Início

Questões de Concursos Técnico em Contabilidade

Resolva questões de Técnico em Contabilidade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


561Q688182 | Contabilidade Geral, Técnico em Contabilidade, UFMG, UFMG, 2019

Considerando que a despesa orçamentária pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para o funcionamento e a manutenção dos serviços públicos prestados à sociedade, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

562Q352923 | Contabilidade Geral, Técnico em Contabilidade, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, que se referem a componentes da demonstração do resultado do exercício.

Despesas com PIS/PASEP e COFINS podem ser computadas como deduções da receita bruta ou como despesas operacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

563Q522950 | Auditoria, Auditoria Governamental, Técnico em Contabilidade, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

A respeito da atuação do sistema de controle interno do Poder Executivo federal, julgue os itens a seguir.

Quando o órgão possuir unidade de auditoria interna, esta deverá estar subordinada ao conselho de administração ou a órgão de atribuições equivalentes. Se a entidade não tiver conselho de administração ou órgão equivalente, a auditoria interna ficará subordinada diretamente ao dirigente máximo da entidade, sendo vedado delegar a vinculação a outra autoridade.

  1. ✂️
  2. ✂️

564Q407331 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Técnico em Contabilidade, UFPB PB, IDECAN

O sistema de controle interno na Administração Pública é uma importante ferramenta para redução dos riscos e dar efetividade às informações contábeis, bem como para o alcance dos objetivos da administração. O sistema de controle interno é classificado nas seguintes categorias, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

565Q470067 | Direito Tributário, Impostos, Técnico em Contabilidade, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Considerando os aspectos tributários e seus impactos na operação das empresas, julgue os itens a seguir.

Compete aos estados e à União instituir impostos sobre importação, exportação, rendas e proventos, produtos industrializados, propriedade territorial rural, grandes fortunas e operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos e valores mobiliários.

  1. ✂️
  2. ✂️

566Q681274 | Administração Financeira e Orçamentária, Técnico em Contabilidade, UFF, COSEAC, 2019

O art. 14 da LRF trata especialmente da renúncia de receita, estabelecendo medidas a serem observadas pelos entes públicos que decidirem pela concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita. Há uma espécie de renúncia de receita caracterizada pelo perdão da multa, que visa excluir o crédito tributário na parte relativa à multa aplicada pelo sujeito ativo ao sujeito passivo, por infrações cometidas por este anteriormente à vigência da lei que a concedeu. Por sua vez, há também a espécie caracterizada pelo perdão da dívida, que se dá em determinadas circunstâncias previstas na lei, tais como valor diminuto da dívida, situação difícil que torna impossível ao sujeito passivo solver o débito, inconveniência do processamento da cobrança dado o alto custo não compensável com a quantia em cobrança. Trata-se, respectivamente, das seguintes espécies de renúncia de receita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

567Q467847 | Direito Tributário, Impostos, Técnico em Contabilidade, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

Conforme disciplinam a legislação tributária e os ensinamentos dos autores tributários, julgue os itens a seguir. O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) não está sujeito ao princípio da anterioridade, pelo que pode ser instituído ou aumentado a partir da publicação da norma no Diário Oficial, no que pertine à fixação de alíquotas. O regulamento do IPI prevê sua incidência também sobre produtos industrializados destinados ao exterior e estende a imunidade do comprador ao produtor contribuinte do imposto.
  1. ✂️
  2. ✂️

568Q682651 | Contabilidade Geral, Técnico em Contabilidade, UFF, COSEAC, 2019

Um órgão ou entidade do setor público inicialmente deve realizar ajustes para que o balanço patrimonial reflita a realidade dos seus elementos patrimoniais. Com relação aos instrumentos usuais de mensuração de ativos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

569Q816327 | Legislação Federal, Lei 6404 1976, Técnico em Contabilidade, Universidade Federal do Pampa RS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes acerca dos títulos e valores mobiliários previstos na Lei n.º 6.404/1976 e em suas alterações.

A ação é indivisível em relação à companhia e, quando a ação pertencer a mais de uma pessoa, os direitos por ela conferidos podem ser exercidos por qualquer uma delas, isolada ou conjuntamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

570Q705507 | Contabilidade Geral, Técnico em Contabilidade, UFAL, COPEVE UFAL, 2019

No que tange aos fatos contábeis, assinale a alternativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

571Q807934 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Técnico em Contabilidade, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

De acordo com o anexo 3 da Lei 4.320/64, as fontes de receitas orçamentárias correntes obedecerão as seguintes especificações, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

572Q813085 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Técnico em Contabilidade, ELETROACRE AC, MAKIYAMA

Consoante dispõe a Lei 4.320/64, os depósitos e os débitos de tesouraria estão compreendidos, na Contabilidade Orçamentária e Financeira no(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

573Q354345 | Contabilidade Geral, Conceitos Básicos, Técnico em Contabilidade, Secretaria Executiva de Estado do Trabalho e Promoção Social PA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos títulos contábeis, julgue os itens a seguir. Uma conta pode ser sintética ou analítica. A conta sintética é aquela que agrupa diversos fatos de mesma natureza, enquanto a analítica pode agrupar fenômenos patrimoniais de mesma natureza ou não, dependendendo do nível de detalhamento indicado para tal conta.
  1. ✂️
  2. ✂️

574Q392821 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Técnico em Contabilidade, Secretaria de Estado de Administração PA, CESPE CEBRASPE

No referente a atos e fatos administrativos, julgue os itens subseqüentes.

O ato administrativo é aquele que não altera o patrimônio; já os fatos administrativos ou contábeis são os que alteram a composição do patrimônio, sendo que muitos deles não alteram o total do patrimônio.

  1. ✂️
  2. ✂️

575Q404622 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Técnico em Contabilidade, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

O registro e o controle do patrimônio e do orçamento público obedecem a regras específicas estabelecidas na legislação pertinente. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A administração pública pode ceder os bens constantes de seu patrimônio para uso de terceiros, mediante remuneração ou imposição de encargos, sendo vedada a cessão gratuita de uso.

  1. ✂️
  2. ✂️

576Q410287 | Direito Administrativo, Parte Geral, Técnico em Contabilidade, Prefeitura de Júlio de Castilhos RS, Energia Essencial

Conforme o Art. 6º da Lei Federal nº 8.666 de 1993, para os fins desta Lei, considera-se serviço:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

577Q805832 | Legislação e Decretos, Decreto n 5450 2005 Regulamenta o pregão, Técnico em Contabilidade, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

De acordo com o Decreto n.º 5.450/2005, que regulamenta o pregão, na forma eletrônica, para a aquisição de bens e serviços comuns, julgue os itens seguintes. Quando o objeto da licitação for a contratação de obras de engenharia, as sociedades de economia mista não podem fazer uso da modalidade de pregão, na forma eletrônica.
  1. ✂️
  2. ✂️

578Q805329 | Legislação e Decretos, Decreto n 7892 2013, Técnico em Contabilidade, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Com base no Decreto n.º 7.892/2013, que regulamenta o sistema de registro de preços (SRP), julgue os itens a seguir. A licitação para registro de preços poderá ser realizada na modalidade de pregão, que deve ser precedida de ampla pesquisa de mercado.
  1. ✂️
  2. ✂️

579Q354879 | Contabilidade Geral, Contas, Técnico em Contabilidade, Secretaria Executiva de Estado do Trabalho e Promoção Social PA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos títulos contábeis, julgue os itens a seguir. O saldo credor na conta corrente de banco é representado pelo título contábil banco conta movimento — na contabilidade, o saldo credor no banco corresponde ao diferencial entre os créditos e os débitos na conta banco conta movimento. Nesse caso, o somatório dos créditos é superior ao dos débitos.
  1. ✂️
  2. ✂️

580Q669797 | Administração Financeira e Orçamentária, Técnico em Contabilidade, UFMS, FAPEC, 2020

A UFMS auferiu receita por meio da alienação de veículos antigos que não estavam em uso. Ao ser perguntado pelo chefe de departamento como ele pode utilizar a receita proveniente dessa alienação, você responderá, considerando o exposto na Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei Complementar nº 101/2000, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.