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Questões de Concursos Técnico em Assuntos Educacionais

Resolva questões de Técnico em Assuntos Educacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q820800 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu artigo 56, estabelece que as instituições públicas de educação superior obedecerão ao princípio da gestão democrática, para o que será assegurada a existência de órgãos colegiados dos quais participarão segmentos da comunidade institucional, local e regional. Diz o parágrafo único do mesmo artigo que, em qualquer caso, os docentes ocuparão
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302Q341975 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Paula tem uma Chow Chow e Verinha não tem uma Cocker. Se Paula tem uma Chow Chow, então Violeta não tem uma Schnauzer. Verinha tem uma Cocker ou Luciane não tem uma Calopsita. Com isso, podemos concluir que:
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304Q329011 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue os itens subsequentes. Para que o curso atenda à perspectiva dialética, a construção do conhecimento dos educandos deverá envolver três momentos: síncrese, análise e síntese.
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305Q326255 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, UFPB PB, IDECAN

Uma forma de exercitar a gestão democrática é a participação dos diversos segmentos escolares e comunitários no planejamento, desenvolvimento e avaliação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. Como um instrumento de intervenção na prática educacional que se realiza na escola, o PPP da escola configura-se como uma forma de planejamento. Nesse sentido, analise os seguintes aspectos que delineiam esta reflexão:

I. O planejamento hoje em dia é frequentemente visto de forma negativa, com certo descrédito, pois foram tão divulgados nos últimos trinta anos que, na prática, nos deixaram como legado uma sociedade onde, cada vez mais, cresce a parcela da população marginalizada das conquistas políticas, culturais e econômicas, e cuja educação, saúde, alimentação, transporte e segurança lhes são negados. Nesse sentido, os direitos são ?acenados?, mas não são concedidos.

II. O planejamento tem sido historicamente apresentado como um instrumento de administração tecnicamente ?neutro?, cuja utilização independe da postura, escolhas e ideologias de seus idealizadores. Ele tem sido historicamente, um instrumento que retrata a concepção dominante do mundo e da sociedade. Com isso, está a serviço e endereça suas ações para um determinado grupo ou setor da sociedade. Sendo o planejamento uma ação de intervenção voluntária, na realidade, ele se configura como um instrumento político e não há neutralidade em política, portanto, apesar do planejamento ser apresentado como um instrumento ?neutro?, ele de fato não é.

III. O planejamento, como ação administrativa, tem sido elaborado de forma isolada das políticas e da gestão do processo educativo. Verificamos que o planejamento é uma ação contínua e flexível que, também no processo educativo, retrata políticas e delineia a gestão, num constante redimensionamento de caminhos e busca do alcance dos objetivos. É o planejamento que estabelece a finalidade, a missão de uma dada ação e, com isso, instrumentaliza o processo de gestão, delimitando a forma e o espaço de intervenção.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

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306Q327148 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPE

Com relação ao planejamento e à avaliação, julgue os itens seguintes. A ação de planejar é crucial para o trabalho do professor. Uma fase árdua do planejamento do ensino é a delimitação dos objetivos, momento em que não há a participação dos alunos, visto que essa tarefa cabe unicamente ao professor.
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307Q324099 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Considerando a análise de dificuldades, os problemas e as potencialidades do cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.

Com a descentralização do processo de distribuição de renda, o sistema de ensino registrou um considerável avanço em relação à oferta de vagas no ensino fundamental, principalmente nas regiões mais pobres do país.

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308Q328743 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito do projeto político-pedagógico da escola, julgue os itens subsequentes. De acordo com a legislação brasileira, os projetos político-pedagógicos das escolas devem contemplar propostas de formação continuada dos professores da educação básica.
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309Q327307 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com referência à pesquisa participante como instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e do aprender, julgue os seguintes itens.

A pesquisa participante na educação pode ser entendida como descrições dos fenômenos educativos, supondo que tais descrições possam auxiliar os profissionais envolvidos a melhorar a qualidade do ensino e a formação para o exercício da cidadania.

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310Q320544 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Técnico em Assuntos Educacionais, IFAP AP, FUNIVERSA

A educação constitui direito da pessoa com deficiência, sendo assegurados a ela sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida. A respeito da educação inclusiva, assinale a alternativa correta.
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311Q817355 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESE

De acordo com o artigo 45 da Lei de Diretrizes da Educação, a educação superior será ministrada em instituições de ensino superior:

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312Q328151 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019

Analise os trechos de texto apresentados abaixo:

“Conjunto sistêmico de padrões mínimos necessários para o bom desempenho das responsabilidades que caracterizam determinado tipo de atividade profissional.” (LÜCK, 2009, p. 12). “Capacidade de executar uma ação específica ou dar conta de uma responsabilidade específica em um nível de execução suficiente para alcançar os efeitos pretendidos.” (LÜCK, 2009, p. 12).

Os dois trechos acima apresentam, respectivamente, os conceitos de

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313Q321094 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, MPOG, CESPE CEBRASPE

Com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue os itens a seguir. Um planejamento exige que a participação dos integrantes do grupo aconteça em cada momento e em cada ação.
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314Q684825 | Raciocínio Lógico, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019

Um cachorro elimina 80% da água presente em sua superfície a cada chacoalhada. Ao efetuar duas chacoalhadas sucessivas, um cachorro permanecerá com quanto da água presente inicialmente em sua superfície?
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315Q794491 | Filosofia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Tendo a filosofia de René Descartes como referência, julgue os itens subseqüentes.

O principal atributo do espírito é o pensamento; nesse sentido, a alma humana é substancialmente distinta do corpo.

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316Q326306 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IFB BA, FUNRIO

O projeto educacional é, respectivamente, político e pedagógico, porque
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317Q326568 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019

Entre as teorias pedagógicas identificadas por Libâneo (2005), encontra-se a pedagogia racional-tecnológica, que se fundamenta na racionalidade técnica e instrumental e tem por finalidade a formação para o sistema produtivo. Nessa perspectiva, o conhecimento é transmitido por meio de técnicas refinadas que objetivam o domínio, pelos estudantes, de habilidades e destrezas requeridas pelo mercado. Essa corrente também pode ser denominada, segundo o autor citado, de
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318Q327878 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPE

A educação, por ser planejada, deve ser tratada como uma organização de agrupamentos humanos intencionalmente constituídos. Com referência a esse assunto, julgue os próximos itens. O processo de planejamento é a forma de antecipar a prática pedagógica e, por isso, independe de ações anteriores.
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319Q373125 | Português, Pronome, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Assinale a opção correta, quanto ao uso do pronome de tratamento e sua concordância.
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320Q326396 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao planejamento do processo de ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

No planejamento em educação, a avaliação constitui uma fase estanque, em que se deve dar atenção especial à seleção de procedimentos com base em critérios relacionados aos objetivos de ensino, aos conteúdos e às modalidades diagnósticas formativa e somativa.

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