Início

Questões de Concursos Técnico em Assuntos Educacionais

Resolva questões de Técnico em Assuntos Educacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q323802 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

Paulo Freire distingue dois tipos de pedagogia: a pedagogia dos dominantes, na qual a educação existe como prática de dominação, e a pedagogia do oprimido, como tarefa a ser realizada, na qual a educação representa a prática da liberdade. São características da pedagogia do oprimido, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q35397 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMG

Em relação ao que se entende como uma gestão educacional democrática e participativa, assinale a alternativa FALSA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q684600 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFF, COSEAC, 2019

Para Ausubel (em Coll, Marchesi e Palacios), a exposição verbal correta e bem organizada é a forma mais eficiente de ensinar e promover a aprendizagem de conteúdos amplos e complexos; daí que o planejamento e a prática do ensino devam preocupar-se com a apresentação correta da informação para que os alunos possam construir significados precisos e estáveis, que possam ser retidos como corpos organizados de conhecimento. Entre as quatro condições estimuladoras para a compreensão destacadas pelo autor está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q35404 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMG

Considerando as diferentes perspectivas que envolvem o campo da ética e suas manifestações no âmbito da educação escolar, NÃO se pode afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q323662 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, UEC CE, FUNECE, 2017

Os cursos de formação de professores vêm sofrendo severas críticas, pois não têm atendido suficientemente as necessidades da sociedade. A formação docente é tridimensional, o que significa compará-la a uma tarefa que pressupõe o desenvolvimento harmonioso de três grandes dimensões, quais sejam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q327198 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Moura e Barbosa (2012) mencionam que um projeto pode ser entendido como um empreendimento que tem em vista produzir algo novo. São vários os tipos de projetos, podendo existir situações em que eles acontecem de maneira articulada ou integrada.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando a tipologia de projetos com a finalidade principal correspondente a cada um.

COLUNA I

1. Projetos de intervenção

2. Projetos de pesquisa

3. Projetos de desenvolvimento (ou de produto)

4. Projetos de ensino

5. Projetos de trabalho

COLUNA II

( ) Ocorrem na esfera organizacional com o objetivo de produção de novos serviços, atividades ou ?produtos?.

( ) São desenvolvidos por alunos em uma (ou mais) disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), no contexto escolar, tendo a orientação do professor, e visam a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento de competências e habilidades.

( ) São desenvolvidos no âmbito de contextos e organizações com o intuito de promover uma intervenção, tendo em vista a inserção de modificações na estrutura e / ou na dinâmica (operação) da organização ou contexto, influenciando seu desempenho de modo positivo.

( ) Têm como finalidade principal a obtenção de conhecimento sobre determinado problema, questão ou assunto, tendo a garantia de verificação experimental.

( ) São elaborados dentro de uma ou mais disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), orientados para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q322964 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

No livro “Documentos de Identidade”, Silva (2009) apresenta um panorama das teorias do currículo, dividindo-as em teorias tradicionais, críticas e pós-críticas, abordando os principais conceitos e definições que elas enfatizam. Nesse sentido, NÃO é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q35406 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMG

Vítor Paro (1998), em texto publicado na coletânea A escola cidadã no contexto da globalização, defende como finalidade da educação escolar a formação humana. Essa compreensão de formação humana pode ser reconhecida nos seguintes elementos, EXCETO.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q35388 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMG

De acordo com Perrenoud (1999), a regulação dos processos de aprendizagem é, frequentemente, pouco eficaz, já que os professores nem sempre conseguem otimizar sua avaliação e suas intervenções.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação – entre duas lógicas: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: ArtMed, 1999, p. 11.

São obstáculos que dificultam a regulação das aprendizagens, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q319947 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017

De acordo com Luna (2002), a pesquisa é entendida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q690933 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019

O ensino de pós-graduação é aquele destinado aos indivíduos que já possuem diploma de graduação. Sobre essa modalidade de ensino, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q323403 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, UEC CE, FUNECE, 2017

O objetivo da avaliação institucional é oferecer elementos para que a escola e/ou o sistema educacional se aperfeiçoem e cumpram suas funções de educar e formar a população. São modalidades da avaliação institucional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q323842 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

Em relação à prática pedagógica e seus objetivos, julgue os itens que se seguem, considerando os fundamentos da educação brasileira. Os objetivos específicos dosam o grau de dificuldade dos conteúdos que serão trabalhados na prática pedagógica, de forma a explicitar, também, os resultados a serem atingidos.
  1. ✂️
  2. ✂️

94Q328639 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESE

Toda metodologia de ensino, para ser utilizada, deve ser organizada, levando-se em conta:

1. as condições reais de tempo.

2. a autorização formal e por escrito da direção da instituição de ensino, para se utilizar a metodologia selecionada.

3. as condições reais do local.

4. o conhecimento real dos estudantes.

5. as possibilidades de participação efetiva dos estudantes.

6. se a forma de avaliação privilegia estratégias pautadas na concepção quantitativa.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q324112 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

A avaliação da aprendizagem, numa perspectiva inclusiva e formativa, deve ser entendida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q319309 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Assinale a alternativa correta sobre gestão participativa, de acordo com Luck (2006).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q325651 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

De acordo com Libâneo (1994) são características da aprendizagem escolar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q794707 | Filosofia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação à filosofia de Platão, julgue os itens abaixo.

Conhecimento é recordação das formas. Portanto, o sensível não tem nenhuma importância nesse processo, pois as formas não se originam no sensível.

  1. ✂️
  2. ✂️

99Q35391 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMG

Sobre o planejamento escolar assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas.

( ) Deve prever objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições socioculturais e individuais dos alunos.
( ) Deve garantir que no processo de ensino, o conteúdo trabalhado com os alunos tenha apenas o significado educativo e de reprodução social.
( ) Deve assegurar a racionalização, organização e coordenação da prática educativa em sala de aula, de modo que possibilite a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e a rotina.
( ) Deve atualizar o conteúdo sempre que necessário, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo do conhecimento, adequando-os às condições de aprendizagem de seus alunos, bem como os métodos, técnicas e recursos de ensino que vão sendo incorporados à experiência cotidiana.
( ) Deve incluir tanto a previsão das atividades didáticas , quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q324367 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Considerando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens.

A avaliação externa deve ter prevalência sobre as estratégias internas de autoavaliação, visto o seu caráter de neutralidade em relação aos conflitos do cotidiano institucional.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.