Início

Questões de Concursos Técnico em Enfermagem

Resolva questões de Técnico em Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1361Q893533 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

NÃO é cuidado com Sonda Vesical de Demora:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1362Q888164 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Juripiranga PB, EDUCA, 2024

É uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete o aparelho respiratório (traqueia e brônquios). É causada pela bactéria Bordetella pertussis. A doença evolui em três fases sucessivas. A fase catarral inicia-se com manifestações respiratórias e sintomas leves, que podem ser confundidos com uma gripe: febre, coriza, mal-estar e tosse seca. Em seguida, há acessos de tosse seca contínua. Na fase aguda, os acessos de tosse são finalizados por inspiração forçada e prolongada, vômitos que provocam dificuldade de beber, comer e respirar. Na convalescença, os acessos de tosse desaparecem e dão lugar à tosse comum.

A doença que o texto faz referência é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1363Q886375 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

O impetigo é uma infecção superficial da pele causada por estafilococos, estreptococos ou múltiplas bactérias. Sobre impetigo, analisar os itens.
I. O impetigo é contagioso e pode espalhar-se para outras partes da pele. Além disso, pode disseminar-se para outros membros da família que entrem em contato físico com o paciente, ou que usem toalhas ou pentes contaminados com exsudato das lesões. II. A ruptura da integridade da pele possibilita a colonização de bactérias abaixo da superfície cutânea. III. As lesões começam como pequenas máculas avermelhadas, que se transformam em vesículas separadas e de paredes finas. Essas vesículas sofrem ruptura e ficam cobertas por uma crosta melicérica.
Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1364Q1047911 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Um torneio de voleibol será disputado por 10 equipes no sistema “mata-mata”, ou seja, em cada jogo, a equipe vencedora continua no torneio e a perdedora é eliminada.
O número de jogos desse torneio será então igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1365Q892777 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Augusto Pestana RS, FUNDATEC, 2024

Segundo a Portaria do Ministério da Saúde nº 2436/2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, no que se refere a seus princípios e diretrizes, analise as assertivas a seguir:

I. A universalidade é um princípio que possibilita o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada aberta e preferencial da Rede de Atenção à Saúde (RAS), acolhendo as pessoas e promovendo a vinculação e corresponsabilização pela atenção às suas necessidades de saúde.
II. A integralidade é um princípio que se refere ao conjunto de serviços executados pela equipe de saúde que atendam às necessidades da população adscrita nos campos do cuidado, da promoção e manutenção da saúde, da prevenção de doenças e agravos, da cura, da reabilitação, redução de danos e dos cuidados paliativos.
III. Faz parte das diretrizes à equidade no cuidado, que busca ofertar o cuidado à pessoa, reconhecendo as diferenças nas condições de vida e saúde, sem qualquer exclusão baseada em idade, gênero, cor, etc.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1366Q956017 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.

Por que agora a solidão nos adoece?

Para Vivek Murthy, cirurgião-geral e principal autoridade de saúde pública dos EUA, “a teoria evolutiva da solidão de John Cacioppo* está enraizada na observação de que os humanos sobreviveram como espécie não porque temos vantagens físicas como tamanho, força ou velocidade, mas por causa de nossa capacidade de nos conectar em grupos sociais”.
Essa teoria define a solidão como um estímulo para uma necessidade básica: a de nos conectar. “Assim temos uma maior chance de adaptação ao nosso ambiente”, defendeu o psiquiatra Thyago Antonelli-Salgado, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
“Se pensarmos nos primatas, humanos e não-humanos, com um comportamento de grupo, eles se protegeram contra a ameaça de predação, a escassez de recursos, e, assim, houve uma seleção natural desses indivíduos”, explicou.
Hoje, todavia, segundo os especialistas, a solidão é mais prevalente e intensa do que nunca e se configura como um grave problema de saúde pública. Em relatório de 2023, Murthy destaca que essa condição está associada a um risco maior de doença cardiovascular, demência, AVC, depressão, ansiedade e morte prematura. “O impacto de estar socialmente desconectado na mortalidade é semelhante ao causado por fumar até 15 cigarros por dia.”
Por enquanto, as principais evidências não são capazes de cravar essa relação de causa e efeito. De qualquer forma, o crescente arcabouço científico tem deixado países em alerta. O Japão criou um “Ministério da Solidão”, e, no Reino Unido, uma secretária foi nomeada para combatê-la.
O ponto chave que envolve a solidão é o sofrimento. Entretanto a redução de interações pode ser feita com um objetivo maior, como autoconhecimento ou necessidade profissional (escrever um livro, por exemplo), não estando, portanto, associada a alguma repercussão negativa. Nesse caso, falamos de solitude.
Antonelli-Salgado aponta que a solidão não pode ser tema abordado apenas na velhice. A importância da conexão social precisa ser ensinada desde cedo. “Muitas vezes, a gente ensina às crianças que, mesmo sem fome, é importante comer para crescer forte. É preciso tomar água para se hidratar. Mas não falamos sobre a importância de ter boas conexões sociais para que haja uma maior qualidade de vida.” Para ele, bons vínculos têm a ver com profundidade, com estabelecer efetivas relações sociais e pensar que elas são sempre uma troca.

(Leon Ferrari. Disponível em: www.estadao.com.br/saude/a-solidao-nosajudou-a-sobreviver-por-que-agora-nos-adoece-especialistas- -explicam/?utm_source=estadao:mail. Adaptado)

* John T. Cacioppo (1951-2018): professor da Universidade de Chicago, onde fundou o Centro da Neurociência Cognitiva e Social.
Os parênteses permitem introduzir observação adicional que pode ser suprimida sem interferir na compreensão do texto. É o que ocorre no trecho reescrito em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1367Q893298 | Enfermagem, Aleitamento Materno, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Prudentópolis PR, FAU, 2024

Para eficácia do aleitamento materno, quando o bebê pega o peito, seu queixo deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1368Q1064823 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pombal PB, CPCON, 2025

Texto associado.
Leia o Texto 3 para responder à questão.


TEXTO 3


O que mais você quer?

Por Martha Medeiros


Era uma festa familiar, dessas que reúnem tios, primos, avós e alguns agregados ocasionais que ninguém conhece direito. Jogada no sofá, uma garota não estava lá muito sociável, a cara era de enterro. Quieta, olhava para a parede como se ali fosse encontrar a resposta para a pergunta que certamente martelava em sua cabeça: o que estou fazendo aqui? De soslaio, flagrei a mãe dela também observando a cena, inconsolável, ao mesmo tempo em que comentava com uma tia: “Olha pra essa menina. Sempre com esta cara. Nunca está feliz. Tem emprego, marido, filho. O que ela pode querer mais?”

Nada é tão comum quanto resumirmos a vida de outra pessoa e achar que ela não pode querer mais. Fulana é linda, jovem e tem um corpaço, o que mais ela quer? Sicrana ganha rios de dinheiro, é valorizada no trabalho e vive viajando, o que é que lhe falta?

Imaginei a garota acusando o golpe e confessando: sim, quero mais. Quero não ter nenhuma condescendência com o tédio, não ser forçada a aceitá-lo na minha rotina como um inquilino inevitável. Acada manhã, exijo ao menos a expectativa de uma surpresa, quer ela aconteça ou não. Expectativa, por si só, já é um entusiasmo.

Quero que o fato de ter uma vida prática e sensata não me roube o direito ao desatino. Que eu nunca aceite a ideia de que a maturidade exige um certo conformismo. Que eu não tenha medo nem vergonha de ainda desejar.

Quero uma primeira vez outra vez. Um primeiro beijo em alguém que ainda não conheço, uma primeira caminhada por uma nova cidade, uma primeira estreia em algo que nunca fiz, quero seguir desfazendo as virgindades que ainda carrego, quero ter sensações inéditas até o fim dos meus dias.

Quero ventilação, não morrer um pouquinho a cada dia sufocada em obrigações e em exigências de ser a melhor mãe do mundo, a melhor esposa do mundo, a melhor qualquer coisa. Gostaria de me reconciliar com meus defeitos e fraquezas, arejar minha biografia, deixar que vazem algumas ideias minhas que não são muito abençoáveis.

Queria não me sentir tão responsável sobre o que acontece ao meu redor. Compreender e aceitar que não tenho controle nenhum sobre as emoções dos outros, sobre suas escolhas, sobre as coisas que dão errado e também sobre as que dão certo. Me permitir ser um pouco insignificante.

E, na minha insignificância, poder acordar um dia mais tarde sem dar explicação, conversar com estranhos, me divertir fazendo coisas que nunca imaginei, deixar de ser tão misteriosa pra mim mesma, me conectar com as minhas outras possibilidades de existir. O que eu quero mais? Me escutar e obedecer ao meu lado mais transgressor, menos comportadinho, menos refém de reuniões familiares, marido, filhos, bolos de aniversário e despertadores na segunda-feira de manhã. E também quero mais tempo livre. E mais abraços.

Pois é, ninguém está satisfeito. Ainda bem.

Fonte: MEDEIROS, M. Doidas e Santas. Porto Alegre: L&PM, 2008 Adaptado.
A que tipo de comportamento a protagonista se opõe em suas reflexões?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1369Q881273 | Enfermagem, Humanização, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Assegurar o cumprimento dos direitos dos usuários do SUS em todas as fases do cuidado faz parte do seguinte aspecto da Política Nacional de Humanização:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1370Q955003 | Enfermagem, Medicação Intramuscular, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Sobre a administração de medicamentos por via intramuscular, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1371Q955004 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

O manuseio e separação dos Resíduos dos Serviços de Saúde (RSS) requer utilização de sacos e coletores para acondicionamento adequado conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Desse modo, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1372Q1040764 | Enfermagem, Fisiologia, Técnico em Enfermagem, TJ PE, FCC

Portador de hemofilia admitido na instituição solicitou informações sobre a patologia. Ele pode ser informado que se trata de uma doença

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1373Q1064829 | Informática, Navegadores Browser, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pombal PB, CPCON, 2025

Para tornar a experiência mais personalizada, os navegadores web utilizam pequenos arquivos de texto com fragmentos de dados que são salvos no computador do usuário. Esses arquivos são chamados de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1374Q890749 | Enfermagem, Parada Cardiorespiratória PCR, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cândido de Abreu PR, FAUEL, 2024

A cessação súbita da circulação sistêmica e da respiração é denominada parada cardiorrespiratória (PCR), e as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) devem ser executadas por profissionais devidamente treinados e norteadas pelas recomendações da American Heart Association (AHA). Durante as manobras de RCP, a AHA (2020) recomenda que a epinefrina seja administrada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1375Q884352 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Coronel Bicaco RS, FUNDATEC, 2024

O reconhecimento precoce do Acidente Vascular Encefálico isquêmico (AVEi) é extremamente importante, pois o tempo do início dos sintomas até a reperfusão é crucial. Os sinais e sintomas de um AVEi podem ser sutis. Entre eles estão, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1376Q956037 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Ao realizar visita domiciliar para acompanhamento de um adolescente com baixo peso e diagnóstico de anemia ferropriva, o técnico de enfermagem deve enfatizar, entre outras, orientações nutricionais, tais como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1377Q920199 | Enfermagem, COFEN, Técnico em Enfermagem, IFES, IF ES, 2025

O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes, recorrentes e cíclicas (Resolução Cofen nº 736, de 17 de janeiro de 2024). São etapas do processo de enfermagem, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1378Q892039 | Informática, Editor de Textos, Técnico em Enfermagem, SESMT, FGV, 2024

No contexto do editor Microsoft Word, assinale a opção que descreve a função principal da hifenização.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1379Q920205 | Enfermagem, Parada Cardiorespiratória PCR, Técnico em Enfermagem, IFES, IF ES, 2025

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Em relação a esse tema, marque a alternativaINCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1380Q920206 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico em Enfermagem, IFES, IF ES, 2025

O SUS conta com diversas políticas públicas voltadas para a promoção da equidade e da integralidade no atendimento a grupos populacionais específicos. Considerando as políticas de saúde voltadas para as minorias, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.