Questões de Concursos: Técnico em Assuntos Educacionais

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Técnico em Assuntos Educacionais. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q326591 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Kenski (2007) menciona que são utilizados vários tipos de tecnologias para aprender e saber mais e que se necessita da educação para aprender e saber mais sobre as tecnologias.

Tendo como base as ideias da autora, analise as seguintes afirmativas sobre relação entre a educação e as tecnologias e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Grande parte das tecnologias é usada como auxiliar no processo educativo - elas não são o objeto, a sua substância e nem a sua finalidade.

( ) As tecnologias, por si só, fazem a diferença qualitativa no processo educativo.

( ) Um dos problemas, na atualidade, relativos ao uso das tecnologias na educação refere-se à não adequação da tecnologia ao conteúdo a ser ensinado e aos propósitos do ensino.

( ) As articulações entre as instituições educacionais via redes devem ser pensadas somente como um modo diferente de promoção do ensino.

Assinale a sequência CORRETA.

32 Q823207 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

De acordo com o artigo 3º da LDB nº 9.394/96, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:

33 Q685829 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFF, COSEAC, 2019

Conforme mostra Piaget (em Coll, Marchesi e Palacios), nenhuma aprendizagem consiste apenas em aquisições extraídas da experiência física, mas supõe a intervenção de instrumentos lógicos. Para a posição interacionista, a intervenção necessária do sujeito e dos objetos em qualquer aprendizagem é modulada por fatores internos de:

34 Q319892 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Técnico em Assuntos Educacionais, IFAP AP, FUNIVERSA

A educação inclusiva propõe um novo modelo escolar no qual se torna possível o acesso e a permanência de todos na escola. Acerca desse tema, é correto afirmar que a educação

35 Q325773 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

O trabalho de Vygotsky é precursor de uma corrente de pensamento, que é geralmente referida como teoria histórico-cultural. Assinale a opção que apresenta uma ideia defendida por esse autor.

36 Q326418 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IF SC, IESES

As relevantes modificações sofridas por nossa sociedade no decorrer do tempo, dentre elas o desenvolvimento tecnológico e o aprimoramento de novas maneiras de pensamento sobre o saber e sobre o processo pedagógico, têm refletido principalmente na prática pedagógica em sala de aula, onde é necessário que se estimule a capacidade do aluno de aprender, preparando-o para a resolução de novos e complexos problemas. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que representa um exemplo relativo a esta prática:

37 Q325902 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IFB BA, FUNRIO

“No contexto da emergência da sociedade do conhecimento, os requisitos educacionais do emprego ampliaram-se” (Márcio Pochmann) O trecho acima pode ser compreendido no sentido de que

38 Q327072 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

Olga Teixeira Damis, in VEIGA, 1998 (Didática: o ensino e suas relações), apresenta reflexão a respeito do planejamento educacional, na qual analisa diferentes enfoques no tratamento dessa questão, relacionando-os a diferentes visões da relação escola/sociedade, tendo predominado, cada uma delas, em um dos contextos socioeconômicos e políticos da sociedade brasileira no transcurso do século XX. Assim como outros estudiosos, Damis assinala que o planejamento educacional foi visto como garantidor de racionalidade e de produtividade ao ensino, depois foi negado por entender-se que a escola só reproduziria o social desigual e injusto. Das décadas finais do século XX para cá, temos a compreensão do processo de planejamento como explicitação de um projeto político-pedagógico fundamentado em uma concepção que situa a educação escolar como mediação no interior da prática social global”. Diante dessas ponderações, é correto afirmar que esse planejamento

39 Q319776 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017

São os pilares-mestres do projeto político-pedagógico:

40 Q692120 | Português, Interpretação Textual, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019

Leia um pequeno trecho do conto "O espelho", de Machado de Assis.
Quatro ou cinco cavalheiros debatiam, uma noite, várias questões de alta transcendência, sem que a disparidade dos votos trouxesse a menor alteração aos espíritos. A casa ficava no morro de Santa Teresa, a sala era pequena, alumiada a velas, cuja luz fundiase misteriosamente com o luar que vinha de fora. Entre a cidade, com as suas agitações e aventuras, e o céu, em que as estrelas pestanejavam, através de uma atmosfera límpida e sossegada, estavam os nossos quatro ou cinco investigadores de coisas metafísicas, resolvendo amigavelmente os mais árduos problemas do universo.

Disponível em: https://pt.wikisource.org/wiki/O_Espelho.
Acesso em: 18 fev. 2019.
As palavras "disparidade" e "pestanejavam", destacadas no texto, mantém equivalência de sentido se substituídas, respectivamente, por:

🖨️ Baixar o PDF
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.