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Questões de Concursos Técnico em Assuntos Educacionais

Resolva questões de Técnico em Assuntos Educacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q326533 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao planejamento do processo de ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

Uma das diferenças básicas entre o planejamento elaborado segundo o enfoque racional e o participativo consiste na definição de objetivos. As fontes para definição de objetivos educacionais consoante o enfoque racional são as políticas institucionais ou derivadas do diagnóstico de necessidades, ao passo que a formulação de objetivos consoante o enfoque participativo apoia-se mais no feedback que no diagnóstico de necessidades.

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442Q446892 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Técnico em Assuntos Educacionais, Defensoria Pública da União, CESPE CEBRASPE

Acerca dos direitos e garantias fundamentais, de acordo com o disposto na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os próximos itens. A cláusula de reserva do possível refere-se à possibilidade material de o poder público concretizar direitos sociais e constitui, em regra, uma limitação válida à implementação total desses direitos.
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443Q805361 | Legislação e Decretos, Decreto n 9057 2017, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Ainda segundo o Decreto n.º 9.057/2017, para ofertar cursos na modalidade a distância, instituição de ensino superior que pertencer
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444Q818420 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Considerando as diretrizes curriculares nacionais para formação de professores da educação básica, em nível superior, julgue os itens que se seguem.

A coordenação da dimensão prática está contemplada pelo estágio e terá como finalidade promover a articulação das diferentes práticas em uma perspectiva interdisciplinar, não devendo ser implementada em espaço específico.

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445Q690712 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFF, COSEAC, 2019

Para o cálculo do Conceito Preliminar de Curso – CPC, a dimensão Corpo Docente é constituída pelos componentes:
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446Q471896 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Ainda em relação ao treinamento esportivo, julgue os seguintes itens.

Ao se utilizar uma carga de treinamento padrão por longos períodos, não se terá nenhuma melhoria no desempenho atlético.

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447Q321634 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Em um curso de formação continuada ofertado a professores da educação superior, adotou-se a seguinte sistemática avaliativa: após estudarem diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, os professores aplicaram os conhecimentos aprendidos no curso de formação em turmas de alunos dos cursos de graduação nos quais eles atuavam como docentes; ao final, os professores apresentaram aos colegas do curso de formação suas dificuldades e sucessos durante o processo, como forma de reflexão para melhorar sua própria atuação docente em sala de aula. Foram aprovados nesse curso de formação os professores que conseguiram elaborar uma reflexão acerca de sua atuação e propor mudanças na postura docente.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca de avaliação de ensino e avaliação da aprendizagem.

No caso apresentado, a avaliação adotada no curso de formação continuada é considerada uma avaliação formativa.
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449Q319114 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IF SC, IESES

Dentre os teóricos brasileiros que procuraram articular um tipo de orientação pedagógica crítica superadora do reprodutivismo, destacam-se: Dermeval Saviani , que defende a tendência Histórico-crítica, e Paulo Freire, cujas ideias constituíram a base para a construção da Pedagogia Libertadora. Para Saviane e Freire, a avaliação tem como centro:
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450Q687269 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019

Segundo dados apresentados pelo MEC/INEP no Censo Educacional do Ensino Superior, em 2016, as 197 universidades existentes no país equivalem a 8,2% do total de Instituições de Ensino Superior, mas concentram 53,7% das matrículas em cursos de graduação. Levando em consideração o que determina a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e a LDB de 1996, existem diferenças fundamentais entre Universidade e as demais Instituições de Ensino Superior, como os Centros Universitários ou as Faculdades. Marque a alternativa que apresenta corretamente essas diferenças.
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451Q692645 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019

Segundo o Decreto n° 9.235, de 15 de dezembro de 2017, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de
ensino, estabelece nos seus artigos 40 e 41 que as universidades e centros universitários devem seguir regras para criar cursos de graduação. Quais são essas regras?
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452Q473772 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A partir dos conceitos de esquema corporal e de lateralidade, julgue os itens que se seguem.

O esquema corporal é a base fundamental da função de ajustamento e o ponto de partida necessário de qualquer movimento.

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453Q342255 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Das declarações abaixo, um exemplo de contingência é:
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454Q709995 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019

Texto associado.

Assinale a alternativa em que estejam indicadas somente ações de políticas de Educação a Distância (EaD).
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455Q320188 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito do projeto político-pedagógico da escola, julgue os itens subsequentes. Devem constar no projeto político-pedagógico da escola, necessariamente, a organização do trabalho educativo realizado na escola como um todo e a organização do trabalho do professor no contexto de sala de aula, e, de forma tangencial, o resgate da escola como espaço de debate e reflexão coletiva.
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456Q324103 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

No que concerne às teorias da aprendizagem e do ensino, julgue os itens subsequentes.

Na perspectiva construtivista, o ensino deve ter como referencial o contexto histórico-social do aluno e trabalhar com projetos, de modo a favorecer a formação e a internalização de conceitos pelos alunos.

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457Q320013 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, MPOG, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos à educação a distância. Ao se transferirem de um curso na modalidade a distância para um curso na modalidade presencial, os estudantes perdem o direito de aproveitamento dos estudos realizados na EaD.
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458Q819012 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

De acordo com a lei que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal, julgue os itens a seguir.

No âmbito do processo administrativo federal, podem ser objeto de delegação a decisão de recursos administrativos e a edição de atos de caráter normativo.

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459Q322382 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito do currículo da escola, julgue os itens subsecutivos. Entre as várias formas de organização do currículo, o currículo articulado é aquele cuja organização pretende exercer controle sobre a prática do ensino.
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460Q687524 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019

O artigo 56 da Lei de Diretrizes e Bases, Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, dispõe que as instituições públicas de educação superior obedecerão ao princípio da gestão democrática, assegurada a existência de órgãos colegiados deliberativos, de que participarão os segmentos da comunidade institucional, local e regional. Então, como é a proporção da participação dos segmentos nos órgãos colegiados?
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