Questões de Concursos Técnico em Educação Física

Resolva questões de Técnico em Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q472487 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

No referente à motivação para a prática esportiva e à educação física e suas teorias, julgue os itens a seguir.

De acordo com a teoria da sobrevivência, a motivação é produzida com a ativação de aspectos cognitivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

62Q474571 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Práticas esportivas são atividades em que podem ocorrer desfechos acidentais, de que resultam lesões de naturezas diversas. Entre os quadros clínicos decorrentes desses desfechos incluem-se as hemorragias e os sangramentos. A respeito dessas ocorrências, julgue os próximos itens. Em casos de hemorragia arterial severa, o procedimento mais adequado para a diminuição da pressão sistólica no local lesionado é a execução da compressão indireta, técnica auxiliar à compressão direta, que, apesar de diminuir a pressão sanguínea no local da lesão, não deve ser empregada isoladamente.
  1. ✂️
  2. ✂️

63Q474223 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Práticas esportivas são atividades em que podem ocorrer desfechos acidentais, de que resultam lesões de naturezas diversas. Entre os quadros clínicos decorrentes desses desfechos incluem-se as hemorragias e os sangramentos. A respeito dessas ocorrências, julgue os próximos itens. O reconhecimento do tipo de hemorragia em uma avaliação de emergência é fundamental para a determinação dos procedimentos de primeiros socorros. Os parâmetros que indicam o tipo de hemorragia como arterial ou venosa são a coloração do sangue extravasado (vermelho claro ou escuro) e a forma como esse sangue se exterioriza (pulsante ou contínuo).
  1. ✂️
  2. ✂️

64Q474023 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Historicamente, a educação física esteve associada a atividades higiênicas, terapêuticas, de sobrevivência, de combate e de lazer. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. As atividades de correr, nadar, saltar, lutar, antes tidas como atividades cuja finalidade era prover as necessidades básicas do indivíduo, hoje são realizadas em tempo livre como alternativas culturais.
  1. ✂️
  2. ✂️

65Q821175 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, Prosperity

Segundo as disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente, NÃO representa medida de prevenção especial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q471534 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

No que se refere à saúde como uma condição humana que abrange as dimensões física, social e psicológica, julgue os itens que se seguem. Fatores ambientais como temperatura e umidade do ar podem afetar a atividade física habitual e a saúde dos indivíduos.
  1. ✂️
  2. ✂️

67Q472437 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao esporte moderno como fenômeno social e histórico típico da sociedade capitalista, julgue os itens a seguir.

A popularidade assumida pelo esporte moderno deve-se ao aperfeiçoamento dos meios de comunicação de massa e das facilidades de locomoção mais rápida.

  1. ✂️
  2. ✂️

68Q472255 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, quanto ao jogo e suas dimensões metodológica, recreativa e desportiva.

Na teoria de Piaget, os chamados jogos sensório-motores fundamentam-se na participação da inteligência nos diferentes níveis de jogos, onde se acrescenta a ficção e a regra.

  1. ✂️
  2. ✂️

69Q474233 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Considerando as relações entre atividade física, saúde e programas de intervenção em atividade física, julgue os itens que se seguem. Os programas de atividade física desenvolvidos com base no aumento do nível de atividade física para redução de peso corporal são eficazes a longo prazo quando associados a dietas com restrição severa de calorias.
  1. ✂️
  2. ✂️

70Q443802 | Direito Constitucional, Família, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, Prosperity

A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis. Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

I - Ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais.

II - Opinião e expressão.

III - Crença e culto religioso.

IV - Brincar, praticar esportes e divertir-se.

V-Participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q474322 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Com relação aos exercícios resistidos para idosos, julgue os itens a seguir. Exercícios físicos que visem ao fortalecimento da musculatura extensora do quadril têm como objetivo o condicionamento cardiovascular do idoso.
  1. ✂️
  2. ✂️

72Q474407 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

No que se refere à massa muscular e à massa corporal magra em humanos, julgue os itens que se seguem. Atletas com idade entre sessenta e oitenta anos não apresentam perda de massa muscular.
  1. ✂️
  2. ✂️

73Q473983 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca de ações comunitárias e de intervenções em atividade física e saúde, julgue os itens seguintes. Nas comunidades, as intervenções que visam à promoção de atividades físicas devem envolver diferentes estratégias, como a participação de líderes comunitários, o planejamento urbano e o uso de comunicação de massa, como jornais e televisão.
  1. ✂️
  2. ✂️

74Q472956 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, Prosperity

Os conteúdos específicos da Educação Física a serem abordados nas aulas,apontados nos PCN (Brasil, 1998), aparecem divididos em blocos de conhecimento / conteúdo, assinale a questão que corresponde a esses blocos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q473955 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Com relação aos exercícios resistidos para idosos, julgue os itens a seguir. Treinamento de força de baixa intensidade, por causar melhorias na força, resistência, flexibilidade e equilíbrio, deve ser empregado em grupos especiais, como os idosos.
  1. ✂️
  2. ✂️

76Q472430 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Acerca das dimensões metodológicas do jogo, julgue os itens subseqüentes.

O método parcial caracteriza-se pela lenta construção do jogo por meio do seu desmembramento em elementos isolados e alinhamento didático desses elementos.

  1. ✂️
  2. ✂️

77Q473439 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos primeiros socorros em educação física, julgue os itens subseqüentes.

No processo de avaliação do estado físico da pessoa a ser socorrida, deve-se observar os sinais vitais mais importantes do corpo humano: temperatura, pulso e respiração.

  1. ✂️
  2. ✂️

78Q474195 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca de aspectos relacionados à avaliação física, julgue os itens subsequentes. Embora seja mundialmente utilizado como critério de diagnóstico de obesidade, o índice de massa corporal (IMC) não é um método adequado para a avaliação dos efeitos de um programa de treinamento de força sobre o componente de massa magra da composição corporal.
  1. ✂️
  2. ✂️

79Q474246 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca de ações comunitárias e de intervenções em atividade física e saúde, julgue os itens seguintes. Intervenções que objetivam promover a prática de atividade física são tipicamente realizadas e avaliadas em um ou mais dos seguintes ambientes: ambiente doméstico, ambiente de trabalho, ambientes de deslocamentos e ambiente de lazer.
  1. ✂️
  2. ✂️

80Q474242 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Em um torneio de futebol amador, os organizadores do evento concluíram que não havia necessidade de se ter uma equipe especializada em primeiros socorros, porque os profissionais de educação física envolvidos na realização do torneio apresentavam, em seus currículos acadêmicos, formação referente a atendimentos de emergência.

Com base nessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.

Em caso de fratura fechada, provocada por um acidente de impacto durante uma partida desse torneio, o socorrista deverá imobilizar o membro afetado do atleta por meio de talas acolchoadas e de comprimento suficiente para envolver as articulações adjacentes à fratura.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.