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Questões de Concursos Técnico em Assuntos Educacionais

Resolva questões de Técnico em Assuntos Educacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q812825 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESE

De acordo com o artigo 43 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação superior tem por finalidade:

1. estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento passivo.

2. formar diplomados em algumas áreas específicas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua.

3. incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.

4. promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação.

5. abrandar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual mecânica do conhecimento.

 6. estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular dos nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;

7. promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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602Q319548 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

A respeito do projeto político-pedagógico e do papel do professor, julgue os itens a seguir. No projeto político-pedagógico, apresentam-se ações intencionais claras e propõem-se metas, elaboradas pela comunidade escolar, voltadas para benefício da coletividade.
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603Q321921 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Com relação aos elementos e procedimentos que pertencem à idéia de planejamento estratégico, analise as afirmativas abaixo.

I. Um plano estratégico oferece uma visão de futuro.

II. Prática que exige o diagnóstico de pontos fortes e fracos e das ameaças e oportunidades da organização.

III. Atividade administrativa que tem como objetivo direcionar os rumos da instituição e dar a ela sustentabilidade.

IV. Tem como tarefa produzir respostas consistentes a três questões fundamentais: onde estamos? aonde queremos chegar? como vamos fazer para chegar lá?

V. Os planos estratégicos refletem a capacidade de fazer o que tem de ser feito, obtendo a melhor relação entre recursos, processos e resultados.

Assinale a alternativa CORRETA.

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604Q322693 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, MPOG, CESPE CEBRASPE

Acerca da gestão do conhecimento, julgue os seguintes itens. A gestão da informação é articuladora dos conhecimentos, no intuito de transformá-los em força propulsora da eficiência organizacional.
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605Q328070 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Técnico em Assuntos Educacionais, IFAP AP, FUNIVERSA

Ao pensar a inclusão na educação, deve-se entender a diversidade em seus múltiplos aspectos, que serão analisados, visando ao resgate dos direitos humanos dos grupos excluídos socialmente. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.
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606Q810124 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Considerando as diretrizes curriculares nacionais para formação de professores da educação básica, em nível superior, julgue os itens que se seguem.

Nos projetos dos cursos de formação docente, a seleção dos conteúdos das áreas de ensino da educação básica deve orientar-se por ir além daquilo que os professores irão ensinar nas diferentes etapas da escolaridade.

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608Q326846 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, MPOG, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento participativo. O processo de planejamento participativo, alinhado à gestão democrática, implica realizar — dentro de um ciclo de previsão, implementação e avaliação — as ações para os fins desejados. Desse modo, requer envolvimento de todos os atores sociais ao qual se destina.
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609Q319245 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, MPOG, CESPE CEBRASPE

No que se refere à avaliação de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsequentes. O feedback constitui-se essencial na avaliação formativa e serve, especialmente ao professor, como meio de mostrar ao aluno um indicador para melhorar sua nota ou menção.
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610Q321551 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere a currículo, aprendizagem organizacional e universidade corporativa, julgue os itens a seguir. Abordagem da aprendizagem organizacional e organização de aprendizagem são termos sinônimos para designar as dimensões ou características da organização que realiza processo de aprendizagem com seus empregados.
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611Q430920 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Acerca dos direitos fundamentais, julgue os itens subseqüentes.

No âmbito judicial e administrativo, devem ser assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação.

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612Q471380 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Em relação ao histórico da educação física no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Na fase competitivista, em função da necessidade da melhoria do rendimento esportivo, houve um aumento significativo no número de pesquisas e publicações relacionadas à fisiologia do exercício, à biomecânica e à teoria do treinamento.

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613Q319327 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

No que se refere à função sociocultural da escola, julgue os itens que se seguem.

Do ponto de vista legal, a escola, instituição social com objetivos explicitamente educacionais, deve criar estratégias metodológicas para promover a socialização, obrigatoriamente, somente entre os alunos da educação infantil, uma vez que, nessa faixa etária, eles são egocêntricos por natureza.

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614Q813434 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes com relação à Lei n.º 9.394/1996 — Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

A educação escolar compõe-se da educação básica, formada pelo ensino fundamental e médio, e da educação superior.

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615Q794749 | Filosofia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Considerando a filosofia de John Locke, julgue os itens seguintes.

Se a mente é uma tábula rasa, segundo John Locke, então todo material do conhecimento deriva da experiência e, portanto, a mente é preenchida com os próprios objetos do mundo.

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616Q322950 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com referência ao desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.

A epistemologia crítica foca o processo de conhecimento na inter-relação sujeito-objeto, permeada pelos condicionantes psíquicos, sociais, culturais, ideológicos e tecnológicos.

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617Q325568 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, de acordo com a comunicação e a interação grupal no processo de planejamento.

O conhecimento, as experiências e a consciência de cada participante devem ser respeitados na construção do planejamento participativo. Dessa forma, a interação grupal, nessa construção, é educativa, pois os membros vão-se educando enquanto participam.

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618Q433604 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Acerca das competências constitucionais da União, dos estados, do DF e dos municípios, julgue os itens a seguir.

Se um estado da Federação institui lei assegurando meia-entrada a estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino para ingresso em casas de diversão e esporte, tal lei é constitucional, pois a competência para legislar sobre direito econômico é concorrente entre a União, os estados-membros e o DF.

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619Q322005 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

O papel do professor, de acordo com a pedagogia liberal renovada não diretiva, é o de um especialista em relações humanas.

Um pensamento pedagógico genuinamente brasileiro desenvolveu-se só a partir do ano de 1930, especialmente graças à contribuição de educadores e teóricos anarquistas.

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620Q472413 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A partir dos conceitos de esquema corporal e de lateralidade, julgue os itens que se seguem.

Pedagogicamente, é importante que, já a partir dos três anos de idade, se estimule a criança a incorporar os conceitos de direita e esquerda.

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