Início

Questões de Concursos Técnico em Enfermagem

Resolva questões de Técnico em Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1061Q891565 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades.É função do técnico de enfermagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1062Q892079 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, SESMT, FGV, 2024

De acordo com a Política Nacional da Atenção Básica, assinale a opção que apresenta a atribuição comum a todos os membros das equipes que atuam na Atenção Básica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1063Q891569 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Conjunto de atividades do campo da saúde coletiva que se destina, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e à proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e à reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.Essa é a definição de saúde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1064Q1026747 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Pedro saiu de casa, andou 50m por sua rua, em linha reta, até uma esquina, dobrou à esquerda, andou em linha reta por 120m, dobrou à direita numa rua perpendicular, andou 60m e chegou no mercado onde fez compras. Em seguida, Pedro andou mais 10m, no sentido em que chegou ao mercado, chegou à esquina, dobrou à esquerda numa perpendicular, andou 150m e chegou na casa de sua namorada Maria, de onde saiu 2 horas mais tarde. Pedro então voltou 20m no caminho por onde chegou à casa de Maria, dobrou à esquerda numa rua perpendicular, andou 140m por ela, dobrou à direita numa rua perpendicular e andou até chegar à sua rua.
Nesse momento, Pedro estava então à seguinte distância, em metros, de sua casa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1065Q953532 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, UFCG, UFCG, 2025

Em um determinado município, foram registrados 50 casos novos de hanseníase em 2023, além de 150 casos com tratamento em curso. Com base nesses dados, conclui-se que, nesse município, em 2023:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1066Q1050820 | Português, Funções Morfossintáticas da Palavra se, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Assinale a frase abaixo em que a palavra “se” é uma conjunção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1067Q952005 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

No contexto de uma exacerbação aguda de DPOC, qual parâmetro indica a necessidade de intubação orotraqueal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1068Q886982 | Informática, Editor de Textos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Venâncio Aires RS, FUNDATEC, 2024

Referente às tarefas básicas do Microsoft Word 2016, assinale a alternativa INCORRETA quanto às opções disponíveis ao abrir um documento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1069Q954825 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Um técnico em enfermagem está acompanhando um paciente com diagnóstico de coma diabético. O monitoramento contínuo desse paciente deve priorizar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1070Q889294 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Guaraniaçu PR, OBJETIVA, 2024

Sobre a infecção comunitária (IC), de acordo com a Portaria nº 2.616/1998 – Diretrizes e Normas para o Controle de Infecção Hospitalar, analisar os itens.

I. É aquela adquirida após admissão do paciente e que se manifesta durante a internação, relacionada com procedimentos hospitalares.
II. É a infecção que está associada à complicação ou extensão da infecção já presente na admissão, a menos que haja troca de microrganismos com sinais.
III. São as infecções de recém-nascidos associadas à bolsa rota superior a 24 horas.

Est· CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1071Q890574 | Informática, Windows, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

O MS-DOS é uma interface de linha de comando disponível no Sistema Operacional Windows. Essa interface permite que os usuários interajam com o sistema operacional digitando comando de texto em vez de usar uma interface gráfica do usuário (GUI). Um usuário utilizando o MS-DOS no Windows 10 Pro (Configuração Padrão – Idioma Português-Brasil) executa os seguintes comandos “cd c:”, em seguida “mkdir Arquivos” e, para finalizar, executa o comando “dir”. Com base nas ações realizadas pelo usuário, o que foi realizado no sistema?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1072Q886991 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Venâncio Aires RS, FUNDATEC, 2024

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as condutas que buscam prevenir e controlar as infecções relacionadas à assistência à saúde.

Coluna 1

1. Precaução padrão.
2. Precaução de contato.

Coluna 2
( ) Visa reduzir os riscos de transmissão de microrganismos no hospital que constituem basicamente em higienização das mãos e uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI).
( ) Visa prevenir a transmissão de microrganismos importantes a partir de pacientes infectados ou colonizados para outros pacientes, profissionais, visitantes, acompanhantes, por meio de contato direto ou indireto.
( ) Internação de paciente: quando possível, em quarto privativo ou em quarto com paciente que apresente infecção pelo mesmo microrganismo, mantendo o leito ao lado bloqueado para garantir a distância mínima de 1 metro.
( ) É recomendada na assistência a todos os pacientes, independente do estado de infecção, no manuseio de equipamentos e artigos contaminados ou sob suspeita de contaminação, nas situações em que haja riscos de contato com: sangue, líquidos corpóreos, secreções e excreções, exceto o suor.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1073Q890320 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Domingos Martins ES, Instituto Access, 2024

Estudos demonstraram que, entre os profissionais médicos, enfermeiro e técnico de enfermagem que verificam a Pressão Arterial (PA) em serviços de Saúde, as medidas realizadas pelos técnicos de enfermagem apresentaram efeito do avental branco com uma frequência menor, destacando-se a importância do trabalho desses profissionais na verificação da PA em serviços de Saúde.

Dessa forma, assinale a alternativa que não corresponde à técnica correta de medida da pressão arterial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1074Q891860 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, ALTO, FGV, 2024

Assinale a opção que corresponde a uma cobertura que promove o debridamento enzimático.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1075Q886488 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Wenceslau Braz MG, FAU, 2024

Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1076Q891865 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, ALTO, FGV, 2024

Assinale a opção que corresponde a uma contraindicação absoluta para administração de medicamentos por hipodermóclise.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1077Q890847 | Enfermagem, Lei do SUS, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pérola PR, UNIVIDA, 2024

A Lei Federal nº 8.142/90 dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde. Tendo em vista essa lei, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1078Q886496 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Wenceslau Braz MG, FAU, 2024

Sobre a Vacina BCG assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1080Q889581 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barra do Guarita RS, FUNDATEC, 2024

Referente aos princípios e diretrizes da atenção básica, conforme a PNBA 2017, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O princípio da universalidade visa possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada aberta e preferencial da RAS (primeiro contato), acolhendo as pessoas e promovendo a vinculação e corresponsabilização pela atenção às suas necessidades de saúde.

( ) O princípio da integralidade é o conjunto de serviços executados pela equipe de saúde que atendam às necessidades da população adscrita nos campos do cuidado, da promoção e manutenção da saúde, da prevenção de doenças e agravos, da cura, da reabilitação, redução de danos e dos cuidados paliativos.

( ) O princípio da resolutividade reforça a importância de a Atenção Básica ser resolutiva, utilizando e articulando diferentes tecnologias de cuidado individual e coletivo, por meio de uma clínica ampliada capaz de construir vínculos positivos e intervenções clínica e sanitariamente efetivas.

( ) A diretriz da equidade e hierarquização visa ofertar o cuidado, reconhecendo as diferenças nas condições de vida e saúde e de acordo com as necessidades das pessoas, considerando que o direito à saúde passa pelas diferenciações sociais e deve atender à diversidade.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.