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Questões de Concursos Técnico em Assuntos Educacionais

Resolva questões de Técnico em Assuntos Educacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q686538 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Assuntos Educacionais, IF PE, IF PE, 2019

Leia o TEXTO 2 para responder a questão.
TEXTO 2
Em meio à pluralidade de ideias, o diálogo só é possível quando se assume que não há uma verdade única e absoluta sobre nada.
Rayane Santos
  No mundo, há diversas sociedades. Cada uma delas é composta por diversas culturas, com valores e crenças específicos. E mesmo dentro de um grupo há diversidade, considerando a individualidade de cada ser humano. Portanto, é natural que pessoas tenham opiniões diferentes entre si.
  “A verdade é subjetiva porque cada pessoa constrói a sua de um jeito”, explica a antropóloga e ex-presidente da Associação Brasileira de Antropologia Carmen Rial. “Além do grupo cultural, a classe social, a escolaridade, o gênero e a educação fazem com que cada pessoa veja o mundo de uma forma particular”.
  Apesar de a Constituição Federal legalizar a manifestação do pensamento – considerando a democracia que se vive no Brasil – é possível observar uma onda de desrespeito a opiniões opostas.
  “Mas este não é só um problema nacional, e sim mundial. Um grande desafio humano”, aponta o psicólogo transpessoal José Luís Morado. “Não levar a opinião do outro em consideração já deu origem a muitas guerras, e apesar de melhorarmos enquanto civilização, ainda precisamos resolver este problema”.
  Imprescindível para a vida em sociedade, saber respeitar opiniões divergentes é o primeiro passo para melhorias individuais e sociais.
   É comum e saudável, em conversas no cotidiano, ouvir afirmações e não concordar com elas. O problema existe quando não se respeita o que é dito ou quem o diz, justamente por dizê-lo.
SANTOS, Rayane. Em meio à pluralidade de ideias, o diálogo só é possível quando se assume que não há uma verdade única e absoluta sobre nada. Jornal do Trem, 20 mar.2015. Disponível em: jornaldotrem.com.br/capa/aolidar-com-a-opiniao-alheia-e-possivel-discordar-sem-desrespeitar-ninguem/. Adaptado.
Quanto à leitura e à compreensão do TEXTO 2, considere as informações que seguem.
I. Há uma visível incompatibilidade entre as ideias suscitadas no título e o conteúdo desenvolvido no texto, já que aquele fala sobre “uma verdade” e este, sobre “opiniões diferentes”. II. No que diz respeito à tipologia textual, trata-se de um texto predominantemente argumentativo, porque a autora expõe os pontos de vista de uma antropóloga e de um psicólogo quanto à temática abordada. III. O conteúdo pode ser sintetizado, sem prejuízo semântico, neste segmento linguístico: ‘Respeitar é não tentar fazer com que o outro assuma a mesma opinião que a sua’. IV. Segundo a autora, um país que se deseja democrático deve valorizar as diferenças, embora tais diferenças promovam problemas sociais, políticos e econômicos. V. Mesmo estando no primeiro parágrafo, o período “Portanto, é natural que pessoas tenham opiniões diferentes entre si.” expressa uma conclusão que se obtém a partir das ideias expressas no texto.
É VERDADEIRO apenas o que se afirma em:
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222Q322381 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

Ao cursar Pedagogia, Carolina constatou que muitos são os níveis de relacionamento entre a avaliação e a aprendizagem. Verificou que estudos relacionados ao ensino superior apontam a existência de forte relação entre as práticas de avaliação exercidas pelos docentes e os níveis de desenvolvimento de seus alunos, tais como os modos como se envolvem com os estudos, quais conhecimentos veem como relevantes e como percebem o ensino universitário. Tomando por base as averiguações de Carolina, assinale a alternativa que é coerente com a formação de profissionais com visão crítica da realidade, capazes de argumentarem a respeito de temas relacionados à sua profissão, apoiando-se em bases teórico-conceituais bem fundamentadas.
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223Q321087 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

A elaboração de um currículo integrado baseado no trabalho como princípio educativo:
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224Q809939 | Legislação Federal, Lei 10172 2001, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.

O Plano Nacional de Educação-PNE tem como objetivos prioritários ______________________, _________________________, _________________________ e _________________________.

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225Q323329 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, MDS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes quanto ao processo de ensinoaprendizagem, multimídia educativa e avaliação educacional.

Muitas informações chegam à população por uma via diferente da escolar, utilizando outras linguagens como a áudio-visual, que, hoje em dia, substitui com vantagem a palavra escrita. O domínio da leitura de livros e outros suportes impressos deixa, assim, de ser uma prioridade na educação.

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226Q815194 | Legislação Federal, Lei 10861 2004, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Com relação à Lei n.º 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), julgue os itens subsequentes.

O descumprimento do protocolo de compromisso, no todo ou em parte, poderá ensejar a aplicação de advertência, suspensão ou perda de mandato do dirigente responsável pela ação não executada, no caso de instituições públicas de ensino superior.

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227Q322677 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, IFAP AP, FUNIVERSA

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) de um curso de graduação constitui-se como um grupo de professores com atribuições acadêmicas sobre o projeto pedagógico do curso. Acerca do NDE, assinale a alternativa correta.
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228Q693513 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Técnico em Assuntos Educacionais, IF PE, IF PE, 2019

De acordo com a Organização Acadêmica Institucional do IFPE, o estudante
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229Q319253 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.

A gestão dos processos pedagógicos nos diferentes níveis de ensino depende do(s) __________ e da definição de ___________________.

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230Q471620 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Considerando que a Educação Física e o treinamento esportivo no Brasil ainda permanecem vinculados à dicotomia entre o conhecimento prático e o conhecimento teórico — linha tecnicista e linha humanista (crítico-social), julgue os itens a seguir.

As atividades que visam a reprodução do modelo ideal de movimento ou das técnicas fazem parte da abordagem crítico-social.

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231Q321937 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, IFAP AP, FUNIVERSA

A concepção do trabalho como princípio educativo é a base para a organização e o desenvolvimento curricular contidos nas diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio. Nesse sentido, é correto afirmar que o(a)
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232Q804785 | Legislação e Decretos, Decreto n 8268 2014 Altera o Decreto n 5154, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

Com base no Decreto n.º 8.268/2014, julgue os itens a seguir. Os itinerários formativos ou trajetórias de formação são considerados unidades curriculares de cursos e programas da educação profissional que possibilitam o aproveitamento contínuo e articulado dos estudos.
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233Q341664 | Raciocínio Lógico, Proposições Equivalentes, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Determine dentre as alternativas abaixo a que representa uma proposição logicamente equivalente.
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234Q562250 | Informática, PowerPoint, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

Sobre a ferramenta Microsoft PowerPoint 2007, marque a afirmativa INCORRETA:
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235Q323668 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A respeito da produção do conhecimento educacional e das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.

Consoante a teoria das inteligências múltiplas proposta por Gardner, no processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para o alcance do objetivo final do processo de ensino-aprendizagem, que é o aprendizado de determinado conteúdo pelo estudante.

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236Q692701 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019

O texto a seguir compõe o primeiro capítulo de um livro que aborda a adolescência e seus conflitos.
        Um adolescente um pouco sem rumo, estranhando seu próprio comportamento, paradoxalmente desafiador e arrependido, para você na rua e fala: "Estou só passando por uma fase agora. Todo o mundo passa por fases, não é?" Alguém talvez reconheça sua voz. É Holden, o herói do romance O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger.
    Aproveitando-se da situação, atrás e ao lado dele se aglomeram pais e mães de adolescentes. Eles também perguntam: "Então, é assim? Vai passar? É só uma fase?"
    Resposta de bolso, caso Holden e os pais o parem na rua: "Não. Não é apenas uma fase. Por isso, nada garante que passe".
    Nossos adolescentes amam, estudam, brigam, trabalham. Batalham com seus corpos, que se esticam e se transformam. Lidam com as dificuldades de crescer no quadro complicado da família moderna. Como se diz hoje, eles se procuram e eventualmente se acham. Mas, além disso, eles precisam lutar com a adolescência, que é uma criatura um pouco monstruosa, sustentada pela imaginação de todos, adolescentes e pais. Um mito, inventado no começo do século 20, que vingou, sobretudo depois da Segunda Guerra Mundial.
     A adolescência é o prisma pelo qual os adultos olham os adolescentes e pelo qual os próprios adolescentes se contemplam. Ela é uma das formações culturais mais poderosas de nossa época. [...].
Disponível em: https://wwwl.folha.uol.com.br/folha/
publifolha/351920-contardo-calligaris-explica-a-adolescencia-e-seusdesafios-
no-mundo-moderno.shtml. Acesso em: 20 fev. 2019.
Os termos destacados (dele, seus, eles, criatura e ela) retomam, respectivamente, as seguintes palavras referidas no texto:
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237Q433117 | Direito Constitucional, Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, MPOG, CESPE CEBRASPE

A Constituição Federal (CF) de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em vigor apresentam os princípios e os fins da educação nacional, assim como o dever do Estado e dos pais em relação à educação. De acordo com essas informações, julgue os itens subsequentes. É função do Estado garantir o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas na educação pública e(ou) privada.
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238Q324183 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Pimenta e Anastasiou (2002), ao tratar do Projeto Político-Pedagógico Institucional, explicita que o projeto também é político, porque trata dos fins e valores referentes ao papel da universidade na análise crítica e transformação social e nas relações entre conhecimento e estrutura de poder. A respeito dessa questão, marque a alternativa correta sobre a dimensão pedagógica concebida pelas autoras.
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239Q323060 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPE

Acerca das teorias psicológicas que fundamentam a aprendizagem humana, julgue os itens a seguir. O sucesso da aprendizagem por meio do condicionamento operante, segundo Skinner, pode ser garantido com o condicionamento de comportamentos. Para ele, a palavra-chave é reforçamento, o qual é oferecido após uma resposta e pode ser positivo ou negativo, de modo que o reforço positivo aumenta a probabilidade da resposta e o reforço negativo diminui essa probabilidade.
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240Q691893 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFF, COSEAC, 2019

Para que a aprendizagem estratégica seja realizada, Pozo, Monereo e Castelló (em Coll, Marchesi e Palacios) relevam a distinção estabelecida por Shiffrin e Schneider, entre dois tipos de processamento. São eles:
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