Início

Questões de Concursos Técnico em Enfermagem

Resolva questões de Técnico em Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1431Q884555 | Enfermagem, Sinais vitais, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2024

As terapias com aplicação de compressas quentes e frias não levam à cura de nenhuma enfermidade, contudo, podem ser estratégias que auxiliam nas funções fisiológicas, com vários objetivos terapêuticos. Sobre a terapia com aplicações de calor e frio e os efeitos fisiopatológicos esperados, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1432Q894284 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Iguaraçu PR, UNIVIDA, 2024

Dentre as necessidades humanas básicas, estão as necessidades fisiológicas. Analise as alternativas abaixo e assinale a que não é uma necessidade fisiológica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1433Q894287 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Iguaraçu PR, UNIVIDA, 2024

Cada medicamento possui uma apresentação e deve ser administrado por uma via específica. Analise a prescrição abaixo e assinale a alternativa que contenha as vias de administração prescritas:

Penicilina Benzatina 1.200.000 UI/IM – Agora

Insulina NPH 10 UI/SC – 06h00 da manhã

Dipirona 500mg/VO – de 06/06h se dor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1434Q890707 | Enfermagem, APHAtendimento PréHospitalar, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Paciente M.C.V., do sexo masculino, 55 anos, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Primavera do Leste com sinais e sintomas suspeitos de Acidente Vascular Encefálico (AVE). Para o diagnóstico diferencial da suspeita de AVC, deve-se aplicar, durante a avaliação do paciente, a escala de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1435Q892505 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abadiânia GO, FUNATEC, 2024

Qual das seguintes afirmações sobre os cuidados com a pele na prevenção de úlceras de decúbito é verdadeira:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1436Q888155 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Juripiranga PB, EDUCA, 2024

Os métodos revisados para a coleta de dados são aplicados universalmente para a vigilância em saúde pública. Contudo, as distintas necessidades, doenças e fontes de dados requerem diferentes procedimentos de coleta.

A respeito dos tipos fundamentais de vigilância que podem ser realizados nos serviços de saúde, assinale:

1. Vigilância passiva.
2. Vigilância ativa.
3. Vigilância sentinela.
( ) Nesse tipo de vigilância, a equipe de saúde recorre à fonte de informação para realizar uma busca intencional de casos do evento sujeito à vigilância. Os profissionais da equipe de saúde buscam diretamente os dados objetos de vigilância, revisando até mesmo os registros rotineiros do serviço de saúde e os registros diários de atenção às pessoas.

( ) Baseia-se na informação proporcionada por um grupo selecionado como fonte de notificação do sistema ("unidades ") que se comprometem a estudar uma amostra pré-concebida ("amostra ") de indivíduos de um grupo populacional específico, no qual é avaliada a presença de um evento de interesse para a vigilância ("condição "). Esse tipo de vigilância permite estudar as tendências de certos eventos de interesse.

( ) Nesse tipo de vigilância, cada nível de saúde envia informação de forma rotineira e periódica sobre os eventos sujeitos à vigilância ao nível imediatamente superior.


Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1437Q892508 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abadiânia GO, FUNATEC, 2024

O que considerar ao escrever diferentes tipos de anotação de enfermagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1438Q893533 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

NÃO é cuidado com Sonda Vesical de Demora:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1439Q1002846 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, EBSERH, IBFC, 2023

São parte dos 5 momentos da lavagem das mãos recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1440Q991330 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

A aplicação local de frio em camadas superficiais da pele através de bolsa térmica de gelo ou compressas úmidas, tem os seguintes objetivos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1441Q991334 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

Podemos observar os efeitos da hipoxemia por ação direta, depressora nos tecidos e órgãos, como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1442Q886375 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

O impetigo é uma infecção superficial da pele causada por estafilococos, estreptococos ou múltiplas bactérias. Sobre impetigo, analisar os itens.
I. O impetigo é contagioso e pode espalhar-se para outras partes da pele. Além disso, pode disseminar-se para outros membros da família que entrem em contato físico com o paciente, ou que usem toalhas ou pentes contaminados com exsudato das lesões. II. A ruptura da integridade da pele possibilita a colonização de bactérias abaixo da superfície cutânea. III. As lesões começam como pequenas máculas avermelhadas, que se transformam em vesículas separadas e de paredes finas. Essas vesículas sofrem ruptura e ficam cobertas por uma crosta melicérica.
Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1443Q999274 | Raciocínio Lógico, Equivalências, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Observe atentamente as premissas seguintes:
Premissa 1: "Todos os gatos são mamíferos". Premissa 2: "Todos os mamíferos são vertebrados".
A partir dessas premissas, assinale a alternativa que apresenta a inferência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1444Q892780 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Augusto Pestana RS, FUNDATEC, 2024

O Centro de Materiais Esterilizados (CME) é uma unidade de apoio técnico dentro dos estabelecimentos de saúde destinada a receber material considerado sujo e contaminado, descontaminá-los, prepará-los e esterilizá-los, bem como preparar e esterilizar as roupas limpas oriundas da lavanderia e armazenar esses artigos para futura distribuição. Sobre os processos realizados nessa unidade, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A limpeza consiste na remoção da sujidade visível, orgânica e inorgânica, mediante o uso da água, sabão e detergente neutro ou detergente enzimático em artigos e superfícies.
( ) A desinfecção é o processo de eliminação e destruição de microrganismos, patogênicos ou não em sua forma vegetativa, que estejam presentes nos artigos e objetos inanimados, mediante a aplicação de agentes físicos ou químicos, ácidos de alto nível, capazes de destruir esses agentes em um intervalo de tempo operacional de 10 a 30 min.
( ) São usados os seguintes princípios ativos permitidos como desinfetantes pelo Ministério da Saúde: aldeídos, compostos fenólicos, ácido paracético.
( ) Nos estabelecimentos de saúde, o método de esterilização disponível para processamento de artigos no dia a dia é apenas o calor, em virtude do tempo médio do processo.
( ) Os controles do processo de esterilização, que podem indicar falha no processo de esterilização de artigos, são realizados através de testes químicos e biológicos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1445Q956017 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.

Por que agora a solidão nos adoece?

Para Vivek Murthy, cirurgião-geral e principal autoridade de saúde pública dos EUA, “a teoria evolutiva da solidão de John Cacioppo* está enraizada na observação de que os humanos sobreviveram como espécie não porque temos vantagens físicas como tamanho, força ou velocidade, mas por causa de nossa capacidade de nos conectar em grupos sociais”.
Essa teoria define a solidão como um estímulo para uma necessidade básica: a de nos conectar. “Assim temos uma maior chance de adaptação ao nosso ambiente”, defendeu o psiquiatra Thyago Antonelli-Salgado, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
“Se pensarmos nos primatas, humanos e não-humanos, com um comportamento de grupo, eles se protegeram contra a ameaça de predação, a escassez de recursos, e, assim, houve uma seleção natural desses indivíduos”, explicou.
Hoje, todavia, segundo os especialistas, a solidão é mais prevalente e intensa do que nunca e se configura como um grave problema de saúde pública. Em relatório de 2023, Murthy destaca que essa condição está associada a um risco maior de doença cardiovascular, demência, AVC, depressão, ansiedade e morte prematura. “O impacto de estar socialmente desconectado na mortalidade é semelhante ao causado por fumar até 15 cigarros por dia.”
Por enquanto, as principais evidências não são capazes de cravar essa relação de causa e efeito. De qualquer forma, o crescente arcabouço científico tem deixado países em alerta. O Japão criou um “Ministério da Solidão”, e, no Reino Unido, uma secretária foi nomeada para combatê-la.
O ponto chave que envolve a solidão é o sofrimento. Entretanto a redução de interações pode ser feita com um objetivo maior, como autoconhecimento ou necessidade profissional (escrever um livro, por exemplo), não estando, portanto, associada a alguma repercussão negativa. Nesse caso, falamos de solitude.
Antonelli-Salgado aponta que a solidão não pode ser tema abordado apenas na velhice. A importância da conexão social precisa ser ensinada desde cedo. “Muitas vezes, a gente ensina às crianças que, mesmo sem fome, é importante comer para crescer forte. É preciso tomar água para se hidratar. Mas não falamos sobre a importância de ter boas conexões sociais para que haja uma maior qualidade de vida.” Para ele, bons vínculos têm a ver com profundidade, com estabelecer efetivas relações sociais e pensar que elas são sempre uma troca.

(Leon Ferrari. Disponível em: www.estadao.com.br/saude/a-solidao-nosajudou-a-sobreviver-por-que-agora-nos-adoece-especialistas- -explicam/?utm_source=estadao:mail. Adaptado)

* John T. Cacioppo (1951-2018): professor da Universidade de Chicago, onde fundou o Centro da Neurociência Cognitiva e Social.
Os parênteses permitem introduzir observação adicional que pode ser suprimida sem interferir na compreensão do texto. É o que ocorre no trecho reescrito em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1446Q1064823 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pombal PB, CPCON, 2025

Texto associado.
Leia o Texto 3 para responder à questão.


TEXTO 3


O que mais você quer?

Por Martha Medeiros


Era uma festa familiar, dessas que reúnem tios, primos, avós e alguns agregados ocasionais que ninguém conhece direito. Jogada no sofá, uma garota não estava lá muito sociável, a cara era de enterro. Quieta, olhava para a parede como se ali fosse encontrar a resposta para a pergunta que certamente martelava em sua cabeça: o que estou fazendo aqui? De soslaio, flagrei a mãe dela também observando a cena, inconsolável, ao mesmo tempo em que comentava com uma tia: “Olha pra essa menina. Sempre com esta cara. Nunca está feliz. Tem emprego, marido, filho. O que ela pode querer mais?”

Nada é tão comum quanto resumirmos a vida de outra pessoa e achar que ela não pode querer mais. Fulana é linda, jovem e tem um corpaço, o que mais ela quer? Sicrana ganha rios de dinheiro, é valorizada no trabalho e vive viajando, o que é que lhe falta?

Imaginei a garota acusando o golpe e confessando: sim, quero mais. Quero não ter nenhuma condescendência com o tédio, não ser forçada a aceitá-lo na minha rotina como um inquilino inevitável. Acada manhã, exijo ao menos a expectativa de uma surpresa, quer ela aconteça ou não. Expectativa, por si só, já é um entusiasmo.

Quero que o fato de ter uma vida prática e sensata não me roube o direito ao desatino. Que eu nunca aceite a ideia de que a maturidade exige um certo conformismo. Que eu não tenha medo nem vergonha de ainda desejar.

Quero uma primeira vez outra vez. Um primeiro beijo em alguém que ainda não conheço, uma primeira caminhada por uma nova cidade, uma primeira estreia em algo que nunca fiz, quero seguir desfazendo as virgindades que ainda carrego, quero ter sensações inéditas até o fim dos meus dias.

Quero ventilação, não morrer um pouquinho a cada dia sufocada em obrigações e em exigências de ser a melhor mãe do mundo, a melhor esposa do mundo, a melhor qualquer coisa. Gostaria de me reconciliar com meus defeitos e fraquezas, arejar minha biografia, deixar que vazem algumas ideias minhas que não são muito abençoáveis.

Queria não me sentir tão responsável sobre o que acontece ao meu redor. Compreender e aceitar que não tenho controle nenhum sobre as emoções dos outros, sobre suas escolhas, sobre as coisas que dão errado e também sobre as que dão certo. Me permitir ser um pouco insignificante.

E, na minha insignificância, poder acordar um dia mais tarde sem dar explicação, conversar com estranhos, me divertir fazendo coisas que nunca imaginei, deixar de ser tão misteriosa pra mim mesma, me conectar com as minhas outras possibilidades de existir. O que eu quero mais? Me escutar e obedecer ao meu lado mais transgressor, menos comportadinho, menos refém de reuniões familiares, marido, filhos, bolos de aniversário e despertadores na segunda-feira de manhã. E também quero mais tempo livre. E mais abraços.

Pois é, ninguém está satisfeito. Ainda bem.

Fonte: MEDEIROS, M. Doidas e Santas. Porto Alegre: L&PM, 2008 Adaptado.
A que tipo de comportamento a protagonista se opõe em suas reflexões?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1447Q956279 | Português, Crase, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Texto associado.
O texto a seguir deve ser lido com atenção para responder à questão.


Pesquisadores da USP encontram microplásticos nos cérebros de oito pessoas


De tão pequenas, é impossível vê-las a olho nu. Mas elas existem e estão em todos os lugares. No mexilhão comprado direto do pescador, nas frutas e nos legumes da feira ou nos alimentos industrializados do mercado. Também já foram encontradas na cerveja, no chá, no leite, na água (em especial a engarrafada) e ainda no solo e no ar.

Em formato de esfera, fios ou fragmentos de filmes ou espuma, as partículas de plástico de tamanho microscópico são hoje mais abundantes do que nunca no planeta. Com a vida imersa em plásticos, era esperado que, em algum momento, diminutos fragmentos do material fossem encontrados até mesmo no mais protegido dos órgãos humanos, o cérebro. Agora foram.

Na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), a patologista Thais Mauad, o engenheiro ambiental Luís Fernando Amato Lourenço e a bióloga Regiani Carvalho de Oliveira identificaram partículas de microplástico no cérebro de oito pessoas que viveram ao menos cinco anos na cidade de São Paulo. Após a morte, elas foram submetidas a autopsia no Serviço de Verificação de Óbitos da Capital, onde os pesquisadores coletaram amostras de uma estrutura chamada bulbo olfatório.

Localizado no interior do crânio logo acima do nariz, os bulbos olfatórios - há dois, um em cada hemisfério cerebral - são a primeira parte do sistema nervoso central a que chegam as informações sobre os cheiros. Eles estão em contato com neurônios que detectam moléculas de odor no fundo do nariz e funcionam como uma potencial via de entrada dessas e de outras partículas, além de microrganismos, no cérebro.

Os pesquisadores precisaram resgatar equipamentos que não eram usados havia mais de 40 anos, como seringas de vidro, para lidar com esse material biológico. Também tiveram de adotar um protocolo rigoroso de limpeza dos utensílios - com lavagens com água filtrada três vezes e o uso de acetona -, além de substituir o plástico por papel alumínio ou vidro para cobrir ou fechar os recipientes. Nos dias de manipulação do material, só se podia usar roupas de algodão.

Eles congelaram as amostras do bulbo olfatório e as fatiaram em lâminas com 10 micrômetros (µm) - cada micrômetro corresponde ao milímetro dividido em mil partes iguais. Uma parte do material foi digerida por enzimas para que fosse possível detectar partículas eventualmente situadas em regiões profundas das amostras. Depois de preparado, o material foi levado para o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas. Lá fica o Sirius, uma das mais brilhantes fontes de radiação síncrotron em atividade no mundo.

Ele produz um tipo especial de luz altamente energética que alimenta 10 estações de trabalho. Com o auxílio do físico Raul de Oliveira Freitas e da química Ohanna Menezes, ambos do CNPEM, a equipe da USP usou uma dessas estações - a Imbuia - ao longo de uma semana para iluminar as amostras com um feixe de radiação infravermelha e caracterizar a composição de partículas de plástico encontradas nelas.

Ao comparar a quantidade de micro e nanoplásticos (MNP) nos três órgãos, os pesquisadores observaram que ela era até 20 vezes mais elevada no cérebro do que no fígado, onde foi encontrada a menor concentração. Também notaram que a quantidade de micro e nanoplásticos mais do que dobrou de um período para outro. Nas amostras de 2024, havia, em média, 8.861 microgramas (µg) de micro e nanoplásticos por grama (g) de tecido cerebral. Oito anos antes, a concentração média era de 3.057 µg/g.

No fígado, ela era 145 µg/g em 2016 e subiu para 465 µg/g em 2024. Nos rins, a quantidade foi intermediária (cerca de 600 µg/g) nos dois períodos. Em todos os casos, o material detectado em maior abundância foi o polietileno. Também derivado do petróleo, esse polímero plástico foi sintetizado casualmente em 1898 pelo químico alemão Hans von Pechmann (1850-1902) e hoje é o plástico mais produzido no mundo (34% do total), usado em sacolas, garrafas, copos e filmes plásticos.


Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/pesquisadores-da-usp-encontram-microplasticos-no-cerebro-de-oito-pessoas/ (adaptado).
Analise as assertivas a seguir sobre o uso correto da crase conforme as normas da língua portuguesa:

I. Foi necessária a utilização de uma luz especial à estrutura das amostras.
II. Os pesquisadores se referem à partículas encontradas como perigosas.
III. Os utensílios foram submetidos à uma rigorosa limpeza.

O uso da crase está correto em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1448Q955001 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Quando houver suspeita ou constatação de que um determinado imunobiológico foi submetido a condições que provoquem desvio na sua qualidade (por exemplo: acondicionado ou mantido fora dos padrões de temperatura preconizados), o Programa Nacional de Imunizações (PNI) faz orientações para serem seguidas pelos trabalhadores de sala de vacinas. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir.

I- O trabalhador deve comunicar a ocorrência ao responsável técnico pelo serviço de vacinação e, em seguida, identificar, separar e armazenar o produto em condições adequadas da Cadeia de Frio. Posteriormente, deve preencher o formulário de alterações diversas (Desvio de Qualidade) e encaminhá-lo à Coordenação Municipal de Imunizações. O formulário deverá ser submetido à CGPNI por intermédio da Coordenação Estadual de Imunizações.
II- O trabalhador deve comunicar à coordenação local do PNI; em seguida, deverá promover a inativação do material com auxílio de estufa. Posteriormente, deve descartar os imunobiológicos juntamente aos resíduos comuns da unidade de saúde, uma vez que não oferecerão mais riscos à saúde pública.
III- O trabalhador deve quantificar as doses inutilizadas para informar no boletim semanal, descontando do estoque. Posteriormente, deve fazer o descarte dos frascos com suspeita ou constatação de desvio de qualidade, encaminhando-os à empresa coletora dos resíduos infectantes dos serviços de saúde, utilizando sacos plásticos próprios para resíduos hospitalares.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1449Q1064829 | Informática, Navegadores Browser, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pombal PB, CPCON, 2025

Para tornar a experiência mais personalizada, os navegadores web utilizam pequenos arquivos de texto com fragmentos de dados que são salvos no computador do usuário. Esses arquivos são chamados de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1450Q955005 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Durante a consulta de puericultura, é fundamental a aferição e registro dos dados antropométricos. Aeste respeito, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.