Questões de Concurso Técnico em Desenvolvimento Infantil

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q889770 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Como preveem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, o currículo das instituições que atendem crianças até cinco anos deve ser composto por um conjunto de práticas que articulam:

12 Q889767 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Entendida como a capacidade de se conduzir e tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, sua perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro, a autonomia, na educação infantil, é:

13 Q889768 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Em todas as culturas, as crianças brincam. Jogos e brinquedos musicais são transmitidos por tradição oral, persistindo nas sociedades urbanas nas quais a força da cultura de massas é muito intensa, pois são fonte de vivências e desenvolvimento. Por sua relevância para a infância, interações e brincadeiras são:

14 Q889771 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

No âmbito educativo, o planejamento se dá em diversos níveis.Quando o professor vai elaborar o seu projeto de trabalho, precisa retomar o planejamento da escola, contendo Marco Referencial, Diagnóstico e Programação, construído coletivamente, a fim de integrar suas ações pedagógicas ao projeto geral da instituição.Esse planejamento da escola é conhecido pelo nome de:

15 Q889772 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Nas instituições de educação infantil, o espaço deve propiciar condições para que as crianças possam usufruí-lo em benefício do seu desenvolvimento e da sua aprendizagem. Sendo assim, ele precisa ser versátil, sujeito às modificações propostas pelas próprias crianças e pelos professores, em função das ações desenvolvidas. Pensando em organizar espaços para crianças pequenas nas salas, o mais indicado é:

16 Q889763 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Na educação infantil, primeira etapa da educação básica, a avaliação da aprendizagem deve ocorrer:

17 Q889765 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

As creches e pré-escolas precisam estar preparadas para atender as necessidades de sono e repouso, nas diferentes etapas da vida da criança, pois isso tem um importante papel na saúde em geral e no sistema nervoso em particular. Sendo assim, alguns cuidados precisam ser providenciados antes de os bebês e as crianças pequenas dormirem, como:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.