Início Questões de Concursos Técnico em Assuntos Educacionais Resolva questões de Técnico em Assuntos Educacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Técnico em Assuntos Educacionais Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 561Q323894 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPENo que se refere à educação a distância, julgue os itens subsequentes. Os sistemas de ensino podem estabelecer normas para produção, controle e avaliação de programas de educação a distância. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 562Q428103 | Direito Constitucional, Diversos, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPESobre as previsões constitucionais constantes do capítulo referente ao Poder Executivo, e, particularmente, da seção que trata dos ministros de Estado, julgue os itens subseqüentes. Compete aos ministros de Estado exercer a orientação, coordenação e supervisão dos órgãos e entidades da administração federal na área de sua competência e referendar os atos e decretos assinados pelo presidente da República. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 563Q471460 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPEJulgue os seguintes itens, relativos a primeiros socorros. As hemorragias graves raramente levam o indivíduo ao desenvolvimento do estado de choque. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 564Q319655 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue os itens subsequentes. A referida metodologia pressupõe a superação da metodologia tradicional. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 565Q377273 | Administração Pública, Patrimonialista, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPEO modelo de administração pública que preconiza o uso do Estado como bem particular do gestor público denomina-se ✂️ a) caudilhismo. ✂️ b) patrimonialismo. ✂️ c) gerencialismo. ✂️ d) burocracia. ✂️ e) coronelismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 566Q441291 | Direito Constitucional, Objetivos e Princípios, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPENo que se refere à ordem social, julgue os itens seguintes. A seguridade social deve garantir a uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 567Q320722 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRA seguir, é apresentado o arsenal de instrumentos que hoje são colocados à disposição para facilitar o processo de gestão universitária, de acordo com Colombo (2004). Analise as afirmativas e numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1. Coluna 1 I) Projeto Institucional e Pedagógico – PIP (ou PPI). II) Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. III) Avaliação Institucional. IV) Projetos Pedagógicos de Cursos. Coluna 2 ( ) Constitui-se em instrumento de trabalho da instituição para orientação de sua ação no cumprimento de seus objetivos institucionais – Planejar o futuro da instituição. ( ) Sendo um documento de orientação acadêmica, deverá apresentar a estrutura curricular bem como o planejamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, entre outras informações e orientações pedagógicas. ( ) Processo de monitoração contínua de qualidade e do nível de satisfação da comunidade envolvida. Análise contínua de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. ( ) Traduz a filosofia organizacional e de educação, as grandes diretrizes balizadoras e as estratégias para o desenvolvimento da instituição. Constitui-se no mapa que orienta sua trajetória. Assinale a alternativa que apresenta a numeração da coluna 2 na sequência correta de cima para baixo. ✂️ a) II – IV – III – I. ✂️ b) II – I – III – IV. ✂️ c) I – IV – III – II. ✂️ d) I – III – IV – II. ✂️ e) III – IV – II – I. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 568Q473560 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPEEm relação ao histórico da educação física no Brasil, julgue os itens que se seguem. A partir de 1980, o modelo tecnicista passou a ser adotado e aceito pelos meios acadêmicos como objetivo da educação física nas escolas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 569Q686316 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFF, COSEAC, 2019Para que um curso tenha o CPC calculado, é preciso que ele possua ao menos ________ estudantes concluintes participantes com resultados válidos no Enade, inscritos na condição de regular pela IES.Para o correto preenchimento da lacuna acima, tem de ser usado o termo: ✂️ a) 2 (dois). ✂️ b) 3 (três). ✂️ c) 4 (quatro). ✂️ d) 5 (cinco). ✂️ e) 6 (seis). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 570Q472076 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPECom referência a habilidade corporal, jogo e concepções de esporte, julgue os itens que se seguem. O jogo é considerado um fator de desenvolvimento da criança porque mantém um vínculo direto com situações reais do mundo adulto. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 571Q324933 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, acerca da educação profissional e tecnológica. As matrículas dos cursos especiais e regulares oferecidos por instituições de educação profissional e tecnológica devem estar condicionadas ao nível de escolaridade dos alunos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 572Q709789 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019Texto associado. A despeito das diversas acepções de educação que possam ser elencadas, a depender do viés teórico adotado, a Constituição Federal Brasileira de 1988 define educação como um ✂️ a) serviço de ensino público ou privado. ✂️ b) valor ético a ser ensinado pela família. ✂️ c) direito político extensivo a todas as pessoas, sem restrições ✂️ d) direito social extensivo a todas as pessoas, sem restrições. ✂️ e) serviço de ensino público e gratuito, ofertado em estabelecimentos oficiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 573Q321450 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESEQuais afirmações ilustram o projeto moderno de educação? I. Lógica cartesiana. II. Racionalidade matemática. III. Vontade de ordem e regulação. IV. Inserção da racionalidade do provisório e provável. V. Relativismo. Assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) Somente as afirmativas I e V estão corretas. ✂️ b) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas. ✂️ c) As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas. ✂️ d) Somente as afirmativas II e IV estão corretas. ✂️ e) Apenas a afirmativa IV está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 574Q690199 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019O Sistema Federal de Ensino, estabelecido no artigo 16 da Lei n° 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, compreende ✂️ a) as instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal; as instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada e os órgãos municipais de educação. ✂️ b) as instituições de ensino mantidas pela União, as instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada e os órgãos federais de educação. ✂️ c) as instituições de ensino mantidas pela União, as Universidades públicas dos estados e Municípios e todos os órgãos federais deeducação. ✂️ d) as instituições de ensino fundamental e médio criadas e mantidas pela iniciativa privada e os órgãos de educação estaduais e do Distrito Federal, respectivamente. ✂️ e) as instituições de ensino mantidas, respectivamente, pelo Poder Público estadual e pelo Distrito Federal, as instituições deeducação superior mantidas pelo Poder Público municipal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 575Q806081 | Legislação e Decretos, Decreto n 9057 2017, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018De acordo com o Decreto da Presidência da República n.º 9.057/2017, que regulamenta o ensino a distância, compete às autoridades dos sistemas de ensino estaduais, municipais e distrital autorizar os cursos e o funcionamento de instituições de educação na modalidade a distância ✂️ a) em qualquer circunstância da educação básica. ✂️ b) na educação infantil. ✂️ c) em todas as etapas do ensino fundamental. ✂️ d) na educação superior. ✂️ e) na educação profissional técnica de nível médio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 576Q321278 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPEJulgue os itens que se seguem, relativos aos conceitos, especificidades e características da pesquisa em educação. Para gerar conhecimento reconhecido na área da ciência, o desenvolvimento de uma pesquisa deve ter como base um método científico. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 577Q326932 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPEA respeito do currículo da escola, julgue os itens subsecutivos. Conteúdos, códigos e práticas são elementos essenciais da estrutura do currículo, sendo os códigos oriundos das concepções epistemológicas e opções políticas que embasam o currículo da escola. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 578Q327723 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue os itens subsequentes. De acordo com a metodologia sob a perspectiva dialética, o conhecimento é construído pelo sujeito na sua relação com os outros e com o mundo; assim, sob essa perspectiva, para que o conteúdo apresentado pelo professor se transforme em conhecimento do aluno, esse conteúdo deve ser trabalhado e reelaborado pelo educando. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 579Q324652 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017Dias Sobrinho (2005) ressalta os temas da globalização, vinculados com a produção de bens imateriais e valores, como aspectos de fronteira com questões de transformações da educação superior. Analise as seguintes afirmativas sobre as implicações da globalização e a educação superior, de acordo com esse autor. l. A revolução tecnológica tem impulsionado não só a economia como também os elementos mais importantes para o desenvolvimento: o conhecimento, a ciência e a técnica. ll. Uma das razões pelas quais a educação superior tem centralidade no capitalismo reorganizado da era global é que boa parte da economia tem por base o capital intelectual. lll. Embora ampliem os meios de comunicação entre as pessoas, a sociedade e a economia do conhecimento, essas implicações incluem e excluem, como também tendem cada vez mais a atomizar as experiências subjetivas e a produzir o enfraquecimento das dimensões públicas. Estão corretas as afirmativas: ✂️ a) I e II, apenas. ✂️ b) I e III, apenas. ✂️ c) II e III, apenas. ✂️ d) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 580Q822578 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, IF SC, IESESSegundo a lei 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o ensino médio, etapa final da educação básica, terá como finalidades, EXCETO: ✂️ a) O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. ✂️ b) A compreensão dos fundamentos científicotecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática. ✂️ c) A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores. ✂️ d) A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Superior, possibilitando o prosseguimento de estudos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
561Q323894 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPENo que se refere à educação a distância, julgue os itens subsequentes. Os sistemas de ensino podem estabelecer normas para produção, controle e avaliação de programas de educação a distância. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
562Q428103 | Direito Constitucional, Diversos, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPESobre as previsões constitucionais constantes do capítulo referente ao Poder Executivo, e, particularmente, da seção que trata dos ministros de Estado, julgue os itens subseqüentes. Compete aos ministros de Estado exercer a orientação, coordenação e supervisão dos órgãos e entidades da administração federal na área de sua competência e referendar os atos e decretos assinados pelo presidente da República. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
563Q471460 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPEJulgue os seguintes itens, relativos a primeiros socorros. As hemorragias graves raramente levam o indivíduo ao desenvolvimento do estado de choque. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
564Q319655 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue os itens subsequentes. A referida metodologia pressupõe a superação da metodologia tradicional. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
565Q377273 | Administração Pública, Patrimonialista, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPEO modelo de administração pública que preconiza o uso do Estado como bem particular do gestor público denomina-se ✂️ a) caudilhismo. ✂️ b) patrimonialismo. ✂️ c) gerencialismo. ✂️ d) burocracia. ✂️ e) coronelismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
566Q441291 | Direito Constitucional, Objetivos e Princípios, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPENo que se refere à ordem social, julgue os itens seguintes. A seguridade social deve garantir a uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
567Q320722 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRA seguir, é apresentado o arsenal de instrumentos que hoje são colocados à disposição para facilitar o processo de gestão universitária, de acordo com Colombo (2004). Analise as afirmativas e numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1. Coluna 1 I) Projeto Institucional e Pedagógico – PIP (ou PPI). II) Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. III) Avaliação Institucional. IV) Projetos Pedagógicos de Cursos. Coluna 2 ( ) Constitui-se em instrumento de trabalho da instituição para orientação de sua ação no cumprimento de seus objetivos institucionais – Planejar o futuro da instituição. ( ) Sendo um documento de orientação acadêmica, deverá apresentar a estrutura curricular bem como o planejamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, entre outras informações e orientações pedagógicas. ( ) Processo de monitoração contínua de qualidade e do nível de satisfação da comunidade envolvida. Análise contínua de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. ( ) Traduz a filosofia organizacional e de educação, as grandes diretrizes balizadoras e as estratégias para o desenvolvimento da instituição. Constitui-se no mapa que orienta sua trajetória. Assinale a alternativa que apresenta a numeração da coluna 2 na sequência correta de cima para baixo. ✂️ a) II – IV – III – I. ✂️ b) II – I – III – IV. ✂️ c) I – IV – III – II. ✂️ d) I – III – IV – II. ✂️ e) III – IV – II – I. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
568Q473560 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPEEm relação ao histórico da educação física no Brasil, julgue os itens que se seguem. A partir de 1980, o modelo tecnicista passou a ser adotado e aceito pelos meios acadêmicos como objetivo da educação física nas escolas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
569Q686316 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFF, COSEAC, 2019Para que um curso tenha o CPC calculado, é preciso que ele possua ao menos ________ estudantes concluintes participantes com resultados válidos no Enade, inscritos na condição de regular pela IES.Para o correto preenchimento da lacuna acima, tem de ser usado o termo: ✂️ a) 2 (dois). ✂️ b) 3 (três). ✂️ c) 4 (quatro). ✂️ d) 5 (cinco). ✂️ e) 6 (seis). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
570Q472076 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPECom referência a habilidade corporal, jogo e concepções de esporte, julgue os itens que se seguem. O jogo é considerado um fator de desenvolvimento da criança porque mantém um vínculo direto com situações reais do mundo adulto. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
571Q324933 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, acerca da educação profissional e tecnológica. As matrículas dos cursos especiais e regulares oferecidos por instituições de educação profissional e tecnológica devem estar condicionadas ao nível de escolaridade dos alunos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
572Q709789 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019Texto associado. A despeito das diversas acepções de educação que possam ser elencadas, a depender do viés teórico adotado, a Constituição Federal Brasileira de 1988 define educação como um ✂️ a) serviço de ensino público ou privado. ✂️ b) valor ético a ser ensinado pela família. ✂️ c) direito político extensivo a todas as pessoas, sem restrições ✂️ d) direito social extensivo a todas as pessoas, sem restrições. ✂️ e) serviço de ensino público e gratuito, ofertado em estabelecimentos oficiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
