Questões de Concursos Técnico em Administração

Resolva questões de Técnico em Administração comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q953932 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Lei Complementar nº 512 de 2016, Técnico em Administração, Prefeitura de Catas Altas MG, Prefeitura de Catas Altas MG, 2025

Texto associado.
A questão refere-se a Lei Complementar nº 512/2016 – Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Catas Altas.
Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, assim como os estrangeiros, na forma da lei, são criados por ___________, com denominação própria e vencimentos pagos pelos cofres públicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q953934 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Técnico em Administração, Prefeitura de Catas Altas MG, Prefeitura de Catas Altas MG, 2025

Assinale a alternativa que apresenta concordância incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q894619 | Administração Geral, Técnico em Administração, Prefeitura de Espera Feliz MG, Consulplan, 2024

De acordo com Oliveira (2019, p. 367), “manual é todo e qualquer conjunto de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas, objetivos, instruções e orientações que devem ser obedecidos e cumpridos pelos executivos e funcionários da empresa, bem como a forma como esses assuntos devem ser executados, que seja individualmente, que seja em conjunto”. “O manual de(o) _______________ tem por finalidade enfatizar e caracterizar os aspectos formais das relações entre os diferentes departamentos ou unidades organizacionais da empresa, bem como estabelecer e definir os deveres e as responsabilidades correlacionados a cada uma das unidades organizacionais da empresa.” Quanto aos tipos de manuais administrativos e suas finalidades, assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q953930 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Lei Complementar nº 512 de 2016, Técnico em Administração, Prefeitura de Catas Altas MG, Prefeitura de Catas Altas MG, 2025

Texto associado.
A questão refere-se a Lei Complementar nº 512/2016 – Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Catas Altas.
Sem prejuízo da remuneração, poderá o servidor ausentar-se do serviço, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q917212 | Informática, Sistema Operacional Linux em Noções de Informática, Técnico em Administração, Prefeitura de São Bernardino SC, Fênix Concursos, 2024

Noções de informática são essenciais no ambiente administrativo. O sistema operacional Linux se diferencia do Windows por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q953928 | Direito Administrativo, Princípios, Técnico em Administração, Prefeitura de Catas Altas MG, Prefeitura de Catas Altas MG, 2025

A Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. A respeito dos princípios da Administração Pública, analise as afirmativas abaixo:

I. O princípio da legalidade tem por escopo possibilitar ao administrador público fazer o que a lei permitir. No entanto, esse princípio não tem caráter absoluto, uma vez que o administrador poderá editar um ato que não esteja previsto em lei, mas que atenda ao interesse público.
II. Segundo o princípio da impessoalidade, a atividade administrativa é imputada ao agente e não, aos órgãos administrativos.
III. O princípio da publicidade não se aplica aos julgamentos realizados por órgãos do Poder Judiciário, uma vez que a presença às sessões dos tribunais é restrita aos interesses dos advogados.
IV. O princípio da moralidade administrativa está relacionado com o princípio da legalidade, mas pode um ato administrativo ser considerado legal, ou seja, estar em conformidade com a lei e ser imoral.

Está CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q894616 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Técnico em Administração, Prefeitura de Espera Feliz MG, Consulplan, 2024

De acordo com Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 7), o comportamento organizacional “é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura organizacional têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional”. Dentro do campo do comportamento organizacional, compreender as relações de poder e os seus tipos é de suma importância para a gestão e o comportamento dos funcionários. Robbins, Judge e Sobral (2010)apontam que existe o poder formal que se baseia na posição em que o indivíduo ocupa na organização; e, o poder pessoal que emana das características únicas e específicas de um indivíduo. Sabe-se que cada tipo de poder se subdivide em diferentes bases de poder. Sobre essas bases de poder, relacione adequadamente cada uma delas às suas respectivas características.
1. Poder coercitivo.
2. Poder de recompensa.
3. Poder legítimo.
4. Poder de competência.
5. Poder de referência.
( ) Base de poder pela qual uma pessoa se submete à vontade ou às ordens de outra porque isso lhe trará algum benefício.
( ) Base de poder que resulta da admiração, respeito e identificação com um indivíduo que possua recursos ou traços pessoais desejáveis.
( ) Base de poder que deriva da percepção que uma pessoa tem sobre a capacidade que o detentor de poder possui para punir ou recomendar sanções àqueles que não obedecem às suas ordens ou vontades.
( ) Base de poder que deriva do controle formal que uma pessoa tem para usar e regular os recursos da organização com base em sua posição estrutural dentro dela.
( ) Base de poder que resulta do conhecimento, habilidades e expertise que uma pessoa possui em uma área específica.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q1032689 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Técnico em Administração, Câmara de Mariana MG, Consulplan, 2025

Um setor específico da câmara municipal de determinada cidade decidiu realizar uma pesquisa para entender as preferências dos funcionários em relação a programas de capacitação oferecidos. Durante a pesquisa, 10 servidores se interessaram apenas por treinamentos de gestão pública, 31 preferiram cursos de comunicação, 13 escolheram programas de gestão pública e comunicação, 9 optaram por treinamentos de comunicação e tecnologia, e 6 escolheram todos os três tipos de capacitação. Considerando que 12 servidores não manifestaram interesse por nenhum dos três treinamentos, 50 não demonstraram interesse por programas de comunicação e 53 não se interessaram por cursos de gestão pública, qual o número total de funcionários entrevistados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q894614 | Arquitetura de Software, Técnico em Administração, Prefeitura de Espera Feliz MG, Consulplan, 2024

Uma prefeitura localizada em um determinado município no interior de Minas Gerais enfrenta desafios na gestão de seus processos internos e na prestação de serviços aos cidadãos. A administração municipal, na busca por melhorar a eficiência, a transparência e a agilidade em suas operações, decide implementar um Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) para modernizar os seus processos. Diante disso, o ERP é um sistema
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q1087001 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Técnico em Administração, Prefeitura de Pará de Minas MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2022

Um time de vôlei é composto por seis jogadores. Dentre esses, dois são chamados de ponteiros, que são responsáveis pelas jogadas de ataque. Em um certo time, no qual todos os jogadores têm as características para serem ponteiros, o treinador irá selecionar, de forma aleatória, dois membros do time para essa posição.
De quantas maneiras o treinador pode escolher esses dois jogadores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q917209 | Arquivologia, Organização de Arquivos / Métodos de Arquivamento, Técnico em Administração, Prefeitura de São Bernardino SC, Fênix Concursos, 2024

O arquivamento de documentos envolve a organização e o armazenamento correto de informações. Um método comum de arquivamento é o alfabético, que consiste em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q1066488 | Administração Pública, Gestão por Resultados, Técnico em Administração, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2022

Relacione as colunas 1 e 2 abaixo em relação aos tipos de controle organizacional e suas características.

-

Coluna 1 Controle organizacional

-

1. Controle Ad hoc

2. Controle burocrático

3. Controle por resultados

-

Coluna 2 Características

-

( ) Contexto social pouco dinâmico, pouco hostil e não muito complexo; delegação sem autonomia funcional, elevada formalização.

( ) Contexto social dinâmico, muito hostil e complexo; grande dimensão; estrutura descentralizada.

( ) Elevada descentralização e profissionalização; estratégia pouco formalizada, flexível e de longo prazo.

-

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q1066489 | Administração Pública, Gestão Estratégica, Técnico em Administração, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2022

Relacione as colunas 1 e 2 abaixo em relação aos chamados “três Es da gestão”.

-

Coluna 1 3 Es da gestão

-

1. Eficácia

2. Eficiência

3. Efetividade

-

Coluna 2 Definições

-

( -) Refere-se ao atingimento dos objetivos desejados, pouco importando os meios e mecanismos utilizados para atingi-los.

( -) Preocupa-se com os mecanismos utilizados, buscando os meios mais econômicos e viáveis para atingir o objetivo desejado.

( -) Afere em que medida os resultados de uma ação trazem benefícios aos envolvidos.

-

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q917208 | Direito Administrativo, Atos de Improbidade Administrativa e suas Sanções, Técnico em Administração, Prefeitura de São Bernardino SC, Fênix Concursos, 2024

A Lei nº 8.429/1992 trata dos atos de improbidade administrativa. Um exemplo de improbidade é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q917213 | Redação Oficial, Técnico em Administração, Prefeitura de São Bernardino SC, Fênix Concursos, 2024

Na redação oficial, um dos princípios básicos é a impessoalidade. Sobre esse princípio, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q1088516 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Técnico em Administração, Câmara de Mariana MG, Instituto Consulplan, 2025

Nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil, são consideradas competências comuns da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:

I. Exercer a classificação, para efeito indicativo, de diversões públicas e de programas de rádio e televisão.

II. Proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos.

III. Fomentar a produção agropecuária e organizar o abastecimento alimentar.

IV. Instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico e transportes urbanos.


Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q1088513 | Direito Constitucional, Ordem Social, Técnico em Administração, Câmara de Mariana MG, Instituto Consulplan, 2025

Sobre os direitos culturais e a proteção do patrimônio cultural na Constituição Federal, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q1088514 | Direito Constitucional, Direitos da Nacionalidade, Técnico em Administração, Câmara de Mariana MG, Instituto Consulplan, 2025

Considerando as normas constitucionais que regem a Administração Pública, analise as afirmativas a seguir.

I. É vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.

II. Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis exclusivamente a brasileiros natos ou naturalizados, vedado o acesso a estrangeiros em qualquer hipótese.

III. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

140Q1088515 | Direito Constitucional, Processo Legislativo, Técnico em Administração, Câmara de Mariana MG, Instituto Consulplan, 2025

O processo legislativo compreende a elaboração de diversas espécies normativas. São consideradas partes integrantes do processo legislativo previsto no art. 59 da Constituição Federal de 1988, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.