Início

Questões de Concursos Técnico em Enfermagem

Resolva questões de Técnico em Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1031Q881559 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

No Protocolo de Manchester a principal finalidade da ferramenta é priorizar os atendimentos conforme a necessidade do paciente, permitindo identificar pessoas com alto risco de morte. Diante disto, um paciente classificado como amarelo é considerado como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1032Q884120 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Novo Mundo MT, Gama Consult, 2024

No contexto da Vigilância em Saúde, o conceito de "Notificação Compulsória" refere-se à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1033Q882073 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

O conhecimento das posições de decúbito é fundamental para a equipe de enfermagem, pois são ferramentas terapêuticas essenciais no cuidado ao paciente. A posição de Trendelenburg é caracterizada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1034Q892058 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, SESMT, FGV, 2024

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, os materiais para saúde utilizados na assistência ventilatória não devem ser submetidos à limpeza ou à desinfecção com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1035Q888475 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia Nacional, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pato Bragado PR, OBJETIVA, 2024

A inflação afeta a maior parte da população brasileira da seguinte forma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1037Q894622 | Enfermagem, Parada Cardiorespiratória PCR, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Espera Feliz MG, Consulplan, 2024

GMG, 59 anos, sexo masculino, deu entrada no pronto atendimento em parada cardiorrespiratória. A equipe de prontidão iniciou imediatamente as manobras de reanimação cardiorrespiratória de acordo com o suporte avançado de vida, que compreende, dentre outros cuidados, dispositivos de via aérea avançada e oxigênio. De acordo com o manejo da via aérea, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O estabelecimento de uma via aérea avançada não deve ser prioridade na fase inicial do atendimento de uma PCR; a prioridade deve ser manter as compressões torácicas e as ventilações com BVM, exceto se elas se mostrarem inadequadas.


( ) Se houver indicação de intubação, deve ser realizada; as compressões torácicas devem ser pausadas até o término do procedimento.


( ) Após o estabelecimento de uma via aérea avançada, as compressões torácicas devem ser realizadas initerruptamente, e as ventilações entregues por 1 segundo, com um terço do volume do BVM ligado à fonte de oxigênio a 15L/min, a cada 6 segundos.


A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1038Q892065 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, SESMT, FGV, 2024

Assinale a opção que indica um equipamento fixo que compõe a sala de cirurgia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1039Q916642 | Enfermagem, Primeiros Socorros, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Aratiba RS, FUNDATEC, 2025

A ambulância de suporte básico é destinada ao atendimento de pacientes que não correm risco de vida iminente, permitindo a realização dos procedimentos de primeiros socorros no paciente. Sobre a ambulância de suporte básico, analise as seguintes assertivas:
I. A tripulação mínima da ambulância é composta por um motorista e um técnico de enfermagem.
II. Para o atendimento a neonatos, deverá haver pelo menos uma incubadora de transporte de Recém-Nascido (RN), com bateria e ligação à tomada do veículo (12 volts), e deverá estar apoiada sobre carros com rodas devidamente fixadas quando dentro da ambulância. Deve conter também respirador e equipamentos adequados para RNs.
III. A ambulância de suporte básico é destinada ao transporte inter-hospitalar de pacientes com risco de vida conhecido e ao atendimento pré-hospitalar de pacientes com risco de vida desconhecido, não classificado com potencial de necessitar de intervenção médica no local e/ou durante transporte até o serviço de destino.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1040Q888483 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pato Bragado PR, OBJETIVA, 2024

Diante de um aumento significativo nos casos de uma doença infecciosa transmitida por alimentos, são medidas de Educação em Saúde que podem auxiliar na prevenção e controle da situação:

I. Desenvolver campanhas educativas para informar à população sobre os riscos associados à doença transmitida por alimentos, destacando práticas seguras de manipulação, preparação e armazenamento dos alimentos.

II. Oferecer treinamentos para profissionais que trabalham com manipulação de alimentos, visando garantir a adoção de medidas higiênicas adequadas.

III. Distribuir materiais informativos, como folhetos, cartazes e vídeos educativos, em locais estratégicos, como supermercados, escolas, postos de saúde e outros pontos de grande circulação, para ampliar o alcance da informação.

Estão CORRETOS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1041Q891555 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

A equipe de enfermagem que trabalha na CME (Central de Material Esterilizado) presta uma assistência indireta ao paciente, tão importante quanto a assistência direta, que é realizada pela equipe de enfermagem que atende ao paciente. Os Técnicos e Auxiliares de Enfermagem que atuam em CME, ou em empresas processadoras de produtos para saúde, realizam atividades:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1042Q953509 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, UFCG, UFCG, 2025

Ao Técnico em Enfermagem, o pensamento crítico na prática de Enfermagem é primordial. Sendo assim, marque a alternativa CORRETA que tem uma habilidade de pensamento crítico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1043Q953511 | Enfermagem, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, UFCG, UFCG, 2025

É um dever dos profissionais de Enfermagem, conforme o Código de Ética Profissional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1044Q888489 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pato Bragado PR, OBJETIVA, 2024

Sobre os cuidados relacionados à aspiração endotraqueal, assinalar a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1045Q953519 | Enfermagem, Parada Cardiorespiratória PCR, Técnico em Enfermagem, UFCG, UFCG, 2025

No atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória, avaliar alterações do nível de consciência, da frequência respiratória, da frequência cardíaca e da hipotensão são mecanismos fisiológicos de extrema importância. Analise os algoritmos usados na abordagem ao paciente em parada cardiorrespiratória:

I -Estabilização de cervical e Vias aéreas pérvias.
II - Circulação.
III - Ventilação.
IV- Exposição.
V - Disfunção neurológica.

Após a análise, marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1046Q982704 | Português, Técnico em Enfermagem, UFMG, UFMG, 2025

Texto associado.
Texto I




Biscoito recheado pode tirar até 39 minutos de vida


Pesquisa avaliou o impacto dos 33 alimentos que mais contribuem para a ingestão energética dos brasileiros


Publicada na revista científica International Journal of Environmental Research and Public Health (Revista Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública), pesquisa de cientistas da USP (Universidade de São Paulo), da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU) indica que o brasileiro perde em média 6 minutos de vida por porção de comida se consumida com frequência, apontando um padrão alimentar que pode estar contribuindo para o aumento de doenças crônicas não transmissíveis no país. As perdas são referentes a um consumo ao longo da vida, ou seja, frequente, e não a um consumo imediato por porção. Para medir esse tempo, a análise foi feita usando um sistema desenvolvido por pesquisadores americanos que estima minutos de vida ganhos ou perdidos conforme as características nutricionais dos itens.

O estudo avaliou o impacto dos 33 alimentos que mais contribuem para a ingestão energética dos brasileiros, e o pior deles foi o biscoito recheado. Em ordem, os piores alimentos avaliados foram o biscoito recheado (-39,69 minutos), a carne suína (-36,09 minutos) e a margarina (-24,76 minutos). Já as melhores avaliações ficaram com peixe de água doce (+17,22 minutos), banana (+8,08 minutos) e feijão (+6,53 minutos).

Os resultados mostram que a maior parte dos alimentos mais consumidos no Brasil foram avaliados negativamente, estando associados à perda de minutos de vida. Segundo os pesquisadores, os dados não indicam necessariamente que toda refeição com esses alimentos tira minutos de vida de forma imediata, mas alertam para o desequilíbrio geral do padrão alimentar atual do brasileiro. O estudo constata que, apesar de ter alimentos benéficos, como arroz, feijão e banana, a dieta brasileira está marcada pelo aumento de consumo de carnes e alimentos ultraprocessados, em detrimento de frutas e verduras.

“Isso pode estar contribuindo para o aumento de doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes”, diz Marhya Júlia Leite, nutricionista e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública na Faculdade de Saúde Pública da USP, uma das autoras do artigo. “Isso reforça a importância de buscar um equilíbrio, com maior presença de vegetais na dieta e menor consumo de produtos animais”, afirma Leite. Segundo ela, os dados podem auxiliar na orientação de políticas públicas que incentivem o consumo de alimentos vegetais e reduzam o consumo de ultraprocessados.


BISCOITO recheado pode tirar até 39 minutos de vida. Jornal O Tempo [online], Belo Horizonte, 09 de maio de 2025. Disponível em: https://www.otempo.com.br/saude-e-bem-estar/2025/5/9/biscoito-recheado-pode-tirar-ate-39-minutos-de-vidasaudavel-diz-estudo-brasileiro?appId=aemshell. Acesso em: 10 mai. 2025. (Adaptado).








Texto II




Dicas de nutricionistas para se alimentar melhor em 2025


Confira uma lista de hábitos que vão te ajudar a comer de maneira mais saudável, com consciência e prazer


Com a rotina cada vez mais agitada, pode ser difícil fazer escolhas alimentares equilibradas. Para te ajudar nesse processo, conversamos com especialistas em nutrição, que compartilharam três dicas práticas e eficazes para melhorar a sua dieta ao longo do ano.

Dica 1: Inclua mais frutas, verduras e legumes na alimentação


“Os vegetais são fontes riquíssimas de vitaminas, minerais e fibras, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo e a prevenção de diversas doenças”, explica Fabiana Gusmão Mairo, nutricionista na Clínica Neo Vita, em São Paulo. Por isso, a inclusão de uma boa variedade de vegetais e frutas no dia a dia é fundamental para promover saúde, longevidade e bem-estar.


Dica 2: Reduza o consumo de carnes vermelhas


“O consumo excessivo de carne vermelha tem sido associado ao desenvolvimento de diversas doenças, como problemas cardiovasculares, diabetes tipo 2 e até alguns tipos de câncer, especialmente o colorretal”, alerta Fabiana Gusmão Mairo. Ela orienta que, para uma dieta mais equilibrada, é importante variar as fontes de proteína, incluindo opções como peixes, aves, ovos, leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico) e fontes vegetais como tofu e quinoa.


Dica 3: Consuma mais peixes

“O consumo regular de peixes, ricos em ômega-3, traz inúmeros benefícios. Esse nutriente essencial ajuda a reduzir a inflamação no organismo, melhora o perfil lipídico ao aumentar os níveis de HDL (colesterol bom) e diminui os níveis de triglicerídeos, além de proteger contra doenças cardiovasculares”, explica Fabiana. A nutricionista completa que é importante também optar por preparações mais saudáveis, como grelhado, assado ou cozido, evitando frituras para não comprometer os benefícios nutricionais dos peixes.



MAGALHÃES, S. Dicas de nutricionistas para se alimentar melhor em 2025. Vogue, São Paulo, 02 de fevereiro de 2025. Disponível em: https://vogue.globo.com/wellness/noticia/2025/02/8-dicas-de-nutricionistas-para-se-alimentar-melhor-em2025.ghtml. Acesso em: 10 mai. 2025. (Adaptado).

Considerando os tempos verbais utilizados no texto II e a modalidade padrão escrita da Língua Portuguesa, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) No 4º parágrafo, em “é importante também optar por preparações mais saudáveis”, o verbo principal está flexionado no futuro, expressando incerteza.
( ) No 3º parágrafo, em “incluindo opções como peixes, aves, ovos, leguminosas”, o gerúndio não expressa tempo, mas apresenta valor adverbial e modifica o verbo principal.
( ) No 3º parágrafo, em “tem sido associado ao desenvolvimento de diversas doenças”, o particípio “sido” expressa uma qualidade do sujeito.
( ) No 1º parágrafo, em “que compartilharam três dicas práticas”, o verbo encontra-se no pretérito perfeito do indicativo, expressando um evento passado que já foi concluído.

Assinale a alternativa com a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1047Q891569 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Conjunto de atividades do campo da saúde coletiva que se destina, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e à proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e à reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.Essa é a definição de saúde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1048Q954809 | Português, Colocação Pronominal, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Texto associado.

Um passatempo

"O melhor disso tudo é saber que não estamos sós em nossos hábitos"

Patrícia Espírito Santo | 26/01/2025


Não que eu tenha horror de fazer supermercado. Não é algo que me incomode muito, mas, ainda assim, não tenho tido muita chance de fazê-lo. Aqui em casa são poucas coisas que conseguimos comprar virtualmente, e supermercado, definitivamente, ainda não entrou no nosso radar on-line.

Não sei se porque somos de gerações que nasceram no tempo em que não existiam hipermercados, só os pequenos de bairro, onde era comum anotar as compras na caderneta para pagar no início do mês. Fato é que gostamos de apreciar as gôndolas e pegar nas mercadorias antes de decidir levá-las, por mais contraproducente que isso possa parecer.

Não tenho a chance de desfrutar desse passeio porque meu marido adora fazê-lo. Ele é do tipo que dá bom dia a cavalo e faz amizade com todo mundo, do gerente aos repositores e operadores de caixa. Não passamos um mês sequer sem que ele chegue em casa com centenas de frutas da época bem maduras que acaba ganhando porque “iam perder”. Viram doces a serem distribuídos aos amigos.

Sempre que o acompanho nas compras, querendo tornar mais leve o enfrentamento de carrinhos cheios e filas, resta-me observar o alheio. Não há como escapar. Sou capaz de duvidar que exista alguém que resista a não fazer um perfil do consumidor, que se encontra à sua frente na fila ou logo atrás, a partir de suas compras.

Aquele ali vai fazer um churrasco e vai beber muito! Meus Deus, só teor alcoólico alto! Aquele outro não gosta de cozinhar, está levando só coisa pronta que não faz bem à saúde. Já aquele outro deve ter uma penca de crianças em casa. Apreciando esse ou aquele, nos lembramos do que está faltando em nossas prateleiras e começa o corre-corre entre os corredores em busca de mais um produto, enquanto o parceiro segura o lugar na fila.

O melhor disso tudo é saber que não estamos sós em nossos hábitos. Assim como 1 nessas horas podemos perceber como 2 devemos ou não nos comportar em ambientes públicos. Nada como 3 uma fila para colocar em prova nossos direitos e deveres, nossa capacidade de sermos pacientes e generosos ou de impor limites.


ESPÍRITO SANTO, Patrícia. Um passatempo. Estado de Minas, 26 de janeiro de 2025. Disponível em: https://www.em.com.br/colunistas/patricia-espirito-santo/2025/01/7043102-um-passatempo.html.Acesso em: 26 jan. 2025. Adaptado.

Em qual dos trechos abaixo a colocação do pronome em destaque segue uma variedade NÃO padrão da língua portuguesa escrita?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1049Q953531 | Enfermagem, Humanização, Técnico em Enfermagem, UFCG, UFCG, 2025

Um paciente com limitações de movimentos procurou atendimento em uma unidade de saúde inaugurada há pouco tempo em seu bairro. Ao chegar à unidade, ficou surpreso com o espaço físico. Havia rampas de acesso adequadas, banheiros apropriados, portas mais largas e macas reguláveis. A situação descrita acima é um exemplo de observância da seguinte diretriz norteadora da Política Nacional de Humanização:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1050Q892347 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, IFSE, IV UFG, 2024

Quando há possibilidade de acúmulo de líquido em alguma cavidade durante o intraoperatório, o cirurgião insere um dispositivo para auxiliar essa drenagem. O dreno cirúrgico caracterizado por ter um selo d’água é o dreno de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.