Início

Questões de Concursos Técnico em Enfermagem

Resolva questões de Técnico em Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1561Q995634 | Português, Análise sintática, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Texto associado.
Texto: Medo: como superar esse ______ (Iempecilho - impecilho) para a vida.



O medo é um sentimento natural e necessário para a sobrevivência humana, ou seja, não devemos fugir dele. No entanto, tal sensação pode se tornar debilitante quando passa a governar a nossa vida. Psicólogos explicam que a ansiedade tem forte ligação com o medo, posto que ela transforma momentos corriqueiros em verdadeiros cenários de filmes de terror. Assim, pessoas ansiosas têm mais propensão a temer situações, indivíduos e até certos sentimentos, especialmente os de caráter negativo.


______ (II- Por quê – Por que) sentimos medo? É da natureza humana se afastar de situações, pessoas e sentimentos potencialmente desagradáveis. Ninguém quer ter uma experiência ruim e carregar o ______ (III. mal-estar – mauestar) proveniente dela pelo restante do dia, semana ou até anos. As pessoas também se distanciam de ocasiões que não acreditam estar preparadas para enfrentar. Por exemplo, falar em público. Um indivíduo com medo de exposição foge de quaisquer possibilidades de conduzir uma apresentação diante de uma ______ (IV- plateia – platéia).


Como enfrentar o MEDO: 7 dicas


É a decisão mais lógica: para se preservar, ele evita o objeto do seu medo. Esse sentimento é, de fato, o que mantém as pessoas longe de ameaças, sejam reais ou imaginárias. Ele foi essencial para a sobrevivência de nossos ancestrais, principalmente diante do desconhecido. Sendo assim, sentir medo é uma forma de conservar a sua segurança e saúde.

A questão é que as pessoas não temem somente o que podem lhes ferir física ou psicologicamente. Interações sociais, experiências de vida e conceitos abstratos também podem deixa-las temerosas. Neste caso, o medo se torna um aprisionador e impede que tudo o que a vida tem a oferecer seja aproveitado. É o caso de quem teme dirigir, sair da casa dos pais, mudar de profissão, se relacionar, fazer escolhas, perseguir seus sonhos, entre outros. O fator estressor não é enfrentado, então continua a causar desconforto emocional e opressão ao indivíduo.

Ligação entre medo e ansiedade

O medo pode se manifestar na forma de ansiedade. Uma pessoa com medo de se envolver romanticamente com outra, por exemplo, fica nervosa durante primeiros encontros, apreensiva ao pensar no futuro da relação e ansiosa ao considerar a possibilidade de um rompimento. Ela fica temerosa em relação ao futuro e cenários cuja possibilidade de acontecer é quase inexistente. Dessa forma, começa a nutrir a ansiedade no dia a dia, o que dificulta a superação do medo, consequentemente prolongando o sofrimento emocional.

Um estudo da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) descobriu que o cérebro precisa reviver um medo para poder combatê-lo. Basicamente, as pessoas se acostumam com o fator estressor quando apresentadas a ele múltiplas e, em algum momento, conseguem agir com calma diante dele.

Essa exposição contínua e controlada também reduz a ansiedade desencadeada não apenas quando se está cara a cara com o que desperta medo, como também quando se pensa ou fala sobre isso.

Uma técnica psicoterapêutica para o tratamento de fobias – medo excessivo – é baseada nesse conceito. A terapia de exposição consiste em expor o paciente de maneira gradativa ao objeto causador do pânico. Ela é feita através de exercícios de visualização. Sendo assim, a conclusão que podemos chegar é óbvia: para vivermos bem, precisamos enfrentar o que nos causa medo.


(Texto adaptado especificamente para este concurso. O texto
original está disponível em https://www.psicologo.com.br/blog/medocomo-superar/ acesso em 27 fev-24)

Analise a função sintática dos termos da oração: “ela / fica / temerosa” e assinale a alternativa correta em relação à classificação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1562Q883762 | Enfermagem, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1563Q881971 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

O Modelo História Natural da Doença (HND) parte da premissa de que qualquer doença (infecciosa ou degenerativa) evolui seguindo dois períodos sequenciais para os quais indica medidas de prevenção e controle: Pré-patogênese e Patogênese.

Sobre as medidas de prevenção e controle: Prépatogênese e Patogênese, analise os itens a seguir:

I. Pré-patogênese (anterior ao adoecimento) – fatores de naturezas diversas (climático, biológico, ecológico, fisiológico, imunológico, social, cultural e econômico) compõem a rede causal de interações modificando as condições de saúde segundo o lugar, o tempo e a pessoa resultando no estímulo à doença.
II. Patogênese – tem início com a primeira interação entre o estímulo à doença e o organismo da pessoa, antes de qualquer manifestação perceptível (patogênese precoce). O aparecimento de distúrbios de forma e de função – produtores de sinais e sintomas – permite perceber a doença, demarcando o horizonte clínico.
III. O processo de patogênese resulta em: recuperação ou cronificação ou invalidez ou morte. Neste período a prevenção consiste no diagnóstico precoce, no pronto atendimento e na limitação dos danos e sequelas através do tratamento (prevenção secundária). Na convalescência e, na eventualidade de cronificação ou invalidez, têm lugar medidas de reabilitação (prevenção terciária).

Está(ão) CORRETO(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1564Q1056312 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Técnico em Enfermagem, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

A American Heart Association,responsável pela publicação científica das Diretrizes para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE), é a base dos protocolos de salvamento utilizados por profissionais de saúde, empresas e hospitais nos Estados Unidos e em todo o mundo. Considerando as Diretrizes de 2020 da American Heart Association, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1565Q1080123 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Paraíba do Sul RJ, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO, 2019

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, deficiência é: “qualquer perda ou anormalidade relacionada à estrutura ou à função psicológica, fisiológica ou anatômica”. Assim, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira no que diz respeito a portadores de deficiência.
COLUNA 1 (1) Portadores de dificuldades na condição motora, comprometendo a mobilidade ou outra forma de coordenação motora; (2) Limitação ou perda das funções básicas do olho e do sistema visual; (3) Associação de duas ou mais deficiências, sejam intelectuais, físicas, emocionais, de linguagem etc.; (4) Perda parcial ou total da audição em um ou ambos os ouvidos. Pode ser de nascença ou causada por doenças; (5) Designação que caracteriza problemas que acontecem no cérebro e levam a um baixo rendimento, mas que não afetam outras regiões ou áreas cerebrais.
COLUNA 2 ( ) Deficiência visual; ( ) Deficiência auditiva; ( ) Deficiência Física; ( ) Deficiência mental; ( ) Deficiência Múltipla.
A sequência correta de cima para baixo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1567Q1056319 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Técnico em Enfermagem, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

MMP, 83 anos, sexo masculino, está internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio. Faz uso de diversos medicamentos, dentre eles Clexane (enoxaparina) pleno por via subcutânea. Trata-se da principal complicação do uso de tal medicação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1568Q1081919 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Tarauacá AC, DECORP, 2025

O cuidado de feridas apoia-se em conceitos de equilíbrio de umidade, leito viável e barreira contra contaminação. Assinale a alternativa que alinha adequadamente esses princípios ao papel do curativo moderno.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1569Q1056324 | Enfermagem, Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica, Técnico em Enfermagem, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

“Tem por principal objetivo a detecção precoce de condições que favorecem a ocorrência de casos e a instalação de focos de transmissão de doenças, evitando ou reduzindo a ocorrência de formas graves e óbitos, reduzindo a prevalência de infecção, e o risco de expansão da doença individual ou coletiva.” Podemos considerar que as informações se referem à vigilância
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1570Q919367 | Direito Constitucional, Servidores Públicos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pedras de Fogo PB, EDUCA, 2025

De acordo com o art. 40 da Constituição Federal de 1988, O servidor abrangido por regime próprio de previdência social será aposentado, entre outros:

I. Compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 70 (setenta) anos de idade, ou aos 75 (setenta e cinco) anos de idade, na forma de lei complementar.

II. No âmbito da União, aos 62 (sessenta e dois) anos de idade, se mulher, e aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e, no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, na idade mínima estabelecida mediante emenda às respectivas Constituições e Leis Orgânicas, observados o tempo de contribuição e os demais requisitos estabelecidos em lei complementar do respectivo ente federativo.

III. Por incapacidade permanente para o trabalho, no cargo em que estiver investido, quando insuscetível de readaptação, hipótese em que será obrigatória a realização de avaliações periódicas para verificação da continuidade das condições que ensejaram a concessão da aposentadoria, na forma de lei do respectivo ente federativo.


Está(ão) CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1571Q919370 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pedras de Fogo PB, EDUCA, 2025

As doenças infecciosas são condições causadas por microrganismos patogênicos, como vírus, bactérias, fungos e parasitas, que invadem o corpo humano e podem comprometer o funcionamento dos órgãos e sistemas. Esses agentes podem ser transmitidos de diversas formas, como por contato direto, gotículas respiratórias, água e alimentos contaminados, ou até por vetores como mosquitos.
Sobre as doenças infecciosas, analise as alternativas e assinale a CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1572Q1056331 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Técnico em Enfermagem, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Para a realização de uma RCP de qualidade em um adulto, considerando as Diretrizes de 2010 da American Heart Association devem ser realizadas compressões torácicas a uma frequência adequada de compressão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1573Q884558 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2024

O câncer de laringe responde por aproximadamente metade de todos os cânceres de cabeça e pescoço. Sobre câncer de laringe, analisar os itens.

I. Quase todos os tumores malignos da laringe originam-se do epitélio de superfície e são classificados em carcinoma de células escamosas.
II. Os fatores de risco incluem sexo masculino, idade ≥ 65 anos, uso de tabaco (incluindo sem fumaça), etilismo, esforço vocal, laringite crônica, exposição ocupacional a carcinógenos, deficiências nutricionais (riboflavina) e predisposição familiar.
III. As metas no tratamento do câncer de laringe incluem métodos paliativos, já que nesse tipo de neoplasia não existem expectativas de cura.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1574Q894287 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Iguaraçu PR, UNIVIDA, 2024

Cada medicamento possui uma apresentação e deve ser administrado por uma via específica. Analise a prescrição abaixo e assinale a alternativa que contenha as vias de administração prescritas:

Penicilina Benzatina 1.200.000 UI/IM – Agora

Insulina NPH 10 UI/SC – 06h00 da manhã

Dipirona 500mg/VO – de 06/06h se dor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1575Q884560 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2024

O Ministério da Saúde orienta que os serviços de saúde adotem medidas universais para a prevenção de quedas de todos os pacientes, independentemente do risco. Sobre as medidas de prevenção de quedas em instituições de saúde, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Dentre as medidas de prevenção de quedas está a criação de um ambiente de cuidado seguro conforme a legislação vigente: pisos antiderrapantes, mobiliário e boa iluminação, corredores livres de entulho, uso de vestuário e calçados adequados e a movimentação segura dos pacientes.
( ) Os pacientes com risco de queda devem ter supervisão intensiva, sobretudo aqueles que apresentarem confusão mental.
( ) Não se deve realizar a identificação do paciente com risco de queda por meio de pulseira e/ou de sinalização à beira do leito, pois isso poderia constrangê-lo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1576Q888155 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Juripiranga PB, EDUCA, 2024

Os métodos revisados para a coleta de dados são aplicados universalmente para a vigilância em saúde pública. Contudo, as distintas necessidades, doenças e fontes de dados requerem diferentes procedimentos de coleta.

A respeito dos tipos fundamentais de vigilância que podem ser realizados nos serviços de saúde, assinale:

1. Vigilância passiva.
2. Vigilância ativa.
3. Vigilância sentinela.
( ) Nesse tipo de vigilância, a equipe de saúde recorre à fonte de informação para realizar uma busca intencional de casos do evento sujeito à vigilância. Os profissionais da equipe de saúde buscam diretamente os dados objetos de vigilância, revisando até mesmo os registros rotineiros do serviço de saúde e os registros diários de atenção às pessoas.

( ) Baseia-se na informação proporcionada por um grupo selecionado como fonte de notificação do sistema ("unidades ") que se comprometem a estudar uma amostra pré-concebida ("amostra ") de indivíduos de um grupo populacional específico, no qual é avaliada a presença de um evento de interesse para a vigilância ("condição "). Esse tipo de vigilância permite estudar as tendências de certos eventos de interesse.

( ) Nesse tipo de vigilância, cada nível de saúde envia informação de forma rotineira e periódica sobre os eventos sujeitos à vigilância ao nível imediatamente superior.


Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1577Q892509 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abadiânia GO, FUNATEC, 2024

Quais são as regras para realizar a anotação de enfermagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1578Q1002846 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, EBSERH, IBFC, 2023

São parte dos 5 momentos da lavagem das mãos recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1579Q892515 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abadiânia GO, FUNATEC, 2024

Qual é um dos princípios fundamentais do Humaniza SUS, também conhecido como Política Nacional de Humanização:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1580Q991334 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

Podemos observar os efeitos da hipoxemia por ação direta, depressora nos tecidos e órgãos, como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.