Início

Questões de Concursos Técnico do Ministério Público

Resolva questões de Técnico do Ministério Público comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q1008708 | Legislação do Ministério Público, Lei n 8625, Técnico do Ministério Público, MPE RJ, FGV, 2025

A correta compreensão do princípio da independência funcional e de sua relevância para o cumprimento, pelo Ministério Público, de suas funções institucionais, bem como o estudo da Lei Orgânica Nacional do Ministério Público e da Lei Orgânica do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), permitem concluir que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q1008713 | Direito Processual Civil, Técnico do Ministério Público, MPE RJ, FGV, 2025

No que concerne aos poderes e deveres do juiz, é correto afirmar que lhe incumbe
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q1008709 | Direito Processual Civil, Pressupostos Processuais, Técnico do Ministério Público, MPE RJ, FGV, 2025

André, pessoa civilmente incapaz cuja interdição já havia sido decretada, foi vítima de um atropelamento na via pública, daí lhe tendo advindo lesões corporais graves.

Enquanto André se achava internado no hospital, Antonio, seu irmão, intentou, em seu próprio nome, ação indenizatória em face de Bruno, proprietário e condutor do veículo atropelador. Em sua petição inicial, Antonio justificou a sua inserção no polo ativo da demanda pelo fato de ser curador de André, o qual, ademais, estava hospitalizado. Atribuindo-se, então, a qualidade de substituto processual do irmão, Antonio pleiteou a condenação de Bruno a pagar verbas indenizatórias dos danos morais e estéticos alegadamente sofridos por André.

Apreciando a peça exordial, o juiz da causa procedeu ao juízo positivo de admissibilidade da demanda e, sem designar audiência de conciliação, ordenou a citação de Bruno para que apresentasse peça contestatória no prazo legal.

Validamente citado, Bruno ofertou a sua contestação, na qual arguiu, como única questão preliminar, a sua ilegitimidade passiva ad causam, já que, segundo sustentou, não fora o culpado pelo atropelamento, mas sim o condutor de um outro veículo, cuja manobra imprudente o fizera desviar repentinamente e atingir André. A peça de bloqueio foi instruída com os registros que Bruno obtivera das imagens captadas pelas câmeras de segurança instaladas na rua, que confirmavam a sua versão acerca da dinâmica do acidente.

É correto afirmar, nesse contexto, que o magistrado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q1008712 | Direito Processual Civil, Técnico do Ministério Público, MPE RJ, FGV, 2025

Um condomínio edilício composto de cinco apartamentos, diante da mora do proprietário de um deles no tocante ao pagamento das cotas condominiais mensais, ajuizou ação de cobrança em face de Otto, menor de dezessete anos que figurava na matrícula da serventia imobiliária como titular da unidade em débito.

A petição inicial foi instruída, além de outros documentos, com o instrumento de mandato outorgado pelo condomínio, representado por seu síndico, ao advogado subscritor da peça. Apreciando-a, o juiz da causa procedeu ao juízo positivo de admissibilidade da ação e, sem designar audiência de conciliação, ordenou a citação de Otto para que apresentasse peça contestatória no prazo legal.

Validamente citado, Otto ofertou a sua contestação, a qual foi instruída com instrumento procuratório por meio do qual Celio, pai do réu, outorgava, em nome próprio, poderes ao advogado signatário da peça de bloqueio.

Na sequência, o magistrado determinou que o demandado regularizasse a sua representação, anexando aos autos, no prazo de quinze dias, instrumento de mandato em que figurasse como outorgante, ainda que assistido por seu genitor. Mas, a despeito da validade do ato intimatório, ultimado por oficial de justiça, o réu quedou-se inerte.

Nesse quadro, é correto afirmar que o juiz
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q1032328 | Direito Constitucional, Administração Pública, Técnico do Ministério Público, MPE RJ, FGV, 2025

Um servidor público estadual impetrou mandado de segurança, sustentando que a Administração Pública incorrera em omissão ilegal ao não lhe pagar determinada gratificação, que, alegadamente, estava prevista em lei.

Apreciando a petição inicial, que foi distribuída a uma das Varas de Fazenda Pública da Comarca do Rio de Janeiro, o magistrado não só procedeu ao juízo positivo de admissiblidade da demanda como deferiu a medida liminar requerida pelo impetrante.

Pouco tempo depois, um outro servidor público protocolizou petição nos mesmos autos, alegando ostentar situação jurídico-funcional idêntica à do impetrante. Assim, requereu a sua inclusão no polo ativo da ação mandamental, com a extensão, em seu favor, dos efeitos da liminar concedida anteriormente.

