Início

Questões de Concursos Técnico em Enfermagem

Resolva questões de Técnico em Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1591Q956047 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

No Brasil, o câncer de colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer de 2022, estima-se que, para 2025, haverá uma incidência de 17010 casos novos, sendo 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.
Para o rastreamento do câncer de colo do útero, o Ministério da Saúde recomenda, entre outras ações,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1592Q956305 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Sobre a oxigenoterapia, qual das alternativas está correta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1593Q894865 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

O Ministério da Saúde recomenda que toda pessoa com Diabetes Mellitus realize o exame dos pés anualmente, identificando fatores de risco para úlcera e amputação. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um fator de risco para úlcera nos pés:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1594Q886687 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Buriti Alegre GO, IV UFG, 2024

As precauções por aerossóis são utilizadas na suspeita ou confirmação de agentes infecciosos de alta transmissibilidade, cuja partículas menores ou iguais a 5μ (micra) atingem longas distâncias e permanecem suspensas no ar. As medidas preventivas são: higienização das mãos, utilização da máscara PFF2 ou N95 pelo profissional, máscara cirúrgica pelo paciente quando transportado e quarto privativo. As doenças que necessitam das precauções por aerossóis são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1595Q953506 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico em Enfermagem, UFCG, UFCG, 2025

A Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, prevê, em seu Art. 7°, que “As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no Art. 198 da Constituição Federal”. Dessa forma, é um princípio definido no Art. 7°:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1596Q916646 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Aratiba RS, FUNDATEC, 2025

Sobre acolhimento e triagem nos serviços de urgência e emergência, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Um dos objetivos é classificar, mediante protocolo, as queixas dos usuários que demandam os serviços de urgência/emergência, visando identificar os que necessitam de atendimento médico mediato ou imediato.
( ) É a identificação dos pacientes que necessitam de intervenção médica e de cuidados de enfermagem, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento, usando um processo de escuta qualificada e tomada de decisão baseada em protocolo e aliada à capacidade de julgamento crítico e experiência do enfermeiro.
( ) Entende-se que pacientes classificados como verde e azul podem ser atendidos nas unidades básicas de saúde próximas ao local de suas residências.
( ) Ala amarela é o local para atendimento emergencial ao paciente grave, destinada a pacientes que necessitam de cuidados e vigilância intensivos, como pacientes que aguardam a definição de um diagnóstico, uma cirurgia de emergência ou transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1597Q892074 | Enfermagem, Lei do SUS, Técnico em Enfermagem, SESMT, FGV, 2024

De acordo com a Política Nacional de Humanização do SUS, ouvir as queixas e considerar as preocupações e angustias do paciente por meio de uma escuta qualificada, faz parte do processo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1599Q891567 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo. Ela é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de outras doenças graves, tais como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1600Q953523 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Técnico em Enfermagem, UFCG, UFCG, 2025

Com o processo de globalização, muitas doenças migraram e ainda estão em processo de expansão, sendo a pandemia pela COVID-19 um exemplo clássico da veiculação pautada na globalização. Dessa forma, marque a alternativa em que consta uma doença que não é causada por vírus:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1601Q892345 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, IFSE, IV UFG, 2024

No contexto da enfermagem cirúrgica, os cuidados realizados pela equipe de enfermagem perioperatória acontece nos períodos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1602Q982714 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, UFMG, UFMG, 2025

A aspiração de vias aéreas é recomendada quando o paciente é incapaz de remover secreções respiratórias retidas. Em relação à técnica para a aspiração de um paciente adulto/idoso traqueostomizado, em ar ambiente, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1603Q892350 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, IFSE, IV UFG, 2024

No caso de um acidente com material biológico durante as atividades laborais é recomendado que o trabalhador interrompa a atividade e chame alguém para substitui-lo, além de lavar a área da pele afetada com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1604Q883653 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

O prontuário do paciente é um dos documentos mais importantes no registro do histórico de atendimento multiprofissional na área de saúde, registrando cada passo deste processo, passando pelosatestados, laudos de exames e prescrições médicas, entre outros itens, além de assegurar a continuidade do tratamento. Trata-se de um documento Legal, de propriedade do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1605Q892358 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao RecémNascido, Técnico em Enfermagem, IFSE, IV UFG, 2024

O ato de colocar um bebê consciente e engasgado, de bruços em cima do seu braço, e realizar cinco compressões entre as escápulas e, em seguida, virar o bebê de barriga para cima em seu braço e efetuar mais cinco compressões sobre o esterno, na altura dos mamilos é denominado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1606Q887752 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de São Domingos do Cariri PB, CPCON, 2024

Sobre administração de medicamentos, considere as afirmativas a seguir:


I- Faz parte do procedimento para administração por via oral: fazer a etiqueta de identificação, contendo as informações do medicamento (nome, dosagem, horário e via de administração) e do paciente (nome e leito); preparar a medicação (observando sua validade), iniciando pelo primeiro medicamento que o paciente irá tomar; colocar o medicamento no copo, sem tocá-lo; colocar o paciente sentado, ou em decúbito elevado; entregar o copo com a medicação; fornecer água; esperar o paciente deglutir todos os medicamentos.

II- Faz parte do procedimento para administração por via retal: conferir as prescrições médica e de enfermagem; comparar as prescrições com o rótulo do medicamento, a fim de garantir que se trata: (1) do paciente certo; (2) do medicamento certo; (3) da dose certa; (4) da via de administração certa e (5) do horário certo; calçar as luvas de procedimento; solicitar ao paciente que faça a higiene da região anal, ou realizá-la quando ele estiver impossibilitado; colocar o paciente em posição de Sims (decúbito lateral esquerdo) ou na posição genupeitoral.

III- Os materiais necessários para a administração de medicamento por via vaginal são: bandeja; medicamento prescrito; comadre; material para higiene íntima; luvas de procedimento; aplicador vaginal; absorvente higiênico; e biombo.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1607Q886473 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Quanto a organização do Conselho de Saúde no que tange a sua Terceira Diretriz. Marque V para Verdadeiro e F para Falso.


( ) A participação da sociedade organizada, garantida na legislação, torna os Conselhos de Saúde uma instância privilegiada na proposição, discussão, acompanhamento, deliberação, avaliação e fiscalização da implementação da Política deSaúde, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros.

( ) O Conselho de Saúde será composto por representantes de entidades, instituições e movimentos representativos de usuários, de entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, do governo e de entidades representativas de prestadores de serviços de saúde, sendo o seu presidente eleito entre os membros do Conselho, em reunião plenária.

( ) Nos Municípios onde não existem entidades, instituições e movimentos organizados em número suficiente para compor o Conselho, a eleição da representação será realizada em plenária no Município, promovida pelo Conselho Estadual de maneira ampla e democrática.

( ) O número de conselheiros será definido pelos Conselhos de Saúde e constituído em lei.


Marque a questão que corresponde a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1608Q894922 | Enfermagem, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de União de Minas MG, HL, 2024

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, qual é a conduta correta ao presenciar um ato de negligência na assistência?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1609Q894927 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de União de Minas MG, HL, 2024

Em um cenário onde um paciente necessita de alimentação por sonda nasoenteral, visando a segurança do paciente, assinale a alternativa incorreta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1610Q894928 | Enfermagem, Cálculo de Solução e Medicamentos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de União de Minas MG, HL, 2024

Um paciente pediátrico de 15 kg precisa receber Amoxicilina, por via intravenosa, a uma dose de 50 mg/kg/dia, dividida em três doses. Quantos mg de Amoxacilina o paciente irá receber em cada dose e no final de 24 horas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.