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Questões de Concursos Técnico em Assuntos Educacionais

Resolva questões de Técnico em Assuntos Educacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q441031 | Direito Constitucional, STF, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito do Poder Judiciário e das funções essenciais à justiça, julgue os itens a seguir. Súmula aprovada pelo Supremo Tribunal Federal, mediante decisão de dois terços de seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, não vincula a administração pública, mas somente os órgãos do Poder Judiciário.
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422Q326876 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação à comunidade escolar e ao contexto institucional e sociocultural da escola, julgue os seguintes itens.

Atividades extraclasse, como debates, palestras e cursos de interesses dos estudantes jovens e adultos, contribuem para a formação pessoal, pois a construção da identidade pessoal caracteriza-se, por um lado, pela diferenciação individual e, por outro, pela construção de padrões de identidade coletiva.

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423Q326008 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, acerca da educação profissional e tecnológica.

A educação profissional e tecnológica deve abranger cursos de nível médio, graduação e pós-graduação.

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424Q320678 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPE

Com relação ao projeto político-pedagógico (PPP), que norteia as ações educativas no ambiente organizacional, julgue os itens subsecutivos. Mesmo na gestão democrática, as decisões sobre formas de organização e de gestão são de responsabilidade exclusiva da direção do projeto.
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425Q376504 | Administração Pública, Gerencial, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Os desafios da administração pública contemporânea relacionam-se diretamente à quebra de paradigmas e conceitos preestabelecidos sobre a gestão organizacional. A constante troca de conhecimento entre a esfera pública e privada é essencial para garantir a constante evolução dos sistemas organizacionais. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A última reforma administrativa empreendida no Brasil introduziu, na gestão pública, o modelo gerencial, cujas principais características são impessoalidade, autorreferência, processos bem definidos e orientação ao cidadão.

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426Q440262 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

A casa, segundo a Constituição Federal, é considerada o asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, EXCETO nos seguintes casos:
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427Q684912 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IF PE, IF PE, 2019

A Assessoria Pedagógica (ASPE) é um setor, no âmbito dos campi do IFPE, que está vinculado à Direção de Ensino e tem como objetivos planejar, orientar e avaliar processos pedagógicos de ensino, pesquisa e extensão dos cursos técnicos e superiores da instituição. De acordo com a Organização Acadêmica Institucional, a ASPE tem atuação nos processos pedagógicos de
I. reintegração de estudantes. II. regime domiciliar. III. transferência de estudantes oriundos de outros Institutos Federais de Educação. IV. aproveitamento de estudos equivalentes. V. visitas técnicas.
Estão CORRETAS, apenas,
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428Q472435 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Ainda em relação ao treinamento esportivo, julgue os seguintes itens.

A teoria da sobrecarga, que, de modo geral, produz excelentes resultados a longo prazo, baseia-se no princípio de que, em treinamento esportivo, sem dor não há ganho.

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429Q395427 | Direito Administrativo, Administração Pública, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Acerca da administração pública e dos princípios constitucionais que a regem, julgue os itens seguintes.

A inauguração de uma praça de esportes, construída com recursos públicos federais, e cujo nome homenageie pessoa viva, residente na região e eleita deputado federal pelo respectivo estado, não chega a configurar promoção pessoal e ofensa ao princípio da impessoalidade.

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430Q324045 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, a respeito da oferta de cursos a distância e cursos híbridos em ambientes corporativos. Os desafios dos cursos corporativos a distância incluem restrições situacionais do ambiente de trabalho, conflitos de papéis, falta de apoio organizacional, tarefas incompatíveis com os estudos, interferências e interrupções, pressões do tempo, flexibilização do tempo e diferença no ritmo da aprendizagem.
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431Q558032 | Informática, Virus, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

Malware são programas maliciosos especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador. Sobre esses códigos maliciosos, marque a afirmativa INCORRETA:
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432Q320492 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, IFAP AP, FUNIVERSA

As políticas públicas brasileiras têm caminhado para a construção de um sistema nacional de educação que valorize a universalidade de direitos e a necessidade de superar desigualdades sociais e incorporar o respeito à diversidade no sistema educacional. A propósito desse assunto, assinale a alternativa correta.
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433Q820769 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, IF SC, IESES

O ensino médio com duração mínima de três anos possui, conforme a LDB, as finalidades de consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; de preparação básica para o trabalho; de formação ética, de desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico do educando; de compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos (Art. 35).Tendo em vista alcançar essas finalidades, a LDB propõe que o currículo e a organização pedagógica do ensino médio confiram especial ênfase à:
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434Q324466 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Beiler, Lage e Medeiros (2003), no livro Educação a distância: cartografias pulsantes em movimento, mencionam que, além da diversidade de denominações, estruturas, metodologias, organizações, uso de tecnologias, tamanho das instituições, demandas diferenciadas e projetos, todos os sistemas de educação a distância têm uma série de características comuns.

São características da educação a distância, EXCETO:

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435Q820877 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, IF SC, IESES

A lei 9394/96 veio dar uma nova orientação para a educação no Brasil. Conforme consta no seu Art. 3º, o ensino será ministrado com base em alguns princípios. No que diz respeito a esses princípios, Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. ( ) Respeito à liberdade e apreço à intolerância. ( ) Gestão autocrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino. ( ) Garantia de padrão de qualidade. ( ) Valorização da experiência extraescolar. A sequência correta é:
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436Q805335 | Legislação e Decretos, Decreto n 8268 2014 Altera o Decreto n 5154, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

Com base no Decreto n.º 8.268/2014, julgue os itens a seguir. Será permitida a proposição de projetos que tenham como objetivo a oferta de cursos experimentais, com carga horária diferenciada, para cursos e programas organizados nos formatos de qualificação profissional de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio.
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437Q328981 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, MPOG, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos ao currículo e à construção do conhecimento. A atribuição do técnico em assuntos educacionais em relação ao currículo das organizações é somente a de executor, isto é, colocar em prática o que já está estabelecido.
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438Q328747 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

A respeito da pedagogia da autonomia, proposta por Paulo Freire, julgue os itens seguintes. Ensinar exige liberdade, autoridade e apreensão da realidade.
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439Q681260 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019

A Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, em seu artigo 10, institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e dá outras providências, dispõe que: "Os resultados considerados insatisfatórios ensejarão a celebração de protocolo de compromisso, a ser firmado entre a instituição de educação superior e o Ministério da Educação". No § 2° diz que o descumprimento do protocolo de compromisso, no todo ou em parte, poderá ensejar a aplicação de algumas penalidades. Quais seriam essas penalidades?
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440Q323417 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

No que se refere à função sociocultural da escola, julgue os itens que se seguem.

Com o processo de globalização, as transformações científicas e a discussão ético-valorativa, a escola é demandada a instrumentalizar jovens e adultos para participar da cultura, bem como das relações sociais e políticas da sociedade.

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