No que concerne ao requerimento formulado pelo segundo servidor público, é correto afirmar que caberá ao juiz
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q1008715 | Segurança da Informação, Protocolo SSL, Técnico do Ministério Público, MPE RJ, FGV, 2025

A criptografia é uma técnica utilizada há centenas de anos para ocultar informações. Atualmente utiliza o conceito de modificar a mensagem de forma que apenas o destinatário possa compreender. Hoje, sistemas web utilizam tais medidas.

Os seguintes protocolos estabelecem uma conexão criptografada entre o navegador e o servidor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q1008716 | Informática, Pacote de Aplicativos Microsoft Office, Técnico do Ministério Público, MPE RJ, FGV, 2025

Marcelo digita o relatório de uma peça jurídica no programa Microsoft Word e adicionou uma tabela que deve ter um tamanho específico na largura e na altura para cada célula que segue a recomendação do órgão.

A guia que deve ser usada para ajustar a tabela após sua inserção no relatório é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q1028542 | Direito Constitucional, Administração Pública, Técnico do Ministério Público, MPE RJ, FGV, 2025

Lucas, servidor público no Estado do Rio de Janeiro, tem a pretensão de exercer um cargo político. Desta forma, o referido agente público passou a analisar as normas constitucionais que versam sobre a matéria, para tomar uma decisão informada sobre o seu futuro.

De acordo com a narrativa e considerando as disposições da Constituição Federal, analise as afirmativas a seguir.

I. Investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, lhe será facultado optar pela sua remuneração.
II. Investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.
III. Tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função.

Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplica(m)-se a(s) disposição(ões) elencada(s) em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q1008707 | Direito Constitucional, Técnico do Ministério Público, MPE RJ, FGV, 2025

Analisando os contornos conferidos ao Ministério Público na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, constata=se que tal Instituição:

I. é definida no capítulo reservado às “Funções Essenciais à Justiça”, o que importa dizer que o Ministério Público deverá intervir sempre que for provocada a função jurisdicional;
II. abrange o Ministério Público da União e os Ministérios Públicos dos Estados e tem a indivisibilidade como um de seus princípios institucionais;
III. não atua em defesa de interesses individuais e tem como incumbência precípua a proteção dos interesses das entidades públicas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

390Q1008710 | Direito Processual Civil, Técnico do Ministério Público, MPE RJ, FGV, 2025

Ana ajuizou ação em que pleiteava a condenação da autarquia previdenciária estadual a lhe conceder pensão que entendia lhe ser devida em razão da morte de determinado servidor público.

Em sua petição inicial, distribuída a uma das Varas de Fazenda Pública da Comarca do Rio de Janeiro, a autora alegou que mantivera por décadas um vínculo de união estável com o servidor, de quem seria dependente financeira. Daí por que, em sua ótica, fazia jus ao benefício pretendido, a despeito do indeferimento de seu requerimento administrativo, pelo ente autárquico.

Concluindo a exposição de seus fundamentos, Ana, além da pretensão deduzida em desfavor da autarquia previdenciária, formulou pedido no sentido de que fosse reconhecida a união estável alegada. E, tendo em vista a formulação desse pleito, afeto à seara do direito de família, a autora também incluiu no polo passivo da demanda os filhos do servidor falecido.

No que diz respeito à cumulação objetiva de ações formulada por Ana, é correto afirmar que o juiz deverá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q1008711 | Direito Processual Civil, Técnico do Ministério Público, MPE RJ, FGV, 2025

Em um determinado feito, o autor requereu ao juiz da causa a oitiva de testemunhas, ressaltando a importância desse meio de prova para a elucidação das questões controvertidas.

Contudo, o magistrado indeferiu o requerimento do demandante, aludindo à desnecessidade da dilação probatória pretendida para o esclarecimento dos fatos da causa.

Na sequência, o juiz julgou antecipadamente o mérito. Consoante a sentença proferida, o pedido formulado na petição inicial foi rejeitado, havendo se consignado, no ato decisório, que a parte autora não tinha se desincumbido do ônus de provar os fatos constitutivos de seu alegado direito subjetivo.

Inconformado, o demandante interpôs recurso de apelação para impugnar a validade da sentença.

É correto afirmar, nesse contexto, que o órgão de segunda instância
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q1008717 | Informática, Técnico do Ministério Público, MPE RJ, FGV, 2025

Igor precisa repassar os dados de compra de um fornecedor de papel ofício que está em formato de .TXT para um serviço de armazenamento de dados em nuvem.

Em relação ao caso, analise as afirmativas a seguir.

I. Somente é possível utilizar serviços de nuvem para armazenar informações referentes a arquivos DOC e PDF.
II. Serviços de armazenamento em nuvem podem ser utilizados para armazenar arquivos como documentos de qualquer tipo de formato.
III. Serviços de nuvem podem armazenar arquivos que podem ser vistos tanto por Igor quanto seu fornecedor para realizar conferência de informações.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q1028535 | Legislação do Ministério Público, Resoluções do Cnmp, Técnico do Ministério Público, MPE RJ, FGV, 2025

Orientado pelo propósito de assegurar a atuação ministerial voltada ao acolhimento das vítimas de violência e à supressão da revitimização no âmbito institucional, José, Promotor de Justiça com atribuição, instaurou procedimento administrativo destinado a embasar atividades em proteção aos direitos da vítima.

Considerando o disposto na Resolução CNMP nº 174/2017 e na Resolução GPGJ nº 2.227/2018, avalie se tal procedimento administrativo:

I. é o instrumento próprio da atividade-fim para aquela destinação;
II. deverá ser concluído no prazo de 1 (um) ano, podendo ser prorrogado quantas vezes forem necessárias, a cada decisão que determinar a realização ou finalização de diligências imprescindíveis para a sua conclusão;
III. por sua natureza administrativa e por embasar atividades não sujeitas a inquérito civil, dispensa a observância de regras de publicidade.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q1008719 | Informática, Técnico do Ministério Público, MPE RJ, FGV, 2025

O sistema de arquivos do Windows nomeia um arquivo em duas partes. A primeira parte identifica o nome do arquivo e a segunda parte indica o tipo do arquivo por intermédio de uma extensão.

São extensões utilizadas para salvar um arquivo de imagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q1008720 | Segurança da Informação, Técnico do Ministério Público, MPE RJ, FGV, 2025

A criação de senhas seguras para utilização em sites e contas de aplicativos é de suma importância para a segurança das informações e dados sensíveis nas organizações. Com relação ao uso de senhas, analise as afirmações a seguir.

I. Recomenda-se criar senhas longas e adicionar caracteres especiais com números letras maiúsculas e minúsculas.
II. Recomenda-se utilizar caracteres em sequência de teclado e para facilitar a reutilização de senhas, alterar apenas o último caractere.
III. Recomenda-se não utilizar senhas contendo informações pessoais e evitar compartilhamento.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q1028547 | Direito Constitucional, Administração Pública, Técnico do Ministério Público, MPE RJ, FGV, 2025

Após ampla mobilização dos servidores públicos do Estado Sigma, foi apresentado anteprojeto de lei, por meio da Comissão de Participação Legislativa da Assembleia Legislativa, estabelecendo regras para os servidores ocupantes de cargos de provimento efetivo. De acordo com essas regras, os servidores que sejam designados para cargos em comissão, ocupando-os por um período mínimo de oito anos, passam a receber os respectivos valores em caráter permanente, juntamente com a sua remuneração regular, mesmo após a cessação da designação.

Após os trâmites devidos no âmbito da Casa Legislativa, a Comissão de Constituição e Justiça analisou a matéria e concluiu corretamente que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q1028540 | Legislação Federal, Lei 12 016 de 2009, Técnico do Ministério Público, MPE RJ, FGV, 2025

Davi, Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, foi instado a se manifestar em três diferentes mandados de segurança impetrados por particulares, os quais entendem fazer jus a direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data.

De acordo com a narrativa e considerando as disposições da Lei no 12.016/2009, analise as hipóteses a seguir.

I. Ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, mediante caução.
II. Decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo.
III. Decisão judicial transitada em julgado.

Não se concederá mandado de segurança na(s) hipótese(s) elencada(s) em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q1028541 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Técnico do Ministério Público, MPE RJ, FGV, 2025

Guilherme, Promotor de Justiça, editou uma instrução, com o objetivo de ordenar a atuação dos agentes públicos que lhe são subordinados, visando à homenagem ao princípio constitucional da eficiência.

Nesse cenário, considerando o entendimento doutrinário e jurisprudencial dominantes, o Promotor de Justiça Guilherme editou um ato administrativo (de)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q1028544 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Técnico do Ministério Público, MPE RJ, FGV, 2025

O Presidente da República, na percepção do Deputado Federal João, ao editar o Decreto nº Y para regulamentar a Lei federal nº X, teria exorbitado os limites do poder regulamentar, avançando em esfera própria do Poder Legislativo.

Considerando os balizamentos oferecidos pela sistemática constitucional, é correto afirmar que João pode
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q1032330 | Direito Processual Civil, Atos Processuais, Técnico do Ministério Público, MPE RJ, FGV, 2025

No que se refere aos prazos processuais, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.