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Questões de Concursos Técnico em Assuntos Educacionais

Resolva questões de Técnico em Assuntos Educacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


541Q805100 | Legislação e Decretos, Decreto n 5622 2005 Regulamenta o art 80 da Lei no 9394, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Considerando o Decreto n.º 5.622/2005, julgue os itens de 60 a 64, relativos à educação a distância.

O cumprimento das atividades programadas e realizadas durante o processo é critério exclusivo para a avaliação do desempenho do estudante para fins de promoção, conclusão de estudos e obtenção de diplomas ou certificados.

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542Q323061 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Conforme Pimenta e Anastasiou (2002), a universidade é entendida como instituição educativa, cuja finalidade é o permanente exercício da crítica, que se sustenta na pesquisa, no ensino e na extensão.

 De acordo com as autoras, as funções universitárias não podem ser sistematizadas em:

I) criação, desenvolvimento, transmissão e crítica da ciência, da técnica e da cultura;

II) preparação para o exercício de atividades profissionais que exijam a aplicação de conhecimentos e métodos científicos e para criação artística;

III) apoio científico e técnico ao desenvolvimento cultural, social e econômico das sociedades;

IV) preparação dos estudantes para o exercício do trabalho em equipe por meio da transmissão de conteúdos;

V) participação dos docentes nos processos decisórios quanto ao rumo da universidade e os impactos no mercado de trabalho.

Estão corretas:

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543Q324658 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESE

Com relação à trajetória da avaliação Institucional no Brasil, é possível dizer que na concepção de que a avaliação deveria ser utilizada como forma de as Instituições de Ensino Superior prestarem contas à sociedade, dos recursos recebidos e justificarem os investimentos realizados, surgiu, em 1983, a primeira proposta de avaliação da educação superior no Brasil, que foi o(a):

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544Q377931 | Administração Pública, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

As escolas de governo têm um papel fundamental a ser desempenhado na oferta de programas de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, de modo que seja obtida a valorização do servidor público e seu reconhecimento como cidadão, contribuindo para que este apresente um desempenho de qualidade e construa uma nova imagem do serviço público. Julgue os itens que se seguem, relativos a escolas de governo e profissionalização dos servidores públicos. Os planos de profissionalização da administração pública podem combinar os perfis dos profissionais desde que constituam importantes agentes de mudança, facilitadores dos processos participativos e agentes de fomento de ações empreendedoras.
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545Q329045 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação ao conceito de avaliação da aprendizagem.

( ) Uma das principais funções da avaliação é a diagnóstica, que permite detectar necessidades e interesses dos estudantes.

( ) Na avaliação da aprendizagem, o professor não deve permitir que os resultados das provas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico.

( ) A avaliação requer preparo técnico e grande capacidade de observação, bem como compromisso ético com os estudantes.

( ) A avaliação deve ser realizada prioritariamente para estabelecer rankings e motivar o desempenho dos estudantes visando qualificá-los.

( ) O professor que trabalha numa dinâmica interativa tem noção, ao longo de todo o ano, da participação e desempenho de cada aluno.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

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546Q691545 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Assuntos Educacionais, IF PE, IF PE, 2019

Leia o TEXTO 1 para responder a questão.
TEXTO 1
Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica
   A Educação Profissional e Tecnológica, em termos universais, e, no Brasil, em particular, reveste-se cada vez mais de importância como elemento estratégico para a construção da cidadania e para uma melhor inserção de jovens e trabalhadores na sociedade contemporânea, plena de grandes transformações e marcadamente tecnológica.
  Suas dimensões, quer em termos conceituais, quer em suas práticas, são amplas e complexas, não se restringindo portanto a uma compreensão linear, que apenas treina o cidadão para a empregabilidade, e nem a uma visão reducionista, que objetiva simplesmente preparar o trabalhador para executar tarefas instrumentais.
  No entanto, a questão fundamental da Educação Profissional e Tecnológica envolve necessariamente o estreito vínculo com o contexto maior da educação, circunscrita aos caminhos históricos percorridos por nossa sociedade.
  Estamos diante de processos que encerram no seu âmago as tensas relações entre o trabalho, o emprego, a escola e a profissão. Tais relações resultam de intrincada rede de determinações, mediações e conflitos entre diferentes esferas da sociedade: econômica, social, política e cultural.
BRASIL. MEC. SEMTEC. Propostas de Políticas Públicas para Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC/SEMTEC, 2003. Adaptado
Os pronomes, muitas vezes, funcionam como elementos de coesão dentro do texto. Com essa característica, de atuar como referente, coordenam os elementos textuais e conferem sentido ao que o autor quer dizer. Considerando essa explicação, analise as assertivas a seguir.
I. Em “reveste-se cada vez mais de importância como elemento estratégico para a construção da cidadania”, no primeiro parágrafo, temos o pronome “se” retomando o termo “educação profissional e tecnológica”. II. No trecho “Suas dimensões, quer em termos conceituais, quer em suas práticas, são amplas e complexas”, no segundo parágrafo, o pronome possessivo em destaque se refere à palavra “dimensões”. III. Em “Estamos diante de processos que encerram no seu âmago as tensas relações entre o trabalho, o emprego, a escola e a profissão”, no quarto parágrafo, temos o pronome possessivo “seu” fazendo referência à palavra “processos”. IV. Ainda no trecho “Estamos diante de processos que encerram no seu âmago as tensas relações entre o trabalho, o emprego, a escola e a profissão”, podemos afirmar: o “que” é um pronome relativo que retoma a palavra “processos” e tem a função de sujeito do verbo encerrar. V. Em “Tais relações resultam de intrincada rede de determinações, mediações e conflitos entre diferentes esferas da sociedade”, no quarto parágrafo, temos um pronome demonstrativo que retoma um termo anterior e poderia ser substituído por “essas”.
Estão CORRETAS apenas:
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547Q323203 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, MPOG, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento participativo. O processo de planejamento participativo implica dimensionar a política que orienta o projeto político social do ser humano e da sociedade, de forma que apresente conotação de emancipação e empoderamento.
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548Q318853 | Artes Cênicas, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Em relação às concepções de corpo presentes na cultura, julgue os itens subseqüentes.

De acordo com Mauss (1974), os gestos e os movimentos corporais são técnicas criadas pela cultura, passíveis de transmissão entre gerações e imbuídas de significados específicos.

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549Q683660 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFF, COSEAC, 2019

A avaliação dos protocolos pelo Comitê de Ética deve ocorrer, necessariamente:
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551Q432358 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais e Objetivos, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Com referência ao pluralismo político, julgue os itens a seguir.

O pluralismo político assegura que os diversos grupos sociais possuirão instrumentos pelos quais poderão defender suas idéias e concepções sociais.

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552Q319220 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

Em relação à andragogia e às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes. A andragogia defende que sejam aplicados princípios metodológicos especiais na educação de alunos adultos, por considerar que uma metodologia apropriada pode compensar a deficiência das pessoas que não aprenderam na idade certa.
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553Q328538 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A equipe de uma escola da rede pública de 5.ª a 8.ª série idealizou um projeto de informática para atender os jovens e adolescentes com baixo poder aquisitivo, uma vez que eles não possuem computador e atualmente é uma exigência do mercado de trabalho ter conhecimento em informática. Quando elaborou o projeto, a equipe convidou os estudantes para discutir o projeto. Os estudantes ficaram bastante motivados. Diante do interesse, a equipe escolar iniciou as ações para a implantação do projeto. Os membros da equipe entraram em contato com diversos órgãos para solicitar apoio financeiro. A Secretaria de Educação informou que não poderia financiar, pois o projeto não tinha sido previsto anteriormente. Nesse caso, os alunos tiveram de procurar outras alternativas. As instituições comunitárias, de certa forma, não negaram a importância do projeto, mas responderam que não tinham condições de fornecer qualquer ajuda. Desanimada, a equipe escolar adiou a execução do projeto por prazo indeterminado. Os alunos buscaram outras tentativas de financiamento, mas a equipe se recusou.

 Diante da situação hipotética e considerando o papel político-pedagógico e a organicidade do ensinar, do aprender e do pesquisar, julgue os itens a seguir.

Ao elaborar o projeto de informática, a equipe escolar propõe algo que ainda não existe na escola, mas é uma possibilidade real, da qual ela pode ir se aproximando gradativamente. Tal iniciativa supõe um posicionamento político, uma forma de organizar a convivência social e um posicionamento pedagógico que caracterizam as instituições escolares em uma perspectiva de fazer com que o possível e o desejável se tornem realidade.

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554Q324700 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019

O planejamento educacional, considerado por Calazans (1990) uma ação de cunho técnico e político, constitui elemento fundamental ao bom desenvolvimento dos processos educativos. Em se tratando do planejamento macro da educação brasileira, tem-se como referência o
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555Q443231 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

São direito sociais elencados na Constituição Federal, EXCETO:
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556Q473452 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Em relação à aula de educação física, julgue os itens subseqüentes.

Uma aula de educação física deve sempre apresentar preocupação com o desempenho motor, pois este é o instrumento principal dessa disciplina.

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557Q320140 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, pertinentes às bases psicológicas da aprendizagem.

Para a teoria construtivista, o aluno aprende imitando os companheiros de classe e os adultos mais experientes, ou seja, os familiares, os professores e os membros da sua comunidade.

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558Q324849 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

No que concerne a concepção, importância, dimensões e níveis do processo de planejamento, julgue os itens subseqüentes.

O planejamento da educação como processo pressupõe etapas básicas. Uma delas é a avaliação. Essa etapa não pode ser considerada como o momento final. Ela deve acompanhar todo o processo de implantação do planejamento. Deve, ainda, ser concebida como um momento de encontro entre as propostas, objetivos, decisões tomadas e resultados obtidos em cada etapa do plano.

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560Q377646 | Administração Pública, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

Com relação a treinamento, educação e desenvolvimento de servidores públicos, julgue os itens que se seguem. O plano de desenvolvimento do servidor pode abranger treinamentos estruturados (cursos, ciclos de palestras, seminários), visitas técnicas a organizações nacionais ou internacionais, estágios, grupos de trabalho, e etapas de autoaprendizado e de coach.
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