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Questões de Concursos Técnico em Assuntos Educacionais

Resolva questões de Técnico em Assuntos Educacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q377619 | Administração Pública, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca do desenvolvimento profissional por competências. O desenvolvimento de competências profissionais pode não ser efetivo caso o contexto e o ambiente organizacional não contribuam para a adoção de uma nova forma de avaliar a gestão de pessoas.
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502Q323625 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Em relação aos paradigmas da educação e aos objetivos e conteúdos do ensino e da aprendizagem, julgue os itens seguintes.

Ao propor a desescolarização da sociedade, Ivan Illich criticou de forma severa os sistemas escolares, rotulando-os de reprodutores da sociedade, embora, em algumas de suas principais obras, concordasse com os autores que defendiam que boa parte do que se aprende resulta do processo de escolarização.

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503Q321214 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESE

A partir da definição de uma metodologia de ensino, para que o professor possa obter os resultados esperados, seu uso deve ser:

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504Q327887 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Considerando as perspectivas dos estudos acerca de currículo, julgue os itens que se seguem.

A pressão sofrida pelos currículos do ensino médio em função dos processos de seleção para acesso à educação superior é um exemplo da ligação do currículo com o processo de reprodução cultural e social.

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505Q323301 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

O vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. Acerca da avaliação no contexto educacional, julgue os itens que se seguem. As avaliações somativas devem ser programadas para acontecer ao longo do processo de ensino, o que garante o acompanhamento da aprendizagem.
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506Q325678 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

O vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. Acerca da avaliação no contexto educacional, julgue os itens que se seguem. É correto afirmar que a avaliação diagnóstica é a responsável pela identificação de fragilidades e competências na aprendizagem.
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507Q320317 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à organização do trabalho na escola pública, com vistas à melhoria da qualidade do ensino, julgue os itens subseqüentes.

Para os PCN, a ação supervisora fundamentada na participação, cooperação, integração e flexibilidade poderá ser uma grande aliada do professor na avaliação crítica da qualidade de ensino.

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508Q323426 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

O papel do professor, de acordo com a pedagogia liberal renovada não diretiva, é o de um especialista em relações humanas.

No período compreendido entre a Proclamação da República e o ano de 1910 predominou, na educação brasileira, o pensamento positivista, que influenciou o surgimento, no país, de um movimento conhecido como otimismo pela educação.

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509Q323194 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Com relação ao debate atual sobre a universidade pública brasileira e as funções universitárias de ensino, pesquisa e extensão, julgue os próximos itens.

O ensino, a pesquisa e a extensão, funções essenciais à universidade, devem ser orientadas pela indissociabilidade, com respaldo na programação de suas atividades como meio de exercício da autonomia universitária.

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510Q324730 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPE

Com relação ao projeto político-pedagógico (PPP), que norteia as ações educativas no ambiente organizacional, julgue os itens subsecutivos. O planejamento curricular deve ficar restrito à semana de planejamento realizada pelas escolas, no início do período letivo.
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511Q817288 | Legislação Federal, Lei 13005 2014, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação ao Plano Nacional de Graduação, proposto pelo FORGRAD.

“Os desafios atuais da sociedade exigem qualificações cada vez mais elevadas, ampliando-se as necessidades educacionais da população. Diante desse cenário, cresce a importância dos cursos de graduação, entendendo-se que a responsabilidade da IES com a formação do cidadão não pode se restringir a preparar o indivíduo para o exercício de uma profissão, como se fosse o suficiente para integrá-lo ao mundo do trabalho. Essa formação exige o compromisso com a produção de novos conhecimentos e o desenvolvimento da capacidade de adaptar-se às mudanças.”

( ) O incremento das novas tecnologias, provocando intensas mutações profissionais, está a requerer uma crescente intelectualização e enriquecimento das atividades produtivas.

( ) Os cursos de graduação devem propiciar a oferta de referenciais teóricos básicos que possibilitem o trâmite em múltiplas direções, instrumentalizando o indivíduo para atuar de forma criativa em situações imprevisíveis.

( ) A graduação não deve restringir-se à perspectiva de uma profissionalização estrita, especializada. Há que propiciar a “aquisição de competências de longo prazo”, o domínio de métodos analíticos, de múltiplos códigos e linguagens, enfim, uma qualificação intelectual de natureza suficientemente ampla e abstrata para constituir, por sua vez, base sólida para a aquisição contínua e eficiente de conhecimentos específicos.

( ) A aquisição de conhecimentos deve ir além da aplicação imediata, impulsionando o sujeito, em sua dimensão individual e social, a criar desafios e a responder a eles. Em vez de ser apenas o usuário, deve ser capaz de gerar e aperfeiçoar tecnologias. Torna-se necessário desenvolver a habilidade de aprender e recriar permanentemente, retomando o sentido de uma educação continuada.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

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512Q327871 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com referência ao desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.

Na história da educação brasileira, registram-se diversas concepções pedagógicas. Entre elas, podem-se destacar quatro tendências: a tradicional, a renovada, a tecnicista e a progressista, esta última marcada por preocupações sociais e políticas. Essas tendências são muito diferentes, mas, em relação ao papel da escola, se assemelham. Todas defendem que cabe à escola integrar os indivíduos à sociedade e formar indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho.

