Início Questões de Concursos Técnico em Assuntos Educacionais Resolva questões de Técnico em Assuntos Educacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Técnico em Assuntos Educacionais Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 101Q35393 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMGIdeologia, representação cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações, sociais de produção, conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto, resistência. Os termos acima podem ser relacionados como conceitos-chave para a discussão de uma perspectiva de análise curricular denominada: ✂️ a) Currículo Cultural ✂️ b) Teoria Pós-Crítica ✂️ c) Multiculturalismo ✂️ d) Teoria Tradicional ✂️ e) Teoria Crítica Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 102Q321553 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA, 2017O desenvolvimento de uma pesquisa ou um programa de pesquisa, dependendo de sua natureza e especificidade, requer a formação de uma equipe de trabalho. Assinale a alternativa que apresenta os elementos fundamentais para a constituição dessa equipe. ✂️ a) Elaboração de uma planilha com previsão de gastos com material de consumo e permanente e aquisição de computadores e softwares de análise de dados. ✂️ b) Recrutamento e treinamento de pessoas, distribuição de tarefas ou funções e indicação de locais de trabalho. ✂️ c) Elaboração de um esquema de pesquisa que poderá ser alterado ao longo da investigação e planilha constando os valores a serem pagos para cada pesquisador. ✂️ d) Elaboração dos objetivos, formulação do problema e definição dos instrumentos de coleta de dados da pesquisa proposta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 103Q326812 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subsequentes, relativos aos paradigmas da educação. O paradigma da comunicação, caracterizado pelo diálogo, pelo consenso e pelo enfoque intersubjetivo, concebe a educação como um processo interativo em que o conhecimento é resultante das relações entre pessoas, objetos e instrumentos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 104Q35389 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMGA respeito da comunicação na sala de aula, é CORRETO afirmar que: ✂️ a) A comunicação cumpre um papel fundamental na regulação otimizada das aprendizagens, pelo caráter simétrico que ela possui no ambiente escolar. ✂️ b) A sala de aula reproduz aspectos típicos de uma sociedade desenvolvida, presentes nos outros ambientes de vida dos alunos, como o individualismo e a privacidade. ✂️ c) A comunicação pedagógica, dependendo dos poderes e das estratégias a que ela serve, pode reforçar preconceitos e impedir as aprendizagens. ✂️ d) A comunicação é um instrumento de cooperação e transparência dentro de sala de aula, favorecendo a regulação interativa e as aprendizagens dos alunos. ✂️ e) O professor deve manter um estado permanente de vigilância dos alunos, já que somente uma observação sistemática leva à efetividade da avaliação formativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 105Q410002 | Direito Administrativo, Licitação Pública, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPEA respeito da responsabilidade civil do Estado e das licitações, julgue os itens subsequentes. A exigência de processo licitatório para a contratação aplica-se apenas às pessoas jurídicas de direito público. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 106Q35380 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMGNo desenho curricular da educação profissional e tecnológica, a transversalidade e a verticalização constituem aspectos que contribuem para a singularidade dessa organização. A esse respeito, NÃO se pode afirmar que: ✂️ a) A transversalidade é uma forma de organizar o trabalho didático e na educação tecnológica a tecnologia é o principal elemento transversal presente no ensino, na pesquisa e na extensão. ✂️ b) A verticalização deve extrapolar a simples oferta de cursos em diferentes níveis e permitir um diálogo entre as formações. ✂️ c) A transversalidade auxilia a verticalização curricular ao tomar as dimensões do trabalho, da cultura, da ciência e da tecnologia como vetores na organização da ação pedagógica. ✂️ d) Lidar com o conhecimento de forma integrada e verticalizada requer uma postura pautada no modelo hegemônico disciplinar. ✂️ e) A verticalização implica o reconhecimento de fluxos que permitam a construção de itinerários de formação entre os diferentes cursos da educação profissional e tecnológica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 107Q321947 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018A obra de Jean Piaget influenciou muitas práticas no campo da educação. Ele buscou compreender como se desenvolve a inteligência humana, e seus postulados teóricos repercutiram fortemente na sala de aula. O conceito de sujeito epistêmico elaborado por Piaget diz respeito ✂️ a) aos organizadores prévios e seu valor para facilitar a aprendizagem dos sujeitos da aprendizagem. ✂️ b) à capacidade do sujeito de modificar seu comportamento a partir de estímulos e de contingências de reforço. ✂️ c) à inteligência representativa, que se inicia na fase pré-categorial. ✂️ d) ao desenvolvimento cognitivo dos sujeitos, que se dá em três categorias de representação: a ativa, a icônica e a simbólica. ✂️ e) às estruturas mentais comuns a todos os sujeitos, as quais possibilitam a aprendizagem por meio de relações entre diferentes informações. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 108Q325395 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, UEC CE, FUNECE, 2017A interdisciplinaridade é fundamentalmente um processo e uma filosofia de trabalho que entra em ação na hora de enfrentar problemas e questões que preocupam em cada sociedade. Enumere, de 1 a 5, em ordem de ocorrência, os passos que costumam estar presentes em qualquer intervenção interdisciplinar. ( ) Decidir sobre o futuro da tarefa, bem como sobre a equipe de trabalho. ( ) Reunir todos os conhecimentos atuais e buscar nova informação. ( ) Determinar os conhecimentos necessários, inclusive as disciplinas representativas e com necessidade de consulta. ( ) Comparar todas as contribuições e avaliar sua adequação, relevância e adaptabilidade. ( ) Definir o Problema (interrogação, tópico, questão). A sequência correta, de cima para baixo, é: ✂️ a) 3, 2, 1, 5, 4. ✂️ b) 4, 2, 1, 5, 3. ✂️ c) 2, 5, 4, 3, 1. ✂️ d) 5, 3, 2, 4, 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 109Q320603 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPENo que concerne a concepção, importância, dimensões e níveis do processo de planejamento, julgue os itens subseqüentes. Uma das funções do planejamento educacional é garantir a racionalização, a organização e a coordenação dos recursos, de modo que haja previsão da realização das ações, evitando-se a improvisação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 110Q328220 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPEEm relação aos paradigmas da educação e aos objetivos e conteúdos do ensino e da aprendizagem, julgue os itens seguintes. Educadores influenciados pelos paradigmas educacionais holonômicos buscam restaurar a totalidade do sujeito individual, o que faz que sua prática pedagógica se alinhe aos paradigmas marxistas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 111Q322425 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPEO vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. Acerca da avaliação no contexto educacional, julgue os itens que se seguem. A meritocracia é um dos avanços da prática avaliativa contemporânea, pois garante a equidade no processo avaliativo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 112Q320795 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA, 2017As políticas públicas de financiamento da educação no Brasil passaram por significativas alterações, sobretudo a partir da segunda metade dos anos 1990, com a criação dos fundos contábeis ou fundos multigovernamentais, a exemplo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização dos Profissionais do Magistério (FUNDEF), substituído pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Sobre esses fundos, é correto afirmar: ✂️ a) São criados no âmbito de cada estado e compostos pela subvinculação de impostos e transferências constitucionais, além de recursos da iniciativa privada captados por meio de doações, formando um bloco de recursos que passa a ser redistribuído de acordo com o número de matrículas em cada rede de ensino. ✂️ b) São criados no âmbito de cada estado e compostos pela subvinculação de impostos e transferências constitucionais, pertencentes aos governos estaduais e municipais, formando um bloco de recursos que passa a ser redistribuído de acordo com o número de matrículas em cada rede de ensino. ✂️ c) Foram criados em cumprimento aos dispositivos do Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014) que estabelece como uma das diretrizes a necessidade de mais recursos para o cumprimento das metas de novas matrículas na educação básica pública. ✂️ d) Garantiram a implementação do Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi), pois foram concebidos a partir da definição dos insumos necessários à garantia de uma educação de qualidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 113Q409130 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil da Administração Pública, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPEA respeito da responsabilidade civil do Estado e das licitações, julgue os itens subsequentes. Para a configuração da responsabilidade objetiva do Estado, é necessária a demonstração de culpa ou dolo do agente público. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 114Q805676 | Legislação e Decretos, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESAcerca do Decreto nº 7.611/2011, que dispõe sobre a educação especial, NÃO é correto afirmar que: ✂️ a) considera-se público-alvo da educação especial as pessoas com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação. ✂️ b) um dos objetivos do atendimento educacional especializado é assegurar condições para a continuidade de estudos nos diversos níveis e modalidades de ensino. ✂️ c) para os estudantes com altas habilidades ou superdotação, o atendimento educacional especializado é prestado de forma complementar à formação. ✂️ d) para efeito da distribuição dos recursos do FUNDEB, será admitida a dupla matrícula dos estudantes da educação regular da rede pública que recebem atendimento educacional especializado. ✂️ e) serão consideradas, para a educação especial, as matrículas na rede regular de ensino, em classes comuns ou em classes especiais de escolas regulares, e em escolas especiais ou especializadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 115Q320257 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESPA avaliação é uma dimensão do trabalho educativo intencional, guiado por objetivos. Nos sistemas educacionais, o planejamento comporta diversos níveis interligados, articulando as políticas nacionais e regionais/locais, com as decisões educacionais que configuram o projeto de cada unidade escolar e com as decisões referentes às atividades didático- -pedagógicas que cada docente desenvolve com suas turmas de alunos. Levando em conta pesquisas que revelaram que cada indivíduo constrói conhecimento e que o ensinar se coloca como uma possibilidade de interferir nessa construção, intencional e positivamente, cabe afirmar que a avaliação da aprendizagem ✂️ a) é fundamental para fazer um diagnóstico inicial preciso, o qual servirá de base para selecionar os conteúdos que serão passados aos alunos. ✂️ b) ganha o significado de autoavaliação para os estudantes, que devem ser orientados a assumir toda responsabilidade pelo próprio aprender. ✂️ c) inscreve-se na própria relação pedagógica para viabilizar o diálogo entre o ensinar e o aprender, na busca de atingir os objetivos do processo educativo. ✂️ d) deve guiar-se pelos objetivos legalmente estabelecidos e basear-se na observação direta do desempenho do aluno, pelo próprio professor, ou por especialistas. ✂️ e) precisa pautar-se nos conteúdos que foram ensinados aos alunos, embora as provas sejam elaboradas por terceiros, em nível de escola e de sistema. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 116Q35381 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMGEm relação aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) No que diz respeito à educação básica, não é permitida a oferta de cursos exclusivamente de formação geral. ✂️ b) São instituições pluricurriculares, de educação superior, básica e profissional, atuando na oferta de educação profissional e tecnológica em diferentes níveis e modalidades de ensino. ✂️ c) Não há Instituto Federal com um só campus, sua estrutura é sempre multicampi, ou seja, constituída por um conjunto de unidades. ✂️ d) O fazer pedagógico dos institutos pauta-se na pesquisa como princípio educativo e científico e nas ações de extensão como forma de diálogo permanente com a sociedade. ✂️ e) No âmbito de sua atuação, exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais, mas não terão autonomia para criar e extinguir cursos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 117Q327771 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPEConsiderando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens. Os principais objetivos de uma avaliação institucional são o autoconhecimento e a tomada de decisões em detrimento da classificação das instituições. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 118Q373143 | Português, Redação Oficial, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRAnalise as opções e assinale a que NÃO caracteriza a correspondência oficial e comercial. ✂️ a) Aviso, ofício e memorando são modalidades de comunicação oficial. ✂️ b) Memorando e ofício são formas de correspondências somente internas dos órgãos públicos. ✂️ c) Memorando é uma modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. ✂️ d) Correio eletrônico (e-mail), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos. ✂️ e) Ofício é a forma de correspondência trocada entre chefes ou dirigentes de hierarquia equivalente ou enviada a alguém de hierarquia superior à daquela que assina e circula entre agentes públicos ou entre agentes públicos e um particular. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 119Q321074 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESEAnalise as afirmativas abaixo. O sistema federal de ensino é integrado por: I. instituições de ensino mantidas pela União. II. instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada. III. órgãos federais de educação. IV. órgãos de educação estaduais e do Distrito Federal, respectivamente. V. instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada. Assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) Somente as afirmativas II, III e V estão corretas. ✂️ b) As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas. ✂️ c) Somente as afirmativas I e III estão corretas. ✂️ d) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas. ✂️ e) Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 120Q434432 | Direito Constitucional, Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subseqüentes de acordo com os instrumentos legais que normatizam o ensino médio e a educação profissional e tecnológica no Brasil. A CF prevê a progressiva universalização do ensino médio gratuito. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
101Q35393 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMGIdeologia, representação cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações, sociais de produção, conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto, resistência. Os termos acima podem ser relacionados como conceitos-chave para a discussão de uma perspectiva de análise curricular denominada: ✂️ a) Currículo Cultural ✂️ b) Teoria Pós-Crítica ✂️ c) Multiculturalismo ✂️ d) Teoria Tradicional ✂️ e) Teoria Crítica Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
102Q321553 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA, 2017O desenvolvimento de uma pesquisa ou um programa de pesquisa, dependendo de sua natureza e especificidade, requer a formação de uma equipe de trabalho. Assinale a alternativa que apresenta os elementos fundamentais para a constituição dessa equipe. ✂️ a) Elaboração de uma planilha com previsão de gastos com material de consumo e permanente e aquisição de computadores e softwares de análise de dados. ✂️ b) Recrutamento e treinamento de pessoas, distribuição de tarefas ou funções e indicação de locais de trabalho. ✂️ c) Elaboração de um esquema de pesquisa que poderá ser alterado ao longo da investigação e planilha constando os valores a serem pagos para cada pesquisador. ✂️ d) Elaboração dos objetivos, formulação do problema e definição dos instrumentos de coleta de dados da pesquisa proposta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
103Q326812 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subsequentes, relativos aos paradigmas da educação. O paradigma da comunicação, caracterizado pelo diálogo, pelo consenso e pelo enfoque intersubjetivo, concebe a educação como um processo interativo em que o conhecimento é resultante das relações entre pessoas, objetos e instrumentos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
104Q35389 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMGA respeito da comunicação na sala de aula, é CORRETO afirmar que: ✂️ a) A comunicação cumpre um papel fundamental na regulação otimizada das aprendizagens, pelo caráter simétrico que ela possui no ambiente escolar. ✂️ b) A sala de aula reproduz aspectos típicos de uma sociedade desenvolvida, presentes nos outros ambientes de vida dos alunos, como o individualismo e a privacidade. ✂️ c) A comunicação pedagógica, dependendo dos poderes e das estratégias a que ela serve, pode reforçar preconceitos e impedir as aprendizagens. ✂️ d) A comunicação é um instrumento de cooperação e transparência dentro de sala de aula, favorecendo a regulação interativa e as aprendizagens dos alunos. ✂️ e) O professor deve manter um estado permanente de vigilância dos alunos, já que somente uma observação sistemática leva à efetividade da avaliação formativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
105Q410002 | Direito Administrativo, Licitação Pública, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPEA respeito da responsabilidade civil do Estado e das licitações, julgue os itens subsequentes. A exigência de processo licitatório para a contratação aplica-se apenas às pessoas jurídicas de direito público. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
106Q35380 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMGNo desenho curricular da educação profissional e tecnológica, a transversalidade e a verticalização constituem aspectos que contribuem para a singularidade dessa organização. A esse respeito, NÃO se pode afirmar que: ✂️ a) A transversalidade é uma forma de organizar o trabalho didático e na educação tecnológica a tecnologia é o principal elemento transversal presente no ensino, na pesquisa e na extensão. ✂️ b) A verticalização deve extrapolar a simples oferta de cursos em diferentes níveis e permitir um diálogo entre as formações. ✂️ c) A transversalidade auxilia a verticalização curricular ao tomar as dimensões do trabalho, da cultura, da ciência e da tecnologia como vetores na organização da ação pedagógica. ✂️ d) Lidar com o conhecimento de forma integrada e verticalizada requer uma postura pautada no modelo hegemônico disciplinar. ✂️ e) A verticalização implica o reconhecimento de fluxos que permitam a construção de itinerários de formação entre os diferentes cursos da educação profissional e tecnológica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
107Q321947 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018A obra de Jean Piaget influenciou muitas práticas no campo da educação. Ele buscou compreender como se desenvolve a inteligência humana, e seus postulados teóricos repercutiram fortemente na sala de aula. O conceito de sujeito epistêmico elaborado por Piaget diz respeito ✂️ a) aos organizadores prévios e seu valor para facilitar a aprendizagem dos sujeitos da aprendizagem. ✂️ b) à capacidade do sujeito de modificar seu comportamento a partir de estímulos e de contingências de reforço. ✂️ c) à inteligência representativa, que se inicia na fase pré-categorial. ✂️ d) ao desenvolvimento cognitivo dos sujeitos, que se dá em três categorias de representação: a ativa, a icônica e a simbólica. ✂️ e) às estruturas mentais comuns a todos os sujeitos, as quais possibilitam a aprendizagem por meio de relações entre diferentes informações. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
108Q325395 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, UEC CE, FUNECE, 2017A interdisciplinaridade é fundamentalmente um processo e uma filosofia de trabalho que entra em ação na hora de enfrentar problemas e questões que preocupam em cada sociedade. Enumere, de 1 a 5, em ordem de ocorrência, os passos que costumam estar presentes em qualquer intervenção interdisciplinar. ( ) Decidir sobre o futuro da tarefa, bem como sobre a equipe de trabalho. ( ) Reunir todos os conhecimentos atuais e buscar nova informação. ( ) Determinar os conhecimentos necessários, inclusive as disciplinas representativas e com necessidade de consulta. ( ) Comparar todas as contribuições e avaliar sua adequação, relevância e adaptabilidade. ( ) Definir o Problema (interrogação, tópico, questão). A sequência correta, de cima para baixo, é: ✂️ a) 3, 2, 1, 5, 4. ✂️ b) 4, 2, 1, 5, 3. ✂️ c) 2, 5, 4, 3, 1. ✂️ d) 5, 3, 2, 4, 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
109Q320603 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPENo que concerne a concepção, importância, dimensões e níveis do processo de planejamento, julgue os itens subseqüentes. Uma das funções do planejamento educacional é garantir a racionalização, a organização e a coordenação dos recursos, de modo que haja previsão da realização das ações, evitando-se a improvisação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
110Q328220 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPEEm relação aos paradigmas da educação e aos objetivos e conteúdos do ensino e da aprendizagem, julgue os itens seguintes. Educadores influenciados pelos paradigmas educacionais holonômicos buscam restaurar a totalidade do sujeito individual, o que faz que sua prática pedagógica se alinhe aos paradigmas marxistas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
111Q322425 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPEO vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. Acerca da avaliação no contexto educacional, julgue os itens que se seguem. A meritocracia é um dos avanços da prática avaliativa contemporânea, pois garante a equidade no processo avaliativo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
112Q320795 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA, 2017As políticas públicas de financiamento da educação no Brasil passaram por significativas alterações, sobretudo a partir da segunda metade dos anos 1990, com a criação dos fundos contábeis ou fundos multigovernamentais, a exemplo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização dos Profissionais do Magistério (FUNDEF), substituído pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Sobre esses fundos, é correto afirmar: ✂️ a) São criados no âmbito de cada estado e compostos pela subvinculação de impostos e transferências constitucionais, além de recursos da iniciativa privada captados por meio de doações, formando um bloco de recursos que passa a ser redistribuído de acordo com o número de matrículas em cada rede de ensino. ✂️ b) São criados no âmbito de cada estado e compostos pela subvinculação de impostos e transferências constitucionais, pertencentes aos governos estaduais e municipais, formando um bloco de recursos que passa a ser redistribuído de acordo com o número de matrículas em cada rede de ensino. ✂️ c) Foram criados em cumprimento aos dispositivos do Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014) que estabelece como uma das diretrizes a necessidade de mais recursos para o cumprimento das metas de novas matrículas na educação básica pública. ✂️ d) Garantiram a implementação do Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi), pois foram concebidos a partir da definição dos insumos necessários à garantia de uma educação de qualidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
113Q409130 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil da Administração Pública, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPEA respeito da responsabilidade civil do Estado e das licitações, julgue os itens subsequentes. Para a configuração da responsabilidade objetiva do Estado, é necessária a demonstração de culpa ou dolo do agente público. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
114Q805676 | Legislação e Decretos, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESAcerca do Decreto nº 7.611/2011, que dispõe sobre a educação especial, NÃO é correto afirmar que: ✂️ a) considera-se público-alvo da educação especial as pessoas com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação. ✂️ b) um dos objetivos do atendimento educacional especializado é assegurar condições para a continuidade de estudos nos diversos níveis e modalidades de ensino. ✂️ c) para os estudantes com altas habilidades ou superdotação, o atendimento educacional especializado é prestado de forma complementar à formação. ✂️ d) para efeito da distribuição dos recursos do FUNDEB, será admitida a dupla matrícula dos estudantes da educação regular da rede pública que recebem atendimento educacional especializado. ✂️ e) serão consideradas, para a educação especial, as matrículas na rede regular de ensino, em classes comuns ou em classes especiais de escolas regulares, e em escolas especiais ou especializadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
115Q320257 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESPA avaliação é uma dimensão do trabalho educativo intencional, guiado por objetivos. Nos sistemas educacionais, o planejamento comporta diversos níveis interligados, articulando as políticas nacionais e regionais/locais, com as decisões educacionais que configuram o projeto de cada unidade escolar e com as decisões referentes às atividades didático- -pedagógicas que cada docente desenvolve com suas turmas de alunos. Levando em conta pesquisas que revelaram que cada indivíduo constrói conhecimento e que o ensinar se coloca como uma possibilidade de interferir nessa construção, intencional e positivamente, cabe afirmar que a avaliação da aprendizagem ✂️ a) é fundamental para fazer um diagnóstico inicial preciso, o qual servirá de base para selecionar os conteúdos que serão passados aos alunos. ✂️ b) ganha o significado de autoavaliação para os estudantes, que devem ser orientados a assumir toda responsabilidade pelo próprio aprender. ✂️ c) inscreve-se na própria relação pedagógica para viabilizar o diálogo entre o ensinar e o aprender, na busca de atingir os objetivos do processo educativo. ✂️ d) deve guiar-se pelos objetivos legalmente estabelecidos e basear-se na observação direta do desempenho do aluno, pelo próprio professor, ou por especialistas. ✂️ e) precisa pautar-se nos conteúdos que foram ensinados aos alunos, embora as provas sejam elaboradas por terceiros, em nível de escola e de sistema. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
116Q35381 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMGEm relação aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) No que diz respeito à educação básica, não é permitida a oferta de cursos exclusivamente de formação geral. ✂️ b) São instituições pluricurriculares, de educação superior, básica e profissional, atuando na oferta de educação profissional e tecnológica em diferentes níveis e modalidades de ensino. ✂️ c) Não há Instituto Federal com um só campus, sua estrutura é sempre multicampi, ou seja, constituída por um conjunto de unidades. ✂️ d) O fazer pedagógico dos institutos pauta-se na pesquisa como princípio educativo e científico e nas ações de extensão como forma de diálogo permanente com a sociedade. ✂️ e) No âmbito de sua atuação, exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais, mas não terão autonomia para criar e extinguir cursos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
117Q327771 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPEConsiderando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens. Os principais objetivos de uma avaliação institucional são o autoconhecimento e a tomada de decisões em detrimento da classificação das instituições. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
118Q373143 | Português, Redação Oficial, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRAnalise as opções e assinale a que NÃO caracteriza a correspondência oficial e comercial. ✂️ a) Aviso, ofício e memorando são modalidades de comunicação oficial. ✂️ b) Memorando e ofício são formas de correspondências somente internas dos órgãos públicos. ✂️ c) Memorando é uma modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. ✂️ d) Correio eletrônico (e-mail), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos. ✂️ e) Ofício é a forma de correspondência trocada entre chefes ou dirigentes de hierarquia equivalente ou enviada a alguém de hierarquia superior à daquela que assina e circula entre agentes públicos ou entre agentes públicos e um particular. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
119Q321074 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESEAnalise as afirmativas abaixo. O sistema federal de ensino é integrado por: I. instituições de ensino mantidas pela União. II. instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada. III. órgãos federais de educação. IV. órgãos de educação estaduais e do Distrito Federal, respectivamente. V. instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada. Assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) Somente as afirmativas II, III e V estão corretas. ✂️ b) As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas. ✂️ c) Somente as afirmativas I e III estão corretas. ✂️ d) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas. ✂️ e) Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
120Q434432 | Direito Constitucional, Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subseqüentes de acordo com os instrumentos legais que normatizam o ensino médio e a educação profissional e tecnológica no Brasil. A CF prevê a progressiva universalização do ensino médio gratuito. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro