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Questões de Concursos Técnico em Assuntos Educacionais

Resolva questões de Técnico em Assuntos Educacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q35383 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMG

Em Educação Profissional no Brasil, Silvia Maria Manfredi (2002) aponta que as visões e representações sobre o trabalho, as profissões e sobre sua relação com a escolarização são muito variadas. Para a autora, as relações entre trabalho e escola expressam visões ambíguas e idealizadas, que retratam um reducionismo de processos históricos complexos.

Tendo em vista a retomada histórica e as reflexões que a autora faz sobre essa relação, é CORRETO afirmar que:
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42Q319776 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017

São os pilares-mestres do projeto político-pedagógico:
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43Q328612 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico em Assuntos Educacionais, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

De acordo com Sacristán (1998), o termo currículo origina da palavra latina currere, que se reporta à carreira, a um percurso a ser realizado e, por consequência, à sua representação ou apresentação.

A partir das reflexões de Sacristán (1998) sobre o que se deve considerar na conceitualização de currículo, é correto afirmar:

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44Q692165 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019

A dicotomia teoria e prática, cuja existência é defendida por algumas linhas de pesquisa e renegada por outra, tem sido um dos desafios do ensino de graduação, principalmente no que diz respeito aos cursos de licenciatura. São comuns os embates com relação a essa dicotomia apontando um enorme distanciamento entre o que as faculdades ensinam e o que a prática docente exige do graduado. Considerando o exposto, assinale a alternativa correta.
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45Q322106 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Assinale a alternativa CORRETA.

No Brasil, entre os anos de 1960 e início dos anos de 1980, o movimento renovador da educação ganhou uma vertente especial que acabou por constituir um ideário educacional próprio: a pedagogia de Paulo Freire.

Podemos afirmar que essa abordagem da educação no Brasil desdobrou-se em:

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46Q327703 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IF SC, IESES

O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quando à sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. Assim, considerando a sua relevância, ele deve ser assumido como:
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47Q321966 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

Paulo Freire, Luckesi, Libâneo, Saviani e Gadotti são alguns dos educadores brasileiros cujos nomes estão relacionados à questão das tendências pedagógicas. Objetivando melhorar a qualidade do ensino escolar, desenvolveram teorias para favorecer a análise crítica e a reflexão sobre as práticas docentes. No que diz respeito às tendências pedagógicas, é correto afirmar:
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48Q823145 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

Acerca da organização curricular do Ensino Médio, assinale a alternativa INCORRETA.
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49Q35394 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMG

A complexidade das formas de vida e da organização social na contemporaneidade incide diretamente na necessidade de repensar o trabalho pedagógico da escola e de produzir currículos mais articulados às demandas sociais emergentes. Nesta perspectiva pode-se afirmar que:
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50Q326979 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESE

Com relação às políticas educacionais, é correto afirmar:

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51Q325212 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPE

Acerca das teorias psicológicas que fundamentam a aprendizagem humana, julgue os itens a seguir. Gestalt e behaviorismo, duas das teorias psicológicas que estudam os processos de aprendizagem humana, se diferenciam fundamentalmente pela convicção da primeira de que a aprendizagem se dá por tentativa e erro.
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52Q319898 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017

Sobre a concepção de currículo de acordo com a perspectiva crítico-emancipatória, assinale a alternativa correta.
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53Q323081 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Ao estudar as práticas interdisciplinares em sala de aula, Santomé (1998) afirma que, em qualquer intervenção interdisciplinar, faz-se necessária, inicialmente, a definição de um problema, de um tópico ou uma questão que servirá de ponto de partida para o trabalho. Após essa definição, o próximo passo na efetivação dessa prática é
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54Q327996 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Rodrigues (2001), no livro Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competência, discute a lógica da produção do trabalho científico em universidades em cenário de mudança, vivenciado desde o final do século XX.

Analise as seguintes afirmativas sobre o conhecimento científico nesse contexto, segundo as reflexões da autora.

I. Em razão do fortalecimento da ciência básica e da diminuição das pressões externas, a tendência das universidades é concentrar na solução de problemas que sejam capazes de influenciar a posição relativa de um país em termos de competitividade.

II. As pressões internacionais e econômicas são exemplos de forças que têm provocado mudanças no valor do conhecimento científico, para as instituições e sociedade, em relação à sua aplicação.

III. O conhecimento técnico e científico é considerado constantemente como uma commodity - tem um valor de troca, um valor utilitário, visto que pode ser comprado, trocado, codificado, transferido e até comercializado.

Estão corretas as afirmativas:

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55Q320725 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IFB BA, FUNRIO

Os componentes do planejamento escolar relativos ao o que ensinar, como ensinar e quando ensinar, dizem respeito respectivamente a:
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56Q35410 | Direito Administrativo, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMG

A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração e deve ser processada e julgada em conformidade com os princípios básicos da:
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57Q327013 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA, 2017

No que se refere às características fundamentais do projeto de pesquisa, analise as afirmativas.

I - Apresentar tema bem delimitado e claramente definido, articulando a fundamentação teórica com a pesquisa empírica.

II - Expor argumentos sólidos, livres de obliquidades; coerência lógica interna.

III - Apresentar referencial teórico adequado e atualizado, com base em revisão bibliográfica, considerando o estado de arte em que se encontram as pesquisas e as críticas e avaliações existentes sobre o tema proposto.

IV - Apresentar elementos para justificar a relevância científica, social, epistemológica e tecnológica do projeto e, se for o caso, a necessidade do apoio solicitado.

Está correto o que se afirma em

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58Q822999 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

Acerca da duração dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, NÃO é correto afirmar que:
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59Q322429 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017

De acordo com a concepção de educação de Paulo Freire, considere as seguintes afirmativas:

1. O compromisso profissional não é um ato passível; ele é práxis, ação-reflexão sobre a realidade.

2. O primeiro estado da consciência é o intransitivo, no qual há uma espécie de quase compromisso com a realidade.

3. A consciência ingênua é impermeável à investigação e satisfaz-se com as experiências.

4. A consciência crítica tem forte conteúdo passional e pode cair no fanatismo ou sectarismo.

Assinale a alternativa correta.

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60Q822927 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

O dever do Estado com a educação das pessoas público-alvo da educação especial será efetivado de acordo com as seguintes diretrizes, EXCETO:
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