Início

Questões de Concursos Técnico em Comunicação Social

Resolva questões de Técnico em Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q1010292 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de comunicação interna e endomarketing, julgue o item subsequente.

A comunicação interna engloba um conjunto de ações de determinada organização para ouvir, informar, mobilizar, educar e manter coesão interna em torno de valores reconhecidos e compartilhados por todos.

  1. ✂️
  2. ✂️

122Q967273 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

Funções de planejamento podem, por exemplo, ser atribuídas à programação de Relações Públicas. Pelo fato de a produção de eventos constituir parte integrante desta programação, pode-se assim conceituar evento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q967269 | Comunicação Social, Produção Gráfica, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

Uma das características do folder a ser observada no processo de edição é o fato de que este tipo de publicação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q967272 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

Pode-se afirmar que, cada vez mais, os executivos começam a perceber a comunicação como uma estratégia capaz de agregar valor à organização. Nesta perspectiva, ganha ênfase a noção de grupos estratégicos, definidos como sendo aqueles que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q1010315 | Jornalismo, Telejornalismo, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao telejornalismo, ao radiojornalismo, aowebjornalismo, ao fotojornalismo e às técnicas de redação e produção jornalística, julgue o item subsequente.

A nota coberta é um formato de veiculação de notícia no telejornalismo, geralmente lida pelo apresentador no estúdio e acompanhada por imagens que ilustram a notícia.

  1. ✂️
  2. ✂️

128Q1012224 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que diz respeito a ética e legislação em comunicação social, julgue o item a seguir.

Prescinde-se do consentimento para divulgar imagens de indivíduos se a informação for de interesse público, pois o interesse público sempre se sobrepõe à privacidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

129Q1010314 | Jornalismo, Telejornalismo, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao telejornalismo, ao radiojornalismo, aowebjornalismo, ao fotojornalismo e às técnicas de redação e produção jornalística, julgue o item subsequente.

A sequência das manchetes anunciadas no início do telejornal é denominada leitura stand-up.

  1. ✂️
  2. ✂️

130Q967274 | Comunicação Social, Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

O Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária estabelece, em seu artigo 9º, que a atividade publicitária “será sempre ostensiva, com indicação clara da marca, da firma ou da entidade patrocinadora”.

O parágrafo único deste artigo, porém, excetua do preceito acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q967264 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

As redes de comunicação e informação, proporcionadas pela mídia digital, vêm permitindo a constituição de comunidades virtuais. Assim, por exemplo, comunidades empresariais, por via eletrônica, compõem uma nova forma de organização comercial

Neste contexto, entender-se-á comunidades virtuais como grupos que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q1010322 | Relações Públicas, Cerimonial, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do cerimonial e do protocolo, julgue o seguinte item.

Quando o vice-presidente da República representa oficialmente o presidente da República em cerimônia pública, ele assume a precedência que seria destinada ao chefe do Poder Executivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

134Q1012222 | Jornalismo, Inteligência Artificial no Jornalismo, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito do uso da inteligência artificial para a produção de conteúdo no jornalismo, julgue o item seguinte.

Os algoritmos da inteligência artificial são capazes de mapear, com alto grau de precisão, a personalidade de seus usuários, podendo definir suas preferências e gostos pessoais e, consequentemente, impactar a distribuição de conteúdo.

  1. ✂️
  2. ✂️

139Q1012227 | Jornalismo, Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que diz respeito a ética e legislação em comunicação social, julgue o item a seguir.

O Código de Ética dos Jornalistas trata expressamente da responsabilidade do jornalista em respeitar a privacidade e a honra dos cidadãos.

  1. ✂️
  2. ✂️

140Q1010300 | Comunicação Social, Teorias do Jornalismo, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca das teorias do jornalismo e de critérios de noticiabilidade, julgue o item a seguir.

No jornalismo, o gatekeeping é a teoria que estuda a seleção e a razão pela qual algumas mensagens são escolhidas como notícia e outras são rejeitadas.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.