Início

Questões de Concursos Técnico em Contabilidade

Resolva questões de Técnico em Contabilidade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q806112 | Legislação e Decretos, Decreto n 5450 2005 Regulamenta o pregão, Técnico em Contabilidade, Conselho Federal de Odontologia DF, Instituto Quadrix

Julgue os próximos itens à luz do Decreto n.º 5.450/2005. Na fase preparatória do pregão, deve-se observar se a despesa a ser realizada é adequada, orçamentária e financeiramente, em relação à LOA e compatível com o plano plurianual (PPA) e com a lei de diretrizes orçamentárias (LDO).
  1. ✂️
  2. ✂️

482Q821010 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Técnico em Contabilidade, IFRN, FUNCERN

Segundo o art. 36 da Lei 4.320/64, algumas despesas podem ser consideradas Restos a Pagar, distinguindo-se as processadas das não processadas. Assim, constituem Restos a Pagar processadosas despesas que foram empenhadas,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

483Q809505 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Técnico em Contabilidade, FUSAR RJ, FEC UFF

A doutrina assinala os 3 estágios da despesa conforme dispõe a Lei 4.320/64. Não obstante existe uma primeira etapa (ou estágio) da despesa, que é realizada por ocasião da edição da discriminação das tabelas explicativas, baixadas através da Lei de Orçamento. Esta etapa da despesa é denominada fixação. Com relação à escrituração contábil da liquidação da despesa, ocorre(m) lançamento(s) no(s) seguinte(s) sistema(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

484Q444988 | Direito Constitucional, Orçamentos, Técnico em Contabilidade, HUJB UFCG PB, AOCP

Sobre o sistema orçamentário público no Brasil, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

485Q856129 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Tecnico em Contabilidade, EDUCA, 2020

Com base no art. 165 da Constituição Federal, que trata do Orçamento, Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
I. O plano plurianual. II. As diretrizes orçamentárias. III. Os orçamentos anuais.
Está(ão) CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q522333 | Auditoria, Auditoria Governamental, Técnico em Contabilidade, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

A respeito da atuação do sistema de controle interno do Poder Executivo federal, julgue os itens a seguir.

Caberá ao controle interno verificar o desempenho da gestão da entidade, visando a comprovação da legalidade e a legitimidade dos atos, além de examinar os resultados quanto à economicidade, à eficácia, e à eficiência da gestão orçamentária, financeira, patrimonial, de pessoal e demais sistemas administrativos operacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

487Q551828 | Informática, Word, Técnico em Contabilidade, Prefeitura de Guatambu SC, PL Consultoria

Qual a função da tecla de atalho F12 usada no Word?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

488Q354065 | Contabilidade Geral, Conceitos Básicos, Técnico em Contabilidade, Secretaria Executiva de Estado do Trabalho e Promoção Social PA, CESPE CEBRASPE

No referente a atos e fatos administrativos, julgue os itens subseqüentes. O ato administrativo é aquele que não altera o patrimônio; já os fatos administrativos ou contábeis são os que alteram a composição do patrimônio, sendo que muitos deles não alteram o total do patrimônio.
  1. ✂️
  2. ✂️

489Q813611 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Técnico em Contabilidade, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

Tomando por base a legislação brasileira em vigor e a doutrina contábil acerca dos conceitos, dos objetivos e da composição das demonstrações financeiras, julgue os itens seguintes. No balanço patrimonial, todas as contas retificadoras, devedoras e credoras, deverão ser apresentadas juntamente com as demais contas cujos saldos tenham a mesma natureza que os seus.
  1. ✂️
  2. ✂️

490Q819783 | Legislação Federal, Lei 6404 1976, Técnico em Contabilidade, Universidade Federal do Pampa RS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes acerca dos títulos e valores mobiliários previstos na Lei n.º 6.404/1976 e em suas alterações.

Às partes beneficiárias é permitido atribuir qualquer direito privativo de acionista, salvo o de fiscalizar os atos dos administradores.

  1. ✂️
  2. ✂️

491Q676253 | Contabilidade Geral, Análise das DCASP, Técnico em Contabilidade, Prefeitura de Barão de Cocais MG, Gestão de Concursos, 2020

A demonstração das variações patrimoniais (DVP) evidencia as mudanças do patrimônio, indicando o resultado patrimonial do exercício.


Sobre a DVP, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

492Q687265 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial BP, Técnico em Contabilidade, UFMG, UFMG, 2019

A empresa Faz Muita Coisa MTC Ltda. contratou um seguro contra incêndios no valor de R$ 50.000,00 por um período de 24 meses, sendo que 50% foi quitado a vista (em dinheiro) e o restante será pago em 30 dias. Sobre a contabilização quando da contratação da apólice, é CORRETO afirmar que o contador da empresa deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

493Q671166 | Finanças Públicas, Técnico em Contabilidade, UFMS, FAPEC, 2020

Você, como técnico em Contabilidade, é responsável por assessorar seu chefe de departamento no que tange à Contabilidade Aplicada ao Setor Público. O chefe do departamento pede que seja solicitada dotação global, destinada a atender indiferentemente despesas de pessoal e de material de consumo, com a finalidade de possibilitar maior flexibilidade à aplicação dos recursos. Tal solicitação fere o princípio orçamentário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

494Q670240 | Contabilidade Geral, Técnico em Contabilidade, UFMS, FAPEC, 2020

No último mês do exercício financeiro X1, foi feito empenho em favor da empresa Lava Tudo ME, referente à prestação de serviço de lavagem de roupa executado no mês de dezembro, sendo liquidado e pago no exercício financeiro seguinte, X2. A prestação de serviço é sob demanda, não havendo um valor determinado por mês, respeitados os limites do contrato. Sobre essa situação, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

495Q446773 | Direito Constitucional, Orçamentos, Técnico em Contabilidade, CRM MG, FUNDEP UFMG

Sobre os princípios orçamentários, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

496Q822258 | Legislação Federal, Lei 6404 1976, Técnico em Contabilidade, Metrô DF, IADES

Acerca da estrutura do Balanço Patrimonial e de acordo com a Lei no 6.404/1976, é correto afirmar que as contas representativas de obrigação são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

497Q850953 | Português, Interpretação de Textos, Tecnico em Contabilidade, CPCON, 2020

Leia atentamente o texto abaixo, extraído do jornal O TEMPO - 16/02/20, de modo a responder à questão.

O PESO DO MOSQUITO (LAURA MEDIOLE)

"Convidei meu vizinho para fazer um mutirão da limpeza em seu quintal, e ele só me enrola. Já denunciei, e nada. Ele só aparece a cada 15 dias. Mato e entulho tomaram conta de tudo.”

“Por que o jornal não vem filmar o criadouro dos mosquitos aqui, no vizinho? As calhas da sua casa estão todas entupidas, e a água da chuva desce em cima do muro, que vai cair a qualquer momento. Já denunciei aí no jornal a proliferação do mosquito da dengue, e ninguém faz nada...”

Pois é; as internautas têm razão, é o fim da picada!!! Ou melhor, o início, quando os vizinhos ignoram um dos maiores problemas enfrentados pela população nos últimos anos. Impressionante a falta de consciência (ou de vergonha na cara mesmo) dessas pessoas (felizmente, uma minoria), que põem em risco a saúde e até a vida dos moradores.

Custa dar uma olhada nos seus quintais? Não entendem que uma simples tampinha de Coca-Cola com água pode vir a ser um criadouro de larvas do Aedes aegypti? Que, ao crescerem, viram mosquitos capazes de causar danos enormes às pessoas? Quem já teve dengue sabe disso. [...] Como se não bastasse a incapacidade de reação, correm o risco de sofrer a dengue hemorrágica, que pode ser fatal.

Explico isso em pormenores acreditando que algum leitor menos esclarecido, que ainda não se deu conta da situação, se atente ao problema. E, antes de fazer pouco-caso das campanhas, mutirões ou pedidos dos vizinhos, pense nisso, pense num filho seu acometido pela doença. Se para um adulto já é pesado, imagina para uma criança?

Pesquisas confirmam que 80% dos focos são residenciais. Ou seja, estão no lixo acumulado nos quintais, na latinha com água de chuva, na calha entupida, e por aí vai. Como exemplo da irresponsabilidade, cito as caixas-d’água. O fiscal chega na casa, vasculha o terreno minuciosamente, explica os riscos, deixa um panfleto sobre o tema, notifica quando necessário e, para finalizar, pergunta sobre a caixa-d’água. O morador, já sem muita paciência com aquela “invasão domiciliar”, diz que a caixa está ok, que se encontra fechada. O fiscal sai, e entra o drone, que, do alto, mostra que aquela caixa-d’água, além de não ter tampa, é um criadouro de mosquitos.

Há vários meses a Prefeitura de Betim (cito ela porque é a que estou mais próxima) vem fazendo campanhas e mutirões de casa em casa, envolvendo escolas, pais de alunos, moradores de modo geral, além de um trabalho intensivo de capina e retirada de lixo e entulhos, espalhados pela população. [...]

Vejo que, além do lixo, temos aí um problema educacional. Talvez o país ainda demore décadas para que a população se conscientize disso. [...] Em cada regional há um local destinado aos entulhos, o que muitos caminhões clandestinos, vindos até de cidades vizinhas, ignoram. Mesmo com o risco de serem multados, na calada da noite, continuam descarregando materiais nas calçadas ou em locais indevidos, apesar de a prefeitura disponibilizar caçambas próprias para isso, distribuídas em pontos estratégicos da cidade. Nas escolas, as crianças desde cedo são conscientizadas sobre a importância da reciclagem. E, numa espécie de gincana ecológica, envolvendo também os pais, elas cumprem o que lhes é ensinado. Um trabalho de formiguinha, até chegar o dia em que não serão mais necessários fiscais e tantos outros custos para o município, que poderiam ser evitados. Até chegar o dia em que não morrerão mais pessoas de dengue.

Nos fragmentos textuais abaixo, estão em destaque expressões a partir das quais depreendemos o posicionamento do autor do texto. Trata-se de pistas reveladoras da autoria (ou marcas de subjetividade).

I- “Pois é (1); as internautas têm razão, é o fim da picada!!! Ou melhor (2), o início, quando os vizinhos ignoram um dos maiores problemas enfrentados pela população nos últimos anos.”

II- “Impressionante a falta de consciência (ou de vergonha na cara mesmo) (3) dessas pessoas (felizmente (4), uma minoria), que põem em risco a saúde e até a vida dos moradores.”

III- “[...] Vejo que, além do lixo, temos aí um problema educacional. Talvez (5) o país ainda demore décadas para que a população se conscientize disso. [...] Em cada regional há um local destinado aos entulhos, o que muitos caminhões clandestinos, vindos até de cidades vizinhas, ignoram.”

As marcas sinalizadas expressam, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

498Q856151 | Informática, Hardware Dispositivos de Armazenamento, Tecnico em Contabilidade, CPCON, 2020

Sobre conceitos básicos de hardware, considere as afirmações a seguir.

I- O sistema binário (base 2) é um sistema de numeração não posicional em que todas as quantidades se representam com base nos números zero e um (0 e 1).

II- Os dados convertidos em números binários são representados em bits e um conjunto de 8 bits é denominado byte.

III- Uma imagem digital é composta por diversos pontos denominados pixels. Com base no modelo RGB, cada pixel é composto por três pontos. Cada ponto representa uma tonalidade das cores: vermelho, amarelo e azul.

IV- Nos sistemas de numeração posicional, o valor do dígito em um número depende da posição que esse dígito ocupa neste mesmo número.

Estão CORRETAS apenas as afirmações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q352891 | Contabilidade Geral, Técnico em Contabilidade, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLAN

Nas demonstrações contábeis de uma empresa comercial, verificou?se o registro de diversas operações com receitas, embora sem que houvesse os respectivos recebimentos. É um exemplo de uma receita contabilizada, mas não recebida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

500Q812472 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Técnico em Contabilidade, ELETROACRE AC, MAKIYAMA

Segundo a Lei 4.320/64 a Receita Tributária é classificada como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.