Início

Questões de Concursos Técnico em Análises Clínicas

Resolva questões de Técnico em Análises Clínicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1049215 | Técnicas em Laboratório, Técnicas de Esterilização e Desinfecção em Laboratório, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, VUNESP, 2020

Complete, na sequência adequada, as lacunas do texto a seguir:

“O tratamento prévio mais adequado para a redução da carga microbiana, no caso do laboratório de microbiologia, é a autoclavação a vapor, com controle periódico da eficácia desse processo através de indicador biológico que contenha __________ . Um dos ciclos que garantem a correta esterilização, comumente empregado, é _________ .”

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1073179 | Biomedicina, Parasitologia, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Após apresentar um quadro de febre, dor abdominal e diarreia com muco, Carla decide ir à emergência. Após avaliação, o médico decide realizar exames microbiológicos para o diagnóstico de infecção intestinal. Considerando que Carla possui 25 anos, qual método é o mais indicado para identificar protozoários intestinais nas amostras fecais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q1020700 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, VUNESP, 2020

Texto associado.

O galã

Um belo dia, naquela pacata e honesta capital da província de segunda ordem, apareceram, pregados nas esquinas, enormes cartazes anunciando a próxima estreia de uma excelente companhia dramática, vinda do Rio de Janeiro.

Há muito tempo o velho teatro não abria as portas ao público, e este, enfarado1 de peloticas2 e cavalinhos, andava sequioso de drama e comédia.

Havia, portanto, na cidade uma animação e rebuliço desusados. Falara-se na vinda da companhia, mas ninguém tinha absoluta certeza de que ela viesse, porque o empresário receava não fazer para as despesas. Agora, os cartazes, impressos em letras garrafais, confirmavam a auspiciosa notícia, provocando um entusiasmo indizível. Muita gente saía de casa só para os ver, certificando-se, pelos próprios olhos, de tão grata novidade.

A companhia anunciada era, efetivamente, a melhor, talvez, de quantas até então se tinham aventurado às incertezas de uma temporada naquela cidade tranquila.

Quando a companhia chegou, foi uma verdadeira festa. Grande massa de povo aguardava-a no cais de desembarque; houve música, foguetes e aclamações.

(Arthur Azevedo, “O galã”. Seleção de Contos, 2014. Adaptado)

1 entediado

2 artes de iludir com truques

De acordo com o texto, havia dúvidas de que a companhia fosse à cidade porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q890691 | Medicina, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

O organismo humano reage a todo instante aos ataques de corpos estranhos, substâncias tóxicas ou microrganismos, sejam bactérias, vírus ou fungos, através de suas defesas, proporcionada pelo sistema imunológico. Entre as principais formas de proteção está a produção de proteínas produzidas por um tipo de célula, as quais participam ativamente na defesa do organismo. Estas proteínas são genericamente designadas de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q1073183 | Biomedicina, Microbiologia, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Paciente de 72 anos, do sexo feminino, com histórico de tabagismo e exposição prolongada a poeira, se queixa de dor nas costas, febre e dificuldade respiratória. O médico solicita uma tomografia de tórax para investigação. Qual é a principal hipótese diagnóstica, considerando os sintomas e a exposição ao pó?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1073187 | Biomedicina, Parasitologia, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Uma paciente de 25 anos, do sexo feminino, com histórico de febre, dor abdominal e diarreia com muco, é encaminhada ao hospital para investigação de possível infecção intestinal. Após a consulta, o médico decide realizar exames microbiológicos para confirmar o diagnóstico. Qual exame seria o mais eficaz para identificar protozoários intestinais nas amostras fecais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q995666 | Técnicas em Laboratório, Coleta e Preparo de Exames de Urina, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Sobre a coleta, conservação e transporte de urina,analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A coleta deve ser feita pela manhã, preferencialmente da primeira micção do dia, ou então após retenção vesical de duas a três horas. Pacientes com urgência urinária devem ser submetidos à cateterismo vesical.
( ) No caso das crianças, fazer uso de saco coletor, masculino ou feminino. Deve-se fazer higienização prévia do períneo, coxas e nádegas com água e sabão neutro. Caso não haja micção, o saco coletor deve ser trocado a cada 30 minutos, repetindo-se a higienização da área perineal e genital.
( ) A amostra de urina de mulheres pode ser transportada em temperatura ambiente em até 1h e sob refrigeração em até 12h.
( ) A assepsia recomendada é com água e sabão neutro.
( ) Para melhores resultados, a coleta de amostras das mulheres deve ser supervisionada e realizada por profissionais treinados.
( ) Para adultos do sexo masculino, desprezar o 1º jato da urina. Colher o jato médio em frasco fornecido pelo laboratório. Evite encher o frasco.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q955550 | Técnicas em Laboratório, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Leia o trecho abaixo.

“Eliminação de microrganismos, exceto esporulados, de materiais ou artigos inanimados, através de processo físico ou químico, com auxílio de desinfetantes.”

É correto afirmar que o trecho faz referência a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q890696 | Medicina, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

A técnica de VDRL é uma reação de floculação, um método amplamante utilizado para identificar pacientes portadores de uma determinada doença sexualmante tranamissível, causada pela bactéria Treponema pallidum. Diante disso, podemos afirmar que o VDRL é um exame de sangue utilizado para o diagnóstico e acompanhamento da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q1007054 | Biomedicina, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, IBFC, 2022

A doença de Chagas é uma doença parasitaria negligenciada, que afeta cerca de 8 milhões de pessoas, matando mais de 12.500 por ano. Assinale a alternativa que apresenta qual parasita é o causador da doença humana denominada doença de Chagas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1073180 | Biomedicina, Bioquímica em Biomedicina, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Determinado paciente de 60 anos do sexo masculino e com idade superior a 60 anos, com histórico de obesidade, diabetes tipo 2 e hipertensão, apresenta queixa de cansaço excessivo, urina escura e dificuldade para respirar. Exames laboratoriais para avaliar a função hepática foram solicitados pelo médico especialista. Qual exame seria mais indicado para investigar a função hepática neste caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1049568 | Técnicas em Laboratório, Biossegurança Técnica em Laboratório, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, IBFC, 2022

Nos laboratórios, a descontaminação dos resíduos e a sua eliminação final estão intimamente interligadas. No dia a dia, são poucos ou nenhum os materiais contaminados que precisam de ser retirados do laboratório ou destruídos. A maior parte dos recipientes de vidro, instrumentos e roupa de laboratório são reutilizados ou reciclados. O princípio dominante é que todo o material infeccioso deve ser descontaminado, esterilizado em autoclave ou incinerado no laboratório. Antes de descartar qualquer objeto ou material de laboratório utilizado em microrganismos ou tecidos animais potencialmente infecciosos, devemos assegurar-nos:
I. Se os referidos objetos ou materiais foram bem descontaminados ou desinfectados segundo as normas em vigor.
II. Na negativa, se foram embalados segundo as normas para a incineração imediata in loco ou transferência para outras instalações com capacidade de incineração.
III. Se a eliminação dos objetos ou materiais descontaminados implica, para as pessoas que procedem à sua eliminação ou que possam entrar em contato com eles, qualquer outro perigo potencial, biológico ou outro, fora das instalações.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1049911 | Biomedicina, Lei N 6 684 de 1979 e Lei N 7 017 de 1982, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à ética em laboratórios de análises clínicas, julgue o item que se segue.

É proibido ao técnico de laboratório, no exercício de sua profissão, divulgar os resultados ou métodos de pesquisa que não tenham sido comprovados científica e tecnicamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

94Q1002851 | Técnicas em Laboratório, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, IBFC, 2023

A glicosúria é detectada por uma reação enzimática para glicose. Para a análise das amostras é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1002853 | Técnicas em Laboratório, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, IBFC, 2023

A coloração de rotina com Hematoxilina e Eosina tem a função de visualizar as características estruturais gerais do tecido. A função do ácido acético na Eosina solução de trabalho é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1007057 | Técnicas em Laboratório, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, IBFC, 2022

Os microorganismos infecciosos podem ser classificados em quatro classes, levando-se em conta o risco individual e coletivo, relativo à virulência e gravidade da infecção nos seres humanos e animais, probabilidade de propagação, tratamento e medidas preventivas. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Classe de Risco I. Risco individual e coletivo, ou comunitário ausente, ou muito baixo.
( ) Classe de Risco II. Risco individual moderado e baixo risco coletivo ou comunitário.
( ) Classe de Risco III. Elevado risco individual e baixo risco coletivo ou comunitário. Microorganismos patogênicos que geralmente provocam doença grave no homem e/ou em animais, mas se propagam de um indivíduo infectado a outro de forma direta, sendo o risco de propagação limitado, existindo atualmente medidas de prevenção e tratamento eficazes.
( ) Classe de Risco IV. Risco individual e coletivo ou comunitário baixo. Microorganismos patogênicos que geralmente provocam doença grave no homem e/ou em animais, propagam de um indivíduo infectado a outro, de forma direta ou indireta, sendo alto o risco de propagação e ilimitada, não existindo atualmente medidas eficazes de prevenção e tratamento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1020706 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, VUNESP, 2020

Considere verdadeira a afirmação I e falsa a afirmação II:

I. Carlos é técnico em análises clínicas.

II. Ana é técnica em análises clínicas.

Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que contém uma afirmação verdadeira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1049907 | Biomedicina, Procedimentos Gerais, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação a prevenção e assistência a acidentes ocorridos em laboratório, julgue o próximo item.

As cabines de segurança são utilizadas em laboratório para a proteção do operador, do ambiente e das amostras. As cabines classe II possuem uma abertura frontal em que parte do ar é recirculado e as cabines classe III são hermeticamente fechadas e impermeáveis a gases.

  1. ✂️
  2. ✂️

99Q1049910 | Biomedicina, Lei N 6 684 de 1979 e Lei N 7 017 de 1982, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à ética em laboratórios de análises clínicas, julgue o item que se segue.

O profissional de laboratório deve comunicar aos órgãos competentes os erros e as infrações legais ou éticas de seu conhecimento que forem cometidos no laboratório.

  1. ✂️
  2. ✂️

100Q1049212 | Legislação Federal, Lei 12 550 de 2011 Decreto 7 661 de 2011, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, VUNESP, 2020

Segundo o disposto no seu Estatuto, a EBSERH será administrada pela Diretoria Executiva e pelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.