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513Q821579 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, IFB BA, FUNRIO

Um currículo com aporte teórico disciplinar tem como princípio um conhecimento organizado por:
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514Q432972 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Acerca das competências constitucionais da União, dos estados, do DF e dos municípios, julgue os itens a seguir.

Se, de um lado, a CF assegura a livre iniciativa aos particulares, de outro, determina ao Estado a adoção de todas as providências tendentes a garantir o efetivo exercício do direito à educação, à cultura e ao desporto. O direito ao acesso à cultura, ao esporte e ao lazer, por seu turno, é meio de complementar a formação dos estudantes, o que fornece ao Estado o amparo legal para regulamentar a atuação desses empreendimentos para garantir esse direito.

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515Q815184 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Considerando as diretrizes curriculares nacionais para formação de professores da educação básica, em nível superior, julgue os itens que se seguem.

Os projetos de curso devem ter como um dos princípios norteadores a pesquisa, com foco no processo de ensino e de aprendizagem, uma vez que ensinar requer tanto dispor de conhecimentos e mobilizá-los para a ação, como compreender o processo de construção do conhecimento.

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516Q392039 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

O ME resolveu adquirir cem computadores, tendo em vista a necessidade de renovação do seu aparato tecnológico, e ficou definido que a modalidade licitatória adotada seria o pregão. Foi elaborado e aprovado termo de referência, com indicação do objeto de forma precisa, suficiente e clara e sem especificações excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, que limitassem ou frustrassem a competição ou sua realização. Houve apresentação de justificativa da necessidade da contratação e elaboração do edital, estabelecendo critérios de aceitação das propostas. Por fim, foram definidas as exigências de habilitação e as sanções aplicáveis e designados o pregoeiro e sua equipe de apoio. A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

O pregão em apreço deve ser realizado preferencialmente na forma eletrônica e mediante a adoção do critério menor preço.

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517Q684939 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Assuntos Educacionais, IF PE, IF PE, 2019

Leia o TEXTO 2 para responder a questão.
TEXTO 2
Em meio à pluralidade de ideias, o diálogo só é possível quando se assume que não há uma verdade única e absoluta sobre nada.
Rayane Santos
  No mundo, há diversas sociedades. Cada uma delas é composta por diversas culturas, com valores e crenças específicos. E mesmo dentro de um grupo há diversidade, considerando a individualidade de cada ser humano. Portanto, é natural que pessoas tenham opiniões diferentes entre si.
  “A verdade é subjetiva porque cada pessoa constrói a sua de um jeito”, explica a antropóloga e ex-presidente da Associação Brasileira de Antropologia Carmen Rial. “Além do grupo cultural, a classe social, a escolaridade, o gênero e a educação fazem com que cada pessoa veja o mundo de uma forma particular”.
  Apesar de a Constituição Federal legalizar a manifestação do pensamento – considerando a democracia que se vive no Brasil – é possível observar uma onda de desrespeito a opiniões opostas.
  “Mas este não é só um problema nacional, e sim mundial. Um grande desafio humano”, aponta o psicólogo transpessoal José Luís Morado. “Não levar a opinião do outro em consideração já deu origem a muitas guerras, e apesar de melhorarmos enquanto civilização, ainda precisamos resolver este problema”.
  Imprescindível para a vida em sociedade, saber respeitar opiniões divergentes é o primeiro passo para melhorias individuais e sociais.
   É comum e saudável, em conversas no cotidiano, ouvir afirmações e não concordar com elas. O problema existe quando não se respeita o que é dito ou quem o diz, justamente por dizê-lo.
SANTOS, Rayane. Em meio à pluralidade de ideias, o diálogo só é possível quando se assume que não há uma verdade única e absoluta sobre nada. Jornal do Trem, 20 mar.2015. Disponível em: jornaldotrem.com.br/capa/aolidar-com-a-opiniao-alheia-e-possivel-discordar-sem-desrespeitar-ninguem/. Adaptado.
Do ponto de vista da continuidade textual, analise este trecho: “O problema existe quando não se respeita o que é dito ou quem o diz, justamente por dizê-lo.”. Em relação aos termos destacados, pode-se afirmar que:
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518Q324028 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, de acordo com a comunicação e a interação grupal no processo de planejamento.

O planejamento participativo como um empreendimento de tomada de decisões por um grupo de pessoas exige a indicação de uma coordenação. Essa coordenação deve exercer os papéis de animadora do processo, alimentadora das relações pessoais, sinalizadora das questões específicas de planejamento, procedimentos, técnicas e instrumentos e articuladora dos processos sociais envolvidos.

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519Q795112 | Filosofia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

No que concerne à filosofia de Auguste Comte e à chamada filosofia positivista, julgue os itens subseqüentes.

A busca de leis é importante na filosofia positivista, incluindo a determinação de leis sociais.

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520Q471818 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Ainda em relação ao treinamento esportivo, julgue os seguintes itens.

O método da carga progressiva segue o princípio de que, após a elevação da carga, deve haver uma fase de recuperação em que o atleta possa adaptar-se às novas condições e regenerar seu organismo.

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