573Q321450 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESEQuais afirmações ilustram o projeto moderno de educação? I. Lógica cartesiana. II. Racionalidade matemática. III. Vontade de ordem e regulação. IV. Inserção da racionalidade do provisório e provável. V. Relativismo. Assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) Somente as afirmativas I e V estão corretas. ✂️ b) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas. ✂️ c) As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas. ✂️ d) Somente as afirmativas II e IV estão corretas. ✂️ e) Apenas a afirmativa IV está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
574Q690199 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019O Sistema Federal de Ensino, estabelecido no artigo 16 da Lei n° 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, compreende ✂️ a) as instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal; as instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada e os órgãos municipais de educação. ✂️ b) as instituições de ensino mantidas pela União, as instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada e os órgãos federais de educação. ✂️ c) as instituições de ensino mantidas pela União, as Universidades públicas dos estados e Municípios e todos os órgãos federais deeducação. ✂️ d) as instituições de ensino fundamental e médio criadas e mantidas pela iniciativa privada e os órgãos de educação estaduais e do Distrito Federal, respectivamente. ✂️ e) as instituições de ensino mantidas, respectivamente, pelo Poder Público estadual e pelo Distrito Federal, as instituições deeducação superior mantidas pelo Poder Público municipal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
575Q806081 | Legislação e Decretos, Decreto n 9057 2017, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018De acordo com o Decreto da Presidência da República n.º 9.057/2017, que regulamenta o ensino a distância, compete às autoridades dos sistemas de ensino estaduais, municipais e distrital autorizar os cursos e o funcionamento de instituições de educação na modalidade a distância ✂️ a) em qualquer circunstância da educação básica. ✂️ b) na educação infantil. ✂️ c) em todas as etapas do ensino fundamental. ✂️ d) na educação superior. ✂️ e) na educação profissional técnica de nível médio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
576Q321278 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPEJulgue os itens que se seguem, relativos aos conceitos, especificidades e características da pesquisa em educação. Para gerar conhecimento reconhecido na área da ciência, o desenvolvimento de uma pesquisa deve ter como base um método científico. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
577Q326932 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPEA respeito do currículo da escola, julgue os itens subsecutivos. Conteúdos, códigos e práticas são elementos essenciais da estrutura do currículo, sendo os códigos oriundos das concepções epistemológicas e opções políticas que embasam o currículo da escola. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
578Q327723 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue os itens subsequentes. De acordo com a metodologia sob a perspectiva dialética, o conhecimento é construído pelo sujeito na sua relação com os outros e com o mundo; assim, sob essa perspectiva, para que o conteúdo apresentado pelo professor se transforme em conhecimento do aluno, esse conteúdo deve ser trabalhado e reelaborado pelo educando. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
579Q324652 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017Dias Sobrinho (2005) ressalta os temas da globalização, vinculados com a produção de bens imateriais e valores, como aspectos de fronteira com questões de transformações da educação superior. Analise as seguintes afirmativas sobre as implicações da globalização e a educação superior, de acordo com esse autor. l. A revolução tecnológica tem impulsionado não só a economia como também os elementos mais importantes para o desenvolvimento: o conhecimento, a ciência e a técnica. ll. Uma das razões pelas quais a educação superior tem centralidade no capitalismo reorganizado da era global é que boa parte da economia tem por base o capital intelectual. lll. Embora ampliem os meios de comunicação entre as pessoas, a sociedade e a economia do conhecimento, essas implicações incluem e excluem, como também tendem cada vez mais a atomizar as experiências subjetivas e a produzir o enfraquecimento das dimensões públicas. Estão corretas as afirmativas: ✂️ a) I e II, apenas. ✂️ b) I e III, apenas. ✂️ c) II e III, apenas. ✂️ d) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
580Q822578 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, IF SC, IESESSegundo a lei 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o ensino médio, etapa final da educação básica, terá como finalidades, EXCETO: ✂️ a) O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. ✂️ b) A compreensão dos fundamentos científicotecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática. ✂️ c) A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores. ✂️ d) A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Superior, possibilitando o prosseguimento de estudos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro