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Questões de Concursos Técnico em Assuntos Educacionais

Resolva questões de Técnico em Assuntos Educacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q409251 | Direito Administrativo, Entidade em Espécie, Técnico em Assuntos Educacionais, Defensoria Pública da União, CESPE CEBRASPE

Em relação à administração pública direta e indireta e às funções administrativas, julgue os itens a seguir. Em regra, as sociedades de economia mista devem realizar concurso público para contratar empregados.
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522Q324178 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Masetto (2003) destaca que o processo de avaliação precisa ser planejado. Não poderá acontecer seguindo a marcação de provas estabelecidas pelo professor ou instituição; não é apenas um cronograma sem nenhuma relação com o processo de aprendizagem. Não se admitem os dois processos seguindo paralelamente independente, um de aprendizagem e outro de avaliação.

A clareza quanto aos objetivos a serem alcançados e como serão avaliados é de fundamental importância para aluno e professor, para lhes oferecer segurança quanto ao comportamento de ambos. A respeito dos objetivos acima mencionados, e de acordo com o autor, marque a resposta correta.

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523Q322177 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca das políticas de avaliação da educação brasileira, julgue os itens que se seguem.

O índice de desenvolvimento da educação básica é calculado com base na soma dos resultados do sistema nacional de avaliação da educação básica e dos resultados do exame nacional do ensino médio, com a finalidade de controle e regulação dos sistemas de ensino.

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524Q324752 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPE

A educação deve ser compreendida como uma amplitude de relações, não se restringindo apenas à vida escolar. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. Os meios materiais, tais como as condições do prédio e o acervo da biblioteca escolar, influenciam na execução, extensão e profundidade da tarefa educativa.
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525Q327378 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Para refazer o plano de desenvolvimento institucional (PDI) de determinada universidade, foram criadas diversas equipes, compostas por representantes de todas as áreas de atuação da instituição. Em suas reuniões, as equipes estabeleceram estratégias de trabalho e prazos de execução de cada etapa, bem como estipularam momentos intermediários de discussão em conjunto e espaços de consulta pública, com a finalidade de proporcionar a participação de toda a comunidade escolar na construção do plano. Ao final do processo, uma das equipes formatou o documento, que foi submetido ao conselho superior para aprovação.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca de planejamento participativo.

A situação apresentada ilustra um modelo burocratizado de organização que se sustenta na divisão do trabalho e na fragmentação da ação educativa.
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526Q320235 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, MPOG, CESPE CEBRASPE

Com relação aos métodos e às técnicas de ensino, julgue os itens a seguir. As técnicas de ensino podem contribuir para uma educação emancipadora, criativa e inovadora.
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527Q472951 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Ainda em relação ao treinamento esportivo, julgue os seguintes itens.

O treinamento físico geral tem como objetivo principal melhorar a capacidade de trabalho, independentemente da especificidade do esporte.

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528Q435398 | Direito Constitucional, Classificação e Aplicabilidade das Normas Constitucionais, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos às normas programáticas previstas na CF.

As normas constitucionais que prevêem ser dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não-formais, como direito de cada um, e a que estabelece que o poder público deve incentivar o lazer como forma de promoção social, são exemplos de normas programáticas da atual CF.

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529Q429822 | Direito Constitucional, Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESE

Quais são as leis mais importantes que regulamentam o atual sistema educacional brasileiro?

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530Q325650 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, MPOG, CESPE CEBRASPE

No que se refere à avaliação de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsequentes. A avaliação formativa, fundamentada exclusivamente em critérios claros e transparentes, contribui para o desenvolvimento da aprendizagem, independentemente das condições individuais do aluno.
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531Q685910 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IF PE, IF PE, 2019

Analise as assertivas abaixo considerando a relação entre diversidade e Educação Profissional e Tecnológica, nos termos do Parecer CNE/CEB nº 11 de 9 de maio de 2012 (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio).
I. As instituições ofertantes de Educação Profissional e Tecnológica devem integrar, em seu projeto pedagógico, a concepção de organização pedagógica inclusiva que promova respostas às necessidades educacionais de todos os estudantes, o que envolve, inclusive, a organização dos processos de ensino e aprendizagem às necessidades dos estudantes que apresentem necessidades de Educação Especial. II. Mesmo diante da necessidade de organização dos processos de ensino e aprendizagem para os estudantes que apresentem necessidades de Educação Especial, tais adequações apresentam limitações, uma vez que não são possíveis o dilatamento de prazo para conclusão na formação, a certificação intermediária ou a antecipação de estudos nesses casos. III. A oferta da educação profissional tecnológica nas comunidades quilombolas é concebida como um direito que vai além do acesso à educação escolar, pois esse direito se materializa na participação das comunidades quilombolas na definição do projeto político-pedagógico e na gestão escolar, nas formas de produção de conhecimento locais, entre outras especificidades. IV. A educação profissional indígena surge como uma possibilidade de contribuir com alternativas de gerenciamento autônomo dos territórios indígenas, o que demanda conhecimento sobre as formas de organização das sociedades indígenas e de suas diferenças sociais. Nesse contexto, a educação profissional está ligada a projetos individualistas, vertical e preponderantemente marcados por conhecimentos técnico-científicos. V. A educação profissional do campo deve ter centralidade na formação para o trabalho do campo, substancialmente voltada para as relações de mercado. Logo, na educação profissional do campo, existe a prevalência da ciência e da tecnologia, contexto em que são desconsiderados os saberes locais dos trabalhadores.
Estão CORRETAS, apenas,
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532Q396133 | Direito Administrativo, Modalidades, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPE

As modalidades de licitação incluem

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533Q683427 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IF PE, IF PE, 2019

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no cumprimento da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação. Acerca da EPT, assinale a alternativa CORRETA.
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534Q319704 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESE

A partir de estudos realizados, pode-se dizer que o processo reflexivo provocado pela avaliação favorece em curto prazo e consolida em médio prazo a cultura de antecipação, em que a gestão educacional deixa de ser reativa e passa a agir orientando-se em decisões e estratégias:

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535Q325222 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, acerca da educação profissional e tecnológica.

Os institutos federais desenvolvem, com objetivo filantrópico, a educação profissional e tecnológica, de modo a instrumentalizar os alunos para o atendimento das necessidades do mercado de trabalho.

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536Q326841 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes com relação às tendências pedagógicas.

A tendência liberal renovada não-diretiva ou humanista deu sustentação à Lei n.o 5.692/1971, que organizou a educação de 1.o e 2.o graus no Brasil.

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537Q326103 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Tomando como referência o projeto pedagógico e a gestão educacional decorrente de sua concepção, julgue os itens subsequentes.

No projeto pedagógico, definem-se, independentemente do contexto sociopolítico em que esteja inserida a instituição escolar, as ações educativas e as características necessárias para que a escola alcance seus objetivos de aprendizagem, de modo a evitar prejuízos à formação dos estudantes.

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538Q687589 | Direito Constitucional, Técnico em Assuntos Educacionais, IF PE, IF PE, 2019

Com fundamento na Resolução CNE/CEB nº 6 de 20 de setembro de 2012, analise as seguintes proposições referentes à Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio subsequente é desenvolvida em cursos destinados a quem já tenha concluído o Ensino Médio. II. Na oferta de cursos subsequentes, não devem ser introduzidos conhecimentos e habilidades inerentes à Educação Básica para fins de complementação e atualização dos estudos, mesmo que o diagnóstico avaliativo evidencie a necessidade. III. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio devem atender às diretrizes e normas nacionais definidas para a modalidade específica, tais como Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola, educação de pessoas em regime de acolhimento ou internação e em regime de privação de liberdade, Educação Especial e Educação a Distância. IV. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio desenvolvida de forma articulada integrada é destinada a quem tenha concluído o Ensino Fundamental, com matrícula única na mesma instituição, de modo a conduzir o estudante à habilitação profissional técnica de nível médio ao mesmo tempo que conclui a última etapa da Educação Básica. V. Os currículos dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são de responsabilidade e prerrogativa do Ministério da Educação. Tais currículos devem ser consubstanciados no plano de curso e baseados no pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, devendo proporcionar aos estudantes o diálogo com diversos campos do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura.
Estão, CORRETAS, apenas as proposições
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539Q805100 | Legislação e Decretos, Decreto n 5622 2005 Regulamenta o art 80 da Lei no 9394, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Considerando o Decreto n.º 5.622/2005, julgue os itens de 60 a 64, relativos à educação a distância.

O cumprimento das atividades programadas e realizadas durante o processo é critério exclusivo para a avaliação do desempenho do estudante para fins de promoção, conclusão de estudos e obtenção de diplomas ou certificados.

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540Q323061 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Conforme Pimenta e Anastasiou (2002), a universidade é entendida como instituição educativa, cuja finalidade é o permanente exercício da crítica, que se sustenta na pesquisa, no ensino e na extensão.

 De acordo com as autoras, as funções universitárias não podem ser sistematizadas em:

I) criação, desenvolvimento, transmissão e crítica da ciência, da técnica e da cultura;

II) preparação para o exercício de atividades profissionais que exijam a aplicação de conhecimentos e métodos científicos e para criação artística;

III) apoio científico e técnico ao desenvolvimento cultural, social e econômico das sociedades;

IV) preparação dos estudantes para o exercício do trabalho em equipe por meio da transmissão de conteúdos;

V) participação dos docentes nos processos decisórios quanto ao rumo da universidade e os impactos no mercado de trabalho.

Estão corretas:

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