Início

Questões de Concursos Técnico em Assuntos Educacionais

Resolva questões de Técnico em Assuntos Educacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q325900 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca da relação educação e sociedade — dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica —, julgue os itens subseqüentes.

A relação educação e sociedade, em uma dimensão sociocultural, pode ser vista como instrumento de preservação da herança cultural de geração para geração, permitindo trocas diversas entre as diferentes sociedades e a recriação de valores, normas, idéias, saberes, hábitos e crenças de determinado grupo.

  1. ✂️
  2. ✂️

402Q687171 | Informática, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019

Para responder as questões 16 a 20, considere que todos os programas mencionados foram instalados e configurados no modo padrão e podem estar na versão de 32 ou 64 bits. Nenhum recurso extra foi adicionado, tais como plug-ins, complementos,
etc. Considere que o teclado, quando mencionado, encontra-se no padrão ABNT2 - PT-BR e também que o mouse está no modo padrão.

O sistema operacional Windows 10 disponibiliza diversos programas que são essenciais na adequada operação e manutenção desse sistema. Um desses programas, o Gerenciador de Tarefas, permite monitorar os programas em execução (tarefas) e o uso de recursos no sistema (por exemplo: CPU, memória, discos, rede). Assinale a alternativa que contém teclas de atalho que permitem acessar diretamente o Gerenciador de Tarefas no Windows 10.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

403Q320354 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

Em relação à andragogia e às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes. A teoria da aprendizagem por imitação, desenvolvida por Albert Bandura, organiza-se em quatro eixos ou processos, em que um deles é o processo de retenção, o qual é marcado pelo envolvimento das capacidades verbal e visual.
  1. ✂️
  2. ✂️

404Q334488 | Matemática, Cálculo Aritmético, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

O achocolatado Bom Sabor era comercializado com conteúdo de 1 kg e vendido por R$ 5,00. A partir do mês de maio de 2015, a empresa que o produz optou por comercializá-lo com nova embalagem, contendo 800 gramas e vendido ao mesmo preço de R$ 5,00. O aumento percentual no preço de cada achocolatado foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

405Q322729 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca das políticas de avaliação da educação brasileira, julgue os itens que se seguem.

O sistema de seleção unificada (SISU), criado e gerenciado pelo Ministério da Educação, é uma estratégia de fortalecimento e institucionalização do exame nacional do ensino médio (ENEM), ao consolidar os resultados desse exame no ingresso aos cursos de graduação das instituições de educação superior.

  1. ✂️
  2. ✂️

406Q320484 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

De acordo com o artigo de Behrens (2001) em “Novas tecnologias e mediação pedagógica” , as alterações desencadeadas pela sociedade do conhecimento têm desafiado as universidades no intuito de oferecer uma formação compatível com as necessidades deste momento histórico. A visão de terminalidade oferecida na graduação precisa ser ultrapassada, pois vem gerando uma crise significativa nos meios acadêmicos. A respeito da constatação acima, assinale a alternativa correta que, segundo a autora, caracteriza o novo desafio das universidades.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

407Q326383 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito a avaliação, julgue os itens subsecutivos. A avaliação deve ser classificatória, pois é por meio dessa que se verifica a eficácia do ensino do professor em relação ao aprendizado de seus educandos.
  1. ✂️
  2. ✂️

408Q321010 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

Estudos que examinam criticamente as ideias pedagógicas presentes na história da educação brasileira situam a formulação da pedagogia “crítico-social dos conteúdos” no contexto da redemocratização do país, nos anos 80 do século XX, caracterizando-a como uma tendência que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

409Q328461 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

O vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. Acerca da avaliação no contexto educacional, julgue os itens que se seguem. As avaliações de planejamento são desenvolvidas nos momentos em que o professor tem oportunidade de refletir sobre o conteúdo já apreendido pelos alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️

410Q327812 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com referência à pesquisa participante como instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e do aprender, julgue os seguintes itens.

Atualmente, as propostas de educação têm requerido do professor que proceda à análise crítico-reflexiva do processo sob sua responsabilidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

411Q321436 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Uma professora de 2.ª série, após dois meses de trabalho, chamou a atenção dos alunos para os erros que eles estavam cometendo em seus trabalhos em sala de aula. Segundo a professora, essa conversa não produziu mudanças positivas; ao contrário, os alunos pareciam piores. Com isso, ela procurou a coordenadora pedagógica da escola para discutir algumas dificuldades que estava percebendo em sua turma: os alunos não prestavam atenção nas explicações, não conseguiam ler com entonação, não faziam a pontuação correta na leitura tampouco nos textos escritos, trocavam letras e não sabiam fazer as operações simples de adição e subtração. A coordenadora pedagógica logo deu algumas explicações: se os alunos não prestam atenção é porque não lêem, não escrevem e não estudam a tabuada em casa e os pais não se responsabilizam pelas atividades escolares dos filhos. A coordenadora propôs fazer uma reunião com os pais, a fim de solicitar que eles assumissem melhor o acompanhamento dos filhos. Os pais foram chamados à escola para ouvir a avaliação da professora e da coordenadora.

Diante da situação hipotética e considerando a relação professoraluno, julgue os itens a seguir.

O diálogo estabelecido entre a coordenadora pedagógica e a professora pode ser entendido como uma das formas para melhorar a relação entre a professora e os alunos.

  1. ✂️
  2. ✂️

413Q693690 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019

Quanto à ordem de sucessão da presidência da Assembleia Universitária dos Conselhos, na falta ou impedimento do reitor, assinale a alternativa que contém a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

414Q473831 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Em relação ao histórico da educação física no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Durante a fase em que imperou o tecnicismo, havia um direcionamento ideológico para que o professor de educação física exercesse a função de educador, organizando pequenos grupos sociais e atuando como moderador das possíveis análises críticas realizadas pelos alunos.

  1. ✂️
  2. ✂️

415Q324079 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, MPOG, CESPE CEBRASPE

Em relação às normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal, julgue os seguintes itens. Grupos menores e coesos exercem maior poder sobre os demais, o que facilita processos de mudança, sobretudo no interior do próprio grupo, devido aos fortes laços afetivos existentes entre os seus membros.
  1. ✂️
  2. ✂️

416Q819986 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

Helena, técnica em assuntos educacionais, participando da montagem do calendário escolar da unidade em que trabalha, afirma, corretamente, conforme a LDBEN/96 e suas alterações, que na educação superior, o ano letivo regular, independentemente do ano civil, tem, no mínimo,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

417Q693053 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IF PE, IF PE, 2019

As Orientações Gerais para Elaboração de Projeto Pedagógico dos Cursos de Licenciatura (IFPE, 2017) norteiam a construção ou reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) dessa modalidade. São indicações para a construção e reconstrução dos PPCs contidas nesse documento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

418Q319078 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito a avaliação, julgue os itens subsecutivos. O diálogo deve estar presente na avaliação formativa, pois professor e aluno devem refletir juntos a respeito do objeto do conhecimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

419Q685689 | Administração Pública, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019

No que se refere às regras deontológicas constantes do Decreto n° 1.171, de 22 de junho de 1994, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

420Q321698 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes à concepção e aos princípios e eixos norteadores do projeto político-pedagógico da escola.

A construção do projeto político-pedagógico, para ser democrática, deve primar pela participação de todos os envolvidos, mas em nenhum momento deve eliminar a responsabilidade específica de cada segmento da escola. O conselho escolar deve auxiliar na construção da participação e da confiança dos demais membros da comunidade escolar; os professores devem propiciar a troca de seus saberes com os que não têm grande afinidade e os funcionários podem contribuir, explicitando os problemas, anseios e desafios que percebem no desenvolvimento das atividades de apoio.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.