Início Questões de Concursos Técnico em Assuntos Educacionais Resolva questões de Técnico em Assuntos Educacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Técnico em Assuntos Educacionais Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 481Q319793 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, MPOG, CESPE CEBRASPECom relação aos tipos de liderança e aos mecanismos de participação, julgue os próximos itens. São características que evidenciam a liderança transformacional; trocas entre líderes e liderados com vistas ao alcance das metas organizacionais; monitoramento frequente para correção de desvios; e programas de recompensas que permitam, por exemplo, que liderados exerçam outras atividades no horário de trabalho. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 482Q707401 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019Texto associado. Entre as teorias pedagógicas identificadas por Libâneo (2005), encontra-se a pedagogia racional-tecnológica, que se fundamenta na racionalidade técnica e instrumental e tem por finalidade a formação para o sistema produtivo. Nessa perspectiva, o conhecimento é transmitido por meio de técnicas refinadas que objetivam o domínio, pelos estudantes, de habilidades e destrezas requeridas pelo mercado. Essa corrente também pode ser denominada, segundo o autor citado, de ✂️ a) Ensino técnico de excelência. ✂️ b) Tecnicismo. ✂️ c) Tecnicismo de excelência. ✂️ d) Neotecnicismo. ✂️ e) Tecnicismo moderno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 483Q821382 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, IFB BA, FUNRIOA concepção tradicional do currículo traz como marca as seguintes características: ✂️ a) Planejamento, currículo oculto, cultura e libertação. ✂️ b) Objetividade, discurso, gênero, raça e multiculturalismo. ✂️ c) Ensino, aprendizagem, organização, planejamento e eficiência. ✂️ d) Objetivos, eficácia, eficiência, emancipação e poder. ✂️ e) Metodologia, meritocracia, reprodução cultural e social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 484Q473237 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPEJulgue os seguintes itens, relativos a primeiros socorros. Em caso de lesão na coluna vertebral, a posição mais estável para o transporte do paciente é em decúbito ventral. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 485Q319165 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPEO papel do professor, de acordo com a pedagogia liberal renovada não diretiva, é o de um especialista em relações humanas. Um marco no pensamento educacional brasileiro foi a divulgação do manifesto dos pioneiros da educação de 1932, apoiado tanto por educadores liberais quanto por educadores socialistas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 486Q326895 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESEA partir de estudos realizados, pode-se dizer que para o professor fazer uso de uma metodologia de ensino, é preciso: ✂️ a) conhecer suas características, justificativa, etapas e implicações. ✂️ b) aplicar mecanicamente somente algumas etapas descritas no método escolhido. ✂️ c) seguir linearmente todas as etapas previstas no método escolhido. ✂️ d) selecionar somente as características mais interessantes da metodologia escolhida para aplicar. ✂️ e) utilizar as técnicas previstas na metodologia escolhida somente quando o professor sentir necessidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 487Q686673 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019Leia o texto a seguir. O FIM DO SONHO Ruy Castro Eles nunca mais vestirão a camisa do clube que amavam ou viriam a amar. Nunca mais a suarão nos treinos, em que davam tudo para se superar e superar os colegas com quem dividiam o esforço, a dedicação e os sonhos — dividiam também o alojamento fatal. Nunca mais esperarão a hora de ser chamados no banco, tirar o agasalho e entrar em campo para mostrar o que sabiam. Nunca mais ansiarão pela bola que viria do alto para o seu domínio ou pelo passe de um companheiro, à feição do chute que levaria ao gol consagrador. Nunca mais receberão uma bola. O goleiro nunca mais precisará exercitar sua capacidade de concentração, a ser desenvolvida nas menores ocorrências do dia a dia — para que, sob seu gol, ele pudesse esperar pelo inesperado, prever o imprevisível e defender o indefensável. Como último baluarte, atrás da linha de seus companheiros, estas eram suas responsabilidades. Agora essas responsabilidades cessaram — ele pode finalmente relaxar. O mesmo com o zagueiro — a ameaça do atacante adversário invadindo a área com seu poder de choque, a ser enfrentada com poder equivalente e neutralizada, fica agora suprimida. Quem sabe os dois não eram amigos, quase irmãos, fora de campo? Pois agora o serão para sempre — e apenas isto, não mais adversários [...]. Era um sonho maravilhoso, interrompido por uma entrada cruel e desleal do destino quando apenas começava a se tornar realidade. Eles nunca mais sonharão. Disponível em: https://wwwl.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2019/02/o-fim-do sonho.shtml. Acesso em 20 fev. 2019. De acordo com Koch, "a progressão ou sequenciação textual diz respeito aos procedimentos linguísticos por meio dos quais se estabelecem, entre segmentos do texto, diversos ip o s de relações semânticas e/ou pragmáticas, à medida que se faz o texto progredir" (KOCH, Ingedore. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. p. 100). Considerando esta afirmação, assinale a alternativa correta no que diz respeito aos procedimentos linguísticos de sequenciação presentes no texto. ✂️ a) O texto não apresenta progressão textual em função da ausência de elementos coesivos que façam conexões entre suas partes. ✂️ b) O texto apresenta os principais mecanismos de progressão que constituem um texto coeso: informatividade, consistência e relevância. ✂️ c) O autor faz uso do procedimento de repetição parafrástica, abordando o mesmo conteúdo, apresentado sob formas estruturais idênticas. ✂️ d) O autor faz uso do procedimento de paralelismo sintático como estratégia de progressão textual, acrescentando, a cada recorrência, novos conteúdos semânticos. ✂️ e) O autor faz uso excessivo da repetição, procedimento de sequenciação inadequado para artigos de opinião. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 488Q320620 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA, 2017Sobre a formação docente para a educação superior, analise as afirmativas. I - Os docentes são os únicos responsáveis por sua formação na medida em que novos paradigmas da educação superior exigem flexibilidade, empreendedorismo e mobilidade acadêmica. II - Engloba tanto o desenvolvimento pessoal quanto profissional dos professores envolvidos, contemplando ações auto, hétero e interformativas. III - Compreende um sistema organizado no qual estão envolvidos os sujeitos que se preparam para ser docentes e aqueles que já estão na docência. IV - É um processo de natureza social, pois os professores se constituem como tal em atividades interpessoais, seja em período de preparação, seja ao longo da carreira. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, II e IV, apenas. ✂️ b) I e III, apenas. ✂️ c) II, III e IV, apenas. ✂️ d) II e IV, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 489Q327279 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPECom relação ao planejamento e à avaliação, julgue os itens seguintes. Para desenvolver as competências e as habilidades desejadas nos alunos, o professor deve utilizar os objetivos de ensino presentes no planejamento de conteúdo como um guia de ação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 490Q325509 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018A respeito do projeto político-pedagógico da escola, julgue os itens subsequentes. Entre os princípios do projeto político-pedagógico descritos na literatura brasileira, incluem-se: a valorização do magistério; a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais; a coleta, análise e disseminação de informações sobre educação; a qualidade da educação e a liberdade e participação do educando. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 491Q795015 | Filosofia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPECom relação à filosofia de Platão, julgue os itens abaixo. As formas são reais, materiais e temporalmente definidas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 492Q320956 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPEA educação deve ser compreendida como uma amplitude de relações, não se restringindo apenas à vida escolar. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. Dois aspectos sociais estão implícitos no ato educativo: a incorporação de costumes sociais e a ruptura para a criação de novos hábitos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 493Q687402 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IF PE, IF PE, 2019Com fundamento no Parecer CNE/CEB nº 41 de 2 de dezembro de 2002 (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação a Distância na Educação de Jovens e Adultos e para a Educação Básica na etapa do Ensino Médio), analise as proposições a seguir e marque a alternativa CORRETA.I. A tecnologia da informação insere os sujeitos no centro de uma nova revolução industrial. Entretanto, esse novo contexto não implica novos desafios e necessidade de adaptação. II. De acordo com as Diretrizes, a educação a distância se mostra como uma estratégia importante para ampliar as oportunidades educacionais, uma vez que, historicamente, a educação no Brasil foi marcada pela exclusão. III. No contexto da Educação a Distância, a interação pode ocorrer sem que os protagonistas estejam presentes fisicamente; ela supõe, necessariamente, dois elementos e um meio de comunicação: o aluno e o projeto pedagógico do curso mediados por aparatos de comunicação, inclusive os chamados “virtuais”. IV. Considerando a natureza diferenciada da Educação a Distância, que se baseia no autoaprendizado, a Educação a Distância prescinde do diálogo e da interatividade. V. Estimular a iniciativa do aluno, incentivar a sua autonomia e nunca deixar de levar em conta a valorização de suas experiências anteriores são ações indispensáveis no planejamento de um curso a distância.Estão CORRETAS: ✂️ a) IV e V. ✂️ b) I, III e IV. ✂️ c) II e IV. ✂️ d) I, II e III. ✂️ e) II, III e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 494Q429615 | Direito Constitucional, Família, Técnico em Assuntos Educacionais, MDS, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir referentes às bases legais da educação nacional. De acordo com a Constituição vigente da República Federativa do Brasil, o Estado promoverá programas de assistência integral à saúde da criança e do adolescente, admitida a participação de entidades não-governamentais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 495Q321652 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPECom relação à comunidade escolar e ao contexto institucional e sociocultural da escola, julgue os seguintes itens. A falta de reconhecimento da diversidade cultural dos alunos pode acarretar intervenções equivocadas por parte da equipe escolar, uma vez que toda e qualquer situação que não esteja dentro de um padrão previsto seja tratada como um problema do aluno e não como um desafio para a escola. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 496Q821368 | Legislação Federal, Lei 12990 2014, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRCom base na Lei de Cotas, analise as afirmativas a seguir. I) A Lei de Cotas garante a reserva de 50% das matrículas nas universidades. II) São considerados egressos de escola pública os estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública, mesmo que tenham estudado em estabelecimentos particulares no ensino fundamental. III) Os critérios de raça e renda serão autodeclaratórios, como ocorre no censo demográfico e em toda política de afirmação no Brasil. Está(ão) correta(s) apenas: ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) III. ✂️ d) I e II. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 497Q321790 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, MPOG, CESPE CEBRASPECom relação aos métodos e às técnicas de ensino, julgue os itens a seguir. Os métodos e as técnicas de ensino refletem um ideário pedagógico interdependente das finalidades da educação, de seus conteúdos e processos de avaliação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 498Q430687 | Direito Constitucional, Classificação e Aplicabilidade das Normas Constitucionais, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPEJulgue os itens que se seguem, relativos às normas programáticas previstas na CF. Normas programáticas são disposições que indicam os fins sociais a serem atingidos pelo Estado com a melhoria das condições econômicas, sociais e políticas da população, e, por serem normas meramente enunciativas de programas e metas constitucionais, não possuem efeitos concretos e imediatos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 499Q814708 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPECom relação à gestão democrática da educação, julgue os itens subsequentes. A autonomia na escola não pode ser caracterizada como soberania ou independência absoluta em relação aos sistemas e suas normatizações. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 500Q329099 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPEJulgue os itens seguintes, a respeito dos aspectos pedagógicos e técnico-didáticos do treinamento. A avaliação de aprendizagem é fundamental para garantir a eficiência e a eficácia do treinamento, possibilitando à organização acompanhar os investimentos realizados na qualificação de seus profissionais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
481Q319793 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, MPOG, CESPE CEBRASPECom relação aos tipos de liderança e aos mecanismos de participação, julgue os próximos itens. São características que evidenciam a liderança transformacional; trocas entre líderes e liderados com vistas ao alcance das metas organizacionais; monitoramento frequente para correção de desvios; e programas de recompensas que permitam, por exemplo, que liderados exerçam outras atividades no horário de trabalho. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
482Q707401 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019Texto associado. Entre as teorias pedagógicas identificadas por Libâneo (2005), encontra-se a pedagogia racional-tecnológica, que se fundamenta na racionalidade técnica e instrumental e tem por finalidade a formação para o sistema produtivo. Nessa perspectiva, o conhecimento é transmitido por meio de técnicas refinadas que objetivam o domínio, pelos estudantes, de habilidades e destrezas requeridas pelo mercado. Essa corrente também pode ser denominada, segundo o autor citado, de ✂️ a) Ensino técnico de excelência. ✂️ b) Tecnicismo. ✂️ c) Tecnicismo de excelência. ✂️ d) Neotecnicismo. ✂️ e) Tecnicismo moderno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
483Q821382 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, IFB BA, FUNRIOA concepção tradicional do currículo traz como marca as seguintes características: ✂️ a) Planejamento, currículo oculto, cultura e libertação. ✂️ b) Objetividade, discurso, gênero, raça e multiculturalismo. ✂️ c) Ensino, aprendizagem, organização, planejamento e eficiência. ✂️ d) Objetivos, eficácia, eficiência, emancipação e poder. ✂️ e) Metodologia, meritocracia, reprodução cultural e social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
484Q473237 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPEJulgue os seguintes itens, relativos a primeiros socorros. Em caso de lesão na coluna vertebral, a posição mais estável para o transporte do paciente é em decúbito ventral. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
485Q319165 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPEO papel do professor, de acordo com a pedagogia liberal renovada não diretiva, é o de um especialista em relações humanas. Um marco no pensamento educacional brasileiro foi a divulgação do manifesto dos pioneiros da educação de 1932, apoiado tanto por educadores liberais quanto por educadores socialistas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
486Q326895 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESEA partir de estudos realizados, pode-se dizer que para o professor fazer uso de uma metodologia de ensino, é preciso: ✂️ a) conhecer suas características, justificativa, etapas e implicações. ✂️ b) aplicar mecanicamente somente algumas etapas descritas no método escolhido. ✂️ c) seguir linearmente todas as etapas previstas no método escolhido. ✂️ d) selecionar somente as características mais interessantes da metodologia escolhida para aplicar. ✂️ e) utilizar as técnicas previstas na metodologia escolhida somente quando o professor sentir necessidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
487Q686673 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019Leia o texto a seguir. O FIM DO SONHO Ruy Castro Eles nunca mais vestirão a camisa do clube que amavam ou viriam a amar. Nunca mais a suarão nos treinos, em que davam tudo para se superar e superar os colegas com quem dividiam o esforço, a dedicação e os sonhos — dividiam também o alojamento fatal. Nunca mais esperarão a hora de ser chamados no banco, tirar o agasalho e entrar em campo para mostrar o que sabiam. Nunca mais ansiarão pela bola que viria do alto para o seu domínio ou pelo passe de um companheiro, à feição do chute que levaria ao gol consagrador. Nunca mais receberão uma bola. O goleiro nunca mais precisará exercitar sua capacidade de concentração, a ser desenvolvida nas menores ocorrências do dia a dia — para que, sob seu gol, ele pudesse esperar pelo inesperado, prever o imprevisível e defender o indefensável. Como último baluarte, atrás da linha de seus companheiros, estas eram suas responsabilidades. Agora essas responsabilidades cessaram — ele pode finalmente relaxar. O mesmo com o zagueiro — a ameaça do atacante adversário invadindo a área com seu poder de choque, a ser enfrentada com poder equivalente e neutralizada, fica agora suprimida. Quem sabe os dois não eram amigos, quase irmãos, fora de campo? Pois agora o serão para sempre — e apenas isto, não mais adversários [...]. Era um sonho maravilhoso, interrompido por uma entrada cruel e desleal do destino quando apenas começava a se tornar realidade. Eles nunca mais sonharão. Disponível em: https://wwwl.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2019/02/o-fim-do sonho.shtml. Acesso em 20 fev. 2019. De acordo com Koch, "a progressão ou sequenciação textual diz respeito aos procedimentos linguísticos por meio dos quais se estabelecem, entre segmentos do texto, diversos ip o s de relações semânticas e/ou pragmáticas, à medida que se faz o texto progredir" (KOCH, Ingedore. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. p. 100). Considerando esta afirmação, assinale a alternativa correta no que diz respeito aos procedimentos linguísticos de sequenciação presentes no texto. ✂️ a) O texto não apresenta progressão textual em função da ausência de elementos coesivos que façam conexões entre suas partes. ✂️ b) O texto apresenta os principais mecanismos de progressão que constituem um texto coeso: informatividade, consistência e relevância. ✂️ c) O autor faz uso do procedimento de repetição parafrástica, abordando o mesmo conteúdo, apresentado sob formas estruturais idênticas. ✂️ d) O autor faz uso do procedimento de paralelismo sintático como estratégia de progressão textual, acrescentando, a cada recorrência, novos conteúdos semânticos. ✂️ e) O autor faz uso excessivo da repetição, procedimento de sequenciação inadequado para artigos de opinião. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
488Q320620 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA, 2017Sobre a formação docente para a educação superior, analise as afirmativas. I - Os docentes são os únicos responsáveis por sua formação na medida em que novos paradigmas da educação superior exigem flexibilidade, empreendedorismo e mobilidade acadêmica. II - Engloba tanto o desenvolvimento pessoal quanto profissional dos professores envolvidos, contemplando ações auto, hétero e interformativas. III - Compreende um sistema organizado no qual estão envolvidos os sujeitos que se preparam para ser docentes e aqueles que já estão na docência. IV - É um processo de natureza social, pois os professores se constituem como tal em atividades interpessoais, seja em período de preparação, seja ao longo da carreira. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, II e IV, apenas. ✂️ b) I e III, apenas. ✂️ c) II, III e IV, apenas. ✂️ d) II e IV, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
489Q327279 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPECom relação ao planejamento e à avaliação, julgue os itens seguintes. Para desenvolver as competências e as habilidades desejadas nos alunos, o professor deve utilizar os objetivos de ensino presentes no planejamento de conteúdo como um guia de ação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
490Q325509 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018A respeito do projeto político-pedagógico da escola, julgue os itens subsequentes. Entre os princípios do projeto político-pedagógico descritos na literatura brasileira, incluem-se: a valorização do magistério; a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais; a coleta, análise e disseminação de informações sobre educação; a qualidade da educação e a liberdade e participação do educando. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
491Q795015 | Filosofia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPECom relação à filosofia de Platão, julgue os itens abaixo. As formas são reais, materiais e temporalmente definidas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
492Q320956 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPEA educação deve ser compreendida como uma amplitude de relações, não se restringindo apenas à vida escolar. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. Dois aspectos sociais estão implícitos no ato educativo: a incorporação de costumes sociais e a ruptura para a criação de novos hábitos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
493Q687402 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IF PE, IF PE, 2019Com fundamento no Parecer CNE/CEB nº 41 de 2 de dezembro de 2002 (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação a Distância na Educação de Jovens e Adultos e para a Educação Básica na etapa do Ensino Médio), analise as proposições a seguir e marque a alternativa CORRETA.I. A tecnologia da informação insere os sujeitos no centro de uma nova revolução industrial. Entretanto, esse novo contexto não implica novos desafios e necessidade de adaptação. II. De acordo com as Diretrizes, a educação a distância se mostra como uma estratégia importante para ampliar as oportunidades educacionais, uma vez que, historicamente, a educação no Brasil foi marcada pela exclusão. III. No contexto da Educação a Distância, a interação pode ocorrer sem que os protagonistas estejam presentes fisicamente; ela supõe, necessariamente, dois elementos e um meio de comunicação: o aluno e o projeto pedagógico do curso mediados por aparatos de comunicação, inclusive os chamados “virtuais”. IV. Considerando a natureza diferenciada da Educação a Distância, que se baseia no autoaprendizado, a Educação a Distância prescinde do diálogo e da interatividade. V. Estimular a iniciativa do aluno, incentivar a sua autonomia e nunca deixar de levar em conta a valorização de suas experiências anteriores são ações indispensáveis no planejamento de um curso a distância.Estão CORRETAS: ✂️ a) IV e V. ✂️ b) I, III e IV. ✂️ c) II e IV. ✂️ d) I, II e III. ✂️ e) II, III e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
494Q429615 | Direito Constitucional, Família, Técnico em Assuntos Educacionais, MDS, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir referentes às bases legais da educação nacional. De acordo com a Constituição vigente da República Federativa do Brasil, o Estado promoverá programas de assistência integral à saúde da criança e do adolescente, admitida a participação de entidades não-governamentais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
495Q321652 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPECom relação à comunidade escolar e ao contexto institucional e sociocultural da escola, julgue os seguintes itens. A falta de reconhecimento da diversidade cultural dos alunos pode acarretar intervenções equivocadas por parte da equipe escolar, uma vez que toda e qualquer situação que não esteja dentro de um padrão previsto seja tratada como um problema do aluno e não como um desafio para a escola. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
496Q821368 | Legislação Federal, Lei 12990 2014, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRCom base na Lei de Cotas, analise as afirmativas a seguir. I) A Lei de Cotas garante a reserva de 50% das matrículas nas universidades. II) São considerados egressos de escola pública os estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública, mesmo que tenham estudado em estabelecimentos particulares no ensino fundamental. III) Os critérios de raça e renda serão autodeclaratórios, como ocorre no censo demográfico e em toda política de afirmação no Brasil. Está(ão) correta(s) apenas: ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) III. ✂️ d) I e II. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
497Q321790 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, MPOG, CESPE CEBRASPECom relação aos métodos e às técnicas de ensino, julgue os itens a seguir. Os métodos e as técnicas de ensino refletem um ideário pedagógico interdependente das finalidades da educação, de seus conteúdos e processos de avaliação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
498Q430687 | Direito Constitucional, Classificação e Aplicabilidade das Normas Constitucionais, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPEJulgue os itens que se seguem, relativos às normas programáticas previstas na CF. Normas programáticas são disposições que indicam os fins sociais a serem atingidos pelo Estado com a melhoria das condições econômicas, sociais e políticas da população, e, por serem normas meramente enunciativas de programas e metas constitucionais, não possuem efeitos concretos e imediatos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
499Q814708 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPECom relação à gestão democrática da educação, julgue os itens subsequentes. A autonomia na escola não pode ser caracterizada como soberania ou independência absoluta em relação aos sistemas e suas normatizações. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
500Q329099 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPEJulgue os itens seguintes, a respeito dos aspectos pedagógicos e técnico-didáticos do treinamento. A avaliação de aprendizagem é fundamental para garantir a eficiência e a eficácia do treinamento, possibilitando à organização acompanhar os investimentos realizados na qualificação de seus profissionais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro