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Questões de Concursos Técnico em Assuntos Educacionais

Resolva questões de Técnico em Assuntos Educacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q408034 | Direito Administrativo, Administração Pública, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPE

Em relação à administração pública direta e indireta e às funções administrativas, julgue os itens a seguir. A aplicação da lei pelo Poder Executivo, no exercício da função administrativa, depende de provocação do interessado, sendo vedada a aplicação de ofício.
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122Q804927 | Legislação e Decretos, Política de Desenvolvimento de Pessoal, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

Com base no Decreto n.º 5.707/2006, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, julgue os itens a seguir. Entre as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal incluem-se a oferta e a garantia de cursos introdutórios ou de formação aos servidores que ingressam no setor público, até mesmo àqueles sem vínculo efetivo com a administração pública.
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123Q820707 | Legislação Federal, Lei 10861 2004, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

O sistema nacional de avaliação do ensino superior articula a avaliação das aprendizagens com a avaliação institucional e vale-se da caracterização das clientelas para melhor interpretar os dados, transformando-os em informações, visando aprimorar as políticas públicas para o setor e promover a qualidade do ensino e de seus resultados, em termos de rendimento dos estudantes. Esse sistema nacional pretende que essa vinculação entre avaliação e qualidade do ensino superior seja obtida por meio de
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124Q325437 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Considerando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens.

Na construção de currículos de qualidade para toda a população, os resultados da avaliação devem ser analisados como indicadores para análise do papel e da função desempenhados pelas instâncias governamentais.

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125Q339205 | Raciocínio Lógico, Proposição Argumento, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Dada a proposição “Se estou sem dinheiro então, se fui para a praia e estou de férias, então não fui para praia”. Fazendo-se a tabela verdade dessa proposição, chegamos à coluna resposta como sendo:
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126Q35384 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMG

As afirmativas abaixo referem-se à reforma gestada no campo da Educação Profissional no Brasil nos fins da década de 90, instituída pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/1996) e pelo Decreto Federal 2.208/1997.
Em relação a essa reforma no ensino médio e profissional, é INCORRETO afirmar que:
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128Q322976 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

Acerca dos pressupostos e características gerais das tendências pedagógicas liberais, NÃO é correto afirmar que:
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129Q690034 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Direitos e Garantias Fundamentais, Técnico em Assuntos Educacionais, IF PE, IF PE, 2019

A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. De acordo com a referida lei, assinale a alternativa CORRETA.
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130Q319428 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao planejamento do processo de ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

Atualmente, o planejamento nas escolas tem sido executado sob a forma de projeto político-pedagógico, modalidade de planejamento resultante de uma construção coletiva em que se negligenciam o diagnóstico e a avaliação da realidade.

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131Q322821 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESE

A respeito do processo de avaliação das Instituições de Ensino Superior, pesquisadores apontam que a melhora Institucional realiza-se em dois planos complementares. Quais são esses planos?

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132Q327884 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPE

Com relação ao planejamento e à avaliação, julgue os itens seguintes. Plano, programa e projeto são documentos componentes do planejamento sistematizado: o projeto é o mais abrangente deles e engloba o plano.
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133Q323094 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, IFAP AP, FUNIVERSA

A família e a influência cultural são fatores importantes na determinação do padrão de uso e consumo de álcool e outras drogas. No que diz respeito a psicotrópicos, é correto afirmar que
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134Q328358 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPE

A educação deve ser compreendida como uma amplitude de relações, não se restringindo apenas à vida escolar. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. A educação do indivíduo independe do momento histórico por que passe a comunidade na qual ele está inserido.
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135Q35403 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMG

Sobre as relações entre formação ético-moral e educação formal no Brasil pode-se afirmar que:
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136Q35408 | Direito Administrativo, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMG

Considere as seguintes assertivas a respeito da remoção e da redistribuição de servidor público:

I - A redistribuição ocorrerá exofficio para ajustamento de lotação e da força de trabalho às necessidadesdos serviços, exceto nos casos de extinção ou criação de órgão ou entidade.
II - O servidor poderá requerer a sua remoção, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração, por motivo de saúde de seu cônjuge, condicionada à comprovação por juntamédica oficial.
III - Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ousem mudança de sede.
IV - Nos casos de reorganização de órgão, extinto ocargo ou declarada sua desnecessidade no órgão,o servidor estável que não for redistribuído será exonerado exofficio.

De acordo com a Lei no 8.112/90 está correto o que consta APENAS em:
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137Q327470 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

Estudos sobre os processos de construção de conhecimento, realizados desde meados do século XX e intensificados dos anos 80 para cá, testemunham as relações de interdependência entre o ensinar e o aprender. Nessa perspectiva, o docente precisa mobilizar os conhecimentos do aluno para fazê-lo avançar e, para isso, deve
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138Q35401 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMG

A CAPES, Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, desempenha atualmente diversos papéis, EXCETO:
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139Q805794 | Legislação e Decretos, Política de Desenvolvimento de Pessoal, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

Com base no Decreto n.º 5.707/2006, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, julgue os itens a seguir. Capacitação é um processo esporádico e deliberado de treinamento técnico, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades por meio da aquisição de competências individuais e coletivas.
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140Q339422 | Raciocínio Lógico, Negação Não p, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Dizer que “Não é verdade que rosas são vermelhas ou violetas são azuis, ou, rosas não são vermelhas e violetas são azuis” é mesmo que dizer que:
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