certidões e atestados de obras similares de complexidade tecnológica e operacional equivalente ou superior para a realização do objeto do certame tal como descrito no Anexo II do edital.

Em razão da inexistência da comprovação de capacidade técnica para a realização da obra a licitante, foi inabilitada pela comissão especial de licitação que conduzia o certame.

Tendo em mente o caso concreto acima narrado e as fontes do direito administrativo, analise as assertivas a seguir classificando-as como Verdadeiras(V) ou Falsas(F).

Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) Não há qualquer previsão editalícia quanto ao diâmetro do aqueduto ou as alturas dos pilares que o sustentam, o que impede a comissão de licitação de inabilitar o licitante por suposto não atendimento de tais requisitos.

( ) A Administração feriu o disposto no art. 41 da Lei n. 8.666/93 (princípio da vinculação ao edital).

( ) O edital licitatório não pode ser analisado sem os anexos e, muito importante, sem o projeto básico que prevê expressa e detalhadamente as medidas da obra.

( ) As obras e serviços somente poderão ser licitados quando houver projeto básico, aprovado pela autoridade competente, disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório, cumpridas as demais exigências legais.

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122Q483482 | Geografia, Geoprocessamento, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Acerca do Processo de medição aplicado constante da Norma DNIT 107/2009 – ES, Terraplenagem – Empréstimos – Especificações de Serviços, é incorreto afirmar que:

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123Q250684 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Sobre os Modelos Numéricos de Terrenos (MNT), é incorreto afirmar que:

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124Q250464 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

O valor de uma obra é igual a R$ 1.040.000,00, incluso uma taxa de BDI de 30%. O valor de custo dessa obra é igual a:

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125Q250744 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Em um aparelho dotado de teodolito eletrônico geminado com distanciômetro eletrônico, entrada para cartão magnético ou coletora de dados, as estações totais são classificadas segundo a NBR 13.133/94, segundo os devios-padrão que as caracterizam. Uma estação total considerada como de alta precisão, deve ter um desvio-padrão:

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126Q250222 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Em relação às usinas de solos, é correto afirmar que:

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127Q250225 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Considerando os modernos equipamentos e técnicas atualmente disponíveis, para a determinação de altitude geométrica de alta precisão e para locação de uma intersecção rodoviária, a opção abaixo que melhor atende ao binômio precisão e rapidez de execução é:

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128Q249788 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Com relação aos tipos de concreto, analise as afirmativas.

I. O concreto magro é um concreto sem função estrutural que apresenta baixo consumo de cimento, podendo ser utilizado para envelopamento de tubos, lastros e contrapisos.

II. O concreto ciclópico é um concreto com baixa resistência à compressão, obtido pela adição de pedra de mão ao concreto convencional.

III. O Concreto de Alto Desempenho (CAD) utiliza adições e aditivos especiais, para reduzir sua porosidade e permeabilidade e caracteriza-se por resistências superiores a 40 MPa.

IV. Em peças pré-fabricadas é aconselhável o uso de concretos convencionais.

É correto apenas o que se afirma em

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129Q250751 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

A padronização do processo produtivo traz inúmeros benefícios às fábricas e empresas que produzem de artefatos de concreto, havendo a exceção de:

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130Q249595 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

O tipo de aditivo mais recomendado para o Concreto de Alto Desempenho (CAD) é:

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131Q249961 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

O Ministério da Integração Nacional promoveu licitação na modalidade de concorrência a fim de por em execução a primeira etapa do projeto de Integração do Rio São Francisco.

O objeto da licitação consistia na construção de um aqueduto em concreto.

Em cláusula do edital do certame que disciplinava a comprovação de capacidade técnica pelos licitantes, exigia-se a comprovação de experiência na construção de aqueduto em concreto com 160 metros de extensão.

O diâmetro do aqueduto, as alturas dos pilares que o sustentam e demais detalhamentos da obra constavam do Anexo II do edital, denominado projeto básico e das fichas técnicas dos lotes de obras.

Determinado consórcio licitante logrou comprovar a capacidade técnica para a construção de aqueduto em concreto de 160 metros de extensão, porém não comprovou aptidão através de certidões e atestados de obras similares de complexidade tecnológica e operacional equivalente ou superior para a realização do objeto do certame tal como descrito no Anexo II do edital.

Em razão da inexistência da comprovação de capacidade técnica para a realização da obra a licitante, foi inabilitada pela comissão especial de licitação que conduzia o certame.

Tendo em mente o caso concreto acima narrado e as fontes do direito administrativo, analise as assertivas abaixo classificando-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) Não há qualquer previsão editalícia quanto ao diâmetro do aqueduto ou as alturas dos pilares que o sustentam, o que impede a comissão de licitação de inabilitar o licitante por suposto não atendimento de tais requisitos.

( ) A Administração feriu o disposto no art. 41 da Lei n. 8.666/93 (princípio da vinculação ao edital).

( ) O edital licitatório não pode ser analisado sem os anexos e, muito importante, sem o projeto básico que prevê expressa e detalhadamente as medidas da obra.

( ) As obras e serviços somente poderão ser licitados quando houver projeto básico, aprovado pela autoridade competente, disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório, cumpridas as demais exigências legais.

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132Q250166 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Deseja-se dosar experimentalmente um concreto com resistência característica, aos 28 dias de idade, de 20 MPa. Sabe-se que na obra o cimento será dosado em massa e a água e os agregados em volume, com correção de umidade e inchamento da areia. Nessas condições a resistência de dosagem que deve ser adotada (arredondada para uma casa decimal) é:

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133Q249659 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Bruce Marshall, engenheiro do Bureau of Public Road dos EUA, propôs na década de 40 uma técnica de dosagem de misturas asfálticas a quente, bem como um método de ensaio relativo a este estudo. Em relação ao ensaio, é correto a?rmar que:

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