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Questões de Concursos Técnico em Assuntos Educacionais

Resolva questões de Técnico em Assuntos Educacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


561Q323894 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

No que se refere à educação a distância, julgue os itens subsequentes.

Os sistemas de ensino podem estabelecer normas para produção, controle e avaliação de programas de educação a distância.

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562Q428103 | Direito Constitucional, Diversos, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Sobre as previsões constitucionais constantes do capítulo referente ao Poder Executivo, e, particularmente, da seção que trata dos ministros de Estado, julgue os itens subseqüentes.

Compete aos ministros de Estado exercer a orientação, coordenação e supervisão dos órgãos e entidades da administração federal na área de sua competência e referendar os atos e decretos assinados pelo presidente da República.

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564Q319655 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue os itens subsequentes. A referida metodologia pressupõe a superação da metodologia tradicional.
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567Q320722 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

A seguir, é apresentado o arsenal de instrumentos que hoje são colocados à disposição para facilitar o processo de gestão universitária, de acordo com Colombo (2004). Analise as afirmativas e numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1.

Coluna 1

I) Projeto Institucional e Pedagógico – PIP (ou PPI).

II) Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.

III) Avaliação Institucional.

IV) Projetos Pedagógicos de Cursos.

Coluna 2

( ) Constitui-se em instrumento de trabalho da instituição para orientação de sua ação no cumprimento de seus objetivos institucionais – Planejar o futuro da instituição.

( ) Sendo um documento de orientação acadêmica, deverá apresentar a estrutura curricular bem como o planejamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, entre outras informações e orientações pedagógicas.

( ) Processo de monitoração contínua de qualidade e do nível de satisfação da comunidade envolvida. Análise contínua de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

( ) Traduz a filosofia organizacional e de educação, as grandes diretrizes balizadoras e as estratégias para o desenvolvimento da instituição. Constitui-se no mapa que orienta sua trajetória.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração da coluna 2 na sequência correta de cima para baixo.

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568Q473560 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Em relação ao histórico da educação física no Brasil, julgue os itens que se seguem.

A partir de 1980, o modelo tecnicista passou a ser adotado e aceito pelos meios acadêmicos como objetivo da educação física nas escolas.

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569Q686316 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFF, COSEAC, 2019

Para que um curso tenha o CPC calculado, é preciso que ele possua ao menos ________ estudantes concluintes participantes com resultados válidos no Enade, inscritos na condição de regular pela IES.
Para o correto preenchimento da lacuna acima, tem de ser usado o termo:
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570Q472076 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com referência a habilidade corporal, jogo e concepções de esporte, julgue os itens que se seguem.

O jogo é considerado um fator de desenvolvimento da criança porque mantém um vínculo direto com situações reais do mundo adulto.

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571Q324933 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, acerca da educação profissional e tecnológica.

As matrículas dos cursos especiais e regulares oferecidos por instituições de educação profissional e tecnológica devem estar condicionadas ao nível de escolaridade dos alunos.

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572Q709789 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019

Texto associado.

A despeito das diversas acepções de educação que possam ser elencadas, a depender do viés teórico adotado, a Constituição Federal Brasileira de 1988 define educação como um
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573Q321450 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Quais afirmações ilustram o projeto moderno de educação?

I. Lógica cartesiana.

II. Racionalidade matemática.

III. Vontade de ordem e regulação.

IV. Inserção da racionalidade do provisório e provável.

V. Relativismo.

Assinale a alternativa CORRETA.

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574Q690199 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019

O Sistema Federal de Ensino, estabelecido no artigo 16 da Lei n° 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, compreende
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575Q806081 | Legislação e Decretos, Decreto n 9057 2017, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

De acordo com o Decreto da Presidência da República n.º 9.057/2017, que regulamenta o ensino a distância, compete às autoridades dos sistemas de ensino estaduais, municipais e distrital autorizar os cursos e o funcionamento de instituições de educação na modalidade a distância
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576Q321278 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos aos conceitos, especificidades e características da pesquisa em educação.

Para gerar conhecimento reconhecido na área da ciência, o desenvolvimento de uma pesquisa deve ter como base um método científico.

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577Q326932 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito do currículo da escola, julgue os itens subsecutivos. Conteúdos, códigos e práticas são elementos essenciais da estrutura do currículo, sendo os códigos oriundos das concepções epistemológicas e opções políticas que embasam o currículo da escola.
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578Q327723 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue os itens subsequentes. De acordo com a metodologia sob a perspectiva dialética, o conhecimento é construído pelo sujeito na sua relação com os outros e com o mundo; assim, sob essa perspectiva, para que o conteúdo apresentado pelo professor se transforme em conhecimento do aluno, esse conteúdo deve ser trabalhado e reelaborado pelo educando.
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579Q324652 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Dias Sobrinho (2005) ressalta os temas da globalização, vinculados com a produção de bens imateriais e valores, como aspectos de fronteira com questões de transformações da educação superior.

Analise as seguintes afirmativas sobre as implicações da globalização e a educação superior, de acordo com esse autor.

l. A revolução tecnológica tem impulsionado não só a economia como também os elementos mais importantes para o desenvolvimento: o conhecimento, a ciência e a técnica.

ll. Uma das razões pelas quais a educação superior tem centralidade no capitalismo reorganizado da era global é que boa parte da economia tem por base o capital intelectual.

lll. Embora ampliem os meios de comunicação entre as pessoas, a sociedade e a economia do conhecimento, essas implicações incluem e excluem, como também tendem cada vez mais a atomizar as experiências subjetivas e a produzir o enfraquecimento das dimensões públicas.

Estão corretas as afirmativas:

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580Q822578 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, IF SC, IESES

Segundo a lei 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o ensino médio, etapa final da educação básica, terá como finalidades, EXCETO:
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