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Questões de Concursos Técnico em Assuntos Educacionais

Resolva questões de Técnico em Assuntos Educacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q693291 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019

A herança do trabalho fragmentado, já naturalizada em nossas escolas, compõe-se com uma falsa noção de autonomia, manifesta no cotidiano por frases como "fecho a porta de minha sala de aula e faço o que eu achar melhor". A possibilidade de se realizar o trabalho isolada e independentemente, sem nenhuma vinculação com outros sujeitos, não expressa, de modo algum, o que entendemos por autonomia. Expressa, isto sim, a solidão no local de trabalho e a angústia diante de relações marcadas pela subalternidade.

GARCIA, Teise de Oliveira Guaranha; CORREA, Bianca Cristina. Desafios à democratização da gestão escolar e a atuação dos professores na escola pública. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 225237, jan./jun. 2009.

No excerto apresentado, as autoras destacam características do trabalho docente, apontando para alguns elementos necessários para a implementação de uma gestão democrática, prevista na legislação como um dos princípios da educação nacional. Baseados na legislação nacional e nos textos produzidos sobre a Gestão Democrática da Educação por pesquisadores da área, afirma-se que
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162Q35407 | Direito Administrativo, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMG

Considere as seguintes assertivas a respeito das responsabilidades:

I - A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que neguea existência do fato ou sua autoria.
II - Não há responsabilidade civil decorrente de ato omissivo culposo, inclusive se resultar em prejuízoao erário ou a terceiros.
III - Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.
IV - As sanções civis, penais e administrativas poderãocumular-se, sendo independentes entre si.

De acordo com a Lei no 8.112/90, está correto o que consta APENAS em:
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163Q693072 | Legislação Federal, Técnico em Assuntos Educacionais, IF PE, IF PE, 2019

A Educação Básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores (BRASIL, 1996). De acordo com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB), na Educação Básica,
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164Q320695 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Assuntos Educacionais, UFPB PB, IDECAN

Segundo Haydt (2011), na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade. Acerca do planejamento didático ou de ensino, assinale o único INCORRETO.
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165Q35400 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMG

A partir da assertiva “A formação profissional não pode ser mera preparação para o mercado de trabalho”, indique a alternativa que mais adequadamente representa as diretrizes que devem compor a formação do professor da educação profissional:

I - valorização da formação técnico-científica;
II - estímulo à reflexão teórico-crítica sobre o mundo do trabalho;
III - estímulo à didática pautada no conhecimento tácito;
IV - valorização da formação no campo das ciências humanas.
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166Q325988 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Considerando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens.

A avaliação escolar diagnóstica visa avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem e é realizada durante todo o decorrer do período letivo para orientar o professor.

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167Q321862 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas sobre o processo de planejamento numa perspectiva democrática.

( ) É um processo de construção coletiva, desenvolvido para auxiliar na organização e na gestão escolar.

( ) A avaliação é uma das etapas do planejamento e deve ser realizada sempre ao final das ações para mensurar o alcance dos objetivos.

( ) Tem como principais atividades o preenchimento de formulários e a avaliação dos resultados.

( ) A partir do planejamento são gerados instrumentos flexíveis, que auxiliam no desenvolvimento do trabalho da escola nas dimensões pedagógica, política e administrativo-financeira.

( ) A participação de técnicos especializados em planejamento escolar é fator imprescindível para o seu sucesso.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

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168Q322974 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Em relação a objetivos e conteúdos do ensino e da aprendizagem, julgue o item que se segue.

Os objetivos de ensino devem ser elaborados em função das habilidades cognitivas a serem desenvolvidas pelos alunos e devem expressar exclusivamente os conteúdos que devem ser ministrados para que os alunos aprendam o necessário para sua inserção na sociedade.

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169Q427770 | Direito Constitucional, Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, MPOG, CESPE CEBRASPE

A Constituição Federal (CF) de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em vigor apresentam os princípios e os fins da educação nacional, assim como o dever do Estado e dos pais em relação à educação. De acordo com essas informações, julgue os itens subsequentes. É dever dos pais, ou dos responsáveis, efetuar a matrícula das crianças na educação básica, a partir dos seis anos de idade.
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170Q325202 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

Na sociedade contemporânea, o termo “planejamento” é conhecido praticamente por todas as pessoas. A necessidade de planejar encontra-se presente nos mais variados âmbitos da vida pessoal e social, inclusive no ambiente escolar e acadêmico. No que diz respeito ao planejamento de ensino, é verdadeiro afirmar que
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171Q319358 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IF SC, IESES

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, no que diz respeito às características que devem compor o processo avaliativo: ( ) A avaliação deve ser quantitativa: o processo avaliativo deverá ocorrer em um único momento, que redimensione as ações pedagógicas, os objetivos propostos e os conteúdos abordados. ( ) A avaliação deve ser formativa: a aprendizagem ocorrerá de acordo com o progresso obtido pelos educandos, considerando as atividades propostas, sabendo interpretar o erro e o considerando como manifestação de um processo em construção, dessa forma, aprendendo com o erro. ( ) A avaliação deve ser diagnóstica: através da aprendizagem que será identificado quais conhecimentos deverão ser retomados e, ainda, quais práticas pedagógicas deverão ser redimensionadas. ( ) A avaliação deve ser contínua: o processo avaliativo deverá ocorrer rotineiramente, com visão reflexiva, que redimensione as ações pedagógicas, os objetivos propostos e os conteúdos abordados. A sequência correta é:
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172Q323380 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPE

A educação, por ser planejada, deve ser tratada como uma organização de agrupamentos humanos intencionalmente constituídos. Com referência a esse assunto, julgue os próximos itens. Avaliação dos processos de resultados é uma fase posterior ao período previsto para o planejamento.
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173Q35396 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMG

Uma visão multicultural e crítica da educação exige a desconstrução de estigmas e preconceitos. Neste sentido, a escola inclusiva deve afirmar:
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174Q35405 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMG

A Constituição Federal de 1988 estabeleceu os princípios, os objetivos e os agentes responsáveis pela educação Brasil, e com isso circunscreveu as principais orientações das políticas de educação no país. Em relação às orientações dessas políticas pode-se afirmar que:
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175Q328337 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Analise as afirmativas a seguir, sobre as funções do planejamento na instituição de ensino, de acordo com Libâneo (1994).

I) O registro de ações em formulários é uma das principais funções do planejamento.

II) O planejamento é a atividade consciente de previsões das ações docentes.

III) O Plano de Ensino é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um ano ou semestre.

IV) O Plano de Aula é um documento global da instituição, que expressa orientações gerais do processo de ensino.

V) O planejamento assegura por si só o andamento do processo de ensino.

VI) O planejamento do ensino depende das condições escolares prévias dos alunos.

 Estão corretas as afirmativas:

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176Q324378 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca da relação educação e sociedade — dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica —, julgue os itens subseqüentes.

A visão de prática pedagógica defendida pelas teorias crítico-reprodutivistas tem como tarefa assegurar a reprodução da qualificação da força de trabalho, bem como ratificar o otimismo dos educadores.

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177Q321069 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IF SC, IESES

Sabe-se que o relacionamento interpessoal é uma das características (ou competências) mais exigidas dos profissionais na atualidade. Sendo assim, para ser eficaz no relacionamento com pessoas, alguns princípios fundamentais devem ser considerados, EXCETO:
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178Q691758 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFF, COSEAC, 2019

As propostas de pesquisa que contam com uma coordenação central e que são conduzidos em diversas instituições, por pesquisadores ou grupo de pesquisadores distintos, são denominados projetos:
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179Q324325 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA, 2017

A avaliação a ser desenvolvida por uma instituição de educação superior, envolvendo todos os participantes da instituição para repensar e redefinir seus compromissos e metas, modos de atuação, finalidades e resultados do trabalho acadêmico denomina-se:
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180Q35399 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMG

Considerando os diferentes significados que envolvem as práticas educativas dos profissionais designados como instrutores e dos professores, no âmbito da educação profissional, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

1 - Instrutor 
2 - Professor
( ) Formação advinda da experiência
( ) Formação técnico-científica
( ) Educação por demonstração
( ) Conhecimento tácito
( ) Estruturação de conteúdos
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