Início

Questões de Concursos Técnico em Enfermagem

Resolva questões de Técnico em Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1241Q880982 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

A vacina DTP, também chamada de tríplice bacteriana, foi criada para prevenir doenças como a difteria, o tétano e a coqueluche, que são doenças graves, classificadas como importantes problemas de saúde pública, pois ocasionam morbimortalidade infantil, mesmo que sejam imunopreveníveis e com vacinas disponibilidades no Sistema único de Saúde (SUS). O Programa Nacional de Imunizações (PNI) preconiza que a vacina DTP seja administrado o 1º reforço aos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1242Q895063 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Apiacás MT, UFMT, 2024

Referente às anotações de Enfermagem, analise as afirmativas.

I. A informação deve ser exata, com dados subjetivos ou objetivos claramente discriminados.
II. As decisões e condutas sobre a assistência e os cuidados de um paciente são baseadas em informações atuais.
III. Nas anotações, o uso do carimbo pelos profissionais da Enfermagem é facultativo.
IV. Devem ser referentes aos dados simples, que não requeiram maior aprofundamento científico.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1243Q893530 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

A Anotação de Enfermagem refere-se a dados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1244Q888157 | Enfermagem, COFEN, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Juripiranga PB, EDUCA, 2024

De acordo com a Resolução COFEN nº 736 de 17 de janeiro de 2024, os Sistemas de Linguagem Padronizada de Enfermagem, em protocolos institucionais, e com os melhores níveis de evidências científicas, são:

I. Os diagnósticos.
II. Os resultados e os indicadores.
III. As intervenções e ações/atividades.

Está(ão) CORRETA(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1245Q893536 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

O processamento de artigos hospitalares sensíveis ao calor que inativa a maioria dos fungos, vírus e todas as bactérias na forma vegetativa é a desinfecção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1246Q991331 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

A terapia por calor é o tratamento feito através da aplicação de calor, podendo ser úmidos ou secos, em pacientes no leito, por um tempo que não comprometa a circulação e a integridade cutânea e garanta a eficácia. Essa terapia oferece alguns riscos e alguns pontos importantes devem ser observados. Sobre o uso da terapia por calor é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1247Q892516 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao RecémNascido, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abadiânia GO, FUNATEC, 2024

Quais são fatores extrínsecos que podem aumentar o risco de infecção em recém-nascidos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1248Q892778 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Augusto Pestana RS, FUNDATEC, 2024

Quando se fala em administração de medicamentos, seja via oral ou parenteral, a escolha da via varia de acordo com o medicamento a ser administrado, o volume, a condição física e até a idade do paciente. Sobre as vias de administração de medicamentos parenteral e oral, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1250Q893293 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Prudentópolis PR, FAU, 2024

Preencha as lacunas com a alternativa correta. A pleura é uma membrana fina e transparente composta por duas camadas que revestem os ___________ e o interior da ___________. Os derrames pleurais são acúmulos de líquido dentro do espaço ___________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1251Q1047922 | Direito Administrativo, Improbidade Administrativa, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

As ações a seguir constituem ato de improbidade administrativa importando em enriquecimento ilícito, entre outras, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1252Q956280 | Arquivologia, Morfologia, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Texto associado.
O texto a seguir deve ser lido com atenção para responder à questão.


Pesquisadores da USP encontram microplásticos nos cérebros de oito pessoas


De tão pequenas, é impossível vê-las a olho nu. Mas elas existem e estão em todos os lugares. No mexilhão comprado direto do pescador, nas frutas e nos legumes da feira ou nos alimentos industrializados do mercado. Também já foram encontradas na cerveja, no chá, no leite, na água (em especial a engarrafada) e ainda no solo e no ar.

Em formato de esfera, fios ou fragmentos de filmes ou espuma, as partículas de plástico de tamanho microscópico são hoje mais abundantes do que nunca no planeta. Com a vida imersa em plásticos, era esperado que, em algum momento, diminutos fragmentos do material fossem encontrados até mesmo no mais protegido dos órgãos humanos, o cérebro. Agora foram.

Na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), a patologista Thais Mauad, o engenheiro ambiental Luís Fernando Amato Lourenço e a bióloga Regiani Carvalho de Oliveira identificaram partículas de microplástico no cérebro de oito pessoas que viveram ao menos cinco anos na cidade de São Paulo. Após a morte, elas foram submetidas a autopsia no Serviço de Verificação de Óbitos da Capital, onde os pesquisadores coletaram amostras de uma estrutura chamada bulbo olfatório.

Localizado no interior do crânio logo acima do nariz, os bulbos olfatórios - há dois, um em cada hemisfério cerebral - são a primeira parte do sistema nervoso central a que chegam as informações sobre os cheiros. Eles estão em contato com neurônios que detectam moléculas de odor no fundo do nariz e funcionam como uma potencial via de entrada dessas e de outras partículas, além de microrganismos, no cérebro.

Os pesquisadores precisaram resgatar equipamentos que não eram usados havia mais de 40 anos, como seringas de vidro, para lidar com esse material biológico. Também tiveram de adotar um protocolo rigoroso de limpeza dos utensílios - com lavagens com água filtrada três vezes e o uso de acetona -, além de substituir o plástico por papel alumínio ou vidro para cobrir ou fechar os recipientes. Nos dias de manipulação do material, só se podia usar roupas de algodão.

Eles congelaram as amostras do bulbo olfatório e as fatiaram em lâminas com 10 micrômetros (µm) - cada micrômetro corresponde ao milímetro dividido em mil partes iguais. Uma parte do material foi digerida por enzimas para que fosse possível detectar partículas eventualmente situadas em regiões profundas das amostras. Depois de preparado, o material foi levado para o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas. Lá fica o Sirius, uma das mais brilhantes fontes de radiação síncrotron em atividade no mundo.

Ele produz um tipo especial de luz altamente energética que alimenta 10 estações de trabalho. Com o auxílio do físico Raul de Oliveira Freitas e da química Ohanna Menezes, ambos do CNPEM, a equipe da USP usou uma dessas estações - a Imbuia - ao longo de uma semana para iluminar as amostras com um feixe de radiação infravermelha e caracterizar a composição de partículas de plástico encontradas nelas.

Ao comparar a quantidade de micro e nanoplásticos (MNP) nos três órgãos, os pesquisadores observaram que ela era até 20 vezes mais elevada no cérebro do que no fígado, onde foi encontrada a menor concentração. Também notaram que a quantidade de micro e nanoplásticos mais do que dobrou de um período para outro. Nas amostras de 2024, havia, em média, 8.861 microgramas (µg) de micro e nanoplásticos por grama (g) de tecido cerebral. Oito anos antes, a concentração média era de 3.057 µg/g.

No fígado, ela era 145 µg/g em 2016 e subiu para 465 µg/g em 2024. Nos rins, a quantidade foi intermediária (cerca de 600 µg/g) nos dois períodos. Em todos os casos, o material detectado em maior abundância foi o polietileno. Também derivado do petróleo, esse polímero plástico foi sintetizado casualmente em 1898 pelo químico alemão Hans von Pechmann (1850-1902) e hoje é o plástico mais produzido no mundo (34% do total), usado em sacolas, garrafas, copos e filmes plásticos.


Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/pesquisadores-da-usp-encontram-microplasticos-no-cerebro-de-oito-pessoas/ (adaptado).
A classificação gramatical das palavras é essencial para compreender a estrutura das orações na língua portuguesa. No trecho "Eles congelaram as amostras", as palavras pertencem a diferentes classes gramaticais. Nesse sentido, assinale a alternativa que classifica corretamente cada palavra da frase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1253Q883834 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

A letra D do protocolo ABCDE representa a etapa de Disability (avaliação neurológica). Durante essa etapa, uma avaliação rápida da função neurológica é realizada. Qual método é amplamente utilizado para essa avaliação no atendimento inicial ao trauma?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1254Q1040765 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Técnico em Enfermagem, TJ PE, FCC

As complicações do diabetes podem ser agudas ou crônicas. Quando relacionadas ao aumento ou diminuição dos níveis glicêmicos é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1255Q1040767 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Técnico em Enfermagem, TJ PE, FCC

Em diversas situações, a demência e o delírio são observadas em idosos:

I. O delírio pode ser decorrente de intoxicação medicamentosa, desidratação, infecção e traumatismo craniano.

II. A demência caracteriza-se por alterações cognitivas, funcionais e comportamentais.

III. A doença de Alzheimer é o tipo de demência mais comum, seguida da demência vascular ou por multi-infarto.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1256Q883841 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Durante a troca de curativo em um paciente com dreno de penrose, quais cuidados devem ser priorizados para evitar infecções e garantir o correto funcionamento do dreno? Considere a importância da técnica asséptica e da inspeção do local.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1257Q890753 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cândido de Abreu PR, FAUEL, 2024

Os Resíduos dos Serviços de Saúde (RSS) são classificados por grupos, fazendo parte do Grupo A, os resíduos com possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção. Sobre a temática, e considerando a Resolução nº 222 de 2018, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1258Q1040770 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, TJ PE, FCC

Ao proceder o registro de informações escritas na anotação de enfermagem recomenda-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1259Q881283 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Ao realizar o curativo em um paciente, o profissional de enfermagem observou a presença de esfacelo.
Acerca desse achado é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1260Q881284 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

O teste da orelhinha (triagem auditiva neonatal) é um exame que faz parte da triagem neonatal e deve ser feito ainda na maternidade, preferencialmente, entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.