Início Questões de Concursos Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes Resolva questões de Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 41Q483536 | Geografia, Metrologia, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFSobre os Modelos Numéricos de Terrenos (MNT), é incorreto afirmar que: ✂️ a) é uma representação matemática computacional da distribuição de um fenômeno espacial que ocorre dentro de uma região da superfície terrestre. ✂️ b) enquanto os Modelos Numéricos de Terreno (MNT) consideram os obstáculos no terreno, o Modelo Digital de Elevação (MDE) considera as cotas. ✂️ c) podem ser utilizados para análises de corteaterro, para projeto de estradas e barragens. ✂️ d) a partir dos modelos (grades), pode-se calcular diretamente volumes, áreas, desenhar perfis e secções transversais. ✂️ e) as estruturas de dados mais utilizadas na etapa de interpolação são a grade regular e a malha triangular. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 42Q249671 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFA classificação dos veículos adotada pelo DNIT apresenta as configurações básicas de cada veículo ou combinação de veículos, bem como número de eixos, seu Peso Bruto Total PBT máximo e sua classe. Dos conceitos a seguir, relativos a essa classificação ou categoria, assinale a opção incorreta. ✂️ a) Entende-se por configuração básica a quantidade de unidades que compõem o veículo, os números de eixos e grupos de eixos. ✂️ b) A rodagem é definida pela quantidade de pneumáticos por eixo. ✂️ c) Os eixos equipados com pneus extralargos (single) na medida 385/65R22. 5 são considerados como eixos com rodagem dupla. ✂️ d) Entende-se por configuração básica a quantidade de pneumáticos por eixo. ✂️ e) As diversas classes são representadas por um código alfanumérico, por exemplo, 2S3. No código adotado, o primeiro algarismo representa o número de eixos do veículo simples ou da unidade tratora, enquanto que o segundo algarismo, caso exista, indica a quantidade de eixos da(s) unidade(s) rebocada(s). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 43Q250929 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFCom relação ao aço para concreto, é correto afirmar que: ✂️ a) as barras são produtos com diâmetro nominal de 6,3mm ou superior, obtidos exclusivamente por laminação a frio. ✂️ b) as barras de categoria CA-60 são obrigatoriamente providas de nervuras transversais oblíquas. ✂️ c) o aço CA-25 deve ter a superfície obrigatoriamente lisa, desprovidas de quaisquer tipos de nervuras ou entalhes. ✂️ d) para o cálculo da massa linear da barra ou do fio faz-se o produto da área da seção nominal, em m2 , por 2400 kg/m3 . ✂️ e) o comprimento das barras e fios retos deve ser de 10m, com tolerância de ± 1%. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 44Q250329 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFO Cimento Asfáltico do Petróleo (CAP) é um ligante termoviscoplástico, sendo impermeável à água e pouco reativo. Em relação a este conteúdo, é verídico a?rmar que: ✂️ a) a grande maioria dos cimentos asfálticos do petróleo tem, em sua composição química, 85% de hidrocarbonetos e 15% de heteroátomos, unidos por ligações covalentes. ✂️ b) o termo CAP 30/45 é utilizado para classi?car o cimento asfáltico do petróleo que apresenta uma viscosidade Saybol Furol a 170o C entre 30 a 45 segundos. ✂️ c) o termo CAP 30/45 é utilizado para classi?car um cimento asfáltico do petróleo que apresenta uma penetração em milímetros entre 30 e 45. ✂️ d) a penetração é um ensaio utilizado para caracterizar e classi?car um cimento asfáltico do petróleo, consistindo o ensaio na determinação da profundidade de penetração em décimos de milímetro de uma agulha padronizada (massa 100 gramas), sobre uma amostra de volume também padronizado, por 5 segundos e a uma temperatura de 25o C. ✂️ e) o ponto de amolecimento é uma medida empírica que correlaciona à temperatura em que se encontra o cimento asfáltico do petróleo com o seu estado físico de extrema viscosidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 45Q250707 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFAs medições utilizando o posicionamento por satélites artificiais têm sido cada vez mais empregadas, sobre esta tecnologia, podemos afirmar que: ✂️ a) além do sistema GPS (Global Positioning System), também são adotados o Sistema Glonass, o Sistema Galileu e o Sistema Beidou/ Compass, que são designados como GNSS (Global Navigation Satelite System). ✂️ b) qualquer receptor de sinais de satélites de posicionamento é capaz de receber dados de qualquer sistema: GPS, Glonass, Galileu ou Beidou/Compass, independente da configuração do receptor. ✂️ c) o posicionamento por satélite depende das condições atmosféricas e do local. ✂️ d) o Sistema GPS possui 3 segmentos: o segmento espacial, composto pelos satélites, o segmento de controle, composto pelas estações monitoras dos satélites, e o segmento do usuário, composto somente pelos usuários militares. ✂️ e) o Sistema de referência associado do GPS, quando se utilizam efemérides transmitidas, é o SIRGAS2000. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 46Q250509 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFO cimento Portland é um aglomerante hidráulico obtido da calcinação e moagem de misturas, em quantidades adequadas, de materiais calcários e argilosos, com adição de gesso e, quando necessário, de outros materiais como escória de alto-forno, pozolana, filler calcário, entre outros. A principal função do gesso adicionado ao clínquer do cimento é: ✂️ a) acelerar a pega. ✂️ b) aumentar a resistência. ✂️ c) retardar o tempo de pega. ✂️ d) reduzir os vazios e melhorar a trabalhabilidade. ✂️ e) reduzir o calor de hidratação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 47Q250883 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFAs principais literaturas nacionais especializadas e a norma NBR 7225/1993 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) afirmam, em relação ao tema classificação de agregado, que: ✂️ a) a forma e a dimensão das partículas sólidas dos agregados não são parâmetros utilizados para se realizar a classificação destes materiais, que são amplamente empregados em serviços de pavimentação. ✂️ b) agregados naturais, utilizados em pavimentação, são aqueles obtidos através de processo industrializado e/ou por operações de fragmentação e britagem da matéria-prima. ✂️ c) agregado é definido como sendo materiais com propriedades adequadas, naturais ou obtidos por fragmentação artificial de pedra, de dimensão nominal máxima inferior a 100mm e de dimensão nominal mínima igual ou superior a 0,075mm; podendo ser classificados quanto a sua granulometria em agregado graúdo e miúdo. ✂️ d) agregado miúdo é aquele cuja dimensão nominal possui diâmetro de partículas entre 9,5mm a 0,075mm, sendo muito utilizados na produção de lama asfáltica. ✂️ e) agregado graúdo, obtido industrialmente através do processo de desmonte e britagem de uma rocha, é classificado como sendo natural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 48Q250374 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFEm relação ao tema amostragem de agregados para pavimentação, o procedimento DNER Pro 120/1997 do atual Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estabelece, em seu item 4, os procedimentos a serem adotados na coleta de amostras de agregados, bem como seus respectivos quantitativos, visando à realização de ensaios tecnológicos na área de pavimentação. Segundo este item, é correto afirmar que: ✂️ a) a amostra de agregado graúdo, coletada para a realização do ensaio de durabilidade à ação de sulfato de sódio (DNER – 089/1994), deverá ter massa mínima de 1 Kg. ✂️ b) a amostra de agregado miúdo, coletada para a realização de dosagem experimental de misturas betuminosas, deverá ter massa máxima de 5 Kg. ✂️ c) a amostra de agregado miúdo, coletada dentro da caçamba de veículo, deverá ser submetida a um processo de umedecimento, procedimento este que visa evitar a segregação da amostra durante o seu transporte para o laboratório. ✂️ d) as amostras de agregados espalhadas na pista deverão ser coletadas após serem submetidas a qualquer operação de mistura, compressão e ajuste, procedimento este que permitirá caracterizar com maior fidelidade as condições reais de campo. ✂️ e) as amostras de agregados, obtidas em pilhas de estocagem, deverão ser coletadas em pontos distintos, dispostos alternadamente, desde a crista até a base da pilha e em todos os lados dela, perfazendo um volume total de 400 litros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 49Q483332 | Geografia, Geoprocessamento, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFO algoritmo de Douglas/Peucker é muito utilizado em um SIG para ✂️ a) o registro de imagens matriciais. ✂️ b) eliminar vértices desnecessários em uma cadeia de linhas. ✂️ c) o cálculo de áreas. ✂️ d) compactar imagens sem perdas signifi cativas. ✂️ e) otimizar bancos de dados geográfi cos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 50Q249603 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFAo calcular uma poligonal com perímetro de 3.250m, a diferença encontrada entre as coordenadas de partida e de chegada foi: DE de 3 cm e DN de -4 cm. A precisão horizontal alcançada foi de: ✂️ a) 1:65.000 ✂️ b) 1:650 ✂️ c) 1:16.250 ✂️ d) 1:39.000 ✂️ e) -12 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 51Q249673 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFConforme a especificação de serviço DNIT 108/2009 ES do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes intitulada terraplenagem aterros, é verídica a informação: ✂️ a) para a construção de um aterro, as etapas convencionais e sequencias são, respectivamente: descarga e espalhamento do material em camadas, homogenização da camada e compactação. ✂️ b) o lançamento do material para a construção de um aterro deverá ser feito em camadas sucessivas de espessura mínima igual a 50cm, realizada em toda a largura da plataforma e numa extensão máxima que permita a eficiência dos serviços de compactação. ✂️ c) durante o processo de compactação, todas as camadas de solo lançadas no aterro deverão ter espessura máxima de 20cm, aceitando- se desvio de umidade de até 2% em relação à umidade ótima e grau de compactação mínimo de 95%. ✂️ d) a compactação de aterro localizado próximo de encosta de ponte (encabeçamento), enchimento de cavas de fundações e trincheiras de bueiros, deverá ser realizada utilizando-se compactadores especiais, como, por exemplo, o sapo mecânico. ✂️ e) em regiões onde houver incidência e predominância de solos arenosos, recomenda-se a correção granulométrica destes para a sua utilização, visto que os solos não possuem coesão suficiente para se garantir a estabilidade dos taludes e evitar o surgimento de processo erosivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 52Q250092 | Direito Administrativo, Agências Reguladoras, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFA respeito das agências reguladoras e das agências executivas, analise as assertivas abaixo, classificando-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta. ( ) A agência executiva é uma nova espécie de entidade integrante da Administração Pública Indireta. ( ) O grau de autonomia da agência reguladora depende dos instrumentos específicos que a respectiva lei instituidora estabeleça. ( ) Ao contrário das agências reguladoras, as agências executivas não têm área específica de atuação. ( ) As agências executivas podem ser autarquias ou fundações públicas. ✂️ a) V, F, V, V ✂️ b) F, V, V, V ✂️ c) F, F, V, V ✂️ d) V, V, V, F ✂️ e) F, F, F, V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 53Q249991 | Administração Financeira e Orçamentária, Orçamento Tradicional, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFSão características do orçamento tradicional: ✂️ a) privilegiava a classificação da receita segundo o objeto de arrecadação e as despesas segundo as necessidades de cada entidade. ✂️ b) fixação de dotações segundo os objetivos de cada órgão e previsão de receitas segundo estimativa global de arrecadação. ✂️ c) era vinculado ao sistema de planejamento e fixava a despesa segundo a estimativa de gasto dos órgãos e a receita segundo os parâmetros de arrecadação do ano anterior. ✂️ d) consistia de um documento de previsão de receitas e autorização de despesas, estas classificadas segundo o objeto gasto. ✂️ e) consistia de um documento de previsão de receitas e fixação de despesas com prioridade nas ações de cada órgão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 54Q249918 | Administração Financeira e Orçamentária, Convênios, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFSegundo dispõe a IN STN 01/1997, na prestação de contas da aplicação de recursos recebidos mediante convênios, as entidades devem apresentar, além do relatório de cumprimento do objeto, os seguintes documentos, exceto: ✂️ a) relação de bens adquiridos com os recursos do convênio. ✂️ b) extrato da conta bancária onde foram movimentados os recursos. ✂️ c) plano de Trabalho. ✂️ d) relação nominal dos dirigentes da entidade aplicadora dos recursos. ✂️ e) termo de aceitação definitivo da obra quando o objeto envolver a execução de obra ou serviço de engenharia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 55Q483807 | Geografia, Topografia, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFSobre erros em Topografia, assinale a opção incorreta. ✂️ a) Se o erro angular estiver no limite de tolerância, efetua-se uma compensação que pode ser positiva, quando o erro for para menos, e negativa, quando o erro for para mais. ✂️ b) O erro angular de fechamento dá uma ideia da precisão com que os ângulos horizontais foram determinados em campo. ✂️ c) Usando o processo das defl exões, a diferença entre a soma das defl exões à direita e a das defl exões à esquerda deve ser igual a 360º. ✂️ d) A correção do erro angular pode ser feita diretamente nos azimutes calculados e a correção do erro linear diretamente nas distâncias medidas em campo e em proporção inversa aos comprimentos. ✂️ e) Em um caminhamento em que o somatório dos ângulos externos totalizou 1440º 06’, o erro de fechamento foi de 6’, dentro da tolerância se t = 5’ ?n. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 56Q250790 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFA Ciência que se baseia na observação de corpos celestes, a partir da determinação de distâncias e variações das distâncias entre a superfície da Terra e satélites ou entre satélites, é denominada: ✂️ a) Geodésia Física. ✂️ b) Geodésia Geométrica. ✂️ c) Geometria Celeste. ✂️ d) Geodésia Euclidiana. ✂️ e) Geodésia Celeste. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 57Q250005 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFCompõem os mais variados tipos de guindastes, exceto: ✂️ a) Ponte rolante. ✂️ b) Grua. ✂️ c) Munck. ✂️ d) Pinça ou multiangular. ✂️ e) Pórticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 58Q250189 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFOs itens descritos a seguir compõe a taxa de Benefícios e Despesas Indiretas BDI, exceto: ✂️ a) Administração Central. ✂️ b) Despesas Financeiras. ✂️ c) Despesas Comerciais. ✂️ d) Encargos Sociais. ✂️ e) Contingências. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 59Q250488 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFDe acordo com a Especificação de Material DNIT 095/2006 EM, Cimentos asfálticos de petróleo, a informação incorreta é: ✂️ a) o CAP classifica-se de acordo com a penetração em CAP-30/45, CAP-50/70, CAP-85/100 e CAP- 150/200. ✂️ b) os cimentos asfálticos, a que se refere esta Especificação, devem ser homogêneos, não conter água nem espumar quando aquecidos a 175 ºC. ✂️ c) constatadas irregularidades durante a inspeção realizada no recebimento do produto betuminoso na obra e independentemente de ensaio, o comprador poderá rejeitar o fornecimento do produto. ✂️ d) o Índice de susceptibilidade térmica é obtido a partir da temperatura correspondente ao Ponto de amolecimento e da penetração em décimos de mm. ✂️ e) o Ponto de fulgor deve ser de no mínimo 177 ºC. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 60Q250553 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFEm relação ao conteúdo misturas asfálticas, é correto a?rmar que: ✂️ a) o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) é a denominação conferida a toda mis- tura convenientemente proporcionada de agregados selecionados e cimento asfáltico do petróleo, sendo esta mistura produzida à temperatura de 100o C e somente em usinas móveis. ✂️ b) Stone Matrix Asphalt (SM constitui como sendo um revestimento asfáltico aditivado, com consumo de ligante no percentual médio de 10%, usinado a quente, e concebido para realizar serviços de tapa buracos em vias urbanas. ✂️ c) pré-misturado a frio (PMF) é uma mistura asfáltica composto de agregado graúdo, miúdo, ?ller e asfalto diluído, homogenizados à temperatura ambiente e muito utilizado nos serviços de recapeamento de pavimentos urbanos e rodoviários com baixo volume de tráfego. ✂️ d) a lama asfáltica (L é uma mistura de consistência ?uida, composta de agregados minerais, material de enchimento ou ?ller, emulsão asfáltica e água; aplicada na manutenção preventiva e na conservação de pavimentos asfálticos e/ou de pavimentos de concreto produzidos com cimento Portland. ✂️ e) o micro revestimento asfáltico (MRAF) é uma mistura constituída por emulsão modi?cada por polímeros, agregados minerais, ?ller, água e ?bras, aplicada na restauração de revestimento denominados de tratamento super? cial, com intuito de aumentar a resistência à compressão da camada restaurada e promover a redução de trincas super?ciais do pavimento. 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41Q483536 | Geografia, Metrologia, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFSobre os Modelos Numéricos de Terrenos (MNT), é incorreto afirmar que: ✂️ a) é uma representação matemática computacional da distribuição de um fenômeno espacial que ocorre dentro de uma região da superfície terrestre. ✂️ b) enquanto os Modelos Numéricos de Terreno (MNT) consideram os obstáculos no terreno, o Modelo Digital de Elevação (MDE) considera as cotas. ✂️ c) podem ser utilizados para análises de corteaterro, para projeto de estradas e barragens. ✂️ d) a partir dos modelos (grades), pode-se calcular diretamente volumes, áreas, desenhar perfis e secções transversais. ✂️ e) as estruturas de dados mais utilizadas na etapa de interpolação são a grade regular e a malha triangular. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
42Q249671 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFA classificação dos veículos adotada pelo DNIT apresenta as configurações básicas de cada veículo ou combinação de veículos, bem como número de eixos, seu Peso Bruto Total PBT máximo e sua classe. Dos conceitos a seguir, relativos a essa classificação ou categoria, assinale a opção incorreta. ✂️ a) Entende-se por configuração básica a quantidade de unidades que compõem o veículo, os números de eixos e grupos de eixos. ✂️ b) A rodagem é definida pela quantidade de pneumáticos por eixo. ✂️ c) Os eixos equipados com pneus extralargos (single) na medida 385/65R22. 5 são considerados como eixos com rodagem dupla. ✂️ d) Entende-se por configuração básica a quantidade de pneumáticos por eixo. ✂️ e) As diversas classes são representadas por um código alfanumérico, por exemplo, 2S3. No código adotado, o primeiro algarismo representa o número de eixos do veículo simples ou da unidade tratora, enquanto que o segundo algarismo, caso exista, indica a quantidade de eixos da(s) unidade(s) rebocada(s). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
43Q250929 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFCom relação ao aço para concreto, é correto afirmar que: ✂️ a) as barras são produtos com diâmetro nominal de 6,3mm ou superior, obtidos exclusivamente por laminação a frio. ✂️ b) as barras de categoria CA-60 são obrigatoriamente providas de nervuras transversais oblíquas. ✂️ c) o aço CA-25 deve ter a superfície obrigatoriamente lisa, desprovidas de quaisquer tipos de nervuras ou entalhes. ✂️ d) para o cálculo da massa linear da barra ou do fio faz-se o produto da área da seção nominal, em m2 , por 2400 kg/m3 . ✂️ e) o comprimento das barras e fios retos deve ser de 10m, com tolerância de ± 1%. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
44Q250329 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFO Cimento Asfáltico do Petróleo (CAP) é um ligante termoviscoplástico, sendo impermeável à água e pouco reativo. Em relação a este conteúdo, é verídico a?rmar que: ✂️ a) a grande maioria dos cimentos asfálticos do petróleo tem, em sua composição química, 85% de hidrocarbonetos e 15% de heteroátomos, unidos por ligações covalentes. ✂️ b) o termo CAP 30/45 é utilizado para classi?car o cimento asfáltico do petróleo que apresenta uma viscosidade Saybol Furol a 170o C entre 30 a 45 segundos. ✂️ c) o termo CAP 30/45 é utilizado para classi?car um cimento asfáltico do petróleo que apresenta uma penetração em milímetros entre 30 e 45. ✂️ d) a penetração é um ensaio utilizado para caracterizar e classi?car um cimento asfáltico do petróleo, consistindo o ensaio na determinação da profundidade de penetração em décimos de milímetro de uma agulha padronizada (massa 100 gramas), sobre uma amostra de volume também padronizado, por 5 segundos e a uma temperatura de 25o C. ✂️ e) o ponto de amolecimento é uma medida empírica que correlaciona à temperatura em que se encontra o cimento asfáltico do petróleo com o seu estado físico de extrema viscosidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
45Q250707 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFAs medições utilizando o posicionamento por satélites artificiais têm sido cada vez mais empregadas, sobre esta tecnologia, podemos afirmar que: ✂️ a) além do sistema GPS (Global Positioning System), também são adotados o Sistema Glonass, o Sistema Galileu e o Sistema Beidou/ Compass, que são designados como GNSS (Global Navigation Satelite System). ✂️ b) qualquer receptor de sinais de satélites de posicionamento é capaz de receber dados de qualquer sistema: GPS, Glonass, Galileu ou Beidou/Compass, independente da configuração do receptor. ✂️ c) o posicionamento por satélite depende das condições atmosféricas e do local. ✂️ d) o Sistema GPS possui 3 segmentos: o segmento espacial, composto pelos satélites, o segmento de controle, composto pelas estações monitoras dos satélites, e o segmento do usuário, composto somente pelos usuários militares. ✂️ e) o Sistema de referência associado do GPS, quando se utilizam efemérides transmitidas, é o SIRGAS2000. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
46Q250509 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFO cimento Portland é um aglomerante hidráulico obtido da calcinação e moagem de misturas, em quantidades adequadas, de materiais calcários e argilosos, com adição de gesso e, quando necessário, de outros materiais como escória de alto-forno, pozolana, filler calcário, entre outros. A principal função do gesso adicionado ao clínquer do cimento é: ✂️ a) acelerar a pega. ✂️ b) aumentar a resistência. ✂️ c) retardar o tempo de pega. ✂️ d) reduzir os vazios e melhorar a trabalhabilidade. ✂️ e) reduzir o calor de hidratação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
47Q250883 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFAs principais literaturas nacionais especializadas e a norma NBR 7225/1993 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) afirmam, em relação ao tema classificação de agregado, que: ✂️ a) a forma e a dimensão das partículas sólidas dos agregados não são parâmetros utilizados para se realizar a classificação destes materiais, que são amplamente empregados em serviços de pavimentação. ✂️ b) agregados naturais, utilizados em pavimentação, são aqueles obtidos através de processo industrializado e/ou por operações de fragmentação e britagem da matéria-prima. ✂️ c) agregado é definido como sendo materiais com propriedades adequadas, naturais ou obtidos por fragmentação artificial de pedra, de dimensão nominal máxima inferior a 100mm e de dimensão nominal mínima igual ou superior a 0,075mm; podendo ser classificados quanto a sua granulometria em agregado graúdo e miúdo. ✂️ d) agregado miúdo é aquele cuja dimensão nominal possui diâmetro de partículas entre 9,5mm a 0,075mm, sendo muito utilizados na produção de lama asfáltica. ✂️ e) agregado graúdo, obtido industrialmente através do processo de desmonte e britagem de uma rocha, é classificado como sendo natural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
48Q250374 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFEm relação ao tema amostragem de agregados para pavimentação, o procedimento DNER Pro 120/1997 do atual Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estabelece, em seu item 4, os procedimentos a serem adotados na coleta de amostras de agregados, bem como seus respectivos quantitativos, visando à realização de ensaios tecnológicos na área de pavimentação. Segundo este item, é correto afirmar que: ✂️ a) a amostra de agregado graúdo, coletada para a realização do ensaio de durabilidade à ação de sulfato de sódio (DNER – 089/1994), deverá ter massa mínima de 1 Kg. ✂️ b) a amostra de agregado miúdo, coletada para a realização de dosagem experimental de misturas betuminosas, deverá ter massa máxima de 5 Kg. ✂️ c) a amostra de agregado miúdo, coletada dentro da caçamba de veículo, deverá ser submetida a um processo de umedecimento, procedimento este que visa evitar a segregação da amostra durante o seu transporte para o laboratório. ✂️ d) as amostras de agregados espalhadas na pista deverão ser coletadas após serem submetidas a qualquer operação de mistura, compressão e ajuste, procedimento este que permitirá caracterizar com maior fidelidade as condições reais de campo. ✂️ e) as amostras de agregados, obtidas em pilhas de estocagem, deverão ser coletadas em pontos distintos, dispostos alternadamente, desde a crista até a base da pilha e em todos os lados dela, perfazendo um volume total de 400 litros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
49Q483332 | Geografia, Geoprocessamento, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFO algoritmo de Douglas/Peucker é muito utilizado em um SIG para ✂️ a) o registro de imagens matriciais. ✂️ b) eliminar vértices desnecessários em uma cadeia de linhas. ✂️ c) o cálculo de áreas. ✂️ d) compactar imagens sem perdas signifi cativas. ✂️ e) otimizar bancos de dados geográfi cos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
50Q249603 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFAo calcular uma poligonal com perímetro de 3.250m, a diferença encontrada entre as coordenadas de partida e de chegada foi: DE de 3 cm e DN de -4 cm. A precisão horizontal alcançada foi de: ✂️ a) 1:65.000 ✂️ b) 1:650 ✂️ c) 1:16.250 ✂️ d) 1:39.000 ✂️ e) -12 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
51Q249673 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFConforme a especificação de serviço DNIT 108/2009 ES do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes intitulada terraplenagem aterros, é verídica a informação: ✂️ a) para a construção de um aterro, as etapas convencionais e sequencias são, respectivamente: descarga e espalhamento do material em camadas, homogenização da camada e compactação. ✂️ b) o lançamento do material para a construção de um aterro deverá ser feito em camadas sucessivas de espessura mínima igual a 50cm, realizada em toda a largura da plataforma e numa extensão máxima que permita a eficiência dos serviços de compactação. ✂️ c) durante o processo de compactação, todas as camadas de solo lançadas no aterro deverão ter espessura máxima de 20cm, aceitando- se desvio de umidade de até 2% em relação à umidade ótima e grau de compactação mínimo de 95%. ✂️ d) a compactação de aterro localizado próximo de encosta de ponte (encabeçamento), enchimento de cavas de fundações e trincheiras de bueiros, deverá ser realizada utilizando-se compactadores especiais, como, por exemplo, o sapo mecânico. ✂️ e) em regiões onde houver incidência e predominância de solos arenosos, recomenda-se a correção granulométrica destes para a sua utilização, visto que os solos não possuem coesão suficiente para se garantir a estabilidade dos taludes e evitar o surgimento de processo erosivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
52Q250092 | Direito Administrativo, Agências Reguladoras, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFA respeito das agências reguladoras e das agências executivas, analise as assertivas abaixo, classificando-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta. ( ) A agência executiva é uma nova espécie de entidade integrante da Administração Pública Indireta. ( ) O grau de autonomia da agência reguladora depende dos instrumentos específicos que a respectiva lei instituidora estabeleça. ( ) Ao contrário das agências reguladoras, as agências executivas não têm área específica de atuação. ( ) As agências executivas podem ser autarquias ou fundações públicas. ✂️ a) V, F, V, V ✂️ b) F, V, V, V ✂️ c) F, F, V, V ✂️ d) V, V, V, F ✂️ e) F, F, F, V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
53Q249991 | Administração Financeira e Orçamentária, Orçamento Tradicional, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFSão características do orçamento tradicional: ✂️ a) privilegiava a classificação da receita segundo o objeto de arrecadação e as despesas segundo as necessidades de cada entidade. ✂️ b) fixação de dotações segundo os objetivos de cada órgão e previsão de receitas segundo estimativa global de arrecadação. ✂️ c) era vinculado ao sistema de planejamento e fixava a despesa segundo a estimativa de gasto dos órgãos e a receita segundo os parâmetros de arrecadação do ano anterior. ✂️ d) consistia de um documento de previsão de receitas e autorização de despesas, estas classificadas segundo o objeto gasto. ✂️ e) consistia de um documento de previsão de receitas e fixação de despesas com prioridade nas ações de cada órgão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
54Q249918 | Administração Financeira e Orçamentária, Convênios, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFSegundo dispõe a IN STN 01/1997, na prestação de contas da aplicação de recursos recebidos mediante convênios, as entidades devem apresentar, além do relatório de cumprimento do objeto, os seguintes documentos, exceto: ✂️ a) relação de bens adquiridos com os recursos do convênio. ✂️ b) extrato da conta bancária onde foram movimentados os recursos. ✂️ c) plano de Trabalho. ✂️ d) relação nominal dos dirigentes da entidade aplicadora dos recursos. ✂️ e) termo de aceitação definitivo da obra quando o objeto envolver a execução de obra ou serviço de engenharia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
55Q483807 | Geografia, Topografia, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFSobre erros em Topografia, assinale a opção incorreta. ✂️ a) Se o erro angular estiver no limite de tolerância, efetua-se uma compensação que pode ser positiva, quando o erro for para menos, e negativa, quando o erro for para mais. ✂️ b) O erro angular de fechamento dá uma ideia da precisão com que os ângulos horizontais foram determinados em campo. ✂️ c) Usando o processo das defl exões, a diferença entre a soma das defl exões à direita e a das defl exões à esquerda deve ser igual a 360º. ✂️ d) A correção do erro angular pode ser feita diretamente nos azimutes calculados e a correção do erro linear diretamente nas distâncias medidas em campo e em proporção inversa aos comprimentos. ✂️ e) Em um caminhamento em que o somatório dos ângulos externos totalizou 1440º 06’, o erro de fechamento foi de 6’, dentro da tolerância se t = 5’ ?n. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
56Q250790 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFA Ciência que se baseia na observação de corpos celestes, a partir da determinação de distâncias e variações das distâncias entre a superfície da Terra e satélites ou entre satélites, é denominada: ✂️ a) Geodésia Física. ✂️ b) Geodésia Geométrica. ✂️ c) Geometria Celeste. ✂️ d) Geodésia Euclidiana. ✂️ e) Geodésia Celeste. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
57Q250005 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFCompõem os mais variados tipos de guindastes, exceto: ✂️ a) Ponte rolante. ✂️ b) Grua. ✂️ c) Munck. ✂️ d) Pinça ou multiangular. ✂️ e) Pórticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
58Q250189 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFOs itens descritos a seguir compõe a taxa de Benefícios e Despesas Indiretas BDI, exceto: ✂️ a) Administração Central. ✂️ b) Despesas Financeiras. ✂️ c) Despesas Comerciais. ✂️ d) Encargos Sociais. ✂️ e) Contingências. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
59Q250488 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFDe acordo com a Especificação de Material DNIT 095/2006 EM, Cimentos asfálticos de petróleo, a informação incorreta é: ✂️ a) o CAP classifica-se de acordo com a penetração em CAP-30/45, CAP-50/70, CAP-85/100 e CAP- 150/200. ✂️ b) os cimentos asfálticos, a que se refere esta Especificação, devem ser homogêneos, não conter água nem espumar quando aquecidos a 175 ºC. ✂️ c) constatadas irregularidades durante a inspeção realizada no recebimento do produto betuminoso na obra e independentemente de ensaio, o comprador poderá rejeitar o fornecimento do produto. ✂️ d) o Índice de susceptibilidade térmica é obtido a partir da temperatura correspondente ao Ponto de amolecimento e da penetração em décimos de mm. ✂️ e) o Ponto de fulgor deve ser de no mínimo 177 ºC. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
60Q250553 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFEm relação ao conteúdo misturas asfálticas, é correto a?rmar que: ✂️ a) o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) é a denominação conferida a toda mis- tura convenientemente proporcionada de agregados selecionados e cimento asfáltico do petróleo, sendo esta mistura produzida à temperatura de 100o C e somente em usinas móveis. ✂️ b) Stone Matrix Asphalt (SM constitui como sendo um revestimento asfáltico aditivado, com consumo de ligante no percentual médio de 10%, usinado a quente, e concebido para realizar serviços de tapa buracos em vias urbanas. ✂️ c) pré-misturado a frio (PMF) é uma mistura asfáltica composto de agregado graúdo, miúdo, ?ller e asfalto diluído, homogenizados à temperatura ambiente e muito utilizado nos serviços de recapeamento de pavimentos urbanos e rodoviários com baixo volume de tráfego. ✂️ d) a lama asfáltica (L é uma mistura de consistência ?uida, composta de agregados minerais, material de enchimento ou ?ller, emulsão asfáltica e água; aplicada na manutenção preventiva e na conservação de pavimentos asfálticos e/ou de pavimentos de concreto produzidos com cimento Portland. ✂️ e) o micro revestimento asfáltico (MRAF) é uma mistura constituída por emulsão modi?cada por polímeros, agregados minerais, ?ller, água e ?bras, aplicada na restauração de revestimento denominados de tratamento super? cial, com intuito de aumentar a resistência à compressão da camada restaurada e promover a redução de trincas super?ciais do pavimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro