Início

Questões de Concursos Técnico em Enfermagem

Resolva questões de Técnico em Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1451Q956279 | Português, Crase, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Texto associado.
O texto a seguir deve ser lido com atenção para responder à questão.


Pesquisadores da USP encontram microplásticos nos cérebros de oito pessoas


De tão pequenas, é impossível vê-las a olho nu. Mas elas existem e estão em todos os lugares. No mexilhão comprado direto do pescador, nas frutas e nos legumes da feira ou nos alimentos industrializados do mercado. Também já foram encontradas na cerveja, no chá, no leite, na água (em especial a engarrafada) e ainda no solo e no ar.

Em formato de esfera, fios ou fragmentos de filmes ou espuma, as partículas de plástico de tamanho microscópico são hoje mais abundantes do que nunca no planeta. Com a vida imersa em plásticos, era esperado que, em algum momento, diminutos fragmentos do material fossem encontrados até mesmo no mais protegido dos órgãos humanos, o cérebro. Agora foram.

Na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), a patologista Thais Mauad, o engenheiro ambiental Luís Fernando Amato Lourenço e a bióloga Regiani Carvalho de Oliveira identificaram partículas de microplástico no cérebro de oito pessoas que viveram ao menos cinco anos na cidade de São Paulo. Após a morte, elas foram submetidas a autopsia no Serviço de Verificação de Óbitos da Capital, onde os pesquisadores coletaram amostras de uma estrutura chamada bulbo olfatório.

Localizado no interior do crânio logo acima do nariz, os bulbos olfatórios - há dois, um em cada hemisfério cerebral - são a primeira parte do sistema nervoso central a que chegam as informações sobre os cheiros. Eles estão em contato com neurônios que detectam moléculas de odor no fundo do nariz e funcionam como uma potencial via de entrada dessas e de outras partículas, além de microrganismos, no cérebro.

Os pesquisadores precisaram resgatar equipamentos que não eram usados havia mais de 40 anos, como seringas de vidro, para lidar com esse material biológico. Também tiveram de adotar um protocolo rigoroso de limpeza dos utensílios - com lavagens com água filtrada três vezes e o uso de acetona -, além de substituir o plástico por papel alumínio ou vidro para cobrir ou fechar os recipientes. Nos dias de manipulação do material, só se podia usar roupas de algodão.

Eles congelaram as amostras do bulbo olfatório e as fatiaram em lâminas com 10 micrômetros (µm) - cada micrômetro corresponde ao milímetro dividido em mil partes iguais. Uma parte do material foi digerida por enzimas para que fosse possível detectar partículas eventualmente situadas em regiões profundas das amostras. Depois de preparado, o material foi levado para o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas. Lá fica o Sirius, uma das mais brilhantes fontes de radiação síncrotron em atividade no mundo.

Ele produz um tipo especial de luz altamente energética que alimenta 10 estações de trabalho. Com o auxílio do físico Raul de Oliveira Freitas e da química Ohanna Menezes, ambos do CNPEM, a equipe da USP usou uma dessas estações - a Imbuia - ao longo de uma semana para iluminar as amostras com um feixe de radiação infravermelha e caracterizar a composição de partículas de plástico encontradas nelas.

Ao comparar a quantidade de micro e nanoplásticos (MNP) nos três órgãos, os pesquisadores observaram que ela era até 20 vezes mais elevada no cérebro do que no fígado, onde foi encontrada a menor concentração. Também notaram que a quantidade de micro e nanoplásticos mais do que dobrou de um período para outro. Nas amostras de 2024, havia, em média, 8.861 microgramas (µg) de micro e nanoplásticos por grama (g) de tecido cerebral. Oito anos antes, a concentração média era de 3.057 µg/g.

No fígado, ela era 145 µg/g em 2016 e subiu para 465 µg/g em 2024. Nos rins, a quantidade foi intermediária (cerca de 600 µg/g) nos dois períodos. Em todos os casos, o material detectado em maior abundância foi o polietileno. Também derivado do petróleo, esse polímero plástico foi sintetizado casualmente em 1898 pelo químico alemão Hans von Pechmann (1850-1902) e hoje é o plástico mais produzido no mundo (34% do total), usado em sacolas, garrafas, copos e filmes plásticos.


Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/pesquisadores-da-usp-encontram-microplasticos-no-cerebro-de-oito-pessoas/ (adaptado).
Analise as assertivas a seguir sobre o uso correto da crase conforme as normas da língua portuguesa:

I. Foi necessária a utilização de uma luz especial à estrutura das amostras.
II. Os pesquisadores se referem à partículas encontradas como perigosas.
III. Os utensílios foram submetidos à uma rigorosa limpeza.

O uso da crase está correto em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1452Q955001 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Quando houver suspeita ou constatação de que um determinado imunobiológico foi submetido a condições que provoquem desvio na sua qualidade (por exemplo: acondicionado ou mantido fora dos padrões de temperatura preconizados), o Programa Nacional de Imunizações (PNI) faz orientações para serem seguidas pelos trabalhadores de sala de vacinas. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir.

I- O trabalhador deve comunicar a ocorrência ao responsável técnico pelo serviço de vacinação e, em seguida, identificar, separar e armazenar o produto em condições adequadas da Cadeia de Frio. Posteriormente, deve preencher o formulário de alterações diversas (Desvio de Qualidade) e encaminhá-lo à Coordenação Municipal de Imunizações. O formulário deverá ser submetido à CGPNI por intermédio da Coordenação Estadual de Imunizações.
II- O trabalhador deve comunicar à coordenação local do PNI; em seguida, deverá promover a inativação do material com auxílio de estufa. Posteriormente, deve descartar os imunobiológicos juntamente aos resíduos comuns da unidade de saúde, uma vez que não oferecerão mais riscos à saúde pública.
III- O trabalhador deve quantificar as doses inutilizadas para informar no boletim semanal, descontando do estoque. Posteriormente, deve fazer o descarte dos frascos com suspeita ou constatação de desvio de qualidade, encaminhando-os à empresa coletora dos resíduos infectantes dos serviços de saúde, utilizando sacos plásticos próprios para resíduos hospitalares.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1453Q1064829 | Informática, Navegadores Browser, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pombal PB, CPCON, 2025

Para tornar a experiência mais personalizada, os navegadores web utilizam pequenos arquivos de texto com fragmentos de dados que são salvos no computador do usuário. Esses arquivos são chamados de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1454Q955005 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Durante a consulta de puericultura, é fundamental a aferição e registro dos dados antropométricos. Aeste respeito, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1455Q884352 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Coronel Bicaco RS, FUNDATEC, 2024

O reconhecimento precoce do Acidente Vascular Encefálico isquêmico (AVEi) é extremamente importante, pois o tempo do início dos sintomas até a reperfusão é crucial. Os sinais e sintomas de um AVEi podem ser sutis. Entre eles estão, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1456Q920193 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico em Enfermagem, IFES, IF ES, 2025

Conforme a Constituição Federal de 1988, “A saúde é direito de todos e dever do Estado”. De acordo com a Constituição citada, na seção II, da saúde, compete ao Sistema Único de Saúde (SUS), além de outras atribuições, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1457Q1064834 | Informática, Software, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pombal PB, CPCON, 2025

João criou um documento utilizando o Google Docs e necessita compartilhar o arquivo apenas com seu sócio para que ele revise as informações. Amaneira de efetuar esse compartilhamento de forma que João tenha acesso em tempo real às alterações sugeridas pelo seu sócio é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1458Q920195 | Enfermagem, Lei do SUS, Técnico em Enfermagem, IFES, IF ES, 2025

A Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. De acordo com a lei citada, éCORRETOafirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1459Q881288 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Na assistência a um paciente adulto em parada cardiorrespiratória e com via aérea avançada, deve-se administrar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1460Q920201 | Enfermagem, Calendário Vacinal, Técnico em Enfermagem, IFES, IF ES, 2025

Conforme a Instrução Normativa do Calendário Nacional de Vacinação 2024, éINCORRETAa afirmativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1461Q956048 | Saúde Pública, SUS princípios, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

A diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS) que visa à melhoria da gestão dos serviços de saúde por meio da transferência de responsabilidades para os Estados e os municípios, com maior autonomia para a organização e a execução dos serviços, é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1462Q892051 | Administração Pública, Técnico em Enfermagem, SESMT, FGV, 2024

Considere que um gestor de saúde comunique por e-mail as próximas etapas a serem seguidas em um específico programa de saúde rural para a sua equipe. No entanto, falhas na conexão de internet impedem que um dos colaboradores receba essas instruções, comprometendo significativamente o progresso do programa.
Diante do apresentado, tendo em vista os aspectos da comunicação, é possível concluir que ocorreu um problema decorrente de uma barreira comunicacional do tipo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1463Q884116 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Novo Mundo MT, Gama Consult, 2024

Durante a realização da venóclise no antebraço, qual é o procedimento adequado para garantir a correta inserção do cateter intravenoso e evitar complicações?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1464Q894868 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

Segundo o Ministério da saúde, são considerados fatores de alto risco para doenças cardiovasculares, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1465Q882072 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

No que se refere a via utilizada na administração de medicamentos, assinale a alternativa em que o efeito dessa administração seja rápido e (ou) direcionado no cérebro, medula espinhal e (ou) meninges.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1466Q956312 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Durante a realização de curativos em ambiente hospitalar, é essencial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1467Q881561 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao RecémNascido, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Assinale a opção correta sobre os exames de triagem neonatal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1468Q953500 | Enfermagem, Saúde Pública, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2025

Do subsistema de acompanhamento à mulher nos serviços de saúde tais como em consultas, exames e procedimentos realizados em unidades de saúde públicas ou privadas, toda mulher tem o direito de fazer-se acompanhar por pessoa maior de idade, durante todo o período do atendimento, independentemente de notificação prévia.
Dentre as informações abaixo sobre subsistema de acompanhamento à mulher nos serviços de saúde está INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1469Q953504 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2025

A escolha e organização dos métodos de desinfecção e esterilização deve ser baseada em recomendações de cunho científico e reconhecidas a nível nacional e internacional. Para adequada escolha nos processos de utilização e tratamento dos materiais, estes devem ser divididos nas categorias críticos, semicríticos e não críticos. Materiais críticos são aqueles que entram em contato com tecidos cruentos, materiais semicríticos são os que entram em contato com mucosas e materiais não críticos aqueles que só entram em contato com pele íntegra. De uma forma geral, durante os processos de tratamento, os materiais críticos deveriam seresterilizados ou de uso único (descartáveis), os materiais semicríticos deveriam sofrer esterilização ou no mínimo desinfecção e os materiais não críticos deveriam ser desinfetados ou no mínimo limpos. Neste contexto, a definição do termo “Desinfecção” é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1470Q888480 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pato Bragado PR, OBJETIVA, 2024

Em conformidade com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

São criados o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e os Conselhos Regionais de Enfermagem (COREN), constituindo em seu conjunto uma autarquia, vinculada ao ___________________ e Previdência Social.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.