Início

Questões de Concursos Técnico em Enfermagem

Resolva questões de Técnico em Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1631Q882963 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal. O princípio do SUS “entendido como um conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema” é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1632Q883991 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, IF TO, IF TO, 2024

As doenças e agravos de notificação compulsória são listadas pelo Ministério da Saúde em função das suas características epidemiológicas e do impacto para o Sistema Único de Saúde, a periodicidade da notificação considera fatores de disseminação e de controle da doença ou evento, assinale a alternativa que apresenta corretamente doenças de notificação imediata:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1633Q891419 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

O processo de enfermagem é uma abordagem deliberada de resolução de problemas para atender às necessidades de cuidados de saúde e de enfermagem das pessoas.
Esse processo é composto por cinco etapas, dentre as quais está a avaliação, que envolve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1634Q884000 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, IF TO, IF TO, 2024

Utilizada em serviços de saúde e desenvolvida por Janice Morse em 1985, a Escala de Morse é um instrumento prático e eficiente que permite aos profissionais de saúde identificar pacientes com maior propensão na avaliação do risco de queda:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1635Q881186 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

A tuberculose (TB) pode acometer uma série de órgãos e/ou sistemas. A apresentação da TB na forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é essa forma, especialmente a bacilífera, a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), assinale a alternativa que corresponde ao tipo de precaução que deve ser utilizada no atendimento a pacientes com suspeita ou portadores de TB:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1636Q1073447 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Rafael, 50 anos, foi admitido no pronto-socorro após parada cardiorrespiratória (PCR). A equipe inicia as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP). O técnico de enfermagem é responsável pela ventilação com bolsavalva-máscara. Qual é a frequência correta de ventilação durante a RCP com bolsa-valva-máscara em um paciente adulto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1637Q893481 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

A Lei 8080/1990 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. Considerando essa Lei, analise as afirmativas a seguir:


I. Dentre as atuações do Sistema Único de Saúde (SUS) encontram-se a execução de ações de vigilância sanitária, de vigilância epidemiológica, de saúde do trabalhador, de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica e de saúde bucal.
II. Em consultas, exames e procedimentos realizados em unidades de saúde públicas ou privadas, a mulher poderá fazer-se acompanhar por pessoa maior de idade, a depender das normas e regimentos estabelecidos pelo serviço de saúde.
III. A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar.
IV. Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.


E assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1638Q890928 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Qual a principal característica da ação local de um medicamento no âmbito farmacológico, especialmente no contexto da prática de enfermagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1639Q995634 | Português, Análise sintática, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Texto associado.
Texto: Medo: como superar esse ______ (Iempecilho - impecilho) para a vida.



O medo é um sentimento natural e necessário para a sobrevivência humana, ou seja, não devemos fugir dele. No entanto, tal sensação pode se tornar debilitante quando passa a governar a nossa vida. Psicólogos explicam que a ansiedade tem forte ligação com o medo, posto que ela transforma momentos corriqueiros em verdadeiros cenários de filmes de terror. Assim, pessoas ansiosas têm mais propensão a temer situações, indivíduos e até certos sentimentos, especialmente os de caráter negativo.


______ (II- Por quê – Por que) sentimos medo? É da natureza humana se afastar de situações, pessoas e sentimentos potencialmente desagradáveis. Ninguém quer ter uma experiência ruim e carregar o ______ (III. mal-estar – mauestar) proveniente dela pelo restante do dia, semana ou até anos. As pessoas também se distanciam de ocasiões que não acreditam estar preparadas para enfrentar. Por exemplo, falar em público. Um indivíduo com medo de exposição foge de quaisquer possibilidades de conduzir uma apresentação diante de uma ______ (IV- plateia – platéia).


Como enfrentar o MEDO: 7 dicas


É a decisão mais lógica: para se preservar, ele evita o objeto do seu medo. Esse sentimento é, de fato, o que mantém as pessoas longe de ameaças, sejam reais ou imaginárias. Ele foi essencial para a sobrevivência de nossos ancestrais, principalmente diante do desconhecido. Sendo assim, sentir medo é uma forma de conservar a sua segurança e saúde.

A questão é que as pessoas não temem somente o que podem lhes ferir física ou psicologicamente. Interações sociais, experiências de vida e conceitos abstratos também podem deixa-las temerosas. Neste caso, o medo se torna um aprisionador e impede que tudo o que a vida tem a oferecer seja aproveitado. É o caso de quem teme dirigir, sair da casa dos pais, mudar de profissão, se relacionar, fazer escolhas, perseguir seus sonhos, entre outros. O fator estressor não é enfrentado, então continua a causar desconforto emocional e opressão ao indivíduo.

Ligação entre medo e ansiedade

O medo pode se manifestar na forma de ansiedade. Uma pessoa com medo de se envolver romanticamente com outra, por exemplo, fica nervosa durante primeiros encontros, apreensiva ao pensar no futuro da relação e ansiosa ao considerar a possibilidade de um rompimento. Ela fica temerosa em relação ao futuro e cenários cuja possibilidade de acontecer é quase inexistente. Dessa forma, começa a nutrir a ansiedade no dia a dia, o que dificulta a superação do medo, consequentemente prolongando o sofrimento emocional.

Um estudo da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) descobriu que o cérebro precisa reviver um medo para poder combatê-lo. Basicamente, as pessoas se acostumam com o fator estressor quando apresentadas a ele múltiplas e, em algum momento, conseguem agir com calma diante dele.

Essa exposição contínua e controlada também reduz a ansiedade desencadeada não apenas quando se está cara a cara com o que desperta medo, como também quando se pensa ou fala sobre isso.

Uma técnica psicoterapêutica para o tratamento de fobias – medo excessivo – é baseada nesse conceito. A terapia de exposição consiste em expor o paciente de maneira gradativa ao objeto causador do pânico. Ela é feita através de exercícios de visualização. Sendo assim, a conclusão que podemos chegar é óbvia: para vivermos bem, precisamos enfrentar o que nos causa medo.


(Texto adaptado especificamente para este concurso. O texto
original está disponível em https://www.psicologo.com.br/blog/medocomo-superar/ acesso em 27 fev-24)

Analise a função sintática dos termos da oração: “ela / fica / temerosa” e assinale a alternativa correta em relação à classificação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1640Q953907 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Catas Altas MG, Prefeitura de Catas Altas MG, 2025

Sobre os cuidados de primeiros socorros na imobilização de um membro fraturado, marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1641Q890932 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

O que é farmacodinâmica no contexto da farmacologia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1642Q881973 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Esse é um dos fundamentos da Enfermagem, pois permite não só que os desafios do cotidiano sejam enfrentados com uma graça maior, mas também que o profissional não adoeça por conta de problemas como a Síndrome de Burnout e a Fadiga por Compaixão.

O conceito faz referência à:

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1643Q890933 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Qual é o papel da fase de bio-transformação na farmacocinética:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1644Q995642 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre como os locais de repouso dos profissionais de enfermagem devem ser.

I. Ser destinados especificamente para o descanso dos profissionais de enfermagem.
II. Ser arejados.
III. Ser providos de mobiliário adequado.
IV. Ter área útil compatível com pelo menos 50% da quantidade de profissionais diariamente em serviço.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1645Q1056317 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

A Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA) é destinada à reabilitação imediata do cliente após a saída da sala de cirurgia. É considerado cuidado do técnico em enfermagem na SRPA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1646Q1081917 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Tarauacá AC, DECORP, 2025

O prontuário do paciente possui força legal, e sua validade depende de fundamentos técnicos e éticos do registro em enfermagem. Qual alternativa expressa corretamente as características de uma anotação válida para o técnico de enfermagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1647Q995648 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

As queimaduras são classificadas quanto a sua profundidade, assinale a alternativa que corresponda corretamente a queimadura de segundo grau.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1648Q995651 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

A vacina HPV ______pode prevenir os cânceres relacionados aos HPV 16 e 18; de colo do útero; vulva e vagina; câncer peniano e cânceres de orofaringe e anal em homens e mulheres, além das verrugas genitais nos dois sexos relacionadas ao HPV 6 e 11. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1649Q919367 | Direito Constitucional, Servidores Públicos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pedras de Fogo PB, EDUCA, 2025

De acordo com o art. 40 da Constituição Federal de 1988, O servidor abrangido por regime próprio de previdência social será aposentado, entre outros:

I. Compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 70 (setenta) anos de idade, ou aos 75 (setenta e cinco) anos de idade, na forma de lei complementar.

II. No âmbito da União, aos 62 (sessenta e dois) anos de idade, se mulher, e aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e, no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, na idade mínima estabelecida mediante emenda às respectivas Constituições e Leis Orgânicas, observados o tempo de contribuição e os demais requisitos estabelecidos em lei complementar do respectivo ente federativo.

III. Por incapacidade permanente para o trabalho, no cargo em que estiver investido, quando insuscetível de readaptação, hipótese em que será obrigatória a realização de avaliações periódicas para verificação da continuidade das condições que ensejaram a concessão da aposentadoria, na forma de lei do respectivo ente federativo.


Está(ão) CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1650Q995657 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Sobre a classificação do processamento de produtos para saúde (PPS), analise as afirmativas abaixo.

I. PPS Críticos: risco de transmissão de infecção é alto, caso estejam contaminados. É aquele que penetra em tecidos estéreis ou sistema vascular e precisa ser esterilizado.
II. PPS Não Críticos: risco de transmissão de infecção é baixo. Entram em contato com a pele intacta ou não entram em contato com o paciente. Requerem, no mínimo, limpeza; e nos casos com presença de grande quantidade de matéria orgânica, desinfecção de baixo nível.
III. PPS Semi-Críticos: risco de transmissão de infecção é intermediário. Entram em contato com membranas mucosas íntegras ou pele não intacta. Devem receber, no mínimo, desinfecção de baixo nível.
IV. PPS Semi-Críticos: risco de transmissão de infecção é intermediário. Entram em contato com membranas mucosas íntegras ou pele não intacta. Devem receber sempre esterelizados.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.