Início Questões de Concursos Técnico em Assuntos Educacionais Resolva questões de Técnico em Assuntos Educacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Técnico em Assuntos Educacionais Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 441Q326533 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPENo que se refere ao planejamento do processo de ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem. Uma das diferenças básicas entre o planejamento elaborado segundo o enfoque racional e o participativo consiste na definição de objetivos. As fontes para definição de objetivos educacionais consoante o enfoque racional são as políticas institucionais ou derivadas do diagnóstico de necessidades, ao passo que a formulação de objetivos consoante o enfoque participativo apoia-se mais no feedback que no diagnóstico de necessidades. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 442Q446892 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Técnico em Assuntos Educacionais, Defensoria Pública da União, CESPE CEBRASPEAcerca dos direitos e garantias fundamentais, de acordo com o disposto na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os próximos itens. A cláusula de reserva do possível refere-se à possibilidade material de o poder público concretizar direitos sociais e constitui, em regra, uma limitação válida à implementação total desses direitos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 443Q805361 | Legislação e Decretos, Decreto n 9057 2017, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Ainda segundo o Decreto n.º 9.057/2017, para ofertar cursos na modalidade a distância, instituição de ensino superior que pertencer ✂️ a) ao sistema federal fica automaticamente credenciada, pelo prazo do cinco anos, desde que a modalidade esteja prevista no plano de desenvolvimento institucional. ✂️ b) ao sistema estadual deverá solicitar autorização aos respectivos conselhos estaduais de educação por meio do envio do projeto pedagógico de curso. ✂️ c) ao ensino privado deverá apresentar no plano de desenvolvimento institucional a oferta de cursos a distância e o projeto pedagógico de curso a ser enviado ao Conselho Nacional de Educação. ✂️ d) ao sistema estadual ou distrital será credenciada pelo Conselho Estadual de Educação. ✂️ e) a uma rede de instituições sem fins lucrativos ficará automaticamente credenciada pelo prazo de cinco anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 444Q818420 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPEConsiderando as diretrizes curriculares nacionais para formação de professores da educação básica, em nível superior, julgue os itens que se seguem. A coordenação da dimensão prática está contemplada pelo estágio e terá como finalidade promover a articulação das diferentes práticas em uma perspectiva interdisciplinar, não devendo ser implementada em espaço específico. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 445Q690712 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFF, COSEAC, 2019Para o cálculo do Conceito Preliminar de Curso – CPC, a dimensão Corpo Docente é constituída pelos componentes: ✂️ a) Nota de Proporção de Especialistas (NEc), Proporção de Mestres (NMc) e Nota de Proporção de Doutores (NDc). ✂️ b) Nota de Proporção de Mestres (NMc), Nota de Proporção de Doutores (NDc) e Nota de Produção Científica (NPCc). ✂️ c) Nota de Proporção de Especialistas (NEc), Nota de Produção Científica (NPCc) e Nota de Regime de Trabalho (NRc). ✂️ d) Nota de Proporção de Mestres (NMc), Nota de Proporção de Doutores (NDc) e Nota Carga horária docente (NCHc). ✂️ e) Nota de Proporção de Mestres (NMc), Nota de Proporção de Doutores (NDc) e Nota de Regime de Trabalho (NRc). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 446Q471896 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPEAinda em relação ao treinamento esportivo, julgue os seguintes itens. Ao se utilizar uma carga de treinamento padrão por longos períodos, não se terá nenhuma melhoria no desempenho atlético. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 447Q321634 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018Em um curso de formação continuada ofertado a professores da educação superior, adotou-se a seguinte sistemática avaliativa: após estudarem diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, os professores aplicaram os conhecimentos aprendidos no curso de formação em turmas de alunos dos cursos de graduação nos quais eles atuavam como docentes; ao final, os professores apresentaram aos colegas do curso de formação suas dificuldades e sucessos durante o processo, como forma de reflexão para melhorar sua própria atuação docente em sala de aula. Foram aprovados nesse curso de formação os professores que conseguiram elaborar uma reflexão acerca de sua atuação e propor mudanças na postura docente. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca de avaliação de ensino e avaliação da aprendizagem. No caso apresentado, a avaliação adotada no curso de formação continuada é considerada uma avaliação formativa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 448Q377717 | Administração Pública, Modelo GESPÚBLICA, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPEA respeito do processo organizacional, julgue os itens a seguir. Na gestão pública, o fundamento da função controle é o domínio do órgão superior sobre o órgão inferior. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 449Q319114 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IF SC, IESESDentre os teóricos brasileiros que procuraram articular um tipo de orientação pedagógica crítica superadora do reprodutivismo, destacam-se: Dermeval Saviani , que defende a tendência Histórico-crítica, e Paulo Freire, cujas ideias constituíram a base para a construção da Pedagogia Libertadora. Para Saviane e Freire, a avaliação tem como centro: ✂️ a) O conteúdo, privilegiando a função classificatória no ato de avaliar. ✂️ b) A educação, sendo que a comprovação do desempenho do aluno estaria atrelada a memorização e repetição de conceitos. ✂️ c) O conhecimento, constituindo-se num instrumento estático e frenador do processo de crescimento. ✂️ d) O sujeito, sendo que a comprovação do desempenho do educando não estaria atrelada a normas e padrões pré-fixados. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 450Q687269 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019Segundo dados apresentados pelo MEC/INEP no Censo Educacional do Ensino Superior, em 2016, as 197 universidades existentes no país equivalem a 8,2% do total de Instituições de Ensino Superior, mas concentram 53,7% das matrículas em cursos de graduação. Levando em consideração o que determina a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e a LDB de 1996, existem diferenças fundamentais entre Universidade e as demais Instituições de Ensino Superior, como os Centros Universitários ou as Faculdades. Marque a alternativa que apresenta corretamente essas diferenças. ✂️ a) Somente as universidades gozam de autonomia didático-cientifca, administrativa e de gestão fnanceira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. ✂️ b) Somente as universidades gozam de autonomia didático-cientifca, administrativa e de gestão fnanceira e patrimonial e podem ter um quantitativo de alunos nos cursos de graduação que ultrapasse o número de 10 mil matrículas. ✂️ c) Somente as universidades podem desenvolver atividades de pesquisa, estando aptas a receber alunos em nível de pós-graduação. ✂️ d) As instituições de ensino superior em geral têm autonomia didático-cientifca e administrativa, porém somente as universidades podem desenvolver atividades concomitantes de ensino, pesquisa e extensão. ✂️ e) É característica das Universidades seu caráter público e gratuito, fcando as demais Instituições de Ensino Superior como Faculdades e Centros Universitários restritos à atuação de entes privados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 451Q692645 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019Segundo o Decreto n° 9.235, de 15 de dezembro de 2017, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal deensino, estabelece nos seus artigos 40 e 41 que as universidades e centros universitários devem seguir regras para criar cursos de graduação. Quais são essas regras? ✂️ a) As universidades e centros universitários só possuem autonomia para abertura de cursos se forem publicas federais, as demais devem consultar ao Ministério da Educação. ✂️ b) As universidades e os centros universitários, mesmo possuindo autonomia, [...] dependem de autorização para funcionamento de curso superior, devendo solicitar à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação a autorização para abertura e funcionamento dos cursos de graduação. Exceção dada aos cursos de Medicina, Direito, Odontologia, Psicologia e enfermagem, que independem de autorização do Ministério da Educação. ✂️ c) As universidades e os centros universitários, nos limites de sua autonomia, [...] independem de autorização para criação e funcionamento de curso superior de graduação, inclusive para aos cursos de Medicina, Direito, Odontologia, Psicologia e enfermagem. ✂️ d) Apenas as Universidades nos limites de sua autonomia, [...] independem de autorização para criação e funcionamento de curso superior de graduação, inclusive para aos cursos de Medicina, Direito, Odontologia, Psicologia e enfermagem. Os Centros Universitários precisam de autorização prévia do Ministério da Educação. ✂️ e) As universidades e os centros universitários, nos limites de sua autonomia, [...] independem de autorização para funcionamento de curso superior, devendo informar à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação os cursos criados por atos próprios para fn s de supervisão, avaliação e posterior reconhecimento. Exceção aos cursos de Medicina, Direito, Odontologia, Psicologia e enfermagem, que depende de autorização do Ministério da Educação e referidos conselhos de classe. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 452Q473772 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPEA partir dos conceitos de esquema corporal e de lateralidade, julgue os itens que se seguem. O esquema corporal é a base fundamental da função de ajustamento e o ponto de partida necessário de qualquer movimento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 453Q342255 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRDas declarações abaixo, um exemplo de contingência é: ✂️ a) se Sandra tem dinheiro, então, se Sandra não tem dinheiro, então ela paga a faculdade. ✂️ b) Sandra não tem dinheiro e não é verdade que, se Sandra tem dinheiro, então ela paga a faculdade. ✂️ c) se Sandra tem dinheiro, então, se Sandra tem dinheiro, então ela paga a faculdade e não paga a faculdade. ✂️ d) se Sandra não tem dinheiro ou paga a faculdade, então, se Sandra tem dinheiro, então ela paga a faculdade. ✂️ e) se Sandra tem dinheiro e paga a faculdade, então Sandra tem dinheiro ou paga a faculdade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 454Q709995 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019Texto associado. Assinale a alternativa em que estejam indicadas somente ações de políticas de Educação a Distância (EaD). ✂️ a) PDDE, E-PROINFO, UAB ✂️ b) PDDE, UAB, PISA ✂️ c) PISA, PRONATEC, UAB ✂️ d) UAB, PROINFANTIL, E-PROINFO ✂️ e) UAB, E-PROINFO, PISA Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 455Q320188 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018A respeito do projeto político-pedagógico da escola, julgue os itens subsequentes. Devem constar no projeto político-pedagógico da escola, necessariamente, a organização do trabalho educativo realizado na escola como um todo e a organização do trabalho do professor no contexto de sala de aula, e, de forma tangencial, o resgate da escola como espaço de debate e reflexão coletiva. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 456Q324103 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPENo que concerne às teorias da aprendizagem e do ensino, julgue os itens subsequentes. Na perspectiva construtivista, o ensino deve ter como referencial o contexto histórico-social do aluno e trabalhar com projetos, de modo a favorecer a formação e a internalização de conceitos pelos alunos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 457Q320013 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, MPOG, CESPE CEBRASPEJulgue os itens que se seguem, relativos à educação a distância. Ao se transferirem de um curso na modalidade a distância para um curso na modalidade presencial, os estudantes perdem o direito de aproveitamento dos estudos realizados na EaD. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 458Q819012 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPEDe acordo com a lei que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal, julgue os itens a seguir. No âmbito do processo administrativo federal, podem ser objeto de delegação a decisão de recursos administrativos e a edição de atos de caráter normativo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 459Q322382 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPEA respeito do currículo da escola, julgue os itens subsecutivos. Entre as várias formas de organização do currículo, o currículo articulado é aquele cuja organização pretende exercer controle sobre a prática do ensino. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 460Q687524 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019O artigo 56 da Lei de Diretrizes e Bases, Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, dispõe que as instituições públicas de educação superior obedecerão ao princípio da gestão democrática, assegurada a existência de órgãos colegiados deliberativos, de que participarão os segmentos da comunidade institucional, local e regional. Então, como é a proporção da participação dos segmentos nos órgãos colegiados? ✂️ a) Em qualquer caso, os docentes ocuparão setenta por cento dos assentos em cada órgão colegiado e comissão, inclusive nos que tratarem da elaboração e modificações estatutárias e regimentais, bem como da escolha de dirigentes. ✂️ b) Os docentes ocuparão cinquenta por cento dos assentos em cada órgão colegiado e comissão; os demais funcionários ocuparão trinta por cento e os alunos ocuparão vinte por cento. Essa paridade será adotada inclusive nos que tratarem da elaboração e modificações estatutárias e regimentais, bem como da escolha de dirigentes. ✂️ c) Em qualquer caso, os docentes ocuparão quarenta por cento dos assentos em cada órgão colegiado e comissão, inclusive nosque tratarem da elaboração e modificações estatutárias e regimentais, bem como da escolha de dirigentes. ✂️ d) Os docentes ocuparão quarenta por cento dos assentos em cada órgão colegiado e comissão; os demais funcionários ocuparão trinta por cento e os alunos também ocuparão trinta por cento. Essa paridade será adotada inclusive nos que tratarem da elaboração e modificações estatutárias e regimentais, bem como da escolha de dirigentes. ✂️ e) Os docentes ocuparão oitenta por cento dos assentos em cada órgão colegiado e comissão; os demais funcionários ocuparão dez por cento e os alunos também ocuparão dez por cento. Essa paridade será adotada inclusive nos que tratarem da elaboração e modificações estatutárias e regimentais, bem como da escolha de dirigentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
441Q326533 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPENo que se refere ao planejamento do processo de ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem. Uma das diferenças básicas entre o planejamento elaborado segundo o enfoque racional e o participativo consiste na definição de objetivos. As fontes para definição de objetivos educacionais consoante o enfoque racional são as políticas institucionais ou derivadas do diagnóstico de necessidades, ao passo que a formulação de objetivos consoante o enfoque participativo apoia-se mais no feedback que no diagnóstico de necessidades. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
442Q446892 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Técnico em Assuntos Educacionais, Defensoria Pública da União, CESPE CEBRASPEAcerca dos direitos e garantias fundamentais, de acordo com o disposto na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os próximos itens. A cláusula de reserva do possível refere-se à possibilidade material de o poder público concretizar direitos sociais e constitui, em regra, uma limitação válida à implementação total desses direitos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
443Q805361 | Legislação e Decretos, Decreto n 9057 2017, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Ainda segundo o Decreto n.º 9.057/2017, para ofertar cursos na modalidade a distância, instituição de ensino superior que pertencer ✂️ a) ao sistema federal fica automaticamente credenciada, pelo prazo do cinco anos, desde que a modalidade esteja prevista no plano de desenvolvimento institucional. ✂️ b) ao sistema estadual deverá solicitar autorização aos respectivos conselhos estaduais de educação por meio do envio do projeto pedagógico de curso. ✂️ c) ao ensino privado deverá apresentar no plano de desenvolvimento institucional a oferta de cursos a distância e o projeto pedagógico de curso a ser enviado ao Conselho Nacional de Educação. ✂️ d) ao sistema estadual ou distrital será credenciada pelo Conselho Estadual de Educação. ✂️ e) a uma rede de instituições sem fins lucrativos ficará automaticamente credenciada pelo prazo de cinco anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
444Q818420 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPEConsiderando as diretrizes curriculares nacionais para formação de professores da educação básica, em nível superior, julgue os itens que se seguem. A coordenação da dimensão prática está contemplada pelo estágio e terá como finalidade promover a articulação das diferentes práticas em uma perspectiva interdisciplinar, não devendo ser implementada em espaço específico. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
445Q690712 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFF, COSEAC, 2019Para o cálculo do Conceito Preliminar de Curso – CPC, a dimensão Corpo Docente é constituída pelos componentes: ✂️ a) Nota de Proporção de Especialistas (NEc), Proporção de Mestres (NMc) e Nota de Proporção de Doutores (NDc). ✂️ b) Nota de Proporção de Mestres (NMc), Nota de Proporção de Doutores (NDc) e Nota de Produção Científica (NPCc). ✂️ c) Nota de Proporção de Especialistas (NEc), Nota de Produção Científica (NPCc) e Nota de Regime de Trabalho (NRc). ✂️ d) Nota de Proporção de Mestres (NMc), Nota de Proporção de Doutores (NDc) e Nota Carga horária docente (NCHc). ✂️ e) Nota de Proporção de Mestres (NMc), Nota de Proporção de Doutores (NDc) e Nota de Regime de Trabalho (NRc). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
446Q471896 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPEAinda em relação ao treinamento esportivo, julgue os seguintes itens. Ao se utilizar uma carga de treinamento padrão por longos períodos, não se terá nenhuma melhoria no desempenho atlético. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
447Q321634 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018Em um curso de formação continuada ofertado a professores da educação superior, adotou-se a seguinte sistemática avaliativa: após estudarem diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, os professores aplicaram os conhecimentos aprendidos no curso de formação em turmas de alunos dos cursos de graduação nos quais eles atuavam como docentes; ao final, os professores apresentaram aos colegas do curso de formação suas dificuldades e sucessos durante o processo, como forma de reflexão para melhorar sua própria atuação docente em sala de aula. Foram aprovados nesse curso de formação os professores que conseguiram elaborar uma reflexão acerca de sua atuação e propor mudanças na postura docente. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca de avaliação de ensino e avaliação da aprendizagem. No caso apresentado, a avaliação adotada no curso de formação continuada é considerada uma avaliação formativa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
448Q377717 | Administração Pública, Modelo GESPÚBLICA, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPEA respeito do processo organizacional, julgue os itens a seguir. Na gestão pública, o fundamento da função controle é o domínio do órgão superior sobre o órgão inferior. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
449Q319114 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IF SC, IESESDentre os teóricos brasileiros que procuraram articular um tipo de orientação pedagógica crítica superadora do reprodutivismo, destacam-se: Dermeval Saviani , que defende a tendência Histórico-crítica, e Paulo Freire, cujas ideias constituíram a base para a construção da Pedagogia Libertadora. Para Saviane e Freire, a avaliação tem como centro: ✂️ a) O conteúdo, privilegiando a função classificatória no ato de avaliar. ✂️ b) A educação, sendo que a comprovação do desempenho do aluno estaria atrelada a memorização e repetição de conceitos. ✂️ c) O conhecimento, constituindo-se num instrumento estático e frenador do processo de crescimento. ✂️ d) O sujeito, sendo que a comprovação do desempenho do educando não estaria atrelada a normas e padrões pré-fixados. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
450Q687269 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019Segundo dados apresentados pelo MEC/INEP no Censo Educacional do Ensino Superior, em 2016, as 197 universidades existentes no país equivalem a 8,2% do total de Instituições de Ensino Superior, mas concentram 53,7% das matrículas em cursos de graduação. Levando em consideração o que determina a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e a LDB de 1996, existem diferenças fundamentais entre Universidade e as demais Instituições de Ensino Superior, como os Centros Universitários ou as Faculdades. Marque a alternativa que apresenta corretamente essas diferenças. ✂️ a) Somente as universidades gozam de autonomia didático-cientifca, administrativa e de gestão fnanceira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. ✂️ b) Somente as universidades gozam de autonomia didático-cientifca, administrativa e de gestão fnanceira e patrimonial e podem ter um quantitativo de alunos nos cursos de graduação que ultrapasse o número de 10 mil matrículas. ✂️ c) Somente as universidades podem desenvolver atividades de pesquisa, estando aptas a receber alunos em nível de pós-graduação. ✂️ d) As instituições de ensino superior em geral têm autonomia didático-cientifca e administrativa, porém somente as universidades podem desenvolver atividades concomitantes de ensino, pesquisa e extensão. ✂️ e) É característica das Universidades seu caráter público e gratuito, fcando as demais Instituições de Ensino Superior como Faculdades e Centros Universitários restritos à atuação de entes privados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
451Q692645 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019Segundo o Decreto n° 9.235, de 15 de dezembro de 2017, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal deensino, estabelece nos seus artigos 40 e 41 que as universidades e centros universitários devem seguir regras para criar cursos de graduação. Quais são essas regras? ✂️ a) As universidades e centros universitários só possuem autonomia para abertura de cursos se forem publicas federais, as demais devem consultar ao Ministério da Educação. ✂️ b) As universidades e os centros universitários, mesmo possuindo autonomia, [...] dependem de autorização para funcionamento de curso superior, devendo solicitar à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação a autorização para abertura e funcionamento dos cursos de graduação. Exceção dada aos cursos de Medicina, Direito, Odontologia, Psicologia e enfermagem, que independem de autorização do Ministério da Educação. ✂️ c) As universidades e os centros universitários, nos limites de sua autonomia, [...] independem de autorização para criação e funcionamento de curso superior de graduação, inclusive para aos cursos de Medicina, Direito, Odontologia, Psicologia e enfermagem. ✂️ d) Apenas as Universidades nos limites de sua autonomia, [...] independem de autorização para criação e funcionamento de curso superior de graduação, inclusive para aos cursos de Medicina, Direito, Odontologia, Psicologia e enfermagem. Os Centros Universitários precisam de autorização prévia do Ministério da Educação. ✂️ e) As universidades e os centros universitários, nos limites de sua autonomia, [...] independem de autorização para funcionamento de curso superior, devendo informar à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação os cursos criados por atos próprios para fn s de supervisão, avaliação e posterior reconhecimento. Exceção aos cursos de Medicina, Direito, Odontologia, Psicologia e enfermagem, que depende de autorização do Ministério da Educação e referidos conselhos de classe. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
452Q473772 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPEA partir dos conceitos de esquema corporal e de lateralidade, julgue os itens que se seguem. O esquema corporal é a base fundamental da função de ajustamento e o ponto de partida necessário de qualquer movimento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
453Q342255 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRDas declarações abaixo, um exemplo de contingência é: ✂️ a) se Sandra tem dinheiro, então, se Sandra não tem dinheiro, então ela paga a faculdade. ✂️ b) Sandra não tem dinheiro e não é verdade que, se Sandra tem dinheiro, então ela paga a faculdade. ✂️ c) se Sandra tem dinheiro, então, se Sandra tem dinheiro, então ela paga a faculdade e não paga a faculdade. ✂️ d) se Sandra não tem dinheiro ou paga a faculdade, então, se Sandra tem dinheiro, então ela paga a faculdade. ✂️ e) se Sandra tem dinheiro e paga a faculdade, então Sandra tem dinheiro ou paga a faculdade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
454Q709995 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019Texto associado. Assinale a alternativa em que estejam indicadas somente ações de políticas de Educação a Distância (EaD). ✂️ a) PDDE, E-PROINFO, UAB ✂️ b) PDDE, UAB, PISA ✂️ c) PISA, PRONATEC, UAB ✂️ d) UAB, PROINFANTIL, E-PROINFO ✂️ e) UAB, E-PROINFO, PISA Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
455Q320188 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018A respeito do projeto político-pedagógico da escola, julgue os itens subsequentes. Devem constar no projeto político-pedagógico da escola, necessariamente, a organização do trabalho educativo realizado na escola como um todo e a organização do trabalho do professor no contexto de sala de aula, e, de forma tangencial, o resgate da escola como espaço de debate e reflexão coletiva. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
456Q324103 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPENo que concerne às teorias da aprendizagem e do ensino, julgue os itens subsequentes. Na perspectiva construtivista, o ensino deve ter como referencial o contexto histórico-social do aluno e trabalhar com projetos, de modo a favorecer a formação e a internalização de conceitos pelos alunos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
457Q320013 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, MPOG, CESPE CEBRASPEJulgue os itens que se seguem, relativos à educação a distância. Ao se transferirem de um curso na modalidade a distância para um curso na modalidade presencial, os estudantes perdem o direito de aproveitamento dos estudos realizados na EaD. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
458Q819012 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPEDe acordo com a lei que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal, julgue os itens a seguir. No âmbito do processo administrativo federal, podem ser objeto de delegação a decisão de recursos administrativos e a edição de atos de caráter normativo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
459Q322382 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPEA respeito do currículo da escola, julgue os itens subsecutivos. Entre as várias formas de organização do currículo, o currículo articulado é aquele cuja organização pretende exercer controle sobre a prática do ensino. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
460Q687524 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019O artigo 56 da Lei de Diretrizes e Bases, Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, dispõe que as instituições públicas de educação superior obedecerão ao princípio da gestão democrática, assegurada a existência de órgãos colegiados deliberativos, de que participarão os segmentos da comunidade institucional, local e regional. Então, como é a proporção da participação dos segmentos nos órgãos colegiados? ✂️ a) Em qualquer caso, os docentes ocuparão setenta por cento dos assentos em cada órgão colegiado e comissão, inclusive nos que tratarem da elaboração e modificações estatutárias e regimentais, bem como da escolha de dirigentes. ✂️ b) Os docentes ocuparão cinquenta por cento dos assentos em cada órgão colegiado e comissão; os demais funcionários ocuparão trinta por cento e os alunos ocuparão vinte por cento. Essa paridade será adotada inclusive nos que tratarem da elaboração e modificações estatutárias e regimentais, bem como da escolha de dirigentes. ✂️ c) Em qualquer caso, os docentes ocuparão quarenta por cento dos assentos em cada órgão colegiado e comissão, inclusive nosque tratarem da elaboração e modificações estatutárias e regimentais, bem como da escolha de dirigentes. ✂️ d) Os docentes ocuparão quarenta por cento dos assentos em cada órgão colegiado e comissão; os demais funcionários ocuparão trinta por cento e os alunos também ocuparão trinta por cento. Essa paridade será adotada inclusive nos que tratarem da elaboração e modificações estatutárias e regimentais, bem como da escolha de dirigentes. ✂️ e) Os docentes ocuparão oitenta por cento dos assentos em cada órgão colegiado e comissão; os demais funcionários ocuparão dez por cento e os alunos também ocuparão dez por cento. Essa paridade será adotada inclusive nos que tratarem da elaboração e modificações estatutárias e regimentais, bem como da escolha de dirigentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro