Início

Questões de Concursos Técnico em Análises Clínicas

Resolva questões de Técnico em Análises Clínicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q1020697 | Português, Pontuação, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, VUNESP, 2020

Texto associado.

Os descaminhos do lixo

Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos 2018/2019, produzido pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), em 2018 foram gerados no Brasil 79 milhões de toneladas de resíduos. Desse total, 92% foram coletados. Isso significa uma pequena melhora em relação ao ano anterior, já que, se a produção de lixo aumentou 1%, a coleta aumentou 1,66%. Essa expansão foi comum a todas as regiões, com exceção do Nordeste. Dos resíduos coletados em 2018, 59,5% receberam destinação adequada nos aterros sanitários, uma melhora de 2,4% em relação a 2017.

Mas esses relativos avanços não deveriam disfarçar a precariedade crônica do setor. A média nacional é bastante inferior à dos países na mesma faixa de renda, onde 70% do lixo recebe a destinação correta. Em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu que até agosto de 2014 o País deveria estar livre dos lixões. Mas, hoje, cerca de 8% do lixo produzido no Brasil (6,3 milhões de toneladas) ainda não é sequer coletado e 40% do lixo que é coletado é descarregado em lixões ou aterros que não contam com medidas necessárias para garantir a integridade do meio ambiente e a da população local. Esta é a realidade em cerca de 3000 dos mais de 5500 municípios do País.

(https://opiniao.estadao.com.br. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a pontuação está em conformidade com a norma-padrão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q1073187 | Biomedicina, Parasitologia, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Uma paciente de 25 anos, do sexo feminino, com histórico de febre, dor abdominal e diarreia com muco, é encaminhada ao hospital para investigação de possível infecção intestinal. Após a consulta, o médico decide realizar exames microbiológicos para confirmar o diagnóstico. Qual exame seria o mais eficaz para identificar protozoários intestinais nas amostras fecais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q995659 | Técnicas em Laboratório, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as duas formas morfológicas da Giardíase, encontradas em exames parasitológicos de fezes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q995662 | Técnicas em Laboratório, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Sobre nível de biossegurança 2, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q1049212 | Legislação Federal, Lei 12 550 de 2011 Decreto 7 661 de 2011, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, VUNESP, 2020

Segundo o disposto no seu Estatuto, a EBSERH será administrada pela Diretoria Executiva e pelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q1007262 | Técnicas em Laboratório, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre a esterilização por radiação Gama, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Raios Gama, Raios UV e Raios-X são todos os tipos de radiação eletromagnéticas que têm efeitos profundamente prejudiciais ao (Ácido desoxirribonucleico) DNA, por isso são excelentes ferramentas para a esterilização.

( ) O Raio Gama tem maior capacidade de penetração no produto por isso é muito mais eficaz.

( ) A radiação passa através da embalagem e o conteúdo permanece estéril até a embalagem ser aberta.

( ) Os Raios Gama, não aumentam significativamente a temperatura dos produtos, sendo conhecido como um processo a frio.

( ) Mesmo com sua alta capacidade de penetração os raios gama não criam resíduos ou transmitem radioatividade aos produtos processados.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q1028039 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Feijó AC, DECORP, 2024

Uma equipe de projeto está desenvolvendo um novo jogo de tabuleiro que envolve a construção de cartas especiais. Cada carta é formada a partir de três elementos principais: um símbolo, uma cor de fundo e um tipo de borda. Há 4 símbolos diferentes (estrela, coração, diamante e círculo), 5 cores de fundo diferentes (vermelho, azul, verde, amarelo e roxo) e 3 tipos de borda diferentes (pontilhada, sólida e listrada). Quantas cartas diferentes podem ser criadas sob essas condições?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q1007050 | Biomedicina, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, IBFC, 2022

A coloração com azul-de-cresil brilhante serve para evidenciar_____. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q1007051 | Patologia, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, IBFC, 2022

O teste de “ELISA” (do inglês “Enzyme Linked ImmunonoSorbent Assay) se baseia nas interações detectáveis através de reações enzimáticas ________. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q1049564 | Técnicas em Laboratório, Biossegurança Técnica em Laboratório, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, IBFC, 2022

Desinfecção é um processo que reduz o número de microrganismos, eliminando grande parte dos contaminantes existentes em um local ou material. Atua sobre as formas vegetativas, sem atingir necessariamente os esporos. A desinfecção pode ser realizada por meios físicos ou químicos. Sobre os conceitos básicos de desinfecção por agentes químicos. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O valor do álcool como germicida foi recentemente revisto, uma vez que o álcool tem mais ação fixadora do que desinfetante, dependendo de sua concentração. Os álcoois etílico e isopropílico são bactericidas intermediários e rápidos, além de serem notadamente efetivos contra o bacilo da tuberculose, porém não são esporicidas. É conveniente usar uma só concentração de álcool em todo o laboratório, sendo a concentração ideal de 70% de peso por volume, visto que a de 60% tem sua atividade bem diminuída. Os alcoois evaporam-se rapidamente, coagulam proteínas e são solventes orgânicos. Apesar da rápida evaporação têm a vantagem de não deixar resíduos em superfícies. São necessárias repetidas aplicações com álcool a 70% para se conseguir a ação adequada.
( ) O cloro inorgânico, apesar de econômico, tem uso limitado, não podendo ser extensivamente usado devido ao seu poder oxidante em várias superfícies, principalmente metais. Apesar disso, a tradicional solução de hipoclorito de sódio a 2% é um dos melhores e mais antigos germicidas para desinfecção local. Na concentração de 4 a 5%, é também tuberculocida, mas sem capacidade esporicida. Hipoclorito de sódio, onde seja aplicável, é capaz de ter ação de amplo espectro (bactericida e viricida).
( ) Formol ou formaldeído é um composto líquido claro, com várias aplicações. Sua solução a 37% vem sendo usada, normalmente, como preservativo (peças anátomo-patológicas), desinfetante e antisséptico.
( ) Sabidamente o iodo é um dos melhores antissépticos encontrados até os dias atuais - talvez o melhor. Muitos iodóforos são considerados desinfetantes para uso geral, nas concentrações adequadas, ainda que instáveis na presença de água pura, calor e matéria orgânica. Inativam vírus a 150 ppm e destroem bacilos da tuberculose de 300 a 450 ppm.
( ) Quaternários de amônio têm tido seu uso largamente difundido, tanto como desinfetante quanto como antisséptico. Contam com a importante qualidade de serem menos irritantes, por isso são tão populares.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q1020712 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, VUNESP, 2020

A Secretaria de Saúde de um município é denunciada por irregularidades referentes à relação com uma unidade de saúde privada, que dispõe de laboratório de análises clínicas e presta serviços para o SUS municipal. Um dos sócios da unidade de saúde, que é também assessor do Secretário de Saúde, recebe a incumbência de preparar a defesa referente a essa denúncia. Com relação a esse caso, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q1049910 | Biomedicina, Lei N 6 684 de 1979 e Lei N 7 017 de 1982, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à ética em laboratórios de análises clínicas, julgue o item que se segue.

O profissional de laboratório deve comunicar aos órgãos competentes os erros e as infrações legais ou éticas de seu conhecimento que forem cometidos no laboratório.

  1. ✂️
  2. ✂️

133Q890693 | Medicina, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

As imunoglobulinas, também conhecidas anticorpos, são proteínas produzidas pelo sistema imunológico, quando um antígeno invade o organismo e desencadeia uma resposta imune, levando a partir desse ponto, a diferenciação de um tipo de leucócito, que passa a sintetizar essas proteínas de defesa em grande quantidade. Contudo, nem todos os leucócitos são capazes de se diferenciar e produzir anticorpos, atuando na defesa do nosso organismo de outras formas. Diante da afirmativa acima, os únicos leucócitos capazes de produzir anticorpos são os:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q1049206 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, VUNESP, 2020

Texto associado.

Os descaminhos do lixo

Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos 2018/2019, produzido pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), em 2018 foram gerados no Brasil 79 milhões de toneladas de resíduos. Desse total, 92% foram coletados. Isso significa uma pequena melhora em relação ao ano anterior, já que, se a produção de lixo aumentou 1%, a coleta aumentou 1,66%. Essa expansão foi comum a todas as regiões, com exceção do Nordeste. Dos resíduos coletados em 2018, 59,5% receberam destinação adequada nos aterros sanitários, uma melhora de 2,4% em relação a 2017.

Mas esses relativos avanços não deveriam disfarçar a precariedade crônica do setor. A média nacional é bastante inferior à dos países na mesma faixa de renda, onde 70% do lixo recebe a destinação correta. Em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu que até agosto de 2014 o País deveria estar livre dos lixões. Mas, hoje, cerca de 8% do lixo produzido no Brasil (6,3 milhões de toneladas) ainda não é sequer coletado e 40% do lixo que é coletado é descarregado em lixões ou aterros que não contam com medidas necessárias para garantir a integridade do meio ambiente e a da população local. Esta é a realidade em cerca de 3000 dos mais de 5500 municípios do País.

(https://opiniao.estadao.com.br. Adaptado)

Os dados numéricos presentes no texto mostram que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q1049208 | Português, Morfologia, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, VUNESP, 2020

Texto associado.

Os descaminhos do lixo

Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos 2018/2019, produzido pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), em 2018 foram gerados no Brasil 79 milhões de toneladas de resíduos. Desse total, 92% foram coletados. Isso significa uma pequena melhora em relação ao ano anterior, já que, se a produção de lixo aumentou 1%, a coleta aumentou 1,66%. Essa expansão foi comum a todas as regiões, com exceção do Nordeste. Dos resíduos coletados em 2018, 59,5% receberam destinação adequada nos aterros sanitários, uma melhora de 2,4% em relação a 2017.

Mas esses relativos avanços não deveriam disfarçar a precariedade crônica do setor. A média nacional é bastante inferior à dos países na mesma faixa de renda, onde 70% do lixo recebe a destinação correta. Em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu que até agosto de 2014 o País deveria estar livre dos lixões. Mas, hoje, cerca de 8% do lixo produzido no Brasil (6,3 milhões de toneladas) ainda não é sequer coletado e 40% do lixo que é coletado é descarregado em lixões ou aterros que não contam com medidas necessárias para garantir a integridade do meio ambiente e a da população local. Esta é a realidade em cerca de 3000 dos mais de 5500 municípios do País.

(https://opiniao.estadao.com.br. Adaptado)

O segundo parágrafo inicia-se com a conjunção “Mas”, por meio da qual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q955556 | Técnicas em Laboratório, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Técnicas assépticas são procedimentos que visam evitar a disseminação de infecções. São usadas em hospitais, laboratórios e em tratamentos de feridas. Sendo assim, é correto afirmar que podem ser consideradas técnicas assépticas

I- Manter o ambiente livre de patógenos;

II - Esterilizar objetos e locais;

III - Ter boa higiene pessoal.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q1007058 | Biomedicina, Normas de Biossegurança e Descarte, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, IBFC, 2022

De acordo com a RDC nº306/2004 da ANVISA e a Resolução CONAMA nº 358/2005 os resíduos de serviços de saúde são classificados quanto aos riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, visando o seu gerenciamento adequado. Eles estão divididos em cinco classes principais: GRUPO A – RESÍDUOS COM A POSSÍVEL PRESENÇA DE AGENTE BIOLÓGICO INFECTANTE, GRUPO B – RESÍSUO QUÍMICOS, GRUPO C – CONTÉM RADIOCLÍDEOS, GRUPO D – RESÍDUOS QUE NÃO APRESENTAM RISCO BIOLÓGICO, QUÍMICO OU RADIOLÓGICO À SAÚDE OU AO MEIO AMBIENTE e GRUPO E – MATERIAIS PERFUROCORTANTES OU ESCARIFICANTES. Assinale a alternativa que apresenta exemplos de cada classe, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q1021431 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, IBFC, 2022

O hemograma, também conhecido por hemograma completo, é um tipo de exame que analisa informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes no sangue. Esse exame serve para confirmar ou indagar um diagnóstico. Também serve para monitorar algum tratamento que está sendo feito pelo paciente ou apenas para a saúde e se há alguma alteração no organismo do indivíduo. Assinale a alternativa que apresenta quais doenças um hemograma pode detectar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q1073186 | Biomedicina, Bioquímica em Biomedicina, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Um paciente de 60 anos, do sexo masculino, com histórico de diabetes tipo 2, hipertensão e tabagismo, se apresenta com queixa de cansaço excessivo, urina escura e dificuldade para respirar. O médico solicita exames laboratoriais para avaliar a função hepática. Qual exame seria o mais indicado para diagnosticar problemas no fígado nesse